‘Nosso Lar’ e a falsa fraternidade dos espíritas

Está em cartaz o incrível, magnífico e totalmente idiota filme Nosso Lar, baseado no livro “psicografado” por Chico Xavier, cujo autor espiritual é André Luiz (é, eu mereço…). Aqui você não lerá uma resenha do filme, posto que eu não gastarei meu rico dinheirinho material (sim, sou um porco capitalista e os pobres coitados africanos não estão no meu pensamento quando encomendo meus Armanis) vendo besteiras. Entretanto, eu li o livro e, por isso, posso tecer algumas considerações a respeito. E a principal consideração é “quem tem cérebro não aceita o monte de insanidades constante no livro”.

Vamos começar analisando alguns pontos-chave do livro Nosso Lar, e demonstrarei a vocês que bem longe do que espíritas kardecistas pregam, não temos ali provas de amor, companheirismo e devotamento. Só o que as religiões pregam em sua totalidade: Aceite as coisas sem contestar, você não é livre!

Bem, tudo começa com André Luiz no meio do Umbral. O Umbral é como se fosse o Purgatório ou alguma forma sádica de punir as pessoas de forma prévia. TODO MUNDO passa pelo Umbral, nem que seja poucos minutos (estamos dentro da mitologia kardecista, lembrem-se). Antes, contudo, vamos ao flashback. André Luiz era médico. Pelo que o texto diz (e já elucidaremos isso), era um cara bon vivant, com grana, uma família semelhante às dos comerciais de margarina (o que eu chamo Família Doriana), uma índole não muito legal e que gostava de pegar umas primas de vez em quando (sim, é deste tipo de prima que estou falando). Um dia, durante o jantar, ele cai duro e vai pro hospital. É diagnosticado câncer ele vai alegre e feliz pro outro lado da vida, mas sem o Patrick Swayze esperando por ele. Isso ocorre no início dos aos 1930.

Bem, Andrézão (não, idiotas, não sou eu) morre e vai parar no Umbral. Lá ele vê algo sombrio, lúgubre, enevoado e só faltou zumbis dançando Thriller. Ele corre pra um lado qualquer desesperado, sem rumo. Vozes fantasmagóricas e maléficas ficam zombando dele e chamando-o de “suicida”. Ele bebe água que escorre de paredes, não come nada, não encontra com ninguém, só ouve vozes todo o tempo. Dorme, acorda, corre, dorme, acorda, corre. Ele chora, implora ajuda, corre, dorme, acorda, chora, se desespera. Mas então (som de clarins), alguns espíritos chegam para resgatá-lo. Ok. Só tenho que confessar o que pode ser um pecado. O espírito que comanda os dois que foram buscá-lo é chamado Clarêncio e é descrito como um “velhinho simpático com um cajado feito de uma substância luminosa”. Meu pensamento na hora que li: Caramba, ele foi socorrido pelo Yoda!

Quando chegam em Nosso Lar, o que eu posso definir como o que é genuinamente uma cidade-fantasma, ele é mandado para um hospital e aqui temos a sucessão de insanidades e demonstração do sadismo divino (sem considerações filosóficas, estou apenas me baseando no livro). André Luiz foi diagnosticado como “suicida”. A explicação é dada pelo trecho a seguir:

Sim – esclareceu o médico [falando para André Luiz], demonstrando a mesma serenidade superior -, mas a oclusão radicava-se em causas profundas. Talvez o amigo não tenha ponderado bastante. O organismo espiritual apresenta em si mesmo a história completa das ações praticadas no mundo. E inclinando-se, atencioso, indicava determinados pontos do meu corpo:
– Vejamos a zona intestinal – exclamou. – A oclusão derivava de elementos cancerosos, e estes, por sua vez, de algumas leviandades do meu estimado irmão, no campo da sífilis. A moléstia talvez não assumisse características tão graves, se o seu procedimento mental no planeta estivesse enquadrado nos princípios da fraternidade e da temperança. Entretanto, seu modo especial de conviver, muita vez exasperado e sombrio, captava destruidoras vibrações naqueles que o ouviam. Nunca imaginou que a cólera fosse manancial de forças negativas para nós mesmos? A ausência de autodomínio, a inadvertência no trato com os semelhantes, aos quais muitas vezes ofendeu sem refletir, conduziam-no freqüentemente à esfera dos seres doentes e inferiores. Tal circunstância agravou, de muito, o seu estado físico. (…) Já observou, meu amigo, que seu fígado foi maltratado pela sua própria ação; que os rins foram esquecidos, com terrível menosprezo às dádivas sagradas? (…) Os órgãos do corpo somático possuem incalculáveis reservas, segundo os desígnios do Senhor. O meu amigo, no entanto, iludiu excelentes oportunidades, esperdiçado patrimônios preciosos da experiência física. A longa tarefa, que lhe foi confiada pelos Maiores da Espiritualidade Superior, foi reduzida a meras tentativas de trabalho que não se consumou. Todo o aparelho gástrico foi destruído à custa de excessos de alimentação e bebidas alcoólicas, aparentemente sem importância. Devorou-lhe a sífilis energias essenciais. Como vê, o suicídio é incontestável.

I beg your pardon? Vamos analisar estes pontos, senhor com “atitude superior”.

1º Como, em nome de Afrodite, o cara saberia que o que se faz ao corpo aqui na Terra seria refletido no corpo espiritual. Aliás, POR QUE deveria refletir? Ademais, como o carinha saberia que realmente existe um corpo espiritual? Alguém avisou? Bem, outras religiões falaram que não há corpo espiritual, já que morreu, bau bau. Enquanto isso, outras religiões dizem que estaria em círculos cármicos ou reencarnaria imediatamente ou viraria um crocodilo (realmente existem tais ideias espirituais) ou sua alma voaria como um falcão etc.

2º Ok, bebida e fumo fazem um mal desgraçado. Beleza, mas isso é motivo pra tratar o cara com desprezo e chamá-lo de suicida? Suicídio é quando você quer se matar, tendo consciência disso. Ele fala também em sífilis, uma doença venérea comum na época. Com certeza, não foi com a devotada esposa, o que só resta a opção de ter dado uns pegas nas “primas”. Se bem que a esposa devotada poderia ter dado umas puladas de cerca, mas o texto precisa que André Luiz seja o vilão da parada.

Agora, a maravilha é quando ele descobre quanto tempo ficou no Umbral: 8 anos. OITO ANOS! Supondo 2 anos bissextos no meio, temos 2922 dias de desespero. Supondo que ele dormia cerca de 8h por dia (quando os espíritos-de-porco deixavam), totaliza-se 46752 horas de dor, angústia e sofrimento ininterruptos, bebendo água da lama, correndo em frangalhos para lugar nenhum (tá no livro), rezando e pedindo por ajuda. A cereja do bolo é que Clarêncio esclarece (mas hein?) que ele conseguiu a dádiva de ser salvo porque implorou pela ajuda divina e que vários entes queridos dele imploravam para que Deus, em sua suprema bondade e justiça, o livrasse daquele mal. Ou seja, se o cara não tivesse ninguém para pedir por ele, seria bem capaz de ele estar correndo pra lá e pra cá pelo Umbral até hoje.

Conclusão para uma mente que para 1 minuto para refletir sobre isso: Sadismo! Pombas, entra na cabeça de alguém que uma Entidade Suprema fique observando alguém em estado de sofrimento extremo por oito anos, resolvendo livrar a cara só depois de estar satisfeito com as rezas e puxações de saco? ISSO é fraternidade? ISSO é bondade? ISSO é atitude que algo tido como a bondade extrema tenha? Não seria mais fácil dizer: Tirem logo o cara de lá, e dêem-lhe um esporro. Mas tira o cara de lá pelo amor de… pelo MEU amor, droga! E tudo isso porque ele bebeu demais, comeu relativamente muito e dava uns pegas em tudo que era rabo-de-saia? Se bem que mais pra frente aparece uma velhinha que ficou uns100 anos lá pelo Umbral, mas sua pose não parece que estava tendo o mesmo sofrimento de André Luiz.

Desculpem, mas meu intelecto me impede de aceitar tal coisa. Estou condenado ao Umbral por causa disso? Provavelmente, mas também já me ameaçaram com coisa muito pior.

Se analisarmos com critério, a mitologia católica e a protestante (algumas vertentes) são mais justas: Você é bom vai pro Céu. Você é ruim vai pro Inferno. Deus não fica esperando você implorar, já te ferra logo. Enquanto isso, outras religiões dizem que você vai dormir e só aordar no dia do Juízo. Pelo menos, é pá-pum! “Tá ferrado, fora com ele!”. O interessante é que André Luiz está fraco e debilitado. O que parece que ee ainda tem um corpo sujeito a doenças. Não seria mais fácil curá-lo logo? Ou será que sem essa convalescência não teríamos muitos ensinamentos lindos como:

Abençoemos aquelas beneméritas organizações microscópicas que são as células de carne na Terra. Tão humildes e tão preciosas, tão detestadas e tão sublimes pelo espírito de serviço. Sem elas, que nos oferecem templo à retificação, quantos milênios gastaríamos na ignorância?

Aquelas maravilhosas células que por alguma mutação genética se tornam criaturas vorazes que destroem nosso corpo. Aliás, porque bebês contraem câncer, leucemia etc? Essas crianças de hoje são tão desapegadas às benesses da vida, saem pra night, fumam baseado, bebem até não poder mais e ficam cheirando cocaína. Esses bebês não aprendem…

Passado um tempo, Lísias (o enfermeiro de André Luiz) fica passeando com o cara pra lá e pra cá num aeróbus, uma espécie de metrô celestial. Daí, Andrézão fica sabendo que Nosso Lar foi fundado por espíritos portugueses e aprende sobre sua organização interna. Soube até que o diretor de Nosso Lar quase teve uma espécie de guerra civil lá por causa de algumas decisões que alguns espíritos não concordaram. Obviamente, os espíritos foram ouvidos, mas ninguém deu a menor bola, demonstrando que democracia é um conceito humano. Então, Andrézão resolve ajudar em Nosso Lar e ganha uma audiência com o Manda-Chuva da parada (não, não é Deus. Este só recebe chefes, gentalha não), que na verdade é Clarêncio, o Mestre Yoda de Nosso Lar. Chegando lá, Andrézão pede um serviço qualquer, de modo que não fique parado e possa contribuir para com os enfermos. Então, temos mais uma amostra de como somos bem tratados no Além, quando o espiritão diz:

Já sei. Verbalmente pede qualquer gênero de tarefa; mas, no fundo, sente falta dos seus clientes, do seu gabinete, da paisagem de serviço com que o Senhor honrou sua personalidade na Terra.

Aqui parece que ele ia concordar, mas no decorrer da fala notamos bem como é a personalidade do espiritão:

Convém notar, todavia, que às vezes o Pai nos honra com a Sua confiança e nós desvirtuamos os verdadeiros títulos de serviço. Você foi médico na Terra, cercado de todas as facilidades, no capítulo dos estudos. Nunca soube o preço de um livro, porque seus pais, generosos, lhe custeavam todas as despesas. Logo depois de graduado, começou a receber proventos compensadores, não teve sequer as dificuldades do médico pobre, compelido a mobilizar relações afetivas para fazer clínica. Prosperou tão rapidamente que transformou facilidades conquistadas em carreira para a morte prematura do corpo. Enquanto moço e sadio, cometeu numerosos abusos, dentro do quadro de trabalho a que Jesus o conduziu.

