Artigos da Semana 25

Tudo ótimo, com tudo funcionando. Site perfeito, artigos vindo sem parar e livro em processo de escrita mais rápido que eu poderia imaginar, mas mais lento do que eu gostaria, É domingo do Dia dos Pais e eu estou de folga. Claro, não poderia de deixar aquele lembrete legal do que foi postado durante a semana. Quem leu, revê. Quem não leu, taí a chance!

Feliz Dia dos Pais a todos!

HiRISE mostra detalhes de sistemas fluviais de Marte

HiRISE é acrônimo de High Resolution Imaging Science Experiment (Experimento Científico de Imageamento de Alta Resolução ou Câmera Fodona pra Cacete, como tenho certeza que alguém quis batizar. Eu iria querer). As imagens do HiRISE estão entre “Boçal” e “Isso é Feitiçaria”, e agora trouxe imagens detalhadas de um penhasco marciano rochoso que não ficariam feias em nenhum quadro na parede da sala.


Como fazer um relógio de Sol?

Os antigos faziam relógios de Sol. Eles são fantásticos e funcionam lindamente (ok, precisa do Sol. E daí?). A arte da gravação sobre o latão ainda é cultivada por um monte de gente. É um trabalho laborioso, demorado, mas quem o faz não tem do que reclamar. É uma obra de are digna dos artesãos antigos.

Angus McFadyen é um artesão. Ele resgata tecnologia antiga e se tornou um ourives. No vídeo a seguir ele fala um pouco sobre a feitura de um relógio de sol


O corpo safado que fez a Terra levar ferro

Muitos meteoritos com núcleos ferrosos (tem ferro, pô!) parecem ter a mesma composição química. Como isso seria um imenso golpe de sorte, a ideia mais aceita é que, independente de quando caíram na Terra, estes meteoritos vieram de um corpo muito maior (chamado “corpo parental”) que tenha se fragmentado há muitos séculos, e seus pedaços têm caído aqui em diferentes épocas.  Mas como assim?


O que eu sei sabia sobre a explosão no porto de Beirute

Deu muito ruim em Beirute no dia 4 de agosto. As notícias que começaram a chegar foi que houve uma enorme explosão. Começaram com um monte de informações desencontradas, como é normal em acontecimentos deste tipo. Achava-se que era algum ataque, você sabe… Líbano,. Analisando os acontecimentos, eu escrevi um dos primeiros artigos em português abordando os princípios científicos do que tinha acontecido. Claro, outras informações chegaram depois. Mas isso é o que eu sabia na hora.


Por que explosões formam um cogumelo?

Eu postei o que eu sabia  sobre a explosão no porto de Beirute. Também falei que alguns pensaram em artefato nuclear por causa do cogumelão do mal, mas não é bem assim. Não precisa ser uma bomba atômica para gerar aquele cogumelão. Expliquei muito brevemente, mas aqui vai uma explicação mais completa. Mas por que explosões formam cogumelos?


As rotações dos planetas

O vídeo neste artigo mostra o pôr do sol em diferentes planetas e um deles é especial, a “Terra Enevoada”, quando há mais de 2,4 bilhões de anos, a atmosfera da Terra era inóspita, cheia de gases tóxicos que provocavam variações de temperatura na superfície; mas isso fica para outro dia.


Juno capta imagens chocantes de Júpiter

Júpiter é um mundo fascinante. Como todo planeta gasoso, ele é praticamente formado por gases (surpreendente, não?). qualquer um com um mínimo conhecimento de Física sabe que haverá a tendência de aparecer eletricidade estática, mas uma descarga elétrica inesperada, surgida em meio a nuvens com uma mistura amônia-água, chamou a atenção. Um dos motivos é pela composição das nuvens serem de amônia. Mas calma que tem mais: não é apenas um raiozinho, mas uma tempestade elétrica violenta do tipo Thor dizendo pra Iansã “pega leve, tia!”


Eu sou André, do Ceticismo.net. MESMO!

E não se esqueçam disso!


Panela de arroz dá aquela força para esterilizar máscaras contra o COVID-19

Em quase 5 meses de quarentena, e desde o início do ano com coronga à solta, máscaras tipo N95 ou PFF-2 são uma necessidade para profissionais de saúde. O problema: comprar. Sim, eu sei que é chocante, mas as coisas nem sempre são de graça. Aliás, quase nunca, pois, sempre tem alguém que paga a conta. Quem sabe se houvesse uma forma de dar uma vida maior às máscaras, esterilizando-as e mandando o corona vírus ou coronavírus ou Sars-CoV-2 ou COVID-19 para a vala?

Bem parece que temos mais um meio e de forma bem barata.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s