Panela de arroz dá aquela força para esterilizar máscaras contra o COVID-19

Em quase 5 meses de quarentena, e desde o início do ano com coronga à solta, máscaras tipo N95 ou PFF-2 são uma necessidade para profissionais de saúde. O problema: comprar. Sim, eu sei que é chocante, mas as coisas nem sempre são de graça. Aliás, quase nunca, pois, sempre tem alguém que paga a conta. Quem sabe se houvesse uma forma de dar uma vida maior às máscaras, esterilizando-as e mandando o corona vírus ou coronavírus ou Sars-CoV-2 ou COVID-19 para a vala?

Bem parece que temos mais um meio e de forma bem barata.

A drª Thanh Huong Nguyen (chamam ela de “Hellen”) é pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil e de Meio-Ambiente da Universidade de Illinois. Sua pesquisa resolveu testar sobre que condições pode-se mandar o coronga pra vala. A descoberta dela é… interessante: usar panela de arroz.

Sim, panela de arroz, que junto com Air Fryer, Microondas e panela de pressão elétrica formam a modernidade elétrica, evitando que você use suco de dinossauro no seu fogão

De acordo com a pesquisa de Nguyen, 50 minutos de calor seco em um fogão elétrico, como uma panela elétrica de arroz, descontaminou respiradores N95 por dentro e por fora, mantendo sua filtragem e ajuste. Maneiríssimo, não? Isso pode permitir que os usuários reutilizem com segurança suprimentos limitados de respiradores, originalmente concebidos para serem itens de uso único.

Thanh e seu pessoal criaram um vídeo demonstrando o método. Eles observam que o calor deve ser seco (SEM ÁGUA, ZÉ!), e a temperatura deve ser mantida a 100ºC por 50 minutos e uma pequena toalha deve cobrir o fundo do fogão para evitar que qualquer parte do respirador entre contato direto com a base que efetivamente estará em aquecimento. E sim, várias máscaras podem ser empilhadas para caber dentro do fogão ao mesmo tempo.

A pesquisa foi publicada no periódico Enviromental Letters

Um comentário em “Panela de arroz dá aquela força para esterilizar máscaras contra o COVID-19

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s