Eu já falei tanto dos olhos que não preciso me repetir o quão gambiarrento esta bagaça é, certo? Principalmente no quesito de como ocorrem ilusões de óptica, muitas vezes causadas pelo movimento dos olhos. O que não se sabia direito até agora é quem controla esses movimentos.
Bem, pesquisadores determinaram quem controla os olhos, e é uma região do cérebro bem antiga e guardadinha lá no fundão.
O dr. Sten Grillner é pesquisador do Departamento de Neurociências do Instituto Karolinska, Na Suécia. Ele estuda como o cérebro processa informações e, além disso, como o cérebro controla os olhos. Bem, de acordo com suas descobertas, o dr. Grillner e seus colaboradores determinaram que a área chamada Corpora quadrigemina, que fica situada no mesencéfalo de todos nós, vertebrados, é a responsável por isso.
A Corpora quadrigemina contém uma rede complexa de neurônios que controlam os movimentos da cabeça e olhos. Informações de diferentes partes chegam e são juntadas para criar um mapa do que está ocorrendo. É deficiente? Bem, foi o melhor que 3 bilhões de anos puderam lhe dar. Aproveite.
E aproveite o videozinho também.
O estudo foi realizado estudando lampreias, o animal mais perto dos primeiros vertebrados e considerado o menos evoluído que temos hoje (claro que os primeiros vertebrados não eram lampreias, mas similares a elas). Para que serve isso? Bem, pára que outro motivo seria senão entender melhor os movimentos dos olhos e doenças que as comprometem? Mas, claro, você está achando este artigo muito o do sem-graça e carente de informações. Que tal acessar a publicação completa (eu falei completa? Sim, completíssima e abertinha!) no periódico eLife.
Lampreias são a prova de que o capeta existe. E ele participou da criação da Terra. Criou esta criatura capirotesca aí…
CurtirCurtir