Escrevendo certo com comentaristas tortos

Escrever é tão simples ou tão complicado quanto se queira. O importante é passar a mensagem, correto? Errado! Alguns estudiosos da Teoria da Comunicação dizem que se uma mensagem é passada e esta não é compreendida pelo receptor, a culpa é do emissor da mensagem. Mas isso é uma forma simplista, ridícula e irresponsável de se referir a um processo que de simples não tem nada e mesmo assim a obviedade da mensagem não é compreendida, porque muitas vezes o receptor é… como direi de forma erudita e de acordo com um processo analítico e acadêmico?… um boçal semianalfabeto.

Eu vivo passando por situações assim e não é nada agradável. Fora não ser agradável, é realmente exasperante vir "gente’ dizendo como eu devo passar uma mensagem mais que óbvia. Mas, claro, em tempos de coitadismo e ignorância, não podemos esperar outra coisa. Mas do que diabos eu estou falando?

Na sexta-feira eu postei o artigo Adolescente é espancado pelo crime de ter pais gays. Nele, eu traçava os motivos pelo garoto ter sido espancado, culpando os pais que se tratavam de um casal gay. Coloquei até que quem surrou o menino eram pessoas boas e que não tinham outra ação a não ser quase matar o moleque. Para coroar com chave de ouro,terminei o artigo com:

Quando finalmente impedirmos esta pouca-vergonha, muitas de nossas crianças serão poupadas, inclusive as órfãs, que poderão ficar em segurança nas instituições. Então, o mundo começará a mudar e poderemos nos focar em coisas mais importantes. Como saber por que aquele negro está de mãos dadas com aquela branca. Só falta eles quererem poder eleger nossos governantes e eu nem tocarei no assunto daqueles caras com cachos nas têmporas.

Ainda coloquei uma imagem de abertura que bem coaduna com a "opinião" postada no texto. Mas aí chegamos na parte nefasta da Internet: a seção de comentários.

Aqui eu modero os comentários. Não gostou, azar. Se fosse liberado, com "gente" podendo postar em anônimo, seria um festival de horrores. Um dos comentaristas ficou meio revoltado com o que escrevi.

Vocês tem (sic) merda na cabeça? como que 5 adolescem (sic) quase matam um, por ele ser filho de um casal homossexual, e vcs tem coragem de dizer que a culpa é dos pais homossexuais?

Será que a culpa é realmente minha? Ou será que o Zé Ruela simplesmente leu alguns parágrafos, sem ler o total do texto? Ou será que ele simplesmente leu o texto todo, mas não prestou atenção a ele? Ou será que esse "leitor" tem problemas de leitura, interpretação de texto, problemas de aprendizagem ou simplesmente é burro, mesmo? A culpa é minha, o emissor?

Os comentaristas regulares, claro, desceram o pau. Mas aí chega mais um defensor dos fracos, oprimidos e estúpidos. E ele, numa escrita pra lá de sofrível, diz:

Tive a impressão de que o texto era sarcasmo, mas esta impressão somente de intensificou apenas ao final quando falou do casal branco e preto, me pareceu pouco provável tanto preconceito

Como você é esperto, filho!

Achei um péssima ideia o texto e acho que desconstrói o trabalho do site para os visitantes desavisados e que não costumam ler comentários.

Os desavisados não leram nem o texto todo. E como coisa que eu devesse me importar com o que para o sujeito é péssima ideia ou não.

Em outros sites que visito com mais frequência, é de costume adicionar uma tag (ironia/sarcasmo) nos artigos de gozação e mesmo assim cria polêmicas e alguma irritação.

Em livros não se usa esta tag. Vemos a qualidade desse tipo de leitor. O leitor Zorra Total, que se não colocar disco de risada, não sabe quando é para rir. Ri porque o disco toca, mas a piada não é compreendida; mesmo porque, nem piada é. É apenas um esquete com um bordão e pronto. Tirem o bordão e o Leandro Hassun gritando e não temos mais humor. Por isso o Tá No Ar do Adnet é tão criticado. Os idiotas simplesmente não entendem as críticas e as piadas. Colocam Super Maria Bonita (Super Maria + BONITA), e vem um programa sobre beleza feminina (obviamente, ridicularizando o Super Bonita da GNT), mostrando que se passa qualquer porcaria na cara. Os retardados acharam que o Adnet estava espicaçando os nordestinos.

E o pior é que o programa do Adnet TEM a tag, tem a indicação de onde está a piada. Ela é:

O Militante Revoltado é uma das mais fantásticas criações. E isso por dois motivos: 1) Além de ser um plus a mais na piada, dada a sua ridícula verborragia, ele diz ONDE está a piada. Ele critica a piada como, no caso, apontar a estupidez dos programas de beleza na TV, em nenhum momento ele apontou que a terrível Srª Dona Rede Globo de Televisão, a Vênus (deusa da beleza) Platinada (fazendo sinal de dinheiro com a ponta dos dedos) espezinhou o glorioso povo nordestino!

