Prefeitura do Rio inaugura medicina à distância sem consultar médicos

Todo mundo sabe que Rio de Janeiro não é pra fracos. Eu rio muito quando paranaenses falam que moram na Rússia Brasileira, quando não aguentariam 20 minutos aqui. Ciente de como a vida nas favelas é complicada por causa da ação de criminosos – e montar postos de saúde lá acarreta em gastos com o posto, profissionais, segurança e cimento para tampar os buracos de bala –, o prefeitosco do Rio, Marcelo Crivella teve uma brilhante ideia, enquanto escapa pelos pingos de chuva de seu impeachment: Que tal médico a distância? Sim, claro. Coo ir até a favela é perigoso, o lance é fazer atendimento não-presencial. O que poderia dar errado?

Ficando a uma distância bem segura de políticos vagabundos, entrincheirado aqui em casa, esta é a sua SEXTA INSANA!

Marcelo Crivella é uma das poucas concordâncias políticas aqui no município do Rio: ele é um idiota. Achou ruim? Pois é, o problema é que ele ainda estava na categoria de menos pior. Eu preferia chamar um médium para incorporar o espírito do Macaco Tião para que ele assumisse a prefeitura garfada outrora.

Junto com a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, Crivellão resolveu implementar nas unidades da rede básica o teleatendimento. Sim, médico a distância. Ninguém idealizou como será feito. Acho que vão mandar um áudio no WhatsApp dizendo “trintaetrês”, mandar fotos dos locais a ser examinados e pedir pra alguém no local apalpar a pessoa e dizer o que está achando. O problema se for examinar se há tumores nos seios. Não creio que pedir ajuda para alguém dar umas apalpadelas seja o ideal, apesar de ter muita gente se oferecendo

Em prol da saúde, claro!

Na hora do exame de próstata faz como? Ativa a câmera do celular e… bem, fotografa o laudo do exame de PSA? Exame ginecológico basta fazer um filme. Algum gaiato vai mandar um da Esther Tigresa (não google. Ou google, não serei eu a mandar na sua internet).

Se ainda fosse uma forma de ligar lugares remotos a médicos especializados em qualquer lugar do mundo, faz sentido. Mas o Dona Marta fica em Botafogo, Zona Sul do Rio. Não é Nairóbi, não é a Tanzânia. Tem criminalidade? Tem violência? Ok, ninguém vai dizer que não. Mas… sei lá… não seria o máximo se investissem em segurança pública? Mas aí teriam que pagar pelo posto de saúde, o comento pra tampar os buracos. Usando telepresença (que não vai funcionar, pois sabemos muito bem que não terá médicos para este atendimento), terão que investir em infra-estrutura, e é bom que seja contratando internet na favela nas mãos dos traficantes, da milícia ou de ambos, ou algo me diz que quem precisará de médicos serão os que estarão trabalhando lá.

Só que ainda tem um detalhe: O Conselho Federal de Medicina se posicionou dizendo que ainda não é possível implantar este projeto por falta de regulamentação, já que pelas regras atuais o paciente até pode ser avaliado à distância, mas com um médico fazendo acompanhamento in loco. Enquanto isso, o CREMERJ chutou logo o pau da barraca se “colocando, frontalmente, contra a decisão da Prefeitura do Rio, que numa coletiva de imprensa, anunciou que os cidadãos serão atendidos, através de computador, em situações em que o médico não consiga chegar à unidade.”

O CREMERJ reiterou que “o que pode ser feito é uma orientação, e não uma telemedicina, que ainda nem foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina. Entendemos que isto só é possível, tendo dois médicos, um em cada ponta da consulta. Médico fazer diagnósticos por uma tela de computador é inimaginável. Somos totalmente contra.”, afirmou o Presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano.

Só estou aguardando Crivella contratar bispos da IURD para fazer “passes” nas pessoas, usando tele presença ao assistirem Fala Que Eu Te Escuto, e você sabe muito bem que isso não é tão impossível de acontecer.


Fonte: O Globo

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s