Planeta que não tem nada a ver com a Terra tem atmosfera que nem a da Terra (dizem)

Toda vez que sai alguma pesquisa científica abordando exoplanetas, jornaleiros correm para traçar algum paralelo com a Terra mesmo que tenha que tirar da bunda. Isso fica nítido numa matéria que tem como título Planeta fora do Sistema Solar tem atmosfera semelhante à Terra, diz estudo. Mas será mesmo?

Você já sabe que não.

O planeta WASP-189 b é um planeta extra-solar que orbita a estrela WASP-189. Seu período orbital é de menos de três dias terrestres, e se vc não sabe o que isso significa, tenha em mente que o período orbital da Terra é de 365 dias. Foi descoberto pela primeira vez em 2018 e foi observado em 2020 pelo CHEOPS (CHaracterising ExOPlanets Satellite ou Satélite para Caraterização de Exoplanetas). Seu tamanho é pequeninho: cerca de uma vez e meia o tamanho de Júpiter.

De acordo com os jornaleiros da CNN, pesquisadores do “Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR) PlanetS, estudando um planetas fora do Sistema Solar, descobriu que as camadas da atmosfera do exoplaneta também pode ter níveis distintos, assim como a Terra”.

Vejamos a pesquisa publicada na Nature Astronomy: Titanium oxide and chemical inhomogeneity in the atmosphere of the exoplanet WASP-189 b. Hummm, vejamos o abstract (já traduzido):

A temperatura de uma atmosfera diminui com o aumento da altitude, a menos que exista um absorvedor de ondas curtas que cause uma inversão de temperatura. O ozônio desempenha esse papel na atmosfera da Terra. Nas atmosferas de exoplanetas altamente irradiados, prevê-se que os absorvedores de ondas curtas sejam óxido de titânio (TiO) e óxido de vanádio (VO). Detecções de TiO e VO foram estabelecidas usando observações de resolução espectral baixa e alta, mas observações subsequentes não confirmaram essas alegações ou as derrubaram. Aqui relatamos a detecção inequívoca de TiO no ultra-quente WASP-189 b usando espectroscopia de transmissão de alta resolução.

O artigo NÃO É sobre a atmosfera. Ele NÃO DIZ que tem ozônio. E alegar que tem vapor d’água, bem, temos um probleminha. A temperatura superficial de WASP-189 b é de cerca de 3200 ºC. O ponto de fusão do ferro é de 1.538 ºC. Ou seja, se tiver ferro lá, ele está sob a forma de lagos. Não apenas isso, temos o probleminha chamado Temperatura Crítica.

O que diferencia um vapor de um gás é a temperatura crítica. Por exemplo, você sabe que numa panela de pressão, a pressão ali faz com que o ponto de ebulição da água seja mais alto. Ou seja, teremos água líquida mesmo a 100ºC, embora à pressão de 1 atm a água entra em ebulição. A conclusão disso é que se eu tiver vapor d’água e aplicar pressão nela, ela passará pro estado líquido, mesmo em temperaturas acima de 100 ºC.

Pois bem, a temperatura crítica será a temperatura em que não poderemos fazer isso, e a temperatura crítica da água é de 341 ºC. A consequência disso é que, por exemplo, se eu tiver uma temperatura de 350 ºC, vai aplicar a pressão que quiser, a água não passará pro estado líquido. Nessa temperatura, ela não está mais no estado de vapor. Está literalmente no estado gasoso.

Preciso continuar?

Então, dá tchauzinho, que este planeta não tem NADA a ver com a Terra. Só girar ao redor de uma estrela é muito pouco, ainda mais com a velocidade louca que esta bagaça orbita sua estrela.

Jornaleiros jornaleirando.

3 comentários em “Planeta que não tem nada a ver com a Terra tem atmosfera que nem a da Terra (dizem)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s