Descoberta região do cérebro que lhe mantém acordado

O cérebro, este órgão troll, é uma das mais fascinantes (e sacanas) obras da Seleção Natural. Ele fica sonolento quando você está a fim de ver aquele filme, e quando vai se deitar, ele desperta e você fica elétrico. Mais que isso, ele fica com aquela leseira de manhã cedo, ou te acorda muito bem disposto às 4 da matina num domingo, quando você não precisa levantar cedo. Teólogos que eu não entrevistei – e estou inventando agora – alegam que isso é por causa do pecado original.

O que eu não estou inventando é que fizeram uma pesquisa para entender os mecanismos usados pelo cerebrão para te acordar.

O dr. Antoine Adamantidis é pesquisador do Instituto Douglas, professor assistente do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill, no Canadá, se interessando em optogenética, sonambulismo, ciclo do sono e alvo de trocadilhos com metais indestrutíveis. (I’m sorry!)

O dr. Vibranium, digo, Adamantidis estuda como o cérebro passa do sistema Dormindo/Acordado, seja por sono comum ou por anestesia. O professor canadense (no pun intended!), junto com seus colaboradores, identificou um circuitinho no cérebro de alguns camundongos, cuja ativação provoca vigília rapidamente. Ao se inibir este “circuito”, os filhotes de Mickey caíam no sono profundo.sua inibição aprofunda o sono, e neste momento, seu cunhado preguiçoso está gritando “Qual é? Qual é?”.

O circuito neural que o dr. Carbonite, digo, Adamantidis e os plebeus encontraram fica entre duas regiões do cérebro: O hipotálamo e tálamo. Ao ativar este circuito, acaba o sono e a cobaia acorda, alegre, feliz e saltitante. Não, péra. Ela só acorda, mesmo. A técnica usada usa optogenética, e os distintos cientistas fizeram os neurônios do hipotálamo serem controláveis com pulsos de luz de alguns milissegundos, criando uma espécie de “relé de neurônio”. Deligou a estimulação cataploft, caiu no sono!

Ok, é uma espécie de chave liga-desliga de sono. O que se faz com isso além de sacanear os pobres camundonguinhos que querem dormir?

O dr. Naquadah, digo, Adamantidis trabalha com a hipótese de usar este sistema como tratamento de distúrbios do sono, além de melhorar o uso e efeitos de anestesia geral em cirurgias.

A pesquisa foi publicada no periódico Nature Neuroscience e, com ela, teremos novos tratamentos contra estados vegetativos, tratamentos de distúrbios do sono e tudo o que possa estar relacionado com pessoas dormindo e/ou acordadas.

Agora, pode voltar pra cama. Seus 10 minutinhos estão garantidos.

Um comentário em “Descoberta região do cérebro que lhe mantém acordado

  1. Interessante, mas só irei esperar pra ver o preço desse futuro tratamento no Brasil. Aliás, isso é se descobrirem sobre a pesquisa. Qualquer coisa tá custando..

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s