Galileu, fofocas e corpos que caem

Galileu Galilei é uma das mais memoráveis figuras da Ciência. Pode-se dizer que ele foi quem começou a Ciência Moderna e pai do Método Científico. Galileu era, sobretudo, um experimentalista, pouco se importando com as besteiras aristotélicas e platonianas de sentar a bunda numa cadeira e ficar apenas pensando no Universo, sem fazer nenhuma experiência para validar suas ideias. Muitas histórias acercam esta lendária figura, mas boa parte dela não é verdadeira.

Vamos dar uma olhadinha no Livro dos Porquês!

Galileu Tostado – De início, as pessoas pensam que Galileu foi queimado na fogueira durante a Inquisição. Não foi. Giordano Bruno foi quem virou churrasco. Galileu foi esperto suficiente para dar marcha ré e renegar suas ideias e isso foi baseado em outro mito, que é…

Galileu e a Terra no Centro – Galileu foi intimado perante o Tribunal do Santo Ofício, a Gestapo de Cristo, mas não foi por ter provado que o Sol estava no centro do Universo. Copérnico já tinha demonstrado isso (meio que de forma canhestra e copiando o trabalho de cientistas árabes. Ver Os 1001 anos da esplendorosa ciência islâmica) e Johannes Kepler confirmou isso perante suas contas, só alterando o detalhe que o Sol NÃO ESTÁ no centro do Sistema Solar, pois as órbitas planetárias não são circulares, mas elípticas. O Sol está em um dos focos desta elipse. Aliás, Galileu trocou cartinhas nada cordiais com Kepler, o qual era tido como um imbecil, mas sabia fazer contas. Galileu tentou mas as contas de Kepler eram irrefutáveis. Galileu ainda assim ficou teimando que as órbitas eram circulares e o alemão estava com outro alemão na ideia.

Afinal, por que Galileu foi parar na KGB Vaticaniana?

Devemos ter em mente que Galileu não virou torresmo porque era protegido da Igreja. O Cardeal Belarmino era franco admirador de Galileu e bem que fez de tudo para proteger o pisano neurastênico, chegando até mesmo a enviar-lhe cartas pedindo moderação nos ataques que Galileu fazia de forma um tanto sarcástica. Belarmino foi, em 1930, beatificado. Ele só não se tornou Papa porque recusou a nomeação feita pelo conclave de 1621, mas nem por isso deixou de contribuir para a Reforma Católica no Concílio de Trento.

Galileu andava às turras com outros clérigos e o que desencadeou a ira da ICAR foi a obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo. Ali, entre várias espetadas e outras, Galileu aniquila o representante dos defensores aristotélicos. Belarmino fica possesso com aquele que ajudara a defender, mas mesmo assim teria a chance de fazer o coroa rabugento tomar jeito na vida. Galileu tentou até mesmo enrolar os cardeais, instando-os a olhar pelo telescópio que ele criara (ele não inventou telescópio nenhum, a propósito. Só aplicou uma espécie de ISO 9000 na fabricação do instrumento). Os cardeais perceberam que isso era migué de Galileu. A chave toda da coisa e que Galileu tentou literalmente ensinar padre a rezar missa (ou quase isso). Ele se apresentou como um novo arauto que trouxe uma forma de interpretar a Bíblia, fazendo com que a liturgia católica deixasse de ser inflexível.

O problema nisso é que a Reforma Protestante estava varrendo a Europa, a Guerra dos 30 anos começara e a ICAR via períodos turbulentos pela frente. A última coisa que ela iria querer era alguém questionando sua autoridade em interpretar a Bíblia. Foi justamente a questão de como se devia interpretar a Bíblia – entre outras coisas – que Lutero, um monge esquizofrênico que "expulsava" demônios com suas flatulências (não estou inventando), deu início à Reforma. O Império contra-ataca com a Contra Reforma e Kepler acabou com seus restos mortais espalhados em algum canto esquecido pelo deus que ele amava. pena que ele amava o mesmo deus de seus inimigos, mas segundo destes inimigos, este escocês, digo, deus não era deus de verdade.

Ah, sim. Ia me esquecendo. O livro de Galileu Siderevs Nvncivs significa "Mensagens das Estrelas", e não "Mensageiro das Estrelas". Toda a tolice sobre Galileu se achar no direito de ditar normas sobre como interpretar a Bília se basear no título deste livro é proverbialmente errado. Se bem que ele era realmente arrogante, mas não por causa do título deste livro.