Lindo, um espírito comunista! O nasceu em família rica. So what? Nunca soube o preço dos livros. Isso faz com que quem ralou mais seja melhor médico ou pessoa de melhor caráter? O cara teve sorte de não ser médico do SUS, devemos censurá-lo por isso? Vamos fazer uma socialização dos bens do cara, camarada? E eu nem vou comentar sobre a parte que Jesus fez ou deixa de fazer…

O interessante nesta sociedade socialista do além é que critica quem ganha pelos serviços, mas possui moeda própria, o bônus-hora. Assim, você só pode solicitar coisas se tiver bônus-hora suficientes. Bem como em qualquer país comunista, você só podia solicitar coisas se suas cotas estivessem em dia. Só faltou dizer que o espírito era o Lula, mas o livro não faz menção se o espírito tinha nove dedos. O interessante é que antes de Andrézão ser atendido, o espírito atende uma mãe que pede ara interceder pelos filhos aqui na Terra e toma uma censura pela cara por ela não ter bônus-hora suficientes.

Trezentos e quatro (bônus-hora). É de lamentar – elucidou Clarêncio, sorrindo -, pois aqui se hospeda, há mais de seis anos, e apenas deu à colônia, até hoje, trezentos e quatro horas de trabalho.

A senhora sempre arruma uma desculpa para não participar de alguns trabalhos. Ok, mas porque chegando lá tem que trabalhar, hein? Ah, sim. Para ter os bônus-hora e conseguir comprar as coisas.

Os que não cooperam não recebem cooperação. Isso é da lei eterna. E se minha irmã nada acumulou de seu para dar, é justo que procure a contribuição amorosa dos outros. Mas, como receber a colaboração imprescindível, se ainda não semeou, nem mesmo a simples simpatia? Volte aos Campos de Repouso, onde se abrigou ultimamente, e reflita. Examinaremos depois o assunto com a devida atenção.

Sentou-se a mãe inquieta, enxugando lágrimas copiosas.

Você trataria uma senhora de idade assim? Bem, se prestarmos atenção nas palavras, extraímos muitas coisas interessantes, basta ver a última fala de Mestre Yoda Clarêncio para André Luiz:

Aprenderá lições novas em “Nosso Lar” e, depois de experiências úteis, cooperará eficientemente conosco, preparando-se para o futuro infinito.

Sinceramente, isso dá arrepios! Me lembrou a voz do Don Vito Corleone dizendo “Esta é una proposta que non poderá recusar…”

É absolutamente insano como são os diálogos, como quando André Luiz encontra sua mãe e ela relembra que eles devem trabalhar incessantemente e se regozijarem com isso. E o pior é que acham LINDO!! Como, caramba? Você passa a vida toda se ferrando aqui, morre, vai pra sei-lá-onde, tem que trabalhar mais para conseguir nem que seja favores pros seus amigos aqui na Terra ou implorar por ajuda caso um deles vá parar no Umbral, continua-se a trabalhar e a produzir, e a servir e, no final das contas, você deve reencarnar para pagar suas dívidas, as quais você não saberá quais são depois que nascer. Isso faz muito sentido, na mente insana da fé religiosa. você não trabalha por amor e sim para conseguir ter direitos, benesses e favores. WTF???

O mais estranho é que André Luiz sendo um médico não faz nenhuma pergunta do estilo:

  • As Leis da Física e da Química valem aqui também? (imagino que não)
  • Ok, estou morto, mas tenho um corpo. De que é feito este corpo? Dos mesmos elementos químicos existentes no Universo?
  • Espírito é feito de quê?
  • Estas construções foram feitas com quais materiais?
  • Eu tenho órgãos internos como tinha na Terra? Parece que sim. Posso ver um ultra-som ou RMN? (ops, na época de André Luiz só tinha Raio-X, mesmo, mas tá valendo!)
  • Quantos bônus-hora os poderosos daqui ganham por dia e quantos eles tinham quando conseguiram ser eleitos para seus cargos?
  • Aliás, eles foram eleitos ou são candidatos impostos pelo coronel, digo, diretamente por Deus?
  • Posso conversar com Adolfo Lutz, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas entre outros médicos famosos do Brasil?
  • Posso ler as mais modernas publicações sobre medicina?
  • O que existia antes do Universo ser criado e por que Deus criou o Universo (ele criou?)?

Mas não. Como todas as religiões, há uma necessidade que você não saiba das coisas, como o espírito de uma senhora adverte André Luiz:

É justamente neste sentido que lhe ofereço minhas sugestões humildes. Falo com o direito de experiência maior. Detendo, agora, essa autorização, abandone, quanto lhe seja possível, os propósitos de mera curiosidade. Não deseje personificar a mariposa, de lâmpada em lâmpada. Sei que seu espírito de pesquisa intelectual é muito forte. Médico estudioso, apaixonado de novidades e enigmas, ser-lhe-á muito fácil deslizar na posição nova. Não esqueça que poderá obter valores mais preciosos e dignos que a simples análise das coisas. A curiosidade, mesmo sadia, pode ser zona mental muito interessante, mas perigosa, por vezes.

Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão.

O festival de insanidades vai de vento em popa. Um repórter de rádio  (sim, rádio. Nada de TV ou Internet) anuncia problemas na Europa, num modelo “Repórter-Esso Celestial”. Hitler está prestes a invadir a Polônia e o bicho começa a pegar. André Luiz interroga Lísias sobre os destinos e este solta uma coisa para lá de esquisita:

Estamos ainda muito longe das regiões ideais da mente pura. Tal como na Terra, os que se afinam perfeitamente entre si podem permutar pensamentos, sem as barreiras idiomáticas; mas, de modo geral, não podemos prescindir da forma, no lato sentido da expressão. Nosso campo de lutas é imensurável. A humanidade terrestre, constituída de milhões de seres, une-se à humanidade invisível do planeta, que integra muitos bilhões de criaturas. Não seria, portanto, possível atingir as zonas aperfeiçoadas, logo após a morte do corpo físico. Os patrimônios nacionais e linguísticos remanescem ainda aqui, condicionados a fronteiras psíquicas. Nos mais diversos setores de nossa atividade espiritual existe elevado número de espíritos libertos de todas as limitações, mas insta considerar que a regra é sofrer-se dessas restrições. Nada enganará o princípio de sequência, imperante nas leis evolutivas.

Acontece, Lísias, meu filho, que mesmo naquela época a população mundial já estava na casa de bilhões de pessoas, e não milhões. Espírito desinformado é coisa feia. Segundo, por causa de que haveria barreiras linguísticas no outro lado?

Fica difícil tomar nota de todos os absurdos, mas o principal é ver o que é dito nas entrelinhas, como as pessoas são tratadas no pós-vida. Você precisa servir para ser considerado digno, precisa trabalhar incessantemente e ser grato por isso, e depois voltar para a Terra e ter que pagar pecados e corrigir coisas. Quando o caldo engrossa na Europa, os espíritos alegam que não podem fazer nada. Pessoas morrem e… onde está o livre-arbítrio, mesmo? Ele não existe, pois você pode ter o direito de não fazer nada, mas não será nada e não terá direito a nada.

Pessoas mortas começam a chegar a Nosso Lar, vítimas do Nazismo. Não importa se você era judeu, cristão ou muçulmano. Você passou pelo Umbral, mesmo que tivesse morrido de forma ignominiosa na mão da SS. Aliás, o livro não fala dos soldados da Wehrmacht. Eles eram jovens e lutavam por seu país, da mesma forma que os Rangers e os Tommies. E no final, para que? Para ver que eles todos estavam errados. Judeu se ferra até no Além, independente se cortaram um pedaço do pau ou não. Mas alguém avisara antes? Não, claro que não. Macumbeiro passa no Umbral por ter feito despacho com galinha preta? E quem matou em legítima defesa? Isso não é importante, o importante é que você precisa chegar lá, ser tratado como cachorro, com palavras que ferem e te faz chorar de forma humilhante. E que se você quiser algo, verão o quanto você foi produtivo, examinarão suas cotas e você só terá valor por isso.

Eu não vi o filme, nem verei. Li uma análise no blog do Aurélio e verifiquei o amor dos kardenazi na produção do filme, onde eles resolvem atacar céticos a ateus (coisa que não é dita em nenhum momento no livro de Chicão Xavier). É o que eu chamo de Argumentum ad Espernienti, ou Apelo ao Esperneio (Vocês são céticos e vão pro Umbral, blé!).

Outro exemplo do amor e fraternidade kardenazi no blog do Maurício Stycer. Ele fez um artigo questionando o porque daquela ópera-bufa que chamam de filme ter gasto 20 milhões de reais. Por sinal, aquele sistema de blog dele é uma bosta. Coisas do UOL. O que despertou a ira insana dos kardenazis foram estes parágrafos:

O mais curioso é justamente a informação de que o filme custou R$ 20 milhões, um valor obtido quase integralmente sem recorrer a renúncia fiscal. Passei boa parte da sessão tentando entender onde “Nosso Lar” gastou os seus recursos. Na cenografia de mau gosto? No roteiro verborrágico? Nos figurinos simplórios? No enorme elenco de poucas estrelas? Na trilha sonora (nada) original de Glass? Nos magros efeitos especiais?

No conjunto de seus esforços, “Nosso Lar” não vai desapontar os espíritas e é capaz, no mínimo, de arregimentar simpatia para a causa. É provável, ainda, diante da corrida do público aos cinemas, que não desaponte os seus investidores. Mas não poderá nunca dizer que é cinema de qualidade.

Eles pularam, enterraram um dos pés no chão e se rasgaram que nem Rumpelstiltskin (google it), alegando que sim, que eles tinham que arregimentar mais ovelhinhas espirituais para seu domínio global, ou algo nesse sentido. Alguns comentários solicitaram (quase na beira da exigência) que o Maurício fosse demitido. Exemplos abaixo (grafia crental mantida):

Maurício, No mínimo posso dizer que a viagem com LSD é a atual situação de sua mete putrída e inútil. Fácil falar, criticar, comentar. Difícil? Fazer melhor. O dia em q eu ler que milhões de pessoas se juntaram numa sala para assistir e refletir sobre Maurício Stycer mudo de opinião, até lá vc não deixa de ser um fracassado que ganha a vida criticando a criatividade, capacidade e dons de outros profissionais, características estas que você tanto desconhece. Deveria ser demitido sim, não por este post, mas assim com o seu ex colega Cosme Rimolí, pela falta de profissionalismo e de qualidade. Como assinante UOL me sinto mal sabendo que nos presta serviço. Saudações!

