Em quase 5 meses de quarentena, e desde o início do ano com coronga à solta, máscaras tipo N95 ou PFF-2 são uma necessidade para profissionais de saúde. O problema: comprar. Sim, eu sei que é chocante, mas as coisas nem sempre são de graça. Aliás, quase nunca, pois, sempre tem alguém que paga a conta. Quem sabe se houvesse uma forma de dar uma vida maior às máscaras, esterilizando-as e mandando o corona vírus ou coronavírus ou Sars-CoV-2 ou COVID-19 para a vala?
Bem parece que temos mais um meio e de forma bem barata.
A drª Thanh Huong Nguyen (chamam ela de “Hellen”) é pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil e de Meio-Ambiente da Universidade de Illinois. Sua pesquisa resolveu testar sobre que condições pode-se mandar o coronga pra vala. A descoberta dela é… interessante: usar panela de arroz.
Sim, panela de arroz, que junto com Air Fryer, Microondas e panela de pressão elétrica formam a modernidade elétrica, evitando que você use suco de dinossauro no seu fogão
De acordo com a pesquisa de Nguyen, 50 minutos de calor seco em um fogão elétrico, como uma panela elétrica de arroz, descontaminou respiradores N95 por dentro e por fora, mantendo sua filtragem e ajuste. Maneiríssimo, não? Isso pode permitir que os usuários reutilizem com segurança suprimentos limitados de respiradores, originalmente concebidos para serem itens de uso único.
Thanh e seu pessoal criaram um vídeo demonstrando o método. Eles observam que o calor deve ser seco (SEM ÁGUA, ZÉ!), e a temperatura deve ser mantida a 100ºC por 50 minutos e uma pequena toalha deve cobrir o fundo do fogão para evitar que qualquer parte do respirador entre contato direto com a base que efetivamente estará em aquecimento. E sim, várias máscaras podem ser empilhadas para caber dentro do fogão ao mesmo tempo.
A pesquisa foi publicada no periódico Enviromental Letters
Olá Andre,
Acabei de ver que tem uma versão atualizada do video.