Os anjos não podem voar, diz cientista

Todos nós temos uma idéia sobre a forma dos anjos. Cara de bons amigos, rosto calmo, asinhas e outras frescuras. Isso encanta muita gente, mas não um professor da University College de Londres, Dr. Roger Wotton, que descobriu que o vôo dessas entidades mitológicas seria impossível, caso existissem (você não sabia que anjos são mitos?).

O Dr. Wotton estudou comparações das fisiologias de espécies aladas com as representações de criaturas míticas e espirituais na arte. Sua brilhante conclusão é que os anjos e as fadas retratados podem até estarem sentados em árvores, pedras ou mesmo no chão, mas não conseguiriam chegar lá voando. A minha conclusão é que esta pesquisa ganhará um destaque no próximo IgNobel.

Segundo o bom pesquisador, basta uma pesquisa bem detalhada para ver que anjos e querubins não poderia decolar, nem capacidade de vôo próprio; e como na Bíblia não se menciona nada de anjos vindo de helicópteros (exceto Elias, que saiu voando com um carro de fogo pela Via Láctea, estrada tão bonita), creio que os anjos teriam sérios problemas de locomoção.

“E mesmo se eles [os anjos] usassem vôo livre, eles teriam de ser expostos a velocidades de vento muito elevada para decolar. Com os ventos fortes as asas seriam desintegradas”, disse Wotton.

O pesquisador ainda comenta que curiosamente, o artista Giotto mostrou um anjo com uma asa “rígida”, o que possibilitaria um vôo do tipo Asa Delta. Será que Giotto estava pensando no Pepê? Bem, sabemos o que aconteceu no último vôo do Pepê, e se você não sabe, o Google é seu amigo.

As figuras angelicais acompanham a psique humana há séculos. Long time ago, fizemos um artigo questionando o que eram os anjos e para que eles serviam. Em pesquisa realizada pelo Pew Forum on Religious and Public Life (Fórum Pew, sobre Religião e Vida Pública), determinou-se que 68% dos 36.000 adultos americanos acreditam que anjos e demônios atuam sobre o mundo. Meu sobrinho acredita em Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa. Passa-se a idade, mudam-se os mitos.

O artigo do professor Wotton explora porque a mitologia é tão forte: “Olhando para essas coisas [os anjos e suas mitologias inerentes] nos ensina algo sobre o que pensamos e o que é concreto (…) Os anjos são ícones religiosos muito poderosos para as pessoas com fé. Sua semelhança com os seres humanos contribui para o seu poder. Ao mesmo tempo, eles têm as asas sobre eles, porque eles são mais humanos. Eles levam as mensagens para o céu e, portanto, têm que voar.”

“As fadas do imaginário popular são pensadas para vir de um submundo agradável e se comunicar com o nosso mundo; logo, vôo é uma forma de diminuir o tempo de viagem”, conclui o cientista.

A pesquisa é mais do que tecer considerações sobre os mitos, se fossem reais. Ele estuda as idiossincrasias humanas, estabelecendo parâmetros, mesmo quando o bom senso demonstra que seria impossível. As desculpas seriam, então, que os anjos são entidades poderosas, não ficando presos às Leis Físicas de nosso mundo, pois seres sobrenaturais não se sujeitam a isso. Assim, asas seriam totalmente desnecessárias. Elas estão lá por causa do senso comum: o que voa tem asas, e fim.


Fonte: The Telegraph

16 comentários em “Os anjos não podem voar, diz cientista

  1. Uau! Dr. Wotton, agora posso morrer feliz.
    entendo, Lucifer também não pode voar? então como ele faz para ir lá no céu passar umas dicas nervosas para o pááái? :lol:

      1. @André,
        As leis da aerodinamica provam que um besouro não poderia ser capaz de voar, por ele não ter a capacidade (em relação ao tamanho da asa e batimentos por segundo) de conseguir o ângulo de voo.
        Ele só consegue porque é ignorante e não sabe disso..

        1. @gschanuel,
          Não culpe o besouro por isso.

          Culpe o lixo que circula pela Internet, que vocês insistem em ctrl+c / ctrl+v (nem ao menos se dão o luxo de alterar a frases). Ou melhor, culpe a si mesmo por não ter dicernimento suficiente para separar o fato da baboseira. Se tivesse estudado o ensino médio em uma escola decente, saberia que não tem nada de anormal no voo do besouro.
          Ou, quem sabe, tenha até estudado. Só faltou a você curiosidade de perguntar ao seu professor de Biologia sobre o assunto.

          1. “As leis da aerodinamica provam que um besouro não poderia ser capaz de voar”

            depois de uma pérola dessas ainda permanece postando besteira

      1. @André, O quê? A pesquisa pára por aí, no ponto em que ele demonstra as desculpas do povo? Nossa, quando terminei de ler, pensei: “E?” :wink:

        1. @Carol, eu acho que não tem mais o quê revidar, pois o que explica os anjos terem asas é o senso comum de que tudo que voa tem asas

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s