—-

NÓS, ESPÍRITAS, DEVEMOS VER NA CRÍTICA DO SENHOR STYCER MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA O EXERCÍCIO DA COMPREENSÃO E DO AMOR AO PRÓXIMO. DEVEMOS ORAR POR ELE E PEDIR QUE EVOLUA COMO PESSOA E PRINCIPALMENTE COMO CRÍTICO, POIS NESSA CONDIÇÃO PARECE NÃO ESTAR ADEQUADAMENTE PREPARADO PARA COMPREENDER A MENSAGEM DA DOUTRINA. CRÍTICAS A PARTE, O FILME É MARAVILHOSO, NÃO CONTÉM CENAS DE VIOLÊNCIA, DE SEXO E NEM DO USO DE LSD, QUE CERTAMENTE AGRADARIA MUITOS COMO STYCER.

—-

Como mostra o filme “Nosso Lar”, cada um está num degrau evolutivo e enxerga a vida de acordo com sua evolução espiritual.Não se preocupem gente um dia O Stycer chega lá!A reencarnação serve para progredirmos!

—-

Mais uma vez: só li os dois primeiros parágrafos e o último. Que crítica mais vazia essa desse filme, hein??? E digo o pq: “No conjunto de seus esforços, “Nosso Lar” não vai desapontar os espíritas”. Nós, ESPÍRITAS, estamos INDIFERENTES a esse filme pois tanto o filme como a OBRA (livro) não são espíritas e nem base DOUTRINÁRIA. Não condeno tanto o seu erro. Afinal, não deve ser espírita. Mas para ser crítico, não pode ser papagaio. Tem que estudar um pouco sobre o que vai se falar. Sem mais

O quanto se gastou?? O importante foi não ter desviado do principio base da Doutrina. Simplicidade,Humildade, Amor…caminhos para alcançar a LUZ.

—-

Como previsto. Vamos divulgando a doutrina espiríta aos poucos, os critícos vai sempre existir é por que não compreende ainda.

—–

SR.(USANDO A SUA ARROGACIA )NEM SEI SEU NOME! A DOUTRINA ESPIRATA PREGA A SIMPLICIDADE, O AMOR AO PROXIMO ASSIM TORNA-SE NECESSORIO RETRATR O ASSUMTO DE MANEIRA SIMPLES,E DELICADA,LEMBRO O SR QUE A ARROGANCIA E O SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE DE ANDRÉ LUIZ O LEVOU PARA AS ESFERAS MAIS BAIXAS,POBRE DE NÓS SRES HUMANOS QUE PARA UM FILME SER BOM TEMOS QUE VER COM NOJO A DEGRADAÇÃO HUMANA , A PROSTITUIÇÃO E O DESAMOR ISSO SR. ESQUECI O NOME MOSTRA COMO TEMOS QUE CAMINHAR PARA CHEGAR ATÉ A PUREZA DA CIDADE QUE TV TENHA SIDO MESMO PROJETADA POR UM TRANSE ….CHAMADO AMOR A HUMANIDADE!

—-

Deixa o Chico fora disso! Caraca!!!! É do Nosso Lar que tamo falando! Vai estudar menino!

—-

Pelo amor de Deus vcs da UOL tirem este comentarista mediocre e insatisfeito com a vida pois ele ja foi infeliz ao comentar sobre o filme do Chico xavier agora vem com esta babozeira vc e ridiculo e ainda mais seus comentarios não tem pe nem cabeça ate logo va comentar as olimpiadas do Faustos vai ter muito sucesso

Este é o amor cristão-espírita-kardecista. Tão preconceituosos quanto seus irmãozinhos evangélicos radicais. Não acompanho as críticas do Maurício Stycer, nem tenho tal desejo. O que vi foi ele criticar onde enfiaram os 20 milhões. Nem mesmo uma crítica SOBRE o filme ele fez e muito menos sobre o estúpido livro do Chicão, nem a ridícula crença kardecista. Amor, humildade? Eu não vi nada disso nos comentários,mas é comum esse pessoal chamar o outro de arrogante. Eu não sou um perfeito exemplo, perante o que tenho que aturar nos comentários? Stycer ainda fez outra postagem elucidando que podem chamá-lo de “embecil”, mas não deve-se agredir ao próximo. Kardecistas agem bem de acordo com o fundamentalismo mais tosco.

Mas eles seguem a doutrina do amor e do perdão de Jesus. Eu vou pro Umbral? Pode ser, mas encontrarei um bando de kardenazi junto comigo. Bem capaz de eu chegar na cidade dos Jetsons antes deles…

214 comentários em “‘Nosso Lar’ e a falsa fraternidade dos espíritas

          1. @André,

            Acho que a principal é em relação ciência. Tudo que a ciência dá o seu parecer
            o Kardecismo , vamos dizer aceita.

            O Kardecismo rechaça coisas como crianças índigo , colônias espirituais ,
            viagem astral, etc.. , enquanto o chiquismo aceita.

            Coisas como evolução , Big Bang , etc. , são amplamente aceitas
            no meio espirita kardecista. Tudo que a ciência não explica é explicada com o espiritismo. Mas vale ressaltar que entra a questão da fé…

            Curtir

          2. Entendi. Para os católicos, evangélico não é cristão de verdade e vice-versa. Para kardecista, seguidores do Chicão Xavier não são espíritas de verdade. E a FEB segue ambos. E eu nem entro na história do Violetas na janela, que eu chamo de “espírito à base de LSD”.

            Por que as religiões têm que ser tão desorganizadas?

            Curtir

          3. Queridos, quando forem abordar religião, façam a com propriedades. Não saiam falando besteira não. NÃO EXISTE KARDECISMO, NEM ESPÍRITA KARDECISTA… Existe o ESPIRITISMO E O ESPÍRITA e só…
            O conhecimento de Kardec vinha dos espíritos, e ele era apenas um médium e o mesmo relata que seu conhecimento vinha deles. Alguém resolveu dar o nome de KARDECISMO,, assim como o budismo e cristianismo, que vinham de Buda e Cristo. Portanto como os ensinamentos vinham de espíritos e não de Kardec,. Então só existe, o espiritismo.
            Parei de ler os livros de Kardec depois que achei várias contradições, entre elas, a que diz que o espírito não perde sua evolução. Mentira… e tanto Lúcifer quanto outros anjos caídos são as provas disso
            Tanto Lúcifer perdeu seus “poderes”, quanto sua beleza. Se isso não é perder sua evolução, não sei então o que é evolução…
            Não sei se a covid veio por criação do homem ou castigo de Deus, mas sei que desmascarou todos falsos profetas. Não teve, médium, vidente, guru, pai de santo, bispo, pastor, padre, astrólogo,,, nem Chico Xavier, Edgard Cayce, Nostradamus, etc… absolutamente ninguém conseguiu prever a pandemia e duvido que alguém prove o contrário e mostre alguma previsão em 2019, falando do caos que teríamos em 2020….

            Curtir


  1. Fiz um adendo no artigo, pois metade dele não tinha sido publcado por algum motivo que deus, os espíritos superiores ou minha estúpida burrice não conseguem explicar.

    Curtir

  2. Quando uma doutrina é mais absurda que o cristianismo e ainda assim consegue reunir seguidores, então percebemos que as coisa está muito, mas muito feia.

    Como já dizia minha professora de filosofia do colégio “pensar aborrece, não pensar emburrece”

    Curtir

  3. Eu vi o filme ontem, e nunca li o livro, mas como já fui da causa resolvi dar uma chance. Meus amigos espíritas adoraram como eu já tinha previsto. Chamei uma amiga pra assistir mas recusou, pois esqueci que era proto-evangélica ou algo assim, ainda tentei explicar que era apenas um filme de ficção, nesse caso não dá pra chamar de ficção científica, mas é só ficção mesmo e que também duvido da verdade daquilo mas veria a título de curiosidade.
    Saí com a certeza que só pra quem curte cinema o arrependimento está garantido. Se tivesse lido o livro é provável que também não assistiria, além dos motivos bem explicados pelo André, o filme é chato demais, não tem nenhum desafio de inteligência, não tem McGuffin, não passa de doutrinação barata. Dentro da mitologia espírita acho o “Amor além da vida” um filme mais interessante, apesar dos absurdos mas estamos no campo da mitologia certo?!

    Concluindo pra quem realmente for cinéfilo o filme é perda de tempo. A única coisa boa ficou pelo trailer de “Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro”. :mrgreen:

    Curtir

    1. Era para eu ser ignorante? Isso que me faz ser superior (merda, vou pro Umbral por causa da minha falta de humildade), pq eu li e entendo do que falo e critico. Não caio na armadilha crental “mimimi vc nunca leu nada a respeito mimimi é preciso ler pra conhecer mimimi”

      Curtir

      1. @André,
        você é meu ídolo cara. eu ainda estou na base, lendo platão, sagan, você, história etc (tenho que compensar o tempo perdido lendo só a bíblia e agatha cristie, se bem que essa última é legal). Mesmo assim, acho que só lerei alguma coisa do Chico lá para frente, depois de ler algo do budismo, hinduísmo etc.

        Curtir

  4. A pior idéia nesta mensagem espiríta é a seguinte: se você ficar muito doente, necessariamente a culpa é sua (você é um libertino, ateu, não tem pensamento positivo etc.).

    Aliás não é nada original, pois a maioria das pessoas (cristãos e muitos não cristãos) ainda não conseguem acreditar na pura casualidade para as suas doenças (germes, defeitos genéticos, fatores ambientais…) – preferem acreditar que, como o criador é perfeito, o doente só pode ser culpado pela própria doença. Mas, alguém diz: mas as crianças também adoecem. Então, respondem: estão pagando pelo erro dos seus pais, da humanidade ou de Adão e Eva. Para esta maioria, germes, mutações etc. são apenas mecanismos pelos quais Deus castiga os humanos. Assim, a coisa fica tão absurda que eles acabam perdendo a vontade de continuar pensando no assunto (que é o que realmente quase todo mundo quer).

    Curtir

  5. As únicas coisas boas que vejo nos espíritas são os orfanatos/asilos. Já fui a alguns e o trabalho lá realmente é bem feito (dentro das limitações financeiras). Também nunca vi pedido de dízimo, no máximo doações para as crianças/idosos.

    Alem disso, acho o espiritismo uma bela Pseudo-ciência-religião que se atreve a criar explicações para tudo (de forma complicada) e que possui uma imensa hierarquia.

    Ouço muito do meu pai (espírita) que certos avanços tecnólogicos só podem ser intervenções espíritas, pois caras como o Bill Gates não tinham condições de criar o computador como foi feito, dentre outros.
    Fico mais p*** quanto o ouço dizendo que se sua (a dele) vida está um lixo é para pagar pecado. Ou seja, vive mal, mal-acompanhado e acha que está fazendo um avanço em sua evolução.

    Curtir

    1. Tá, mas eles fazem por serem espíritas ou por amor ao próximo? Se aquelas pessoas não fossem espíritas, fariam tudo aquilo?

      Em resumo temos: Se vc faz tudo certo, o mérito não é seu, pois os ispritus é que estimularam, ou algo do gênero. Se algo dá em merda, a culpa é exclusivamente sua. Show.

      Curtir

        1. @André, Hehe, Ele é tão cabeça-dura que, como eu disse antes, acha que sofrer é bom pra pagar pecado de vidas passadas e/ou dessa vida. Eu nem perco o meu tempo falando isso pra ele.

