Artigos da Semana 28

O bom de acompanhar a ciência feita ao vivo ou não tão ao vivo assim é saber das maravilhas que são desenvolvidas. Acompanhar lançamento de foguetes ou ver vídeos obtidos com fotos tiradas por sondas espaciais. Isso aliado a novos tratamentos ou como a vida segue seu rumo.

Por isso, é sempre bom relembrar o que rolou durante a semana.

Fogo no rabo da Ariane e gritaria para mandar tudo pro Espaço

O Ariane 5 é um veículo de lançamento espacial de carga pesada desenvolvido e operado pela Arianespace para a Agência Espacial Europeia (ESA), mas eu vou é chamar de foguete mesmo. Não gostou, tô nem aí. Esta gracinha tem cerca de 52 metros de altura, 777 toneladas de massa e dois estágios, sendo ótimo veículo para colocar no Espaço coisas que avoam, como satélites geoestacionários .


Padre que não é escocês deseja que quem não for à missa morra de COVID.

De antemão falarão que o padre não é cristão de verdade, não come mingau e nem é escocês. Ainda assim, o bom padre Antônio Firmino Lopes Lana, ordenado segundo as palavras do Maravilhoso Conselheiro e príncipe da Paz, que falou para amarmos uns aos outros, criticou severamente quem não for à missa. Segundo ele, se a pessoa não está em grupo de risco e está em casa esperando a vacina, tem mais que morrer de COVID antes da vacina ficar pronta.


Pesquisa japonesa garante: Bactérias conseguem viver no Espaço. Só não garante que não nos escravizarão

Vida em outros planetas é sempre uma possibilidade, mas é preciso entender uma coisa básica: será que eles conseguiriam sobreviver? Volta e meia alguém aparece com a teoria da panspermia, que efetivamente não soluciona como a vida surgiu na Terra; afinal, ela teve que surgir de algum jeito em outro lugar. Como? Será que o que temos aqui seria capaz de sobreviver lá fora?


Um passeio pela Cratera Korolev

Este filme, baseado em imagens tiradas pelo Mars Express da ESA, mostra a cratera Korolev com 82 km de largura em Marte. A cratera recebeu o nome do engenheiro-chefe de foguetes e designer de naves Sergei Pavlovich Korolev, pai da tecnologia espacial russa. Este filme foi criado usando um mosaico de imagens feito de observações em órbita única da Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) no Mars Express.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s