Em defesa da Scientific American contra a intransigência e o preconceito

Fiquei sem palavras ante ao que eu vi esta semana. Estou estarrecido em ver como as pessoas se mostram tolas e preconceituosas. Estou estupefato com a capacidade das pessoas em não pararem para entender o próximo. Vejo uma legião de pessoas contra a posição da Scientifican American Brasil por causa de um texto onde se fala da Homeopatia e onde grupos atacam-na sem dó nem piedade.

Ao meu ver, nem só de algozes deve ser composto um tribunal e alguém tem que sair em defesa da revista. Amicus Plato, sed magis amica Veritas.

O problema começou quando da reportagem “Eficiência Questionada da Homeopatia”, onde a autora Nina Ximenes, é bióloga e pós-graduada em educação ambiental. Não é uma qualquer e não pode ser considerada inculta, só porque não conseguiu prêmios Nobel, que sabemos que são apenas um meio da mídia manter o status quo. Ainda mais que ela publicou seu trabalho numa revista importante em termos de divugação científica, como é a Scientific American Brasil. Como ousam desmerecê-la? Como ousam questionar sua idoneidade?

O blog Science-Based Medicine fez um virulento ataque ao artigo, sem nem consultar sua autora, sendo um verdadeiro acicate perante à nossa soberania científica, querendo, pois, que curvemo-nos ante aos interesses das potências estrangeiras. O blog diz que recebeu a mensagem do leitor Felipe Nogueira Barbara de Oliveira, sendo este uma vergonha nacional em não reconhecer como válido uma prática científica reconhecida no Brasil. Shame on you, mr. Oliveira! Shame!

Saibam todos que a pesquisa feita é subvencionada pelo CNPq. Acham que o Governo Federal aceitaria bancar uma pesquisa fraudulenta? Nosso comprometimento com a ciência é algo sério. A Homeopatia é prática reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, mediante resolução (1000/80), e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira desde 1990. Homeopatia é reconhecida no Brasil como Ciência e quero ver alguém contestar isso!

Só falta agora desconsiderarmos outras atividades tão importantes quanto, como astrólogos, (profissão com regulamentação no Projeto de Lei nº 6748/02) e terapeuta naturista (PL 2916/92). Querem o quê? Acabar com nossos profissionais? Se lessem mais saberiam como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais indignou-se com este preconceito aos homeopatas. Se estudassem, entenderiam como funciona a Homeopatia, a qual é empregada até em medicina veterinária. Se realmente tivessem vontade em aprender, saberiam porque a Homeopatia incomoda. Texto meu? Imagina! Vou direto a uma fonte importante: A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

Então, como alguém pode questionar a Homeopatia? Que questionem em seus países, deixando o Brasil e sua preocupação com a Ciência trabalhar em paz, desenvolvendo novos meios, novas técnicas. O artigo da senhorita Ximenes é claro ao mencionar sobre as forças quânticas. A Física Quântica é uma realidade, mas vemos velhos cientistas se apegando a uma ciência tradicionalista que não tem mais espaço. Einstein era vertiginosamente contra a Mecânica Quântica, e no final a vemos ser provada todos os dias. Se isso não é prova cabal que a Homeopatia é verdadeira, o que é?

Vocês, cientistas enganadores deveriam se envergonhar. Desde Einstein que cientistas que trazem novos conceitos são ridicularizados, mas quando vemos que instituições como a Universidade Federal de Viçosa oferece cursos de Homeopatia, quem sou eu para questioná-la? Os inúteis daquela palhaçada de Desafio 10:23 se acham o máximo, mas nem pra hipsters descerebrados servem. O Ministério do Trabalho, no Código Brasileiro de Ocupações, reconhece a ocupação Homeopata Não-Médico através do CBO 3225-25. Você é contra o governo?

Blogs como o NAQ — Never Asked Questions promovem desinformação, num ataque sem precedentes a uma profissional séria. Chamar a defesa que a SciAm Brasil postou no Twitter de “texto apologético” é, no mínimo, falácia Ad Hominem.

E querem saber do que mais? Estou mais estupefato ainda (e mais ainda ficarei) ao saber que haverá um bando de idiotas que levará este texto a sério, quando Homeopatia não passa de água engarrafada, com uma merda new age de forças quânticas, eflúvios cósmicos ou dejetos sanitários de ordem transcendental. Se há alguma satisfação da minha parte é saber que eu não tive que ler este artigo retardado, imbecil, débil mental e com mais pseudociência do que livros do Amit Goswami (ok, exagerei. Nada supera aquela bosta).