          No fim, eu acho que ele é espírita por causa da “ficção científica” que é, pois o mesmo adora seriados do tipo Babylon 5 e vive assistindo ao Sci-fi Channel (única pessoa que eu conheço que assiste aquilo, mas parece que é bom o canal)

          Se não fosse um ponto que o espiritismo põe contra o suícidio (pior dos pecados ou algo do gênero) acho que eles e muitos outros já teriam dado um jeito de morrer pra ir curtir o mundo do além!

          Sobre a caridade espírita citada acima, eles devem fazer mesmo por amor ao próximo, não sei. Apesar que aproveitam a oportunidade para fazer lavagem cerebral habitual nas crianças orfãs.

          Curtir

          1. Eu gosto de filmes de ação e nem por isso pego uma M60 e saio destruindo computadores por aí. Não que não dê vontade, mas vc compreendeu.

            Curtir

  6. Recentemente, um grupo de conhecidos estavam organizando uma espécie de “excursão ecumênica” para ver esse filme – e me convidaram.

    Disse que como já havia lido o livro, veria esse filme apenas se fosse sucesso de crítica (não preciso dizer que os “kardecoisas” de plantão fizeram cara feia). Claro, como não podia deixar de ser, me pediram um resumo do livro:

    “Imaginem um mundo como o nosso mas que, após a morte, os espíritos das pessoas vão para um plano alternativo cheio de prédios do Oscar Niemayer, precisam trabalhar por hora e precisam comer sopinha para então poderem trabalhar mais.

    “O personagem principal – que não lembro o nome – é recebido no mundo espiritual por um senhor de idade portando um bastão de luz, que nem o imperador Palpatine. Esse homem repete tantas vezes que o personagem principal é um suicida que ele acaba acreditando – apesar dele ter morrido de câncer.”

    “Uma vez com a consciência pesada por ter se suicidado com um câncer, ele passa a contar no livro suas demais experiências estranhas adquiridas no assentamento Nosso Lar.”

    Claro que não é um resumo preciso, mas foi suficiente para – pasmem – tirar algumas risadas.

    Por fim, dei ao grupo duas dicas importantes: “A religião dos outros às vezes é indistinguível da sátira, portanto, Tém Que Respeitá” e “mantenham suas mentes abertas, só não deixem seus cérebros caírem”!

    Curtir

    1. Estou pensando o que será mais legal. Ir pro Inferno ou ir pro Umbral. Pelo menos, no Inferno o churrasco fica melhor.

      Caiu um bit aqui. Aquela sopinha rala é kosher?

      Curtir

  7. Bem, não sou patriota, mas fiquei muito triste – e com inveja da Índia – ao saber que o filme mais caro feito no Brasil foi sobre uma porcaria destas.

    Espiritismo é algo bem engraçado mesmo. Já ouvi esta história de que o espiritismo explica o que a ciência não consegue explicar e, portanto, são coisas que se complementam. Acontece que cada vez mais a ciência, quer dizer, as pessoas que criam ciência, desvendam o desconhecido sobre o universo, reduzindo a “fatia” do que só o espiritismo pode explicar. Esta é uma ótima maneira de se safar de discussões que contradigam a crença religiosa.

    Já li várias outras resenhas do filme – escritas por pessoas céticas também -, mas esta foi a melhor até o momento.

    O pior é que esse spam chamado espiritismo está se alastrando muito nos últimos meses. Em boa parte pela novela global “escrito nas estrelas”. Hoje mesmo os principais atores dela foram no Faustão, acompanhados por um vigarista, digo, espírita, que ajudava o público brasileiro a entender melhor a verdade que é o espiritismo.

    Não, odeio Faustão, mas a sogrona tava assistindo e eu acabei por ouvir alguns trechos.

    Engraçado foram alguns comentários do apresentador, Fausto Silva, ao perguntar, naquele jeito dele, porque é que, se a próxima vida é o que importa, e a terrena não é a verdadeira, não é melhor as pessoas simplesmente se matarem (ai, como queria que muitos crentes fizessem isso). Não me lembro de ter ouvido a resposta, mas não tem muita importância mesmo.

    Não duvido que a moda da próxima estação, digo, da semana, não seja baseada nas roupas dos personagens do filme e da novela, como sempre acontece com as novelas globais.

    Lastimável. Que Mestre Yoda nos proteja.

    Curtir

    1. Já li várias outras resenhas do filme – escritas por pessoas céticas também -, mas esta foi a melhor até o momento.

      Eu não fiz uma resenha do filme, que eu sequer tenciono ver. Prefiro gastar meu tempo vendo obras de primeiríssima qualidade como Expendables. O que eu fiz foi algumas observações sobre trechos do livro, que só perde em termos de doideira para as palhaçadas publicadas ela Petit.

      Sério, se vc ler Violetas na Janela, vc fica duvidando da sua própria sanidade. principalmente quando a Ghost-teen vai ter aulas de volitação e aprende a flutuar no ar. Weeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!! (eu não estou inventando)

      Curtir

      1. @André,
        ops, o “resenha do filme” saiu sem querer. Falta de revisão no comentário. Substitua por “comentário argumentado e opinado sobre a obra”.

        O mais engraçado, que nunca entendi nas teorias de pós vida “encarnada”, é qual sua “apar?ncia de espírito”. Acabo de ver o trailer do filme, e nele as pessoas tem a aparência do momento em que morreram, ao que parece.

        Sendo assim, no momento estou meio fora de forma, com uma barriguinha saltando da camiseta e uns pneus sobrando. Vou malhar um tempo e depois arrumar um jeito de morrer, talvez por cirrose. Aí vou saradão pra Cidade do Chicão. É uma boa teoria?

        Ah sim, sobre levitação, prefiro o Guia do Mochileiro das Galáxias, onde é dada a lição essencial para voar: basta se jogar e errar a queda :-)

        No Brazil cinema é que nem democracia: se vc quer que te ouçam (te elejam ou acessem sua obra), vc tem q fazer algo que a maioria das pessoas concorde e tenha facilidade em aceitar. Isso faz com que filmes bons não sejam lançado na maioria das salas de cinema e candidatos tenham que apelar à “crença em Deus e em Jesuis” qualquer.

        Se bem que eu gostei bastante do Auto da Compadecida. Prefiro a versão deles de purgatório :-)

        Curtir

        1. Pô, mas eu ate gosto de alguns filmes com temática religiosa. Exemplos:

          10 Mandamentos
          Ben-Hur
          Manto Sagrado
          Quo Vadis
          Cálice Sagrado
          Além da Eternidade

          Os próprio filmes baseados na mitologia grega são temática religiosa. Eu acho que seria show de bola um filme épico com temática das religiões afro. Pô, Oxalá saindo na porrada com Inhansã, com raio pra tudo que é lado, seria legal. Nada diferente de ver Perseu contra a Medusa ou Jasão e os Argonautas (filme muito bom, com efeitos visuais legais pra época que foi rodado.

          Mas não. Filme com porradaria não é arte e as peda-retardadas pulariam que nem pipoca. Um filme tipo Age of Mythology seria o ápice!

          Curtir

  8. Rsss, se vcs acham que isso é piração, e se não leram, dêem uma sacada nos livros de “Entre os Monges do Tibet” de “Lobsang Rampa”, ou aquele da mescalina., “Erva do Diabo” de “Carlos Castañeda”… Puta que pariu, agora pensando, li merda pra caralho na adolescência!

    Mas voltando ao assunto:
    O Filme foi um fenômeno apesar das críticas e muita gente dizer que é chato! Uma coisa que fica clara é a força que religião tem na sociedade brasileira, o poder de movimentar ma$$as sempre me surpreende! E as reações viscerais então…uma vizinha esta me dando gelo quando numa conversa recente que começou tranqüila foi acabar em religião espírita ( por acaso a dela), to arrependido , deveria ter me controlado, com uma visão cética essas conversas nunca acabam muito bem! To tentando entender por que diabo as mentes das pessoas são tão facilmente seqüestradas por essas coisas, já li vários livros e artigos sobre o assunto e até agora só consigo dizer uma coisa, ” não entendi porra nenhuma “, talvez os oráculos do ceticismo me indiquem um norte, já tentei explicação em tudo, neurociência, evolução, comportamento social etc. Tai uma das coisas que nunca vamos entender direito os mecanismo, na maioria das vezes só podemos lidar com as resultantes: Intolerância, desprezo a lógica, desprezo a ciência, preconceito e por ai vai…

    Curtir

    1. @Altius,

      Li o texto, indicado no link, e me lembrei de uma explicação mais complexa para as crenças:

      “Se (tal como Dawkins argumenta) a mentira é fundamental na comunicação animal, então a capacidade de detectá-la deve ser fortemente selecionada. Isso conduziria, por sua vez, à seleção de uma certa capacidade de auto-engano, isto é, de tornar inconscientes alguns fatos e motivações, com vistas a não trair – por meio de sinais sutis de autoconsciência – a dissimulação colocada em prática. Assim, o ponto de vista convencional de que a seleção natural favorece os sistemas nervosos que produzem imagens cada vez mais precisas do universo é provavelmente uma visão muito ingênua da evolução mental.”

      Robert L. Trivers no prefacio do livro “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins.

      Pelo que entendi, o auto-engano seria uma forma eficiente de enganar os outros (enquanto se engana a si mesmo).

      Portanto, processos inconscientes e inatos podem estar por trás da religiosidade, algo muito além de simplesmente medo.

      Curtir

  9. Ótima observação, agora perdi o interesse em assistir o filme(talvez leia o livro).

    Essa conclusão do médico foi bem bizarra.E pensar que muitas pessoas acreditam nisso.

    Será que esse Umbral vale para criança e bebê?

    Pow, abandonar minha curiosidade???Isso já é sacanagem!!!

    Curtir

  10. O espiritismo ainda é uma doutrina que pretendo analisar mais profundamente. Acredito que ainda há inúmeras falhas a ser apontadas e confesso que não achei muito material. Já escrevi sobre o tema (artigo inclusive saiu aqui no Cet.net – https://ceticismo.net/ceticismo/consideracoes-sobre-o-espiritismo/). Não obstante acompanhando alguns blogs que debatem sobre o espiritismo notei que a atitude de boa parte (a maioria) dos seus praticantes segue na mesma linha dos seguidores de outras religiões ao se depararem com críticas a sua doutrina suas ações são:
    01 – Ataque e ofensas ao autor da crítica e nunca ao artigo,
    02 – Respostas evasivas que nada respondem,
    03 – Utilizam-se de escrita pseudo-intelectual, que apesar de utilizar termos não comum em seu sentido nada dizem ou esclarecem, procurando apenas dar aparência de intelectualidade.
    04 – Na ausência de respostas, dizem para o críticos ler obra x, y, z… ao invés de indicarem a resposta.
    Enfim, são sofríveis as explicações que postulam os praticantes do espiritismo. Mas como falei anteriormente ainda estou aperfeiçoando meu conhecimento e organizando tudo para quem sabe futuramente dar continuidade ao artigo já produzido. Aliás, o Cet.net poderia dedicar um especial a essa doutrina né? Eu seria um grande apreciador. =D

    Curtir

  11. O pior foi ver a publicidade que o Fantástico deu para esse assunto ontem. Uma matéria bem tendenciosa. Que não se preocupou em questionar nenhum dos postulados sem sentido. Já vi várias vezes o fantástico desmascarando videntes. Mas desta vez, nem passou perto. Lamentável. Fica ainda mais grave ao pensar que 99% da população estava com a TV ligada na Globo vendo Fantástico.

