Verba para ciência sofre corte de 18% em 2009

Eu vi esta notícia, trazida pelo Rainha Vermelha, da Folha: O Ministério de Ciência e Tecnologia tomou um severo corte de 18% (de-zoi-to porcento) na sua verba para 2009. Isso significa 1,1 bilhão de reais, um valor 10% maior que a receita de 2008 da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a agência estadual de fomento à pesquisa mais rica do país, que sustenta quase toda a ciência paulista.

Sim, podem entrar em pânico, pessoal. Um membro do partido do Primeiro Molusco (vocês sabem… aquele cara que não precisou de univerçidadi pra xegar no Pranauto) aprontou essa e o ministro da Ciência e Tecnologia provavelmente teve um princípio de infarte.

Sergio Rezende classificou como irresponsável o corte de 18% no orçamento da sua pasta, aprovado pelo Congresso Nacional para 2009, e admitiu que, se a situação não se reverter, “bolsistas terão de ser mandados embora”. Segundo o ministro: “O relator (senador Delcídio Amaral – PT-MS) demonstrou falta de responsabilidade, de compromisso, com o futuro do Brasil”, afirmou Rezende à Folha ontem. O homem tá por conta. Só faltou chamar o cara pra porrada.

Apesar de dizer que existem “incertezas” sobre o futuro, o ministro afirma que tentará resolver a questão das bolsas dentro do Executivo. “Acharemos uma saída e isso (a perda do benefício) não vai ocorrer.”

O corte no orçamento recebeu críticas duras da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências), como era de se esperar. Os presidentes das duas instituições consideram a situação “extremamente grave” e dizem que, se os recursos forem realmente cortados, a política científica nacional ficará “desanimadora”.

Claro que para muita gente (idiota) isso significa que o (des)Governo poderá aplicar esse dinheiro de forma melhor (tradução: espalhar assistencialismos a torto e a direito, às custas dos seus impostos). Mas, quando lemos uma notícia como País só erradicará doença de Chagas daqui a 50 anos, pois apesar do Brasil ter eliminado em 2006 o principal transmissor da doença de Chagas, o inseto Triatoma infestans (também chamado de “barbeiro”), estudo alerta que ainda existirão milhares de contaminados nos próximos 50 anos e que também será preciso manter políticas de vigilância para evitar novos transmissores e formas de transmissão. É hora de gritar por socorro!!!

Para Jacob Palis Jr, da ABC, esse corte seria como “dar um tiro no pé”. Ele demonstrou seu ponto de vista com o exemplo dos Estados Unidos: “No meio da maior crise que o país já teve, o presidente [Barack Obama] convocou grandes líderes científicos para participarem do governo e se comprometeu com o aumento dos investimentos no setor”, disse. “[Fazer cortes em ciência] é uma política de suicídio. A maneira de sair da crise é ser competitivo”, disse Palis.

Mas, quem vai dar ouvidos a isso? Ainda mais njum país como o nosso em que estudo e pesquisa são mal-vistos e temos que ajudar aos pobres (bolsa-isso, bolsa-aquilo etc). Que tal se passarmos a cobrar impostos de igrejas, templos e terreiros? garanto que num instantinho teremos mais de um bilhão de reais. Mas, se nem os toscos que comandam essas quadrilhas igrejas pagam imposto de renda, o que devemos esperar?

Marco Antonio Raupp, da SBPC, concorda que investir em ciência e tecnologia é uma saída para a crise financeira e manifesta preocupação com a redução de recursos. Ele conta que “o Orçamento saiu do Executivo muito bem”. “Mas, no Congresso, de uma forma que a gente não entendeu direito, teve cortes significativos. Tudo isso nos pareceu arbitrário, uma aberração”, disse.

O ministério também foi pego de surpresa. “Tomamos conhecimento da proposta do relator na véspera da votação [em dezembro]”, disse Rezende. Não é lindo? Você comanda algo e nem é avisado sobre o que fazem a este “algo”. Lindo isso, não?