À SciAm só cabe pedir licença, publicar uma ENORME retratação, com foto de todos os seus funcionários subindo a escadaria da Igreja da Penha, de joelhos, com cartazes pedindo desculpas aos seus leitores.

Agora é esperar os idiotas virem me xingar por não terem lido este artigo inteiramente.

31 comentários em “Em defesa da Scientific American contra a intransigência e o preconceito

  1. É claro que homeopatia funciona, eu mesmo tratei o dragão que mora lá na minha garagem com homeopatia veterinária!

    O que seriam dos bichinhos imaginários se não houvessem tratamentos imaginários?

    Curtir

  2. As universidades brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer e com esse tipo de pesquisa a coisa fica mais difícil,aliás,é bom lembrar daquela pesquisa sobre astrologia na UNB e que foi debatida aqui….

    Curtir

  3. O pessoal é tão tonto que se soubessem qual é a base da homeopatia eles nunca precisariam comprar o 2º frasco do “remédio”. É só diluir o primeiro frasco. E o melhor… fica ainda mais eficaz.

    Curtir

      1. @Altair5, Só tem que ter cuidado para tomar somente 1% da dose recomendada pelo homeopata, caso contrário terá uma overdose.

        E tive uma idéia brilhante.Vou pedir ao químico da Sabesp colocar uns princípios ativos na diluição de 1500x na estação de tratamento. Vou curar todo mundo. Vou ganhar um prêmio Nobel ano que vem.

        Curtir

  4. Soube disso quando vi o Carlos Hotta criticando a SciAm Brasil no Twitter. Eu mesmo perguntei para ele se “uma revista que se diz científica estava defendendo a homeopatia”. Ele me respondeu: “Sim. Temos mais um Superinteressante.”

    Curtir

  5. Que isso…ahomeopatia é uma ciência séria, para um produto homeopático ficar melhor do que já é, só faltava que usassem água benta e sal grosso daí vc expulsaria as doenças físicas e se o cara estivesse possuído por algum demônio nem seria preciso procurar o Edir ou o Valdomiro que o remédio homeopático já resolveria.

    Eu não uso remédios homeopáticos pq pessoas do signo de aquário com ascendente em virgem e signo chinês coelho nunca ficam doentes; mas por garantia fiz uma cabala para o meu anjo Ieiazel e ele (certamente, acredito) tatuou símbolos angelicais diretamente nas minhas costelas e estou imune a demônios (o que tb me livra da necessidade de frequentar igreja e pagar dízimo). Minha casa, por sua vez, está protegida, pq comprei um boneco do “V” e sei que ele em breve será canonizado pela ICAR.

    E, André, vc é quem devia se envergonhar pelo seguinte motivo: se a homeopatia é reconhecida como uma forma de medicina, é pq ela funciona; do contrário nossos capacitados politicos (que representam o governo) não a teriam rconhecido e nem permitiriam que recursos públicos a subvencionassem.

    Curtir

  6. É, eu sou de Viçosa (MG) e confirmo os cursos que dão aqui, achei tão absurdo isso, e isso vai além.
    Minhas tias (2 espíritas) me convidaram para fazer tratamento da minha depressão (ok, ate essa parte eu gostei) daí meio desconfiado eu perguntei: Em que Psiquiatra vocês me levarão? Elas respondem: Não é psiquiatra, é uma ótima Terapeuta Homeopatica. (ok ok, kkkkk… deixa eu parar de rir na minha mente)…
    Eu aceitei (apenas para um teste, se é que entendem) e indo lá, eu confirmo que ela nos primeiros 45 minutos foi uma boa psicóloga (apenas na parte de conseguir eu fazer soltar tudo da minha vida :| ) ok, a partir daí ela me fez ficar em pé por 10 minutos pedindo para fazer o diagnóstico (Oh Why?) pega um cristal de quartzo (O_o) e começa a rodar em frente ao minha barriga (‘O_O’), logo depois me dá um diagnostico, minha tia compra pra mim e adivinhem:
    -Floral (que eles dizem ser o remédio das flores)
    -uma homeopatia (que tem gosto de açúcar e cheiro de álcool)
    E pede para tomar 2 vezes ao dia, uma quando acorda e outra quando dorme, e que não pode chegar perto de nada eletrônico e ficar sem beber e comer nada por 1 hora.
    putz, como pode alguém com um minimo de massa encefálica acreditar nisso?
    Tomei por 2 dias atoa e guardei o resto aqui, vou gravar um vídeo tomando o vidro cheio só para mostrar que essa merda não faz efeito. haha

    Curtir

  7. …devemos lembrar, também, que homeopatia só funciona para aqueles nascidos entre 1° de janeiro e 31 de dezembro no decanato de otariano…

    Curtir

  8. Preciso reconhecer que quando comecei a ler o terceiro parágrafo, pensei “que zorra é essa, roubaram a conta do André”? Depois comecei a pensar que “não é possível, ele está me trollando”. E então cheguei ao final do artigo. :roll:

    10/10. Would rage again.

