Uma pessoa traz em si as marcas de sua vida, de sua história. Algumas ficam bem visíveis, no rosto crestado de rugas; em outras, as marcas são internas, e bem mais profundas.As marcas de vida de uma senhora podem estar visíveis, mas ela ainda guarda elegância, charme e altivez.Suas marcas estão lá, mas se estradas têm histórias, algumas marcas são uma vida inteira, como é o caso da Lua e suas crateras.
Aqui temos uma foto que não é bem uma foto. É um panorama montado com várias fotos, tiradas daqui da Terra. Podemos ver as grandes crateras Langrenus, à esquerda, e Petavius, à direita. Essas crateras se formaram em impactos separados, cada qual com seu meteoro particular para chamar de seu, e assim foi-se montando a superfície lunar, que Aristóteles e Platão achavam ser uma esfera perfeita, mas não se pode esperar muito de gente incapaz de olhar para as próprias esposas e acabar dizendo que mulheres têm mais dentes que homens.
A cratera Langrenus se estende por cerca de 130 km, tem uma borda em terraços e ostenta um pico central subindo cerca de 3 km. Petavius ??é um pouco maior com 180 km de diâmetro e possui uma fratura distinta que sai do centro. Pronto, podem admirar agora:
Gostou? Imagine se você tivesse uma versão enorme
Incrível que não é uma foto tirada, mas um mosaico, um belíssimo quebra-cabeças feito com as melhores imagens captadas no espectro do infravermelho de alta resolução, tiradas através de um pequeno telescópio de Eduardo Schaberger Poupeau.
É a nossa companheira. Uma gentil senhora que vela por nós em nossas noites, que ilumina nossos caminhos, que nos traz beleza, calma e serenidade, ainda que tenha tanta marcas de uma vida conturbada, violenta até, mas nunca perdeu seu garbo e elegância, fazendo sorrir Yavanna Kementári pela sua magnífica obra.
Fonte: APOD