“O governo, e o presidente Lula reafirmou isso, tinha a ideia de chegar ao fim de 2010 com 1,5% do PIB em investimentos de Ciência e Tecnologia. Atualmente, investimos na casa de 1%. Então, o aumento deveria ser de 50%. Esses cortes vão na contramão, evidentemente”, afirmou Palis, numa brutal ingenuidade, mostrando que acredita em políticos, fadas, sacis e até que o Lula tem capacidade de governar.

Ainda segundo Palis, o prejuízo às bolsas de estudo é “um crime”. Em 2007, o país chegou a produzir 10 mil doutores. E a previsão para 2009 era de produzir 11,5 mil doutores. “Talvez isso não aconteça se esses cortes prevalecerem.”

Além das bolsas, os presidentes temem que os cortes afetem os recém-criados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – fato que Rezende rebate – e que eles travem o sistema de inovação no País. Esse programa, que cria centros de excelência em pesquisa no país, foi anunciado com pompa e circunstância pelo ministério no fim do ano passado.

Para os dirigentes científicos, o novo orçamento também pode prejudicar a tentativa de manter bons pesquisadores na Amazônia e atrair novos cientistas para a região. A reportagem da Folha procurou ontem à tarde o senador Delcídio Amaral. Porém, sua assessoria afirmou que ele estava em viagem com a família, provavelmente às custas do erário público.

Isso passou do limite da irresponsabilidade. N~]ao é nem mais um crime. É uma atrocidade, pois é o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia que traz medicamentos, vacinas, processos industriais, novos materiais de construção, processos de otimização etc. E quem faz a economia crescer? Um bando de safados que desvirtuam os bolsa-whatever dos cofres públicos? Porque, não venham me dizer que pobre faz movimentar a economia com um bolsa-esmola dado por fazer a própria obrigação: colocar o filho no colégio. Em síntese, os colégios estão sucateados, o moleque passa meia-hora lá, come merenda e vai pra casa (ou aproveitar e pedir dinheiro em ônibus, pra arrumar mais dinheiro). É este cidadão que vai desenvolver a economia? Bem, cachaça também é comércio. Médicos? Hospitais? Aparelhamento? Saúde? Para que isso?

Lembrem-se disso no dia das eleições, mas sei que não adianta avisar. Brasileiro tem memória curta. Mas, vai saber reclamar quando não tiver algum benefício digrátis.

Enquanto isso, leiam essa coisinha linda e essa.

24 comentários em “Verba para ciência sofre corte de 18% em 2009

  1. É por isso que essas seitas se proliferam por aqui,num país que não liga pra educação só podemos ter um bando de ingênuos acreditando nas santas das janelas…. :neutral:

    Curtir

  2. É absurdo num páis como o nosso, onde as crianças são mais estimuladas a jogar futebol do que estudar e preferir uma bola do que um livro, fazer isso com a verba científica…

    Curtir

  3. Caramba…
    Universidades ensinando criacionismo…
    Cortes em verba para ciência…
    Será que falta muito pra acabar a Idade média aqui?

    Curtir

  4. Enquanto isso, o programa social BOLSA FAMÍLIA terá este ano a maior verba desde a sua criação.

    Um governo que financia a pobreza e não se importa em educar o seu povo resulta nisso: + de 75% de aprovação.

    Trata-se de uma política feita POR analfabetos e PARA analfabetos.

    Curtir

  5. E a reforma que o Sr.Lula prometeu fazer pra economizar dinheiro publico e enxugar a máquina administrativa??? nada??!!??
    .
    Só corte de um lado,aumenta imposto do outro,e CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS NADA NÉ??!??
    .
    Vai cortar justo da Ciência??..tsc,tsc..que triste.

    Curtir

    1. @Renato M,

      É o que deveriamos esperar de um presidente ignorante… E enquanto isso tão lá as religiões sem pagar imposto e com todos os benefícios delas causando despesa ao estado…

      Curtir

      1. @Wilhelm,

        Para lá de ignorante mesmo, e falta de estudo não é desculpa, minha vó não teve estudo e valorisa muito o estudo, e exatamente pelo fato de não ter tido ela sabe a falta que faz.

        Curtir

    1. @Joe,

      Esta notícia é deprimente, o Brasil não cuida dos seus próprios interesses, é rídiculo…. “eternamente DEITADO em berço explêndido” ….

