Aprendemos a lição?

Vemos hoje uma correria por conta do coronavírus. Vemos o quanto nosso sistema gerencial não está apto para lidar com catástrofes. Se as ambientais, daquelas que acontecem todo ano (vocês sabem, as chuvaradas em janeiro alagando tudo e causando enchentes, por exemplo), já são difíceis de serem administradas, para no ano seguinte acontecer a mesma coisa e a mesma falha de atuação, causando o que sempre causa (mortes e mais mortes), imaginem algo que não foi esperado.

Com o nosso sistema emergencial precário, com uma pandemia descontrolada (eu nunca vi pandemia controlada, mas vai ficar assim mesmo), olhando pro que temos produzido até agora, fica a pergunta: aprendemos alguma coisa com isso? Nós realmente aprendemos a lição?

Resposta: não.

Ainda nem estamos no pico da pandemia, mas pessoal já está indo para rua, principalmente os idosos, que não querem ficar em casa. Os mesmos idosos que eram instados a darem uma volta e fazerem exercício, mas não queriam sair. Agora, se não forem para a rua, parece que vão morrer, quando o inverso é mais verdadeiro.

Muitos EPI (equipamento de proteção individual) estão em falta, municípios, estados e o próprio governo federal estão com problema de verbas, hospitais públicos sem condições, institutos de pesquisa virando a noite com o que dá. E daí, de onde vai sair o dinheiro? De onde vai sair os investimentos?

Agora, olhem para trás. Olhem para o dinheiro que foi gasto para pagar a chupada de piroca do Tedson. Vejam o dinheiro gasto pro Vitão ir em orgia gay. Olhem para o dinheiro gasto com fosfoetanolamina por causa de uma mensagem no whatsapp. Olhem para os prêmios (plural) que o sujeito que disse que próteses são eugenia ganhou. Olhem para o dinheiro para financiar gente vendo séries e descobrir machismo em tudo, ver novelas e fingir que isso é pesquisa científica, estudar pizzas, financiar igrejas e ufólogos. Olhem também para os financiamentos de homeopatia para vacas, Reiki, toque terapêutico, biodança, acupuntura, homeopatia para humanos, benzedeiras e outras bobagens disfarçadas de ciência, mas não passam de religião.

Vai mudar alguma coisa? Não. Vão parar de dar dinheiro para este lixo? Claro que não! Muitas pessoas ainda vão morrer? Infelizmente sim. Alguém vai se responsabilidade? HAHAHAHAHAHAH Nem!

Catástrofes assim deveriam servir de exemplo do que não se deve fazer mediante crises, mas o Brasil não aprende, seguindo o velho adágio de querer resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

O Ministério da Economia não sabe o que faz. A Secretaria de Comunicação parece o MiniVer, traçando uma realidade paralela. Tudo está ótimo, tudo está sob controle e sempre estivemos em guerra com a Eurásia.

Lestásia, não? Temos que conferir o que o SECOM tem a dizer.

Não aprendemos, nunca aprenderemos. Acharam que o Átila Iamarino indo no Roda Viova era significado que as pessoas iriam aprender mais e se interessar mais por ciência. Quem fala isso nunca fez o Teste do Busão. Roda Viva é um programa de nicho mesmo dentro da TV Cultura, e se a grande maioria não assiste a TV Cultura, quanto mais o Roda Viva. Esperam que uma população que acha que fazer enema de água sanitária cura autismo e agora o COVID-19 vai aprender mais ciência? Não podem ser tão estúpidos assim.

Mas são.

Vão cobrar todo o dinheiro gasto a rodo com inutilidades e pseudociência? Não. Mais pessoas vão ser hospitalizadas e morrer? Sim. Um bando de idiotas achará que estamos aprendendo com o nosso erro? Óbvio. Eles estão certos? Estou com fraqueza para rir, pois a dura e fria realidade me impede a sentir, se não asco, desalento.

As pessoas… As pessoas não deixam de ser burras. Nunca!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s