    Para quem tiver estômago, segue o link:

    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1618486-15605,00-GUIA+ESPIRITUAL+DE+CHICO+XAVIER+TERIA+REENCARNADO+NA+TERRA.html

    Curtir

    1. O Fantástico não é aquele programa global que, todo fim de ano, convida (ou convidava, há tempos não assisto essa bosta) uma cacetada de “videntes” para fazer “previsões” de ano novo? =P

      BTW, creio que seja de conhecimento comum que a grobo sempre foi chegada em fazer propaganda das palhaçadas espíritas em sua programação… =P

      Curtir

  12. Uma vez li um livro onde o contexto dele era uma espécie de julgamento em que o todo poderoso montou um juri de 77 anjos para julgar as almas imparcialmente.. aii quando chegou a hora de Jesus descer a terra dos mortos eis que surge o demônio para pedir a alma do cordeiro de deus, alegando que o mesmo cometeu suicidio, há uma série de de argumentações.. porque diz que o cara é oniciente então sabia que iria ser morto e não fez nada para mudar… e assim vai..
    será que o tio Jeová passou pelo Umbral??

    obs. não livro espirita não..
    :evil:

    Curtir

  13. Ótimo texto. Pretendo procurar por obras espíritas tmb. Graças ao blog, eu conheci os livros de Bart Ehrmam, tenho dois em mãos – O que Jesus disse, o que Jesus não disse e O Problema com Deus. Gostaria de saber se poderia ser criada uma seção dedicada aos livros (e também poderiam ser incluídos algumas sugestões de documentários, etc). Não sei bem, mas acho que deu para entender :) Espero que seja uma idéia viável :smile:

    Curtir

    1. Sim, Tati, a ideia é viável e isso está em nossos planos há algum tempo (mais tempo do que deveria). A central de relacionamentos do Ceticismo.net está se arregimentando e dentro em breve estaremos providenciando postagens que visem a satisfação de nossos clientes. Não deixe de nos visitar, pois sua presença é muito importante para nós. :D

      Curtir

      1. @André,

        Opa! Eu já acompanho os artigos e comentários via feeds a um bom tempo já. E por diversas vezes eu salvei nomes de documentários, web sites, livros e tudo mais com a intenção de ler ou procurar em outras oportunidades. Geralmente eu acabo perdendo estes arquivos texto.
        Fiquei ansioso agora por este parte no Cet.net.
        Bom trabalho a vocês. Eu eu muitos vamos estar aqui prestigiando e acompanhando as novidades. =D

        Curtir

  14. André. Sou espírita, confesso que sei relativamente pouco sobre a história (nunca me aprofundei). Mas pq vc nos chama de Kadernazi? Independente de sua posição religiosa, não tem como não reconhecer as obras de caridade que a doutrina espírita prega. O q o faz ligar espiritismo ao nazismo?

    Curtir

    1. Eu não chamo VOCÊS de Kardenazi. Chamo de kardenazi (que por sinal foi uma sugestão dada por um amigo que tinha visto sei lá onde) os toscos que agem feito os toscos evangélicos fundamentalistas, agindo com preconceito.

      Ademais, se vc fa zobras de caridade apenas por causa de uma religião, o faz apenas para ganhar “pontos” no Céu, círculos superiores ou qq outra doideira na qual acreditam.

      Se vc tivesse lido as obras de kardec, como vc mesmo falou que leu pouco, teria visto ele defender a escravidão e caracterizar povos como sendo atrasados, enquanto europeus eram o supra-sumo da civilização. Esse negócio de uma raça ser melhor que a outra não lhe lembra nada?

      Curtir

      1. @André, “na reencarnação desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade.”(5) Ante os ditames da pluralidade das existências, ainda segundo Kardec “enfraquecem-se os preconceitos de raça, os povos entram a considerar-se membros de uma grande família.” André, pesquisei sobre isso que vc disse. E aqui temos um texto escrito por kardec… André, convenhamos… vcs são pessoas extremamente capacitadas, penso eu, e o q vejo muito é vcs pegarem trechos de coisas e regarem como verdade absoluta. NÃO, não estou dizendo q vc não leu as obras espíritas, creio até q já tenha lido muito mais q eu, q estou iniciando estudos agora. Mas para defenderem suas teorias de que TODO religioso é imprestável, pegam “brechas na constituição” e tomam isso como um todo. E quanto a caridade… bom, parece q vc me conhece bastante para saber q queremos ganhar pontos no “céu” :P. Não posso falar de todos os espíritas e nem de todas as religiões, mas camarada… qdo se abraça uma causa vc passa a praticá-la pq GOSTA de fzr akilo. Assim como vc q abraçou a causa ateísta gosta de pegar ovelhas para seu rebanho, nós gostamos de praticar caridade… a nossa divulgação de caridade é para q outros tbm o façam e não para convencer alguem de q ela será “salva por Deus”…

        Curtir

        1. “na reencarnação desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher.

          Supondo haver uma. Quem me prova que isso desaparece?

          Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade.”(5)

          Provas?

          Ante os ditames da pluralidade das existências, ainda segundo Kardec “enfraquecem-se os preconceitos de raça, os povos entram a considerar-se membros de uma grande família.”

          E a parte dos povos não-evoluídos?

          André, pesquisei sobre isso que vc disse. E aqui temos um texto escrito por kardec… André, convenhamos… vcs são pessoas extremamente capacitadas, penso eu, e o q vejo muito é vcs pegarem trechos de coisas e regarem como verdade absoluta. NÃO, não estou dizendo q vc não leu as obras espíritas, creio até q já tenha lido muito mais q eu, q estou iniciando estudos agora.

          Ahan. E…?

          Mas para defenderem suas teorias de que TODO religioso é imprestável, pegam “brechas na constituição” e tomam isso como um todo.

          Queira me dizer ONDE eu disse que TODO religioso é isso e aquilo, sim?

          E quanto a caridade… bom, parece q vc me conhece bastante para saber q queremos ganhar pontos no “céu” :P.

          Não, conheço sua crença, o que é o bastante. É aquela velha história de fazer o bem almejando sentar no colo do espírito sei lá do uqe, ou passear de aerobus ou ficar saltitando por erstradas de tijolos amarelos. Não é preciso ter religião para ser solidário. Quem é solidário pq tem uma religião, é hipócrita.

          Não posso falar de todos os espíritas e nem de todas as religiões, mas camarada… qdo se abraça uma causa vc passa a praticá-la pq GOSTA de fzr akilo.

          Vc abraçou a causa depois que entrou para a religião. Sei. A questão é que vcs não gostam de fazer aquilo. Se gostassem fariam longe dos centros espíritas, sem doutrinações ou coisas do tipo. Acredite, eu conheço bem como é o kardecismo. São mestres em dar café da manhã e tal, mas a pessoa TEM que ouvir o blábláblá. Sem blábláblá, nada de comida. E não foi em um ou dois centros espíritas que eu vi fazer isso. Vão para a rua, distribuam a droga da comida e saiam sem falar nada. Nunca vi espírita nenhum fazer isso, nem evangélico, católico ou macumbeiro.

          Assim como vc q abraçou a causa ateísta gosta de pegar ovelhas para seu rebanho, nós gostamos de praticar caridade…

          Se vc acha que eu estou defendendo alguma causa ateísta só posso concluir duas coisas: 1) É burro, vc vai procurar até 2012 por uma única linha em que eu defendo o ateísmo e não encontrará uma sequer. 2) Vc extrapola para mim o que acontece com vc. Transferência. Sei bem como é. Eu não vou nas igrejas arrebanhar nenhum pobre coitado. Eu tenho um blog onde eu expresso minha opinião. Lê quem quer. Gostou do que leu? É pq já se identificou? Não gostou? Rala peito, não é bem-vindo. Não falo para angariar ninguém e se algum débil mental disser que virou ateu por minha causa, tão somente é um retardado sem opinião própria e tb não é bem-vindo aqui. Detesto vaca de presépio e odeio bajuladores.

          a nossa divulgação de caridade é para q outros tbm o façam e não para convencer alguem de q ela será “salva por Deus”…

          Realmente, vc entende pouco de sua religião. Como uma religião que alega fraternidade tem um fundador que diz:

          “Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso ão se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados” (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra)

          “Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?” (Livro dos Espíritos q.222).

          “Não foi, portanto, uniforme o progresso em toda a espécie humana. Como era natural, as raças mais inteligentes adiantaram-se às outras, mesmo sem se levar em conta que muitos Espíritos recém-nascidos para a vida espiritual, vindo encarnar na Terra juntamente com os primeiros aí chegados, tornaram ainda mais sensível a diferença em matéria de progresso. Fora, com efeito, impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens [africanos], que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem, ainda menos, aos europeus civilizados.” (Gênese XI, 32).

          Preciso tecer comentários sobre o amor do fundador de sua religião? Ou Kardec não era kardecista de verdade? Lembrando que isso tudo foi ditado pelos “espíritos superiores”, posto que…

          “com a compreensão que o Espiritismo vos dá quanto ao vosso estado futuro real e não desfigurado pelas ficções alegóricas.” (Livro dos Espíritos q.917).

          “E como é chegado o tempo de substituir a linguagem figurada, dando às coisas um sentido claro e preciso que não possa ser objeto de nenhuma falsa interpretação.” (Livro dos Espíritos q.1010a)

          Curtir

  15. Eu li esse artigo da Revue Spirite cujo título é: “perfectibilidade da raça negra. Realmente trata-se de um artigo racista e que quase todos os espíritas desconhecem.
    Explicações para isso tem aos montes, mas nenhum consistente.

    Curtir

    1. Explicações possíveis:

      ( ) Ele nãoi era kardec de verdade
      ( )Não eram espíritos de verdade
      ( ) Não era espiritismo de verdae
      ( ) Não era uma revista de verdade
      ( ) Preciso ter fé para entender a hermenêutica
      ( ) O espírito falou “em línguas”
      ( ) Lá não é dito isso, ele quis dizer que negros não são negros de verdade

      Curtir

      1. @André,
        Pois é, para ele ver o que ele via, só poderia estar mutcho lôco !!!
        Assim, até eu vejo o mundo espiritual !!!
        Pera ai… não é assim que ops indios fazem ?

        Curtir

  16. Achei ótima tuas colocações.
    Nosso Lar é um livro em que o Chico se inspirou, plagiou “A Vida Além Do Véu”, do reverendo George Vale Owen.
    Chico nunca foi médium.
    Ele adaptou obras!

    Curtir

  17. Refleti a respeito de “Nosso Lar” (do livro e do filme) há alguns dias, e depois de ler esta postagem resolvi compartilhar algumas considerações que fiz:

    Segundo o ponto de vista dos kardecistas, o Umbral não é apenas a região sombria; também inclui as colônias espirituais mais próximas da superfície terrestre. Nosso Lar, portanto, também fica no Umbral.

