Palestra sobre Mente Quântica na USP. Avise seu amigo de Humanas

Diz o mito que a USP é uma das melhores universidades do país. Tão ótima que querem expulsar a polícia de lá. Afinal, o pessoal quer poder fazer coisas que o Código Penal não permite. E não podemos esquecer a cena mais antológica de todas, com uma aluna (Humanas, claro) sendo "violentada" depois de ter sido "fichada" pela polícia. Sendo uma das representações máximas de nossa Ciência, a USP tem um curso de Homeopatia e Cromoterapia, além de dissertações de mestrado sobre Aromaterapia. A Rádio USP teve até programa sobre Ufologia. Nenhum astrônomo convidado, é claro.

Sorte nossa que isso é passado… bem, quase. Logo no início de setembro teremos palestra na USP sobre a Mente Quântica. Que tal, hein?

Na página do Instituto de Estudos Avançados da USP traz todas as informações sobre o workshop “O Potencial terapêutico do som e a mente quântica”. Muito chique! Esta bagaça acontecerá no dia 2 de setembro, às 14h30min com os "pesquisadores" James J. Hurtak e Desiree Hurtak, diretores da Academy for Future Science, e defensores de uma maluquice chamada "ultraterrestres".

Antes que você confunda, ultraterrestres não são como o ET. A rigor, seriam criaturas com densidade corpórea está além da matéria terrestre, fora dos limites da matéria densa, embora tenha corpo transitório. Algo como Ashtar Sheran, o Putin das Estrelas.

A parte que eu mais gostei foi:

Segundo os pesquisadores, estudos indicam também evidências sobre a ação de sons específicos na desaceleração da atividade neuronal do cérebro, diminuição do ritmo cardíaco e no equilíbrio da pressão arterial, fundamentais para a recuperação física, mental e emocional.

Sim, queridos. Eu sei até que nome isso recebe: Canção de Ninar, ora bolas!

Entenderam agora porque a Suzana Herculano-Houzel não tem verba para trabalhar? Ela é destinada a esse pessoal. Sabem de onde veio a grana? Olhem para as suas carteiras vazias.

13 comentários em “Palestra sobre Mente Quântica na USP. Avise seu amigo de Humanas

  1. Vergonha, vergonha, vergonha!…

    Pois é, André! Lembra quando falei em algum comentário da era pré-diqus que em minha graduação de Engª Agronômica havia uma disciplina de Agricultura Orgânica na qual eram vistos preceitos da Agricultura Natural, Agricultura Biodinâmica, Homeopatia aplicada à produção vegetal e animal, além de outras bobagens?

    Infelizmente, essa baboseira pseudocientífica alternativa está tomando conta do nosso ambiente acadêmico e tem atraído muito bicho grilo e conspiracionista que não quer ter o trabalho de estudar o conhecimento tido como “tradicional” ou “convencional”.

    Já era ruim só com a alienação ideológica de ultra-esquerda (patente em universidades públicas), cujo discurso defende que a (de)formação do aluno não deve ser orientada para formar mão-de-obra para o “capitalismo yankee-burguês-imperialista das grandes indústrias e corporações multinacionais”.

    Enquanto isso, como você mesmo colocou (e costuma colocar), a produção científica no Brasil só sofre reveses: o Brasil registra cada vez menos patentes; a proporção de pesquisas com fator de impacto pífio aumenta e ficamos com nossa tecnologia estagnada, mantendo nossa dependência internacional.

    Como querer que uma “Pátria Educadora” assim evolua? Quando vão entender que o investimento em Ciência/Tecnologia e em educação de qualidade significa redução de desemprego e pobreza com consequente melhoria de todos os índices de desenvolvimento de uma nação?

    Mas nunca se esqueça: no fundo do poço tem sempre um alçapão!

    1. Na minha faculdade de administração de empresas a professora de RH disse que uma das melhores ferramentas para se contratar um funcionário era a grafologia.

      Então eu perguntei: ” tia, mas isso não igual a astrologia?”

      E eis que ela me responde “astrologia também é boa para o recrutamento de pessoal.”

      Sentemos e choremos.

      1. Analisar a letra dos candidatos, fazer o mapa astral dos mesmos, olhar o que eles dizem e falam nas rediçossiais.

        Mas é que mão de obra de qualidade é o que mais há pior aí.

        1. Um professor me disse que na epoca do orkut ele foi fazer uma entrevista com um candidato e por curiosidade ele foi ver o perfil dele.
          As comunidades dele:
          “Odeio trabalhar”
          “Quero que meu chefe morra”
          “Durmo no servico”
          E por ai vai…

          1. Li uma notícia parecida com essa certa vez.

            Assim como me lembro de uma outra notícia, também envolvendo o finado Orkut, de um candidato que não foi aceito pois ele não tinha conta lá. Concluiu-se que ele não era “sociável o suficiente”.

  2. “Algo como Ashtar Sheran, o Putin das Estrelas.” Obrigado por me fazer engasgar com café…kkkkkkkkkkkkkkkk… faz sentido, afinal o Barack Obama é um reptiliano. Vamos dar uma chance para eles, a química teve como origem a alquimia (de certa forma), talvez algo útil surja desses “ultraterrenos”(que a força esteja com eles).

  3. Seria legal se, no início da apresentação o palestrante começasse a colocar umas equações diferenciais no quadro, a função de onda, laplaciano de phi, distribuição de probabilidade… e ainda pontuar as explicações com “como vocês todos sabem”.

  4. Planck, Feynman, Heisenberg, Cesar Lattes, Einstein, Fermi, Pauli, De Broglie sempre se reviram em seus túmulos toda vez que há alguma palestra com tema “quântico” no meio.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s