Uma beleza infinita elevada ao quadrado

Fotografar à noite é legal, mas é uma droga. Sim, eu já tentei. Fica lindo com aqueles zilhões de granulações aparecendo, mesmo com flash (óbvio que não era flash profissional). Fotografar céu noturno? Piorou! Não só fotografar na cidade é perda de tempo, por causa da poluição luminosa, como sempre é melhor usar máquinas mais… caprichadinhas.

Uma dessas gracinhas é a ME20F-SH da Canon. Uma camerazinha safada de apenas 2,2 megapixels. Uma merreca. Pouca coisa. Ela só está custando quase umas 20 mil doletas. Deve ser por causa do seu absurdo ISO 4 milhões (sim, QUATRO MILHÕES!!). Esta bagaça capta a luz de qualquer coisa, e é por isso que Bem Cannales a usou para o seu time lapse. Um absurdo de bonito!

Não vou nem falar muito. Olhem que lindeza!

20 alunos do Ensino Médio dos EUA fugiram da cidade e se dirigiram para um acampamento no Oregon, junto com 600 astrônomos para acompanhar a chuva de meteoros Perseidas, que aconteceu em 11 de agosto deste ano. É totalmente diferente uma aula assim, em que o professor não precisa falar muito, basta mostrar o céu.

São meteoros, vindos do Espaço. Formados por elementos químicos encontrados aqui na Terra, formados pelo mesmo modo que tudo que está presente aqui, incluindo eu e você. Talvez, se eu forçar a imaginação, intuirei que estes meteoros e nós viemos da mesma estrela, explodida há milhões de anos. São nossos parentes vindo nos encontrar.

Algum cínico poderia fazer uso de um comentário sardônico, dizendo que um meteoro assim caiu aqui e mandou os dinossauros pra vala, inferindo que sempre tem um parente querendo nos sacanear, mas eu não me importo. Eu prefiro olhar pra cima e levantar os braços, fingindo que eu tenho algum poder cósmico sobre aquilo, como uma criança balança a mão na frente de uma porta automática, fingindo que usa a Força.

Diz a frase apócrifa de Einstein que a imaginação vale mais que o conhecimento. Não é verdade. A imaginação não me faz conhecer mais, mas o conhecimento me faz viajar por vários mundos, imaginando-me com detalhes como é em outros sistemas estelares. Nosso conhecimento nos deu a capacidade, senhores. Nós temos a tecnologia de criar câmeras tão magníficas que conseguem captar este show de luzes.

Eu disse que que não ia falar muito? Bem… agora já foi. ;)

3 comentários em “Uma beleza infinita elevada ao quadrado

  1. Lindo! Quem me dera poder ir á um lugar assim. Nenhuma arte criada por mãos humanas se compara á grandeza da própria natureza. :-)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s