Quer divulgar ciência? Aprenda ciência antes! Ou: DIAMANTE NÃO EVAPORA, KCT!

A vida profunda de quem entrou numa fria e está de boas
Jornalista que não é jornalista divulga historiador que não é historiador que (não) descobriu Arca de Noé

Dizem que se você não serviu pra nada mais, acabará sendo professor. Hoje em dia, a frase ficaria melhor da seguinte forma: Se você não aprendeu nada na vida, vai acabar virando youtubeiro. E se o principal que você não aprendeu é exatamente Ciências, muito provavelmente se tornará divulgador científico no YouTube. Hoje, YouTube é que nem papel: aceita qualquer merda e quanto maior a merda, mais sucesso faz.

Hoje eu ia escrever sobre um surto de doença infecciosa, mas o que eu descubro (Fellipe, eu juro que mato você!)? Que diamantes evaporam.

Esta BOÇALIDADE eu vi no vídeo do Ciência Todo Dia (o canal que disse que energia não existe). Eu odeio ter que fazer isso, mas vamos contribuir para a visualização:

O vídeo tá certinho; só tem uns pequenos erros:

  1. Serras “de diamante” são feitas com diamantes industriais e não diamantes naturais. Podem usar outra substância tão dura quanto: o carborundum ou, para os químicos, carbeto de silício ou SiC. Esta substância não existe na Natureza.
  2. Evaporação é passagem do líquido para o vapor (depois da temperatura crítica, ele vira gás). Para que o diamante possa evaporar, é preciso que ele vire líquido antes. Afinal, a passagem do estado sólido para o estado de vapor é sublimação. Se quiserem, posso chamar minhas crianças do Fundamental 1 para elas explicarem isso.
  3. A reação de uma substância base-carbono com oxigênio, produzindo CO2, é uma reação de oxidação (por causa da perda de elétrons, não necessariamente porque reagiu com oxigênio) chamada “queima” ou “combustão”. Reação de combustão não é, nunca foi e jamais será evaporação, for God sake!
  4. Mais fácil diamante mudar de estado alotrópico e virar grafite do que reagir com oxigênio do ar. E desaparecer nem será levado em conta!
  5. Eu falei que evaporação (que é um fenômeno físico) é diferente de combustão (que é um fenômeno químico), né? Perguntem a qualquer aluno de 9º Ano que ficou estudando ao invés de se informar com divulgador científico no Tubo!

Obviamente, eu não sou idiota e tenho certeza que este texto jamais terá o alcance que o vídeo totalmente errado do (defi)ciência todo dia. Ele ensinou errado sobre um assunto que não domina, mas poderia ter aprendido a maior parte dele em qualquer livro de ciências do Ensino Fundamental. E é por isso que eu só vejo canais estrangeiros. Eu poderia fazer um vídeo para explicar isso. Para quê? Vocês são os primeiros a não divulgar. Deixa quieto.

Só escrevi o artigo porque o corno do Fellipe joga isso pra mim só pra me ver ficar irritado.

Já vocês podem aprender que, sim, podemos queimar diamantes em condições especiais. Mas com oxigênio líquido, ok?

Lembrem-se:

  • Físicos sabem Física (só alguns)
  • Geógrafos sabem Geografia
  • Matemáticos sabem Matemática
  • Gramáticos sabem Gramática
  • Linguistas sabem Linguística
  • Historiadores sabem História
  • Engenheiros de Materiais sabem engenharia de Materiais
  • Químicos sabem Química, Física, Matemática, História, Linguística, Geografia, Ciência de Materiais, Biologia, Bioquímica, Petrologia, Geologia, Fossilização, Astronomia e… bem, acho que já deu para compreender, certo?
A vida profunda de quem entrou numa fria e está de boas
Jornalista que não é jornalista divulga historiador que não é historiador que (não) descobriu Arca de Noé

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας