Um olhar diferente sobre Saturno

Eu sempre trago notícias e imagens sobre o mais belo dos planetas. O misterioso Senhor dos Anéis, o Deus dos Céus, dono das mais belas joias presas em sua poderosa gravidade. Não há nenhum outro planeta como Saturno (a bem da verdade, cada planeta do Sistema Solar é único, mas… whadahell!). A sonda Cassini-Huyggens nos traz imagens fantásticas dele. Cada uma mais bonita que a outra. É um espetáculo inesgotável, tão infinito quanto o próprio Universo. Cada vez nos maravilhamos e mesmo assim na foto seguinte nos surpreendemos, como uma foto composta de várias fotos, as quais você vê a seguir:

Pequeno? Então clica aqui, guloso, e divirta-se com uma imagem quase 10 vezes maior.

É silencioso, poético, triste, expressivo, incrível, solitário, pujante, magnífico, desolado, superfantástico. maravilhoso.

A foto acima (que você foi esperto o suficiente para saber que basta clicar nela para vê-la em tamanho maior) foi obtida de várias fotos, de vários ângulos, pela sonda Cassini. Gordon Ugarkovic usou as imagens para compor a belíssima foto acima. É realmente estonteante! É fantástico ver a órbita elíptica dos anéis e a Falha de Encke, o vão entre os anéis, causado pelas interações gravitacionais causadas pela presença do minúsculo satélite Pan.

Cada item desta foto é um show à parte. Uma maravilha da Natureza que não perde nem por instante sua fascinante existência só porque conseguimos matematizá-la. E mesmo aqueles que não têm esta habilidade, não precisam dela para admirar cada pixel desta foto.

4 comentários em “Um olhar diferente sobre Saturno

  1. Tantos foram os adjetivos merecidos, qie me falta agora para descrever nosso vizinho distantes.
    Humilhou as fotos dos livros didáticos, simplistas. Imagem assim instiga curiosidade, interesse que alimenta o conhecimento das pessoas qie sempre querem conhecer mais e mais as maravilhas que nos rodeiam… Ou não.

      1. @Borba,
        o interessante é que no laboratório, há uma grande turbulência ao redor das figuras geométricas, o que parece não acontecer em Saturno.
        Será devido às proporções do laboratório e do planeta?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s