O hipnotizante arco magnético do Sol

O Sol é a maior estrela de nosso Sistema Solar. Todas as câmeras apontam para ele. Ele que tem seu próprio brilho, sua aura, aquele que aquece nossos corações. Todos os planetas estão caidinhos por ele. Nós não conseguiríamos viver sem ele por perto. É uma relação de amor e dependência. às ódio tempestuoso, às vezes um simples acalento em invernosos dias.

Agora, com o novo vídeo liberado pela NASA, vemos um tostão do magnífico e turbulento espetáculo dos campos magnéticos do Sol.

As imagens geradas pelo telescópio Solar Dynamics Observatory gerou um vídeo mostrando uma “cascata arcos magnéticos” no Sol entre os dias 16 e 17 de dezembro. Um “pequeno” filamento de energia solar tornou-se instável e colapsou, provocando a erupção de grandes arcos de plasma solar. Alguns ainda acham que o Sol é uma bola de fogo, principalmente certos canais de TV, mas o plasma são gases hiperaquecidos, e esse plasma oriundo do Sol atravessa o forte campo magnético do Sol, cujas linhsa de campo torce, retorcem e gravidade puxa de volta.

Esses arcos parecem brilhar intensamente, mas é por causa do processamento de imagens para deixá-los visíveis. Na verdade, eles estão na invisível faixa do ultra-violeta.

Essa beleza tem um preço. Emanações assim podem deixar escapar partículas de alta energia como num efeito estilingue, e, isso ao chegar aqui, não faz nada bem aos nossos satélites e nem aos aparelhos eletrônicos na Terra. Enquanto o apagão geral não chega, por enquanto, fiquemos admirando essa beleza, ainda que visível apenas pelas lentes da Ciência.


Fonte: Mãe da Criança.

Um comentário em “O hipnotizante arco magnético do Sol

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s