2) O Militante Revoltado ainda faz o papel de se antecipar a todas as críticas que poderiam fazer à esquete apresentada no programa, restando mimimi, programa feio, bobo, preconceituoso… ou seja, as criticas que saem pelas redes sociais afora. Todas elas foram plenamente neutralizadas antes.

Mas para a massa ignorante, a ofensa vem antes, precisam mimimi me senti ofendido! Mas, voltemos ao nosso idiota:

Estamos em um site de ceticismo que idolatra o ateísmo, não sei se dá para ser mais polêmico que isto e não acho este tipo de texto pode ajudar.

Meu site idolatra o ateísmo. Essa é novidade para mim!

Eu gostaria de pedir desculpas, sinceras desculpas às pessoas que por algum motivo não entenderam as minhas postagens. Gostaria de pedir perdão àqueles que se ofenderam por eu escrever de modo a achar que meus leitores são inteligentes, capazes de ler livros, que não possuem tags, indicações nem plaquinhas mostrando qual figura de linguagem foi usada. Gostaria de mostrar-me arrependido por ter dito que quem não entende meus artigos são analfabetos funcionais.

Gostaria de fazer tudo isso, MAS NÃO FAREI! Não gosta dos meus textos, SUMA DAQUI. Não escrevo para retardados analfabetos. Voltem pro Facebook que é a terra de gentinha estúpida, burra e alienada como vocês, seus idiotas!

SAIAM DAQUI!

Agora voltemos a compartilhar conteúdo. De gente ignorante já estou cheio!

12 comentários em “Escrevendo certo com comentaristas tortos

  1. É triste ver que, num meio de comunicação onde interpretação de textos é essencial, ter tanta gente carente neste quesito.

    Curtir

  2. Lá atrás no meu primário eu queria bater nas professoras, sempre que, mais uma vez, pediam para fazer uma redação sobre um tema x qualquer. Minha visão ofuscada na época, não me permitia enxergar que isto me abria os olhos.

    O foco é que atualmente os cidadãos formados (e aqui respondo com o trecho do próprio texto) tem problemas de leitura, interpretação de texto, problemas de aprendizagem

    Curtir

  3. Parece que tu esqueceu como eram os comentários aqui lá por 2008, antes de pedir cadastro pra poder comentar.

    O Disqus não valida cadastro antes
    de permitir o envio do comentário. Agora imagine o que deve ter de troll semeando iscas pra tu te revoltar e escrever textão assim…;-/

    Curtir

  4. Interpretação de texto é ainda mais complicado quando a pessoa NÃO quer realmente entender o que está alí. Quer apenas encontrar algo para poder dizer: “Viu? Mostrei que ele estava errado”. O XKCD, como sempre, mostra isso de maneira sublime http://migre.me/oWRAN
    Valeu André. Seus textos são ótimos (apesar dos erros de digitação às vezes – viu? achei algo errado weeeeee) e continue ignorando os idiotas que mal saíram do primário.
    Grande abraço

    Curtir

  5. De agora em diante fale só com palavras no máximo trissílabas, use um grande gif piscante para anunciar a ironia, e explique as piadas em parenteses. o leitor médio do Ceticismo.net mudou para o bem e principalmente para o mal

    Curtir

  6. Não lamento esses comentários principalmente por eles alimentarem a Voz dos Alienados.

    Que continuem, pelo amor de Yoda!

    P.S.: Apostaria o meu dedo mindinho que não sou o único que gosta da ironia e do sarcasmo do Ceticismo.

    Curtir

    1. Eu lamento, porque são uma ameaça ao convívio social. Preferiria não ter do que rir, do que viver com o medo que sinto, e que o Dr. André descreveu tão bem no seu artigo seguinte.

      Curtir

  7. Aos desprovido de capacidade de entender um sarcasmo, um conselho:

    Ponha o cerebro em funcionamento antes de por os dedos em movimento.

    Curtir

  8. O mais legal é que o primeiro comentarista “Porra, baita texto!!” provavelmente também levou ao pé da letra. Hahaha!

    Curtir

  9. Quando a falta de interpretação de texto, ignorância e analfabetismo cientifico se misturam, temos coisas assim sendo compartilhadas com tom negativo e de repressão https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=568320873268278&id=494089087358124&refsrc=https%3A%2F%2Fm.facebook.com%2Fvideo.php .Percebam que 97% das pessoas nos comentários não conseguiram interpretar o que o psicólogo disse. É claro que é um assunto polêmico, mas isso só mostra como as pessoas são preguiçosas e não a capacidade de procurar nada sozinhas sem que alguém mastigue a informação primeiro. Procurem o meu comentário nas postagens mais recentes se quiserem saber mais do assunto.

    Curtir

  10. As vezes que já visitei este espaço e nunca tive dificuldade de entender do que se trata o texto, pelo contrário, percebi que o escritor tem a sensibilidade de mostrar passo a passo sua linha de raciocínio, digo no caso de um assunto relacionado a química ou biologia. Mas escrevo isso não só me referindo a ciência.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.