Bombas, panelas e responsabilidades

EGO no Espaço: Astronauta lava roupa suja em frente às câmeras da ISS.
Brasil exporta técnicas pedagógicas e estados norte-americanos acham que tinta vermelha magoa criancinhas

Enquanto a divisão antiterrorismo do FBI está tendo uma certa "conversinha" com um dos suspeitos do atentado em Boston (sobre o qual não tecerei comentários e nem os chiliques dos conspiracionistas de plantão), chamou-me a atenção de como é fácil fazer uma bomba, por mais tosca que seja. Mas bombas toscas também são eficientes como arma de terror. Afinal, como disse Lênin, a função do terrorismo é aterrorizar.

Soou um pouco estranho o parágrafo anterior. Dispositivos explosivos improvisados (Improvised Explosive Device – IED) são usados há séculos. O próprio cerco de Troia é um exemplo, até as tomadas de castelos na Idade Média. Não há nenhuma novidade que o Homem consegue fazer merda com qualquer troço, coisa, bugiganga, treco, paradinha e negócio que estiver à mão. Eu chamo de GMM: Gambiarra do MacGyver do Mal.

No caso do atentado, usaram uma panela de pressão recheada com material explosivo e recheado com pregos, porcas e parafusos. Fez o estrago que fez. Aliás, isso nem seria bem novidade, já que em um dos episódios da antiga série Túnel do Tempo, os heróis fogem de uma masmorra colocando água para ferver dentro de uma vaso tampado e lacrado com grampos de tortura (não, não achei vídeo no YouTube mostrando isso. vai ter que acreditar em minha palavra). Eu conheço gente que teve seu dia bem estragado porque a válvula da panela de pressão estava entupida e quando o feijão começou a ferver, Joseph Louis Gay-Lussac colocou os a mão nos ouvidos e foi feijão pra tudo que foi lado. Nenhuma novidade até aí.

A CNN fez uma reportagem mostrando como é uma bomba feita com uma panela de pressão, nos moldes da que foi usada, e como é seu poder destrutivo. É muito interessante:


KABOOOOOOOOOM!!!

É bizarro saber que você está ouvindo a explosão enquanto está sendo retalhado pelos estilhaços, já que estão viajando praticamente à velocidade do som (340 m/s). Seu cérebro não tem este tempo de resposta. Você ouve mas o processamento da informação ainda não chegou ao seu cérebro e você morre sem saber que estava ouvindo uma explosão.

No dia 16/4, o USA Today publicou um infográfico mostrando como é feita e como funciona uma bomba feita de panela de pressão. A pergunta que fica é: tanto a CNN quanto o USA Today teriam sido irresponsáveis ao publicar estas informações? Isso não irá ensinar a futuros terroristas? É uma pergunta tão tola que eu nem mesmo sei por que estou fazendo, já que a resposta é mais que óbvia: claro que não vai ensinar nada a ninguém. Se você é um psicopata e quer mandar alguém pro saco ou se você é um maníaco terrorista, não será artigos de jornal que lançará algum brilhantismo a você. Qualquer aula básica de química e física lhe dão subsídios para isso. Existem livros a respeito e se você estiver com preguiça, basta procurar no Google, mesmo.

Fazer bombas caseiras é algo simples. Qualquer um pode fazer. Armas? Bem, pegar uma pedra afiada e colocar num pedaço de pau é algo tão fácil que já faziam isso no neolítico. Nenhuma novidade. Novidade seria se você encontrar planos para fazer… sei lá, um sistema de purificação de urânio para fazer uma bomba atômica. Digamos, que nem nos moldes dos Calutrons? Bem, até isso você encontra se procurar. Encontra-se até o manual do SR-71 Blackbird.

Não, eu realmente gostei das reportagens supracitadas. Elas informam e mostram como coisas simples podem ser muito mortais. Se você se tornar um psicopata por causa disso, então devemos mandar fechar a Tramontina, pois facas e garfos podem ser armas letais. Até uma toalha e um litro de água são mortais. Os veículos não são responsáveis por haver malucos; seria o mesmo que dizer que jogar vídeo game faz as pessoas ficarem violentas, mas, parafraseando Kristian Wilson, o Pac-man teria influenciado aas crianças e todas elas estariam correndo em salas escuras, mastigando pílulas mágicas e escutando músicas eletrônicas repetitivas. WAKAWAKAWAKAWAKA!

EGO no Espaço: Astronauta lava roupa suja em frente às câmeras da ISS.
Brasil exporta técnicas pedagógicas e estados norte-americanos acham que tinta vermelha magoa criancinhas

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!