É um pássaro! É um avião! É a superlua? Não, um jornaleiro tosco!

Todo ano, se bobear, todo mês, ficam enchendo a bosta do saco com a Superlua. Eu não sei, isso parece ter algo com o Kal-El ter surgido nos EUA e viver à base de fast food. Então, nossa prestigiosa classe jornaleirística fica babando, pois arrumar reportagem de verdade é difícil e dá trabalho. O maneiro é postar qualquer besteira por aí e… EI! Tem umas parada aí de superlua, tá ligado?

O nome certo do fenômeno é perigeu. PERIGEU, jornaleiros. Superlua é o cacete! Superlua não tem nada de enorme. Até mesmo a bunda de yo momma é maior que a Superlua (e a sua também, pega uma régua e meça e depois compare com o que aparecer no céu).

Isso já é retardo mental suficiente, mas nada é tão maluco que jornaleiros não piorem. O UOL tem uma perfeita equipe de jornaleiros, sempre prontos a escrever quaisquer bobagens. Desta vez não é diferente, principalmente no artigo em que eles "explicam" o fenômeno da Superlua. O parágrafo que eu adorei (pelos motivos errados) foi:

Como a Lua é um dos astros mais brilhantes no céu – só perde para o Sol – não é difícil enxergar o fenômeno. No entanto, o astrônomo afirma que o momento mais apropriado para observar e tirar fotos é quando a Superlua está próxima do horizonte. "Quando a Lua nasce ou se põe (chamado de ocaso), ela está próxima do horizonte e nessas situações podemos comparar o seu tamanho angular (tamanho no céu) com o tamanho dos prédios e de outros objetos próximos. Quando ela está no meio do céu, perdemos esse referencial de medida", afirma [Denilson] Camargo (astrônomo da UFRGS).

Eu não consigo acreditar que um ASTRÔNOMO tenha dito isso. A Lua é o astro mais brilhante do céu depois do Sol. O cara só faltou dizer que a Lua ilumina mais do que o Sol, pois o Sol brilha de dia e a Lua brilha de noite.

Considerando que eu conheço muitos exemplos em que o cientista fala uma coisa e o jornaleiro escreve outra, normalmente para "embelezar" a matéria (estou olhando para você, Veja), fico com o pé atrás mediante a citação. Mas, também, tem muito zé ruela que adora aparecer em jornal e acaba simplificando a explicação, já prevendo que o distinto meio de informação tem um bando de gente acéfala seguindo (previsão certa, atitude errada).

Sobre a Superlua, pense que ela será cerca de 10% maior. Não, não aparecerá aquela luazona grandona que aparece em fotos. Aquilo e efeito fotográfico conseguido com boas lentes. Pegue seu celular e fotografe a Lua e você verá a merda que fica. Por outro lado, você pode estimar o tamanho da Lua-Kal-El. Pegue uma régua e meça o diâmetro dela. Deu o quê? 1 ou 2 cm? Legal, ela será 1 a 2 milímetros de diâmetro maior. Show né?

Obviamente, no próximo perigeu todo mundo ficará emocionado, na lua azul todo mundo ficará surtado. Afinal, as pessoas precisam de ocorrências mágicas para se sentirem especiais.

7 comentários em “É um pássaro! É um avião! É a superlua? Não, um jornaleiro tosco!

  1. Já li isto em algum lugar:
    “A lua é o astro mais importante, pois, ela aparece à noite para iluminar a terra, já, o sol, só aparece de dia quando é naturalmente claro.”

  2. André,você se esquece que os “jornaleiros” escrevem para o cidadão comum e esse último,como você mesmo diz,odeia Ciência.Então,se a manchete for “Hoje,o satélite natural da Terra se encontra no perigeu”,vai ter gente se escondendo em abrigos subterrâneos com medo de uma catástrofe.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s