It still moves, motherfuckers! – A frase "E pur si muove!", onde Galileu, mesmo abjurando suas teorias de joelhos, disse esta frase, resmunga que a Terra realmente gira ao redor do Sol pertence mais ao ideal do cientista turrão, que aparentemente concorda, mas no íntimo mantém suas convicções. Esta frase realmente ilustra como era Galileu, mas carece de veracidade por vários motivos. 1º porque ninguém estava discutindo se a Terra fica parada fazendo ponto na esquina ou sai pra dar um rolé no Universo. Galileu usou a teoria heliocêntrica apenas para validar sua teoria sobre as marés (na verdade, foi uma forma de desespero, pois ele não tinha nenhuma prova e o Santo Ofício sabia muito bem disso). O problema estava em COMO Galileu fez esta defesa, se autoproclamando o único capaz de ver a roupa do imperador, só que a velharia não era como os crentes analfabetos do Orkut do século XXI. Eles entendiam de Ciência, se aceitavam ou deixavam de aceitar certas coisas era apenas por questões políticas. E Lutero estava ali, assombrando na esquina (este sim, era uma besta quadrada elevada ao cubo da ignorância). Quando Galileu apresentou seu telescópio, os cardeais fizeram "nananinanão, você não vai pegar a gente tão fácil". A ICAR ainda não tinha uma posição oficial sobre o sistema planetário ao redor do Sol (acredito que eles pouco se preocupassem com isso). Mas aquele barbudão não vai tirar onda com a nossa cara.

Levando isso em conta, temos o segundo motivo para ninguém ter escutado a suposta frase de Galileu: Dificilmente alguém teria escutado ele falar isso, pois se estivessem escutado ele não teria vida mais longa. Galileu se deu bem, no final das contas. Ele foi sentenciado à prisão domiciliar, tinha que recitar salmos penitenciais, mas quem acabou fazendo isso para ele foi sua filha. A Igreja humilhou um dos maiores cientistas daquele tempo, mas em 1983 ele foi absolvido pelo Papa João Paulo II, livrando Galileu da acusação de heresia (também, né? Que diferença ia fazer?).

Para finalizar, um mito legal, mas que ainda assim é mito, é sobre a Lei da Queda dos Corpos. Diz a lenda que Galileu subiu até o topo da Torre de Pizza, digo, de Pisa e soltou de lá de cima dois corpos semelhantes com massas diferentes, constatando que ambos tocavam o solo ao mesmo tempo. Na verdade, Não há um único indício que Galileu realmente tenha feito esta experiência como descrito. Entretanto, esta lei é verdadeira. Dois corpos caem e tocam o solo ao mesmo tempo. palavra de quem, quando criança, deixou várias bolas de papel de diversaas massas caírem do alto da janela da sala de aula.

Perguntado sobre uma pena e uma bala de canhão, Galileu não titubeou. Ele já conhecia os efeitos da resistência do ar e estipulou que se estivessem no vácuo, ambos cairiam ao mesmo tempo. A animação abaixo ilustra isso.

Podemos observar isso em um laboratório, com equipamento adequado

Galileu foi como aquele tio ranzinza que reclamava de tudo. Era um gênio reclamão, um luminar de sua época, um Grande Nome da Ciência. Errou algumas vezes, faltou tato em outras, mas até seus inimigos o respeitavam, reconhecendo o seu brilhantismo. Hoje não há lugar para figuras assim, onde não se respeita mais quem é o mais brilhante e sim o mais hipócrita ao dizer "não foi nada". Sim, Galileu foi muito e muito mais do que qualquer um de nós jamais será um dia.

Eu tenho uma luneta, semelhante em poder de observação da que Galileu usou. Não sei como ele conseguiu ver tanta coisa, mas eu não sou Galileu. Quando você olhar pra cima hoje, pense o que um par de olhos cansados conseguiram ver, revolucionando toda uma época, mas você não consegue. Culpe a poluição se quiser, não fará diferença. Você sabe que algumas pessoas nascem ótimas, incríveis e estupendamente inteligentes. Mas gênios como Galileu só aparecem muito de vez em quando. Agora, olhe pro seu filho ou filha. Pode ser ele ou ela o próximo gênio a ser venerado pela humanidade.

9 comentários em “Galileu, fofocas e corpos que caem

  1. Galileu trollou a ICAR no tempo que reinava e saiu rindo, que velhinho esperto hein? Na época que não tinha tecnologia sofisticada ele era isso tudo, imagina se ele fosse dessa geração?

        1. Mas foi EXATAMENTE isso que a merda do livro do Dan Brown disse. Que os illuminati começaram com cientistas e o primeiro “chefe” foi o Galileu.

    1. @Pride, Muito provavelmente, diriam que ele é mentiroso, crentes idiotas diriam que ele esta contaminado pelo demo para se afastar da bíblia, criariam teorias da conspiração ou simplesmente dariam mais atenção a bandas coloridas, e assim vai…

  2. André, e sobre uma suposta ligação de parentesco entre Galileu e o papa Urbano VIII? Já ouviu falar disso?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s