Cigarro eletrônico detona com seus genes, mas quem se importa?

Ano passado eu escrevi dois artigos sobre cigarros eletrônicos (ou e-cigarrettes ou e-cigs).[1] [2] Vários dependentes químicos me xingaram (sim, quem precisa usar qualquer forma para controlar o vício em nicotina, é um dependente químico, e muito pior que quem é viciado em cocaína, já que nicotina tem poder viciante bem maior). O que aqueles viciados não conseguiram fazer é derrubar os links com as publicações científicas. No máximo mostraram site que vende cigarro eletrônico dizendo que cigarro eletrônico é muito bom É mais ou menos como site criacionista que diz que Evolução é mito. Aliás, do jeito que estava o discurso, cigarro eletrônico parece uma igreja: não pode falar mal que seus seguidores ficam ofendidos e lhe xingam, além das falácias religiosas de sempre.

Agora, uma pesquisa mostra que os cigarros eletrônicos, que não fazem nenhum mal, altera centenas de genes importantes para a sistema imunológico entrar em ação. Obviamente, é tudo uma conspiração. Nada disso é verdade. Não acredite em Ciência.

A drª Ilona Jaspers é professora de Pediatria e Microbiologia, e Imunologia da Universidade da Carolina do Norte, EUA. Ela pesquisa os efeitos do tabagismo e de fumo de cigarro eletrônico, primeiramente trabalhando com uma pequena amostragem (14 não-fumantes, 13 fumantes de cigarros convencionais e 12 de cigarros eletrônicos), e só nessa pesquisa preliminar foi evidenciado que o cigarro eletrônico ataca células epiteliais, atacando a expressão de genes que atuam na ativação do sistema imunológico.

Nhé. Isso não prova que cigarro eletrônico faz mal. Foi comprovado que faz mal? Foi? Foi?

Bem, vejamos… a pesquisa INICIAL mostra que o e-cigarrette impede expressão de genes. O que poderia dar errado, né?

Mas a amostragem é pequena, não prova nada.

Não, mas dá indício suficiente para continuar a pesquisa, ainda mais que exposição térmica é fator de alteração celular grave, seja gás, líquido ou sólido, por inalação ou ingestão, e isso vale para comida, café ou chá (thanks, doctor), ou seja, o ensaio apenas comprovou o que se sabia.

Mas cigarro convencional é muito pior. Jesus disse que cigarro eletrônico não faz mal. Meu traficante, digo, meu pastor, digo, o site que vende cigarro eletrônico falou que tudo isso é mentira e um complô da indústria do cigarro.

Seu psiquiatra disse para não lhe contraria e o grupo dos Narcóticos Anônimos está esperando você aceitar que é apenas mais um dependente químico.

A pesquisa foi publicada no American Journal of Physiology, mas claro que os dependentes químicos viciados no cigarrinho hipster vão dizer que é mentira, que não há provas etc.

O fato de pesquisas anteriores comprovarem o que acontece com inalação e ingestão de substâncias quentes, nem precisa ter substâncias cancerígenas (que estão presentes, mas fingem que não).

É tudo uma grande conspiração.

13 comentários em “Cigarro eletrônico detona com seus genes, mas quem se importa?

  1. O pior de tudo é quem fuma por simplesmente status para se aparecer na frente dos outros de pessoa interessante.Conheço várias pessoas que fumam e bebem exageradamente e acham graça em tais atos.Enquanto isso,eu prefiro ter minha saúde estável e quando chegar em um futuro próximo ter menores riscos de saúde referente ao que cigarros e bebidas alcoólicas trazem.
    Já me chamaram diversas vezes para beber e fumar,mas quando isto ocorre eu simplesmente agradeço a oferta e digo que não,e caso digam que eu sou antipático por causa disto,realmente não ligo pois prefiro estar bem comigo mesmo do que ter simplesmente aparências para a sociedade.

    1. Somos dois. Até já me perguntaram se eu não era Testemunha de Jeová, por não ter costume de beber (bebo pouquíssimo, mas, quando bebo é para cair) ou de fumar (nem sob tortura).

      Sem contar que perguntaram se eu “namorava em pé”…

      Foi de cair de rir!

      1. Eu te entendo.

        A família da minha mulher é do nordeste, ou seja, falam alto e bebem muito (você sabe).
        Como eu sou o único que não bebe me transformei no motorista de emergência e o alien que não toma alcool.
        E já me perguntaram se eu era crente.

        1. Eu escapo de ser o motorista de todas as rodadas por não ter CNH e não saber dirigir (27 anos nos couros, e não estou nem com pressa de tirar a carteira, inclusive).

          Isso tem suas vantagens, eu tenho que reconhecer.

    2. Sou taxada de “certinha” por não gostar de bebidas e cigarro, tipo: “vc é muito certinha, não pode ser assim, deve aproveitar mais a vida”… Já nem perco meu tempo respondendo, vou para casa jogar Vídeo Game, que eu ganho mais! rs

  2. Os artigos citados no início serviram para que eu não fumasse mais cigarros eletrônicos. Porém, a minha burrice e falta de vergonha na cara ainda não fez com que eu largasse o tradicional. Caso tenham vontade, podem me xingar abaixo…. eu mereço mesmo…

    1. Particularmente, eu adoro gente que fuma. Sabe o motivo? O desespero de descobrir um câncer na boca, na garganta, definhar na cama devido a enfisema ou o tratamento é impagável. Espero que tenha ajudado hehehe

        1. Mas falando sério, minha avó morreu de enfisema pulmonar e não foi bonito de se ver. O pior de tudo é o trabalho que você dá a sua família. Meu pai tinha que leva a mãe por 160 km para fazer tratamento. Se você tiver filhos, esposa ou qualquer pessoa que seja importante para você, olhe-os e pense no sofrimento DELES.

  3. Bom, a menos que o conteúdo do cigarro eletrônico seja hortelã, eu não vejo como fumar poderia se tornar mais saudável, provavelmente seguindo a mesma lógica, álcool se tornaria mais saudável se tomado em garrafas eletrônicas.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s