      Curtir

      1. @Glaucia,

        Só vou citar este trecho da música de Gabriel,o pensador… pra “homenagear” o Brasil

        Até quando você vai ficar usando rédea
        Rindo da própria tragédia?
        Até quando você vai ficar usando rédea
        Pobre, rico ou classe média?
        Até quando você vai levar cascudo mudo?
        Muda, muda essa postura
        Até quando você vai ficando mudo?
        Muda que o medo é um modo de fazer censura
        Até quando você vai levando porrada, porrada?
        Até quando vai ficar sem fazer nada?
        Até quando você vai levando porrada, porrada?
        Até quando vai ser saco de pancada?

        Curtir

  6. Olá, Eu Gostaria de lhes Agradecer e lhes Parabenizar pelo Sucesso do Blog,
    Vocês Foram a Minha SALVAÇÃO contra estes Crentes Idiotas (até Ontem eu Era um Deles, Mas Comecei a PENSAR, Coisa que não é permitida nessa Pseudo-Religião)

    Até Hoje me Arrependo de Ver Como Eu Fui Idiota de Acreditar nesse Deuzinho Fuleiro, e ainda pior foi o fato que até acreditava cegamente no que Roubalheira Soares Dizia.

    Desde Pequeno fui Obrigado pela familia a aceitar e acreditar nele e em G-zuiz, ontem comecei a ler as postagens do seu site (acredite se quiser, li quase tudo), e vi que todos esses crentes tavam errados
    ,
    Ainda não acredito em como fui tão cego todos esses anos.

    Desde já Obrigado pelo Blog e por me Ajudar a abrir meus Olhos e vê que a vida não tem nada a ver que estes pastores pregam.. apenas para roubar o dinhero alheio.

    Obrigado, que a Razão Esteja com Você, Nobre Jedi

    Curtir

  7. Cara,
    Desprogramar-se de todo um sistema de crenças incutido em voce desde criança demanda tempo, dúvidas, revoltas…Muita pesquisa, suor, longas “meditações” e eventuais dramas…
    …Esse processo vapt-vup aí pra mim é nova!!!

    Curtir

  8. É incrível um negócio desses. A Ciência sofre um corte monstro desses, quem quer abrir um negócio próprio tem que dar até as cuecas para o governo, tamanha é a quantidade de impostos, mas as igrejas (que não contribuem em NADA para o progresso e crescimento do país) têm isenção total de impostos.

    That’s Brazil, my dude!

    Curtir

  9. O que esperar de um presidente que fala mais do Corintians do que de Economia? além claro de falar de várias citações sobre deus e sobre as jah citadas bolsas-esmola (adorei esse termo)

    Brasil adora suas fontes de renda: trafico, prostituição, corrupção, e claro, manter todos burros com propagandas politicas, novelas, bbb, futebol e etc.

    esse país me deixa doente, eh como duas gotas de água pura num esgoto inteiro, isso eh o Brasil.

    Curtir

  10. pessoal, desculpa, eu votei no senador Suícidio do Amaral na ultima eleição aqui no MS, eu não sabia que ele era tão tosco assim.

    Curtir

  11. Para confirmar tudo o que foi dito acima:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u495644.shtml

    28/01/2009 – 19h32
    Governo Lula amplia limite de renda dos beneficiários do Bolsa Família

    RENATA GIRALDI
    da Folha Online, em Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nesta quarta-feira autorizar que famílias que tenham renda mensal per capita de até R$ 137 recebam os benefícios do Bolsa Família. Até então, a autorização era apenas para as famílias com renda mensal per capita de R$ 120. A decisão foi tomada por Lula depois de reunião com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
    (…)
    A previsão é que para o pagamento dos benefícios sejam gastos R$ 549 milhões neste ano. Não há ainda cálculos para 2010(…)
    (…)
    Política

    Ontem em São Paulo, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) elogiou a eficiência do programa Bolsa Família.
    (…)
    Dilma é apontada como a candidata favorita do presidente Lula à sucessão presidencial.(…)
    O programa Bolsa Família e as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) são considerados os principais projetos do governo federal. Ambos são tratados como questões sociais.

    E assim a crasse política iscreve o futuro da nassão…

    Curtir

  12. Pingback: Blog do Lucho

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.