H.E.S.S. : o buscador cósmico de raios gama sem ser um cara verde

Imaginar coisas que dão medo dá medo
Divulgadores cientificos e sua bolha

H.E.S.S. é o acrônimo do Sistema Estereoscópico de Alta Energia. Trata-se de um sistema é um sistema de última geração de análise de raios gama cósmicos baseado em Telescópios Atmosféricos Cherenkov. Ele não é verde nem fica irritado, senhor McGee, mas como telescópios de uma maneira geral já precisam de uma atmosfera muito limpa, com o H.E.S.S. não só não é diferente como precisa maior atenção dada a natureza do campo do espectro a ser analisado. Por isso, o H.E.S.S. foi construído na Namíbia.

O H.E.S.S. tem cinco telescópios, quatro com um espelho de pouco menos de 12 m de diâmetro, dispostos a 120 m de distância um do outro em um quadrado e um telescópio maior com um espelho de 28 m, construído no centro do arranjo, com uma das mais modernas tecnologias de telescópios, mas com um site podre.

O time lapse a seguir foi feito por Vikas Chander. O vídeo foi feito mediante imagens captadas em 13 de setembro de 2018 e mostra um intrépido vasculhador perscrutando os segredos escondidos de longe, muito longe.

São belíssimas imagens do céu noturno da Namíbia, com seu magnífico céu pontilhado de estrelas, e dos movimentos harmoniosos do H.E.S.S. captando as emanações de alta energia vindas dos confins do Universo. As fontes produtoras de raios gama incluem remanescentes de supernovas, núcleos galácticos ativos e pulsares.

Nós aprendemos a ler no livro cósmico com alfabeto escrito por meio de emanações eletromagnéticas um pouco sobre a nossa história, já que nós mesmos estamos intimamente ligados ao Universo, que a cada dia nos desafia a entendê-lo.

Imaginar coisas que dão medo dá medo
Divulgadores cientificos e sua bolha

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας