Bonobos usam grande variedade de ferramentas. E melhor que você

Sim, isso mesmo! Melhor que você, sim! Você e seu smartphone seriam incapazes de fazer um simples machado de pedra. Não, ver tutorial no YouTube não vale. Mas bonobos são, e não fazem só uns gravetos toscos. Eles realmente usam de tecnologia, já que tecnologia não é ficar acessando Facebook ou postar foto pelado no snapchat. Eles constroem e utilizam vários tipos de ferramentas, ainda que rudimentares, mas qual de nós consegue construir um computador do zero?

Observá-los dá um vislumbre a antropólogos de como nós mesmos evoluímos, construindo um martelo hoje e mandando três bonobos, digo, homens à Lua.

O dr. Itai Roffman, além de ser do pessoal de Davi, é pesquisador de Antropologia Evolucionária da Universidade de Haifa. Ele estuda bonobos, aqueles chimpanzés que não são chimpanzés, mas todo mundo confunde. Em especial, ele estudou Kanzi, o bonobo que cozinha melhor que aqueles manés do MasterChef. Acontece que alguns alegam que Kanzi foi criado por seres humanos, os quais lhe ensinaram linguagem de sinais, bem como usar as ferramentas. Mas será que outros bonobos aprenderiam estas coisas?

Para descobrir se outros bonobos cativos conseguiam as habilidades de Kanzi, a equipe de Roffman foram dar uma olhadinha nos animais em um zoológico na Alemanha e em um santuário bonobo em Iowa. Os estagiários de Roffman fizeram vários testes, dando à macacada uma série de problemas que seria necessário o uso ferramentas para sua resolução, como esconder comida debaixo de pedras e largar o bonobo dar um jeito pra conseguir o almoço. Depois de um tempo, os sádicos deixaram um monte de trecos que poderiam ser usados como ferramentas, como galhos e coisas similares.

Dois dos oito animais do jardim zoológico e quatro dos sete animais no santuário fizeram uso das ferramentas tranquilamente. Em alguns casos quase que imediatamente. Madeiras, pedras, galhos etc. Eles usaram máquinas simples, como alavancas (não, engrenagens já seria esperar demais). Deem uma olhada no vídeo.

Bonobos  não são nada bobos. Bobo é quem faz um trocadilho idiota como este. Alguns até criaram lanças, afiando-as com os dentes, para caçar algumas iguarias perdidas. Mas quando Roffman deu mole, ganhou uma espetada na perna para se lembrar que ali era natureza selvagem e ele estava invadindo território alheio. Mesmo sendo pacíficos, bonobos, diferentes de fundamentalistas, sabem que existe corrida e competição para os seres vivos se manterem vivos, e o "macacão" invasor não ia roubar petisco de ninguém.

A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Physical Anthropology.

Claro, estamos falando de Ciência e desenvolvimento tecnológico. Ainda falta um bocado a ser estudado. Tipo: os bonobos estudados estão em cativeiro. Seria o caso de eles estarem bem de vida, alimentados e sem gente de fora indo se intrometer lá. Eles têm muito tempo à disposição do que fugir de predadores. Mas h´[a algo ali. Chama-se "inteligência". Estudar estes bonobos é estudar a nós mesmos. Como começamos a construir as coisas? Ainda não se sabe. Mas se um bonobo, um chimpanzé ou outros símios conseguem coisas complexas como construir ferramentas, resolