As origens das estrelas numa tela de computador

As maiores de todas as indústrias químicas são as estrelas. Suas incríveis forças transformam gigatoneladas de hidrogênio em diferentes elementos químicos, para depois explodirem (ou não) espalhando todo o seu material estelar por todos os cantos do universo, produzindo coisas como o Sistema Solar ou o Jair Bolsonaro (eu nunca disse que era tudo perfeitinho).

Suas formações demoram, oriundas da ação gravitacional de imensas nuvens de gás, o que por si só dá um nó na cabeça. Uma nuvem de gás imensa dando origem a uma bolona de fogo (eu sei, EU SEI!). Mas é meio difícil ver isso hoje em dia. Sendo assim, apelamos para simulações computadorizadas.

O dr. Richard Klein é especializado em Astronomia e trabalha como professor de Astronomia no Departamento de Astronomia da Universidade de Berkeley, além de dar uns pitacos sobre Astronomia no Laboratório Nacional Lawrence Livermore. Klein não-o-Calvin, criou um código capaz de simular 700.000 anos de desenvolvimento de uma estrela.

Claro, essa coisa não roda no PC vagabundo que você tem aí na sua casa; para tanto, foi usado o megablasterpowerultramegafucker computador Plêiades, que segundo a lenda é capaz de rodar Crysis com tudo quase no máximo.

Sim, tem vídeo.

O código é perfeito? Claro que não. Falta muita coisa? Óbvio. Mas já é mais conhecimento do que tínhamos. E ao se melhorar este código, pense na evolução em termos de informática que será necessário para trabalhar com essa lindeza.

Ou você acha que seu PCzão surgiu do nada?


Fonte: UC Berkeley

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s