Vênus como você nunca viu

Vênus, como eu sempre digo, é o eterno planeta de TPM. Longe da deusa do Amor, Vênus é um sacripanta, o planeta mais quente do sistema solar. 45ºC de temperatura, excesso de gás carbono e emanações venenosas. Alta umidade e ácidos em suspensão em sua atmosfera. Vênus é o Rio de Janeiro do Sistema Solar.

Para estudar Vênus, o pessoal do Sol Nascente mandou pra lá  a sonda Akatsuki . E as imagens que têm vindo são fantásticas.

A sonda Akatsuki (aurora, em japonês), outrora chamada de Venus Climate Orbiter foi lançada em 20 de maio de 2010. Sua missão: explorar o que Vênus têm, já que espiar baianas sem seu consentimento é feio. Por causa de uma falha no motor principal, Akatsuki passou direto e não entrou em órbita, mas os samurais da JAXA não desistem. Depois de muitos ajustes, no dia 6 de dezembro do ano passado (sim, demorou), o Instituto de Espaço e Ciência Astronáutica, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) deu ordens ao pequeno cérebro eletrônico (como era conhecido em tempos d’antanho) da sonda que disparasse quatro propulsores, conseguindo, com sucesso, entrar em uma órbita elíptica ao redor de Vênus.

A sonda dispõe de câmeras para imageamento no campo do ultra-violeta e infra-vermelho para obter imagens como esta:

Agora, imagem mais estonteante é esta aqui, em forma de animação feita com diversas fotos combinadas:

Segundo Phil Plait, ela foi feita com mas fotos em infra-vermelho, com intervalo de 4h entre cada foto. Vênus não está girando totalmente ali. O que vemos são as nuvens numa super-rotação, e essas imagens foram obtidas 29 de março de 2016, em infra-vermelho com comprimento de onda de 2.26?m a uma distância de 360 mil km da superfície de Vênus, não podendo dar mole e ficar muito próximo ao planetinha malvadão ou será atraído por ele e a altíssima temperatura mandar os circuitos pra vala. Não foi pra isso que a Akatsuki foi projetada.

Quem sabe, num futuro próximo, não pousemos lá de novo?

9 comentários em “Vênus como você nunca viu

  1. Peguem um telescópio. Venus não é nada disso…
    Deixem de ser idiotas é acreditar em tudo que a NASA joga.

    1. Acho que idiota e um tanto quanto imbecil é você aqui na postagem. Vai aprender a ler antes de ficar postando tuas besteiras por aí pra não passar vergonha.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s