Voyager 1 liga o turbo e vai pra mais longe, mais rápido

Efeito Clever Hans ou Hans, o Esperto
"Vacinas mataram o meu bebê"

A Voyager 1 é uma sonda fantástica. Lançada em 5 de setembro de 1977, está a absurdos 21 bilhões de quilômetros da Terra, ou cerca de 141 vezes a distância entre a Terra e o Sol, viajando a uma velocidade de mais de 60.000 km/h. Alguns dizem que ela já saiu do Sistema Solar e já está no Espaço interestelar, mas isso ainda é discutível. Não se sabe ainda os limites de nossos Sistema. No entanto, ainda podemos comunicar com a Voyager através dessa distância.

Só que os cientistas do projeto fizeram algo um tanto especial (mas muito amado): Eles deram instruções para a Voyager disparar um conjunto de quatro propulsores de trajetória pela primeira vez em 37 anos para determinar sua capacidade de orientação.

O comando foi dado no dia 28/11. Este comando saiu daqui, viajou como um louco na velocidade da luz e demorou 19 horas e 35 minutos para chegar até a Voyager. Quase 40 anos depois, ouviu-se o ronco do motor dos propulsores ecoando pelo frio do Espaço.

(EU SEI!)

Isso pode ser algo totalmente inútil, mas só esse disparo dos motores poderá prolongar a vida e missão da Voyager 1 entre dois e três anos. Ela já nos trouxe tanta informação nesses 40 anos, e mais informações nos trará.

Só com o fato destes propulsores ainda estarem funcionais por mais de 37 anos sem uso mostra o quanto a Engenharia tem muito a acrescentar, e antes que você diga mimimi criancinhas na África do seu celular, lembre-se: sem pesquisa espacial, nada deste celular imundo no qual você posta suas idiossincrasias pelas quais ninguém perguntou.

A Voyager está lá, se embrenhando nos éons do Espaço, indo aonde nenhum objeto feito pelo Homem jamais esteve. Mas ela não está sozinha. Nós a acompanhamos e mandamos um olá, e ela prontamente responde, como o bom filho que acena à distância para os seus pais quando se afasta com sua bicicleta até a esquina.


Fonte: Ars Technica

Efeito Clever Hans ou Hans, o Esperto
"Vacinas mataram o meu bebê"

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!