    Umbral significa a “soleira da porta” ou o “limiar”, a “entrada” de alguma coisa. Isso sugere que o Umbral seja, não o “outro mundo”, mas um estado intermediário entre o aquém e o além, se houver.

    Isso me fez lembrar do Bardo do Livro Tibetano dos Mortos. Segundo os editores do mesmo livro, a palavra “bardo” significa “entre dois”, ou seja, o bardo também seria um estado intermediário entre esta vida e uma próxima, se houver.

    Me fez lembrar também das Experiências de Quase Morte, relatadas, entre outros, pelo Dr. Raymond Moody no seu livro Vida depois da Vida, relatos esses que ficaram popularizados na mídia. O problema com as “EQM” ou “EPM” (Experiências Próximas da Morte) é que elas também não nos oferecem uma explicação definitiva sobre o que acontece “depois da morte”, mas somente “no processo da morte”. Afinal de contas, todos os relatos são de pessoas que quase morreram, e não que tenham morrido de fato.

    O Prof. Renold Blank em seu livro Escatologia da Pessoa comenta sobre a discussão a respeito do espaço de tempo entre a chamada “morte clínica” e de uma suposta “morte real”, que seria a falência do organismo por completo. Os relatos das EPM viriam de pessoas que estiveram neste intervalo de tempo e foram reanimadas.

    Os relatos de médiuns como Chico Xavier também viriam enquanto estão em um “estado alterado de consciência”.

    Mesmo que considerássemos que os relatos sobre o Umbral e Nosso Lar viessem de um espírito chamado André Luis, o que ele nos relata não é ainda o “Outro Mundo”, o “Além”, o “depois da morte”, mas tão somente um estado “intermediário”. Admitiríamos que de algum modo a consciência subsiste à falência total do organismo, como se vê no seriado Supernatural, mas ainda assim ficaria a pergunta: o que haveria do “outro lado”? Existiria um “depois da morte”?

    Curtir

  18. Faltou mencionar que se esse limiar realmente existe, as pessoas vão para lá com as mesmas crenças que tinham aqui e constroem sociedades baseadas numa crença em comum. Nosso Lar seria um relato de alguém que vive em uma sociedade baseada numa crença construída com alguns princípios teístas e cristãos, com o seu ponto de vista e seus valores.

    Pela doutrina espírita se sabe (segundo a fé deles) que existem outras colônias (se é que existem de fato) em outros locais do Umbral e mesmo nas zonas sombrias, mas a descrição deles é parcial, sob o ponto de vista da crença e da ideologia deles.

    Como seria um sistema social neste “limiar” construído pelos ateus, por exemplo?

    Curtir

      1. Segundo Lorde Acton, “o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente”.

        Parafraseando-o, concluímos que o Todo-Poderoso, Aquele que está fora da soleira da porta, se existir, é absolutamente corrompido. Lovecraft deve ter pensado assim.

        Mas a religião nos ensina, mormente a religião cristã, que não estamos do lado de dentro, mas sim fora da casa, onde estamos (e realmente estamos) expostos a toda sorte de perigos e patrões cruéis. E somos convidados a entrar na casa.

        Além disso, esta paráfrase se aplica a todos os deuses que portam martelos, facas, lanças, chifres, tridentes, que correm pelos céus em carros de fogo e se elevam do meio do mar e de debaixo da terra, mas não se aplica, de início, a Jesus Cristo, que sendo Deus Todo-Poderoso, nos deu o paraíso, e quando o desobedecemos e fomos expulsos, se reduziu à extrema miséria numa Cruz e na Eucaristia para nos salvar. Mas chegará o dia em que também Ele, juntamente com todos os seus Anjos, nos mostrará a sua faca e exercerá sua majestade, segundo a paráfrase de Lorde Acton, “absolutamente corrompida”.
        Continuaria Ele a se humilhar por quem resolutamente não o quer?

        Se eu estiver errado, então com razão você se mantém “protegido, dentro de sua casa”. Despreze a todos os que lhe estendem a mão para “sair”, e não “saia” sob pretexto algum.

        Mas, ai de nós! Não importa o quanto nos protejamos, estamos continuamente e lentamente sendo arrastados para a soleira da porta! O que existirá do outro lado? Quem estará do outro lado atrás da cortina? Existirá um “outro lado”?

        Curtir

  19. Realmente pensei que estaria em um site com base para confrontar ideias e ideais religiosos, o que vi foi uma total ignorancia, falta de conhecimento de algum burro desocupado que resolveu ler e assistir a um dos clássicos do espiritismo, santa ignorancia, primeiro estude a doutrina espirita, assim não passará por ignorante ao confrontar alguma ideia. burro.

    Curtir

  20. Concordo, anida mais tratando-se de um crente inrrustido, que virou um cretino ignorante,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
    Não pertenço a qualquer fraternidade, irmandade ou religião, acredito apenas na existencia da fé, seja ela destinada a religião ou crença que for, baseado em conhecimento cientifico atraves de intensa pesquisa por diversas religioes, trabalho de faculdade (psicologia) que executei com muita satisfação, pois assim consigo confrontar e questionar minhas dúvidas sem demonstrar completa ignorancia e sem ofender ninguem.
    Tens razão André, muitos crentes são cretinos e ignorantes, apegam-se a uma unica ideia e pregam que seja a verdade, pena, a falta de conhecimento gera realmente um cancer, isso que é a ignorancia, um cancer, espero que através de pesquisas sérias este blog possa passar a apresentar alguma informação útil.
    Abraço! kkk

    Curtir

    1. Concordo, anida mais tratando-se de um crente inrrustido, que virou um cretino ignorante,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Sábio é aquele que se reconhece.

      Não pertenço a qualquer fraternidade, irmandade ou religião, acredito apenas na existencia da fé, seja ela destinada a religião ou crença que for, baseado em conhecimento cientifico atraves de intensa pesquisa por diversas religioes, trabalho de faculdade (psicologia) que executei com muita satisfação, pois assim consigo confrontar e questionar minhas dúvidas sem demonstrar completa ignorancia e sem ofender ninguem.

      Psicologia é pseudociência. Me provar que existem fantasminhas é algo que estou pra ver acontecer.

      Tens razão André, muitos crentes são cretinos e ignorantes, apegam-se a uma unica ideia e pregam que seja a verdade, pena, a falta de conhecimento gera realmente um cancer

      Isso aliado a não acentuar as palavras.

      isso que é a ignorancia, um cancer, espero que através de pesquisas sérias este blog possa passar a apresentar alguma informação útil.

      Eu espero que vc seja sodomizado por um elefante. Até mais ver, kardenazi.

      Mas não aqui.

      Curtir

  21. Olá, André. Vi o filme e achei muito incompleto, deixou tantas lacunas em relação ao que os espíritas estudam e pesquisam. Até comentei com um amigo espírita como eu(é.. não sou espírita “ortodoxa”), comentei que quem não conhece o espiritismo, no mínimo, vai nos chamar de loucos. Gostaria de fazer umas considerações, se vc permitir, a respeito de alguns pontos analisados no seu artigo. Prometo que farei com bastante respeito.

    Curtir

    1. Esse é o tipo de crentelho hipócrita que atende pela alcunha de Pombo Enxadrista. Ainda agradece, como se estivesse em condição superior.

      Curtir

    2. Gostaria de analizar o texto e elaborar algumas respostas de que necessita, mas sem a pretensão de te converter ou de te convencer que sejam fatos “científicos”. Vou fazer um texto e enviar para seu e-mail (“fale conosco”). Caso eu tenha sorte ele será publicado na “voz dos alienados”. Outra coisa, umbral não é um espaço físico, mas mental. Já teve um sonho lúcido?

      Curtir

        1. É uma alucinação, você entendeu. Não há métodos para se provar, porém nada nos impede de elaborar hipóteses. Uma vez que o ser não está mais limitado pelo cérebro “físico”, a mente, já viciada pela concepção “materialista” – nossos sentidos e nossa percepção das leis físicas – entra num estado de confusão e “sofrimento”. Por isso te perguntei se já teve um sonho lúcido, pois, será exatamente assim sua percepção no mundo espiritual. Professor, não se pode provar nada ainda (relativo a espiritualidade), as ciências “materialistas” devem evoluir de encontro com a sabedoria espiritual. Há várias hipóteses debatidas no meio científico que não possuem provas definitivas, mas que são consideradas, principalmente na área da cosmologia. Mesmo assim vou enviar o texto, exclua se quiser. Se não ler, Satan vai te cozinhar na caldeira fervente do Umbral.

          Curtir

          1. Terminou com uma ameaça. Motivo suficiente para eu rir da sua cara, dar uma cagada de um quilo e meio para a sua “publicação”, e seguir com a minha vida.

            Experimenta bater com ciência da boa, não com wishful thinking.

            Curtir

          2. Considerando-a como uma HIPÓTESE poderá cagar até 2kg (porque um quilo e meio?), mas não me desprezem. Por isso quero enviar um texto com um número considerável de evidências para apoiar minha simples e humilde “crença” (hipótese), a imortalidade dos seres animados, incluindo o que chamamos de universo, que também é um SER animado; uma eeenooorrrmeeeee “forma de vida”. Mas o que adianta criar um texto caprichado e ser desprezado. Nos comentários não há espaço suficiente. Nestor, toda boa ciência evoluiu de um “wishful thinking” (não tenho certeza o que quer dizer essa expressão… mas é isso mesmo!). Diga sim e mandarei, senão vou deixar isso quieto.

            Curtir

          3. Eu lhe dou até um exemplo: Michael Faraday. Mas, o wishful thinking dele tinha fundamento, só não tinha formulação matemática.

            O seu é que não passa de mero desejo. Traga as evidências, ou só posso descartar o seu desejo.

            Curtir

      1. Vixxi, e desde quanto difunto tem alucinação.Esse povo hein acredita que mo Brasil não tem corrupção ashuashia. Opa mas pera, o papai noel existe, quem disser que não apanha!?

        Curtir

  22. Eu tenho uma certa simpatia pela doutrina espírita mas ainda estou na fase do aprendizado. Mas algumas questões também me intrigam. Ainda não entendi porque Deus cria os seres humanos. Não vi o sentido de se criar pessoas para sofrerem a fim de se tornarem seres puros.
    Também não compreendo porque temos que orar, pedir, implirar, aceitar tudo o que nos é imposto e nem por que temos que venerar um ser que nunca vemos, que nunca nos responde, que não se mostra benevolente e nem porque nos criou e nos abandonou a própria sorte e ainda temos que apgar por isso.
    Por outro lado, com um universo tão extenso, acho que ele sai pelo infinito criando almas e indo além se se importar com a nossa sorte.
    Mas soube que Jesus e o senhor que cuida do planeta Terra. Assim, não consigo compreender também por que tenho que venerar Jesus, que, como o pai dele, também não se mostra, não ajuda, não faz nada por nós além de nos ameaçar com o umbral.
    Tô perdida.
    Queria muito acreditar em alguma coisa mas tá complicado.
    Ah! Adorei o texto.
    É óbvio que se você esmiuçar mais um pouquinho vai encontrar outras coisas que sempre batem de frente umas com as outras assim como as tantas contradições bíblicas.
    É uma droga saber que estamos sós e que assim que bateos as botas, bau, bau!

    Curtir

    1. Não lamente, faça algo em prol da nossa vida em sociedade e siga em frente. O fato de não haver vida após a morte significa que esta nossa “passagem” por aqui deve valer ainda mais do que os não-aniquilacionistas pregam para o mundo.

      Curtir

      1. Nestor quando chegar a sua vez de se deparar com a realidade da vida espiritual, não se perturbe com o nada, rebubine imediatamente seus conceitos, pois é de conhecimento que espíritos que acreditam no nada sofrem muito até aceitarem a realidade, quando realizam sua passagem para a verdadeira vida ( espiritual), os gregos ha muito já sabiam disto pois Platão ensinou sobre o mundo da idéias que é uma forma figurada de mundo espiritual, a maior chance de errar está em acreditar em ter certeza de tudo.

        Curtir

        1. Isso me soou como ameaça.

          Além do mais, eu não tenho certeza de nada depois da morte. Só a certeza de estar morto.

          Pense nisso.

          Curtir

          1. “O fato de não haver vida após a morte…” esta sua afirmação expressa uma certeza.

            Curtir

          2. Por favor, traga todas as provas científicas de que há existência consciente depois da morte. Até lá, eu fico com a minha certeza (expressa na natureza), e você fica com a sua crença (expressa num livro escrito por pastores ignorantes da Idade do Bronze e corrroborada por um livro escrito na época em que se acreditava que negros não eram gente).

            Curtir

          3. Você não está interessado em aprender, pois basta consultar o google, Provas científicas da existência da vida após a morte, o teu orgulho te sega, você é inteligente, posso observar, precisa transformar esta inteligencia em sabedoria, e reconhecer que quanto mais se sabe, mais se descortina um universo de coisas a aprender.

            Curtir

          4. Nunca vi ninguém voltar do pós-morte, portanto não acredito. Traga evidência científica desta alegação, ou terei de tratá-la como merece: escárnio.

            Ah, ia me esquecendo: é “cega”, do verbo cegar.

            Curtir

          5. Você queria provas aí estão além das materializações realizadas pelo médium Chico Xavier, em Uberaba, pesquise, e as pesquisas realizadas pelo William Crookes “cientista https://www.youtube.com/all_comments?v=qbgdMQprVlU&lc.”, e as mais de 410 psicografias de Chico Xavier, de centenas de espíritos desencarnados, que se não fosse de espíritos ele teria direito a várias cadeiras na academia brasileira de letras, o que não foi dado devido ao reconhecimento de que os autores eram de fato os espíritos dos mortos.

            Coloquei o contraditório para ficar claro, o preconceito da própria ciência materialista.

            E falta de educação não é sinônimo de cultura.

            .

            Curtir

          6. Você acha que só o volume faria chico Xavier ter um lugar na ABL?

            Que triste!

            Curtir

          7. Já verificou a qualidade então leia e depois tire as conclusões, sugiro Parnaso do Além Tumulo, de autores diversos poetas do além, portugueses e brasileiros já mortos. Depois me diga se as poesias não tem qualidade.

            Curtir

          8. William Crookes “cientistahttps://www.youtube.com/all_co….

            Ultima tentativa.

            Curtir

          9. Você está me dizendo que a Medicina reconhece estados de transe e possessão como transtornos psiquiátricos?

            HAHSAUHUSAHUSAHUSAHSAUHASHSHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHUAHSAUHUASHSAU

            Tu és muito BURRO!!!!!!!!!!!!!!

            Curtir

          10. Não Luís, não cite as aparições da Otília Diogo, a mulher foi presa e confessou suas tramóias e o Chicão saiu ingênuo e ileso da falcatrua…
            Não se embaraça desse jeito, porque você sabe que é mentira, mas cita para tentar ganhar uma discussão que não pode ganhar justamente porque você quer provar que sua crença é real, quando na verdade você se deixa enganar só porque o delírio de alguns lhe parece muito complexo…

            Curtir

          11. Filipe Bello, você parece ser um cara educado, nós espíritas sabemos ouve muitos charlatões na história que atrapalharam a ciência espirita, pois o espiritismo e ciência, filosofia e religião, mas ouve pesquisas sérias, eu não conheço este caso que citas-te porém não me interesso se for farsa, Mas insisto que William Crookes , fez uma pesquisa séria de dois anos, para provar que os fenômenos espíritas eram falsos, e obteve provas ao contrario, e teve coragem de relatar ao meio científico, colocando em risco sua reputação visto a ciência materialista ser mais preconceituosa que a religião antiga do tempo medieval.querosaberaverdadesim.blogspot.com/…/materializacao-de-espiritos-prov…
            Além de outras pelo méduim peixotinho no Brasil, por favor pesquise.

            Curtir

          12. A palavra possessão vem de posse de um espírito a um encarnado, se ela existe como comprovado é isto que ocorreu, ou então não é possessão,

            O CID 10, item F.44.3 – define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por “incorporação ou atuação dos espíritos”, dos que são patológicos, provocados por doença.

            veja o trecho da matéria, não desvirtue a pesquisa para defender sua ideia. veja a parte entre aspas,
            É a opinião de um médico, reconhecido.

            Curtir

          13. Parem de discutir rsrs a verdade é só uma no momento: só vamos saber depois que morrermos :)

            Curtir

    2. Vc está no caminho certo: A dúvida e a crítica.
      Conhece a Navalha de Occam?
      As vezes a hipótese mais simples que é válida.
      E não creio que a doutrina espírita seja simplória.

      [1]http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam

      Curtir

      1. Sua lógica vale para qualquer religião. Tente publicações isentas, pois essas aí são ignoradas de cara.

        Quanto à minha educação, eu pelo menos não pareço ter fugido do MOBRAL, comparado à sua escrita.

        Traga algo isento, ou vá apodrecer no umbral.

        Curtir

  23. Meu filho, a diferença entre você citar um bazilhão de sites que embasam o seu ponto de vista, sendo que eles são BASEADOS TOTALMENTE neste mesmo ponto de vista, e citar doutores da ICAR para embasar à Bíblia é nula!

    Nunca ouviu falar em lógica circular?

    Meh. Não merece atenção. Citou o e-farsas, que DESMENTE a besteira que você está alegando. Prova suficiente de que não sabe o que fala, só repete o que está pelas interwebs.

    Saia pianinho enquanto pode, ou vai passar mais vergonha.

    Curtir

  24. Eu estou lendo o livro do Andrezão (Não você), e não entendo como um livro “psicografado” pode ser tão rico em detalhes, mas durante uma “sessão” espírita, o “médium” realiza uma verdadeira eliminação até encontrar o sujeito que será enganado, quer dizer, agraciado com uma mensagem de um ente querido. Tipo assim:

    Médium: Eu tenho uma mensagem para o José – levamtam 30 “Josés”
    Médium: É da avó Maria – sentam 15 “Josés”
    Médium: Ela quer saber se você está cuidando bem da Brasília que deixou pra você – sobra só um cara que começa a chorar e jogar dinheiro no tal médium.

    Aí o sujeito vai e escreve um livro todo cheio de detalhes sobre a estada do Andrezão no Umbral…

    Muito suspeito, mas não tão raro em religiões.

    Curtir

  25. Queria sinceramente que o espiritismo falasse a verdade. Que Deus fosse justo. Que as anomalias da vida derivassem de erros de leitura da vida, que não há inocentes sofrendo. Que houvesse muitas encarnações, onde vamos gradualmente nos melhorando como pessoas.
    Queria que ele falasse a verdade quando prega a fraternidade, a caridade e o perdão.
    Queria realmente crer nesta divina revelação. Mas eu naõ acredito. Não lí nada a respeito, não comparei, não aceito que Deus seja justo e bom, não creio que eu possa ser um dia um homem de bem.
    Enfim, não acredito no novo, nem acredito neste teclado que pressiono, pois ele não existe, é coisa do demônio. E isso me dá medo, medo de enxergar mais, medo de me libertar das mentiras que nos ensinam.Morro de medo.
    Que motivos teria para acreditar no espiritismo? ele cobra exorbitâncias de dízimos, tem seus cultos em templos suntuosos,
    seu representante ilustre é “Chico Xavier” um homem pobretão que dividia tudo com os pobres.Gosto de ver os homens de Deus alinhados, com togas, influentes na política, que cobram para rezar por um morto ou para casar alguém.
    Que motivos teria para crer em espiritismo? Eu não sou espírito.
    Não há nada depois daqui e Jesus morreu faz tempo.
    Só tenho motivos para crer no que me ensinaram a crer.
    Vou morrer assim.
    É verdade, vou morrer!.

    Curtir

  26. Olá a todos, ja fui espírita e a conclusão que cheguei no final é que aquilo tudo , é pura engananção e pura ilusão, é melhor tomar cuidado com aquilo, minha mãe ficou com a cabeça estragada depois que foi tragar esse tal de espiritismo, cuidado gente, só por causa dessa porcaria eu passei humilhações e desgraças que ninguem gostaria de vivenciar, é uma porcaria que além de estragar e fazer a cabeça das pessoas, impede que a pessoa pense por si própria, ela acaba seguindo tudo o que o tal médium diz pra ela e fica dependente e tragada nisso, cuidado com essa merda!
    Quem quiser conversar estou disposta a contar tudo o que me ocorreu devido a essa coisa que devria ser extinta do planeta Terra!

    Curtir

    1. Você nunca foi espírita, pois não compreendeu a doutrina nem internalizou a doutrina, e nem aprendeu o que é ser médium, além de tudo profere palavras de baico nível, como podem te dar crédito!

      Curtir

      1. Não compreendeu a doutrina espírito-caucasiana.
        Vocês são engraçados, acreditam que negros e índios são inferiores e que cães, leões, tartarugas, tec… são seres espiritualmente evoluídos e que deixam mensagens de graneza espiritual e elevada moral…

        Curtir

  27. O livro Nosso Lar é um plágio escancarado de “A Vida Além do Véu”, do britânico George Vale Owen. Ver blog Obras Psicografadas, que aponta vários trechos.

    Curtir

    1. Não creio as cidades espirituais são muito parecidas se você conhecesse o Chico Xavier não falaria isso.

      Curtir

          1. Perái, você aparece com uma foto de um “espirito” muito mal feita e nós temos que provar que não é um espirito?
            Me coloca lá na hora pra puxar o lençol e ver se é mesmo uma entidade!

            Curtir

          2. o que você entende de ectoplasma!

            “Não cruzem os raios!!!!” (Ghostbusters de 1984)

            Curtir

  28. Entendi. Kardec escreveu, mas não vale, porque você não quer que valha. É uma revista sobre espiritismo, mas como era uma revista francesa, não é uma revista escocesa de verdade. Bem, não tem problema, não. Toma

    “Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?” (Livro dos Espíritos q.222).

