Os exoplanetas pontilhados nos céus amigos do Universo

A todo momento estão divulgando novos exoplanetas nos confins do Universo. Alguns bem, bem longe. Já está até deixando de ser divertido postar quando novos exoplanetas são divulgados, quando não há algo, digamos, especial (mas muito amado) neles. Eles já somam mais de 4000. Sim, isso tudo. Não, não divulgam sempre. Motivo pelo que já disse: já está sendo muito usual, e enquanto um exoplaneta não morder um cachorro, não será notícia.

Mas você já parou para pensar nestes exoplanetas todos, como um conjunto? É o que o vídeo a seguir se propõe. Mostrar pontinhos num céu à medida que estes longínquos mundos foram descobertos ao longo dos anos.

Com avanço da tecnologia de telescópios e radiotelescópios, vemos o estreitamento de intervalo entre as descobertas de novos exoplanetas. É ótimo, mas ainda assim há um desalento. Não há algo muito novo. Vida? Talvez, quem sabe? Arrogância achar que somos os únicos? Bem, como disse o próprio Carl Sagan, alguém tinha que ser o primeiro. por que não nós? Lembrando que vida pode ser uma simples bactéria.

Mas nada disso importa. Estamos numa era de descobertas. Antes, cada ilha descoberta que não constava no mapa era um evento, mesmo que não tivesse nenhum ouro ser humano lá. Estamos vendo ilhas isoladas em diversos “universos-ilhas”, como Pierre Louis Moreau de Maupertuis chamou (ele estava se referindo ao que chamamos hoje de Galáxias).

A descoberta de novos exoplanetas pode não ser tão magnífico para se noticiar, mas cada astrônomo vê isso como uma oportunidade que o universo tem de ter mundos diferentes e exuberantes.Ou pode ser apenas um pedação de rocha volitando nos éons do espaço-tempo. Quem sabe se semana que vem teremos novas notícias?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s