    Essa conversa sobre homeopatia e comprovação científica me lembrou um papo que eu tive com uma psicóloga de uma das correntes mais “liberais”, que reclamava que “a visão positivista limitada não permite que se perceba que certas coisas não podem ser provadas dessa forma”. Fico me perguntando quais seriam as outras formas. Afinal, se não é possível produzir provas, mais fácil mudar a ciência.

    Por muito menos já tem gente aceitando homeopatia, astrologia e o diabo, que dirá.

    Curtir

  9. Como não soube de nada li o texto muito confusa, mas no terceiro parágrafo já entendi a idéia. Desculpe, mas eu ri aqui mais do que com o monstro posseidon do artigo da páscoa.

    Curtir

  10. Incrível são alguns argumentos que vi defendendo a homeopatia. Teve até falsa analogia com vacina e soros anti-ofídicos.

    Curtir

  11. Homeopatia funciona sim. Experiência pessoal. Tava com a maior sede, coloquei duas gotas num copo de água, curou minha sede na hora.

    Curtir

  12. A resposta do pseudo-profissional (jornalista?) da SciamBR:

    http://blogdasciam.blog.uol.com.br/arch2012-04-01_2012-04-07.html

    Destaco dois trechos:

    “Quando cometi o erro de avaliação a que me referi há pouco, atropelei o conteúdo conceitual: Scientific American, refletindo TALVEZ a maioria das opiniões no meio científico, entende que homeopatia não é ciência.”

    “Se um médico homeopata, dos aproximadamente 15 mil que existem no Brasil, montar um consultório e atender pacientes nesta área, não poderá ser acusado de desvio de conduta ou charlatanismo. Isso porque a homeopatia é legalmente reconhecida aqui como especialidade médica, farmacêutica e mesmo veterinária.”

    Será que só eu achei que foi muito pouco? Só faltou ele falar que ainda não foi provado que homeopatia não funciona!

    Enquanto as despulpas estão na “nota de rodapé”, o artigo publicado estará para sempre na revista… O MÍNIMO que deveria ser feito, era por na CAPA da edição seguinte um texto completo revelando esta pseudociência, para demonstrar que a revista não tem rabo preso. Ou será que tem…?

    Mas parece que vai ficar por isso mesmo, afinal ele reconheceu o erro e, em algum grau, o reparou. Ahhhhhhh, a piedade cristã…

    Brasil, o país da impunidade!

    Curtir

          1. @André, Concordo sobre colocar religião onde não tem. Mas tirando este parágrafo, onde mais especificamente está(ão) a(s) merda(s)?
            A) Em achar que um pedido de desculpas no blog não foi o suficiente?
            B) Em me preocupar com o que a SciamBR publica?
            C) Em chamar de pseudo-profissional o sujeito que deixou um artigo desses passar?
            D) Em sugerir que haja interesses por trás do artigo?
            E) Em dizer que o Brasil é o país da impunidade?
            F) Ser ateu e ser final de semana?
            Apenas quero saber com o que não concorda pra poder rever minha opinião.

            Curtir

          2. Se vc tivesse capacidade de interpretação de texto, veria que a crítica no meu texto n]ao é com a SciAm. Homeopatia é ciência no Brasil, ponto. É muita arrogância sua querer que eles façam uma CAPA do jeito que vc quer. Se não gosta da publicação, escreva pro EDITOR (e não simples jornalista) Ulisses Capozolli.

            Qual impunidade que a princesinha aí fala? A SciAm cometeu algum crime previsto em lei? Não, não cometeu, o que faz de vc o que? Respondo: Burro e desinformado.

            Sim, vc escreveu um monte de merda. Aprenda a criticar, sim?

            Curtir

  13. Esta semana passada minhas colegas de estágio comentavam no almoço sobre Homeopatia e eu disse que se, levar em conta a quantidade teórica diluída, era somente água pura e que muitas pessoas estavam sendo enganadas ao pagar por um placebo… Para quê? Ofendi a senhorinha do grupo que disse que o vizinho dela se curou de câncer e que eu não sabia de nada. Depois nem comentei mais por reprovação das minhas outras colegas.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.