Não ligue pro conservante conservador atrás da cortina

FUD é acrônimo para Fear, Uncertainty and Doubt (Medo, Incerteza e Dúvida). É algo que é usado desde séculos atrás, como veículo de propaganda, que não foi inventada no século XX. Ramsés II já usava propaganda para dizer o quanto ele foi um general fodástico na Batalha de Kadesh. Tudo bem que os Hititas fizeram a mesma coisa, e como naquela época não tinha Google, ficava difícil dizer o que acontecia fora do vilarejo.

Claro, uma propaganda não existe para falar a verdade, e sim para CRIAR uma verdade, mesmo que ela não seja verdadeira; mas, HEY, ela não é para você e sim para quem tem tendências a acreditar num princípio pré-estabelecido como sendo verdade.

A Panera Bread é uma cadeia de restaurantes e padarias atuando nos EUA e no Canadá. Estando sua sede em Sunset Hills, Missouri, um lugar que, não sei porque, nunca é destino final de gente que quer emigrar. Estes só querem Nova York, Miami ou Califórnia. Para vender seus produtinhos, nada como usar de propaganda, e qual propaganda é tão boa e efetiva quanto o velho FUD?

O pessoal da Panera adora comerciaizinhos para mostrar o quanto conservantes são ruins, como este aqui que usa compostos usados para conservação de alimentos para dar uma guaribada num ginásio.

Aliás, acho muito irônico uma campanha chamada “Preservatives with Purpose” acabar por fazer uma bela reforma num ginásio que será frequentado por diversas crianças.

Não que conservantes, de uma forma geral, sejam ótimos. Não são. O problema é que qualquer alimento, seja ele qual for (salvo sal e mel) tem o péssimo hábito e estragar, devido à ação de agentes decompositores. Você aprendeu isso no Ensino Fundamental. Ou, pelo menos, seus professores explicaram. Se você não aprendeu, a culpa é sua.

Uma das postagens no Facebook mostraram que estão “colocando os conservantes no lugar deles” e, no caso, usaram benzoato de sódio em fogos de artifício porque… bem, eu não sei direito o porquê!

Benzoato de sódio nos fogos de artifício são totalmente dispensáveis. E mesmo que fosse de suma importância, sabe o que significa ter benzoato de sódio nos fogos de artifício e no seu alimento? Nada. A relação é totalmente estúpida. É a mesma coisa que dizer que não podemos comer maçãs, pois suas sementes têm cianetos, que são altamente venenosos, mas a dosagem lá é ridiculamente pequena. Teve até um episódio do House que o agente da CIA se envenena com selênio por ter comido castanhas-do-pará em excesso.

Eles até têm animação fofinha:

//platform.twitter.com/widgets.js

É uma comparação estúpida. É a mesma coisa que dizer “sabe o hidrogênio da água que você bebe? Pois é, este mesmo hidrogênio foi o responsável por matar várias pessoas no Hindenburg.”

O benzoato de sódio é usado com permissão, apesar de ser pesquisado exatamente pelas suas capacidades de conservação. Ele é um antifúngico por causa de sua acides, baixando o pH do alimento e impedindo os fungos de crescerem. Claro, isso é um problema para certas leveduras e fermentos, por isso ele não é usado no pão, mas em refrigerantes. O que isso tem a ver com fogos de artifício? Eu não sei! Ainda mais que durante qualquer queima é produzido água. Se fogos de artifício produzem água, ela não pode ser tão legal assim, certo? 100% das pessoas que morrem beberam água em algum momento da vida. Sabe o oxigênio? Altamente oxidante e corrosivo, atuando como radical livre e causando problemas como envelhecimento de tecidos. Isso sem falar que foguetes como o Saturno V usam hidrogênio e oxigênio como combustível. Você gostaria mesmo de beber combustível de foguete? Pois é, né?

Scary tactic não é recente e nem FUD. Mas me preocupa saber que mais pessoas estão odiando produtos químicos, pois o que contém química é prejudicial. Bom mesmo é comer mandioca brava. Afinal, é natural, certo? Recomendo com uma salada de urtiga e comigo-ninguém-pode.


Fonte: Twit do Cardoso, que é esperto demais para beber essas coisas de monóxido de diidrogênio puro, preferindo gin-tônica, mesmo

4 comentários em “Não ligue pro conservante conservador atrás da cortina

  1. Esquece André, já desisti, da última vez que tentei explicar isso na minha família veio a barragem “MAS ISSO TEM QUÍMICA!”. Sério, eles devem ter pulado a matéria, ou química orgânica foi refutada.
    Ainda não entendo o que gera esse medo de química… Ah e radiação, se a gente explica que você recebe radiação do sol a pessoa pifa.

  2. Água?
    Água é uma substância química perigosíssima, todos os dias várias pessoas morrem apenas porque beberam água demais. Principalmente em praias, rios e piscinas

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s