    “Não foi, portanto, uniforme o progresso em toda a espécie humana. Como era natural, as raças mais inteligentes adiantaram-se às outras, mesmo sem se levar em conta que muitos Espíritos recém-nascidos para a vida espiritual, vindo encarnar na Terra juntamente com os primeiros aí chegados, tornaram ainda mais sensível a diferença em matéria de progresso. Fora, com efeito, impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens [africanos], que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem, ainda menos, aos europeus civilizados.” (Gênese XI, 32).

    Curtir

  29. Nome disso: “Duplipensar”.

    Guerra é Paz
    Liberdade é escravidão
    Ignorância é Força
    Kardec não é racista e xenófobo, apesar de dizer que os não-europeus são inferiores.

    Curtir

  30. Sika, foi detectado por cientistas no cérebro humano uma característica biológica que praticamente condiciona o homem a crer em algo e este algo que vai além da matéria, foi criado por Deus, portanto a religião não é humana, o entendimento é humano mas esta compreensão evolui com as multiplas encarnações até o entendimento perfeito do todo.

    Curtir

        1. Link da Super: Uma pesquisa que não dá a resposta que você disse e deveria ter sido encerrada em 2010. Não tem a conclusão aí?
          Links da BBC: Off

          Curtir

          1. O que é pior: O cego que só acredita tocando ou quem só vê o que quer acreditar

            Curtir

          2. O cego que não quer ver a luz, quer permanecer na ignorância, acreditando só no mundo material ilusório, não percebe que um cão tem os sentidos mais aguçados que os seus pelo menos percebe sons, e odores mais que um ser humano, que acredita cegamente em seus cinco sentidos, limitadíssimos e se enche de arrogância, se achando superior, mas não passa de cego sem bengala.

            Curtir

          3. Interessante. Só sabemos que um cão tem sentidos melhores que os nossos pela ciência. Pela religião, o mundo está aqui para nós, a mais perfeita realiaçãod e Deus.
            Fala em ver a luz, defendendo cegamente algo discutível.
            Você não discute o apresentado, apenas usa frases de efeito, pois foi o que ouviu toda vida e não consegue pensar se elas fazem sentido ou não!

            Curtir

  31. Ok, leia o livro do kardec e vá ver como ele adorava as diferentes etinias, passeie pelo facebook e veja como as pessoas realmente acham os animais seres mais inteligentes e esclarecidos esppiritualmente que os humanos e volte pra me falar onde eu estou forçando a barra ou usando de má fé…

    Curtir

  32. Eu achava que os índios se suicidavam como última alternativa de espacar da escravidão imposta ao seu povo, mas é claro que eles se suicidavam porque seus espíritos pouco evoluídos não aguentavam a gigantesca carga de conhecimento espiritual que é o cristianismo…

    Curtir

  33. Não mudou e não mudará, porque você quer permanecer na ignorância, mergulhado em seus pré-conceitos, o teu orgulho te escraviza não permite mudanças positivas, só lamento.

    Curtir

    1. Permanecer na ignorância é não querer ver uma velha coberta por um lençol como um fantasma, ou é ler o que você posta e concluir que tudo não passa da sua vontade de acreditar?

      Curtir

          1. Você acredita na ciência que conhece apenas cinco por cento da matéria existente no universo, e se baseia em comprovações de resultados de provas materiais, que tem um longo caminho pela frente até conhecer a grandeza do todo, e que cria teorias sobre teorias umas corrigindo outras, é muito pouco, menos , ou vou ter que aceitar a máxima são cegos guiando cegos.

            Curtir

          2. Isso dito pela onisciente mulher que sabe que um fantasma não é um lençol cobrindo uma velha trapaceira.

            Curtir

    2. Você acha que esse esperneio vai comover esses caras? Isso pode funcionar com seus amiguinhos impressionáveis e ignorantes, mas não com os leitores e autores deste site. Forneça fontes de credibilidade – que é o mínimo que alguém que NÃO é ignorante exige num debate.

      Curtir

  34. Você pode pensar o que você quiser, só não ofenda quem realmente acredita nisto, afinal faz parte de uma doutrina que não faz mal a ninguém, ao contrário, ajuda muitas pessoas de diversas formas. Opinião se guarda, a opinião que se ofende ao menos sim. Se você falou isso, você não é uma pessoa esclarecida, e sim ignorante.

    Curtir

    1. Me ofendeu. Devia guardar sua opinião ´ra você.

      Just kidding, não dou a mínima se você me xinga ou não. É apenas coisa típica da sua religião, cujo codificador diz que negros são inferiores.

      Curtir

  35. E essa, senhoras e senhores, é a verdadeira essência do kardecismo: pessoas arrogantes que se fingem de solidárias, amigas e humildes, mas não passam de imbecis metidos a mais importantes que os demais.

    Mas, claro, isso está muito bem retratado no artigo. Esta foi apenas a comprovação que eu estava certo!

    Como sempre.

    Curtir

  36. Típica resposta Kardecista, que dizia “Você pode achar o que quiser sobre a minha doutrina, só guarde isso para você. Negros, Índios e Chineses são seres inferiores! Passe bem e os espíritos amam você”.

    Curtir

  37. “Você pode achar o que QUISER do espiritismo, nada te impede, só guarde isso pra você.”

    Traduzindo: Você pode ter a opinião que você quiser, desde que seja igual à minha.
    Se não for igual, cale sua maldita boca!!

    Curtir

        1. No que tange a inferioridade, é verdade que somos mais inferiores espiritualmente que um leão que ficou famoso por levar um tiro…
          Ok dona…

          Curtir

    1. Crescer e aceitar que no mundo real não tem essas idiotices que você chama de espírito.
      Você é ignorante e arrogante, já tem sua carteirinha de kardenazista ?

      Curtir

  38. Só podia ser você Emerson para ficar debatendo sobre o Leão mas que idiotice, como são tolos Espiritismo não é nada disso vão pesquisar se quiserem saber tem cada um!!!!

    Curtir

  39. Como você é ignorante e desrespeitoso. Sou ateu, mas esse seu tom de deboche me deu ânsia de vômito. Acho que a partir do momento que nenhum espírita tenta se meter na sua vida e te dizer o que é certo ou errado (como evangélicos adoram fazer), não é legal você se prestar a esse papel. Quer vir na internet contestar as crenças alheias? Faça-o com educação.

    Curtir

    1. ” nenhum espírita tenta se meter na sua vida e te dizer o que é certo ou errado”
      Tipo usar do poder publico para validar julgamentos com cartas criptografadas?????

      Curtir

  40. Gostei, adorei o que tu escreveu. Sério mesmo! Mil liked pra ti, até compartilhei. Olha eu acredito em Jesus e em Deus. É cho sincerament, e eu que nada sei, que só o fato de fazer o bem já basta. Castigo, dor ou sei lá o que mais as religiões utilizam pra amedontrar as pessoas não existem por parte de Deus. É acredito que o inferno, purgatório está aqui na terra em nossas mentes dodntias precisando de tratamento psicológico e que sou o amor cura. Vamos fazer o bem aqui e agora, não pra ganhar estalecas pra uma vida futura mas sim porquê é o certo, e se agente morrer e não virar fantasmas ou zumbis, deixamos um mundo melhor pra os viventes! Abraços guri, tem vir tomar um chimas com a gente. Gostei de ti!???

    Curtir

    1. Em outras palavras, você criou sua própria religião, excluindo tudo o que você não gosta da religião antiga.
      Mas por que você acredita no resto, se já descartou metade da doutrina ?

      Curtir

  41. Olha, amor e paz irmons, parem de briga e malhar o post, ou vocês não vão parar de morrer ir pro purgatório e voltar pra terra pra morrer ir pro limbo e voltar pra morrer ir pro umbrau e reencarnar pra morrer e ir… Aff cansei, tá pior que Matrix. Mas o post é legal?

    Curtir

  42. Convivo com espíritas, inclusive alguns que se dizem médiuns.

    Posso falar que é necessária uma dose cavalar de paciência para não se irritar com o tom de voz “professora de colégio” que eles usam.

    Basicamente é isso que está descrito: ou você aceita calado o que eles dizem, ou você “tem pouco estudo e precisa evoluir”.
    É o canivete suíço argumentativo dos espíritas.

    Sinceramente, cada dia gosto menos de espíritas.
    E convivo muito com eles, então sei do que falo.

    Curtir

  43. Caro André. O seu “trabalho” bem demonstra que você leu todo o livro, e isso é bom, pois um dia poderá lê-lo novamente e conseguir ao menos entender um pouco. Você leu todo o livro, e isso é muito bom; do seu trabalho não consegui chegar sequer a dez parágrafos.

    Curtir

  44. Eu não entendi pq alguém se dá o trabalho de ler um livro que considera ruim e mentiroso, aí faz um baita post enorme só pra falar mal do tal livro… O que eu vi nesse post foi muita sombra que precisa ser trabalhada, não estou falando de sombra do ponto de vista espiritual, mas sim psicológica! Trabalhe essas sombras em vc e não sentirá mais necessidade de gastar tanto tempo de sua única e preciosa existência criticando coisas alheias à sua crença, se revoltando com um Deus que nem existe, não é mesmo?! Ou se indignando com os religiosos, ao contrário gastará sua única vida vivendo sem se incomodar com o que os religiosos pensam, sentem, acreditam e fazem… Deus te abençoe, mesmo que vc não acredite!

    Curtir

    1. Eu não entendi pq alguém se dá o trabalho de ler um livro que considera ruim e mentiroso

      Chama-se Cultura. Eu tenho, vocês, não. Vocês só leem o que vocês concordam, ficando com uma visão burra, ignorante, tacanha e estúpida.

      aí faz um baita post enorme só pra falar mal do tal livro

      Sim. Chama-se “opinião”, o tipo de coisa que religiosos odeiam. Vocês EXIGEM que se concorde com o ponto de vista de vocês.

      Bem coisa do espiritismo, mesmo

      O que eu vi nesse post foi muita sombra que precisa ser trabalhada, não estou falando de sombra do ponto de vista espiritual, mas sim psicológica!

      Só porque eu não concordo com sua religião? Ah, a fraternidade dos espíritas…

      Trabalhe essas sombras em vc e não sentirá mais necessidade de gastar tanto tempo de sua única e preciosa existência criticando coisas alheias à sua crença

      procure um psicólogo também. Você verá que fantasminhas não existem.

      se revoltando com um Deus que nem existe

      A falta de compreensão de texto. O artigo não é sobre Deus. É sobre espíritas como você, que fingem ser fraternos, mas na primeira divergência, quer que a pessoa vá se curar, porque vocês, senhores da humildade, acham que são os únicos certos.

      Ou se indignando com os religiosos, ao contrário gastará sua única vida vivendo sem se incomodar com o que os religiosos pensam, sentem, acreditam e fazem…

      Diz a pessoa que viu um artigo na internet, ficou putinha ecorreu pra cá vomitar sua indignação. Hipocrisia, a maior característica dos religiosos, principalmente os espíritas.

      Deus te abençoe, mesmo que vc não acredite!

      Existem milhões de deuses. Você so precisa parar de acreditar em mais um para se tornar atéia. XD

      Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.