Neandertais também sabiam fazer fogo e curtiam braseiro

Todo mundo sabe que numa disputa pela sobrevivência, quem detém as melhores habilidades ganha; a isso soma-se a tecnologia, não só em feitura, como manuseio. Quem é senhor da melhor tecnologia, tem larga vantagem. Costumam alegar que os neandertais perderam a competição pros Homo sapiens pelo fato desses últimos dominarem o fogo, enquanto os neandertais eram broncos e não eram capazes de produzir, manter e dominar o fogo. Sim, faz total sentido pensar isso, só que recentes descobertas mostram que pode não ser bem assim, e neandertais sabiam se virar muito bem com o fogão. Mesmo porque, ainda não havia micro-ondas e nem… AIRFRYER!

Alex Brittingham é aluno de graduação de Antropologia da Universidade de Connecticut, orientado pelo dr. Gideon Hartman. Juntos (ok, foi só o Alex, mesmo), pesquisaram o comportamento de neandertais e que eles desenvolveram em termos de ferramentas e tecnologia.

Bem pode ser surpreendente, mas neandertais eram mestres em produzir e controlar o fogo, mediante análise de locais que foram usados para fazer fogueiras numa caverna habitada há cerca de 60.000 anos. A pesquisa de Alex reforçou a ideia de que os neandertais, não só foram capazes de controlar o fogo, como rejeita a ideia que apenas os Homo sapiens tinham esta habilidade, e que esta fora a causadora da extinção dos neandertais, há cerca de 40.000 anos!

Brittingham e Hartman estudaram vestígios de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (compostos com vários anéis benzênicos) em sedimentos no solo de uma caverna na Armênia, local onde os neandertais viveram entre 40.000 e 60.000 anos atrás. Os vestígios de substâncias com 3 ou 4 anéis benzênicos (ou aromáticos, e isso não tem nada a ver com “aroma”, no sentido de cheiro) dispersam-se no ar e são causados ??por incêndios florestais, mas compostos mais complexos, com muitos anéis benzênicos precisam de quantidades maiores de energia para se dispersarem por apenas alguns metros. Estes compostos geralmente são causados ??pela queima de madeira em fogueiras bem quentes. Isso só seria possível se os que ali vivessem dominassem a produção de fogo, bem como seu controle.

A conclusão disso é que neandertais estavam em pé de igualdade com os H. sapiens no quesito de ter fogo à disposição. O que causou a extinção dos neandertais, então? Boa pergunta. Não se sabe. Pode até ser que tenha sido por causa do uso melhor do fogo, mas agora está tudo enfumaçado, e enquanto não se chega a um acordo, que tal ler a publicação de Brittingham que saiu na Scientific Reports?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s