União Europeia manda fazendeiros tratarem vacas com homeopatia

A União Europeia é algo tipo vilão de quadrinhos mal-escritos: parece um bando de velhinhos enrugados, esfregando as mãos, pensando em como derrotar o arquiinimigo. A saber, o arquiinimigo da União Europeia é todo mundo. Eles chegaram a pentelhar a Microsoft, porque, olhem só que sacanagem, ele já vem com um navegador para internet. Disseram que não, que as pessoas que tinham que baixar o seu próprio. O fato de se precisar de um browser pra isso passou desapercebido. Então, a Microsoft tinha que enviar um CD junto ou, durante a Instalação, as pessoas escolheriam qual browser teriam em seus computadores. Todo mundo continuou a baixar o Internet Explorer, mostrando como planos brilhantes nem sempre dão certo.

Agora, a velharada acostumada a se tratar com chazinho, mandando os netos se cobrirem por causa do sereno à noite, resolveu impor a fazendeiros orgânicos da Inglaterra que tratem seus animais com remédios homeopáticos, cuja decisão foi tida como tendo sido tomada por "analfabetos científicos", de acordo com veterinários.

Os defensores da ciência de beber água pura devem dizer que esses veterinários estão na lista da Big Pharma, as companhias farmacêuticas que exploram a todos, cobrando preços abusivos por seus medicamentos. Claro, fala isso que nunca foi numa farmacinha homeopática pra ver os preços que cobram por lá. A Agência Nacional de Águas deveria intervir naquele preço escorchante.

A drª Sally Daves é a principal consultora sobre assuntos de saúde do Departamento de Saúde do Reino Unido. Ela diz que homeopatia é lixo, mas deve ser dona de empresa farmacêutica, também. O fato de não haver pesquisa científica comprovando a eficácia desta porcaria não parece ter convencido os idiotas, os leigos e o pessoal da União Europeia. É a forma revisitada de "médico não sabe nada, menino!", tão empregado por nossas avós.

Agora, fazendeiros orgânicos são obrigados a tratar suas vacas e… Afinal, o que é um fazendeiro orgânico? Planta polipropileno em sua propriedade?

A diretiva estabelece que: "é um requisito geral para a produção de todo o gado orgânico tratado à base de remédios homeopáticos serão utilizados de preferência aos de síntese química tratamentos veterinários alopáticos ou antibióticos."

Em outras palavras: vão dar água com placebo pros animais, rezar pra Jesus e pronto, tudo ficará ótimo como por mágica. Nada de antibióticos ou coisa parecida. E ingleses já tem um belo histórico de tratar muito bem do seu gado.

Homeopatia tem dois tipos de defensores: "médicos" homeopatas e gente ignorante, em que a lâmina de Hanlon acaba ficando em equilíbrio.

Já aqui no Brasil existem trabalhos defendendo o uso de homeopatia em vacas. A brilhante conclusão foi: Nenhuma. (aliás, vejam as fontes de consulta e riam).

A propósito, eu sei que vocês, toscos defensores da Homeopatia, virão aqui dizendo o quanto essa homeopatia maravilhosa está salvando vidas e mudando as pessoas. Me mandem um link da Science, Nature, New England Journal of Medicine ou The Lancet, sim? Só um.


Fonte: The Telegraph (via twit do Cardoso)

12 comentários em “União Europeia manda fazendeiros tratarem vacas com homeopatia

  1. Me mandem um link da Science, Nature, New England Journal of Medicine ou The Lancet, sim?

    Impossível. São todos “comprados” pela malvada indústria farmaceutica, portanto não permitem publicações com estudos “sérios” sobre homepatia.

    Curtir

  2. a tempos que eu digo que a homeopatia cumpre bem o seu papel que é vender remédios homeopáticos,o fazendeiro vai ser obrigado a comprar a ”aguinha de centrifuga” preferencialmente depois que não der certo pode usar medicina real mas ai ja gastou uns cobres em homeopatia os ”laboratórios homeopaticos” europeus vão ser tipo o datilografo do programa espacial brasileiro sua existência justifica seu cargo.

    Curtir

  3. “aliás, vejam as fontes de consulta e riam”

    Fontes de sites leigos e artigos de 1800 e Dom Pedro I, do criador da homeopatia?

    Vou ali terminar meu trabalho sobre lanchas, espero que não tenha surgido muita coisa de relevante desde Arquimedes. Tem um cara que diz que, se eu fizer uma caixa de sapato com proporções 300x50x30 eu vou ter uma excelente estabilidade.

    Curtir

  4. Me mandem um link da Science, Nature, New England Journal of Medicine ou The Lancet, sim? Só um.

    Meh, vc SABE muito bem que os resultados que comprovam a eficácia da homeopatia são descartados pela comunidade científica em razão de preconceito ou da ausência de uma atitude “aberta” a conhecimentos originados fora das linhas tradicionais de pesquisa…

    Curtir

    1. Em qualquer trabalho que se compare homeopatia com placebo, o resultado é que os dois são
      similares.

      O próprio trabalho da garota sobre Homeopatia em Vacas achou a mesma relação.

      Nesse caso, por quê escolher o tratamento caro (homeopatia) em lugar de um mais barato e igualmente eficaz (chá de camomila, canja de galinha, etc.)?

      Curtir

  5. Você está errado, André. Placebo só funciona se o paciente acreditar que aquilo ali é remédio. Quem vai avisar às vacas que aquelas águas são “remédios”? Vai ser um massacre!

    Curtir

      1. Eu li o texto, interessante. Como leigo, penso que o motivo, talvez (sou leigo, e mais estudos precisam ser feitos sobre o assunto) dos placebos funcionarem mesmo em pacientes que saibam estar tomando placebos seja o ritual em si. Você está ingerindo comprimidos, junto com água. Parece que você está se medicando, mesmo sabendo não ser o caso.
        Será que as vacas, ao tomar injeções, engulir comprimidos, beber remédios, têm ideia de estarem sendo medicados? Eu acho que não.
        Mas é tudo especulação, quem sabe não haverá uma quebra de paradigmas nos estudos de placebos, a partir deste indicado?

        Curtir

        1. Será que as vacas, ao tomar injeções, engulir comprimidos, beber remédios, têm ideia de estarem sendo medicados? Eu acho que não.

          Eu acho que sim. Dê uma pesquisada sobre o Efeito Clever Hans.

          Curtir

          1. O Esperto Hans foi treinado para “fazer as contas”. Vamos fazer um pequeno exercício mental: O que é mais fácil? Fazer um cavalo entender quantas batidas no chão deve fazer ao perceber uma linguagem corporal (mesmo inconsciente) de uma pessoa fazendo uma pergunta de cálculo simples ou fazer um cavalo entender que aquela injeção dolorida que está tomando previne e cura doenças?
            Pela sua sugestão, pesquisei rapidamente o Efeito do Hans Esperto hoje mesmo. Agradeço o André pelo seu artigo de 2012 e a outros sites da Internet. Se houve avanços nos estudos que indicam que animais podem entender medicamentos, me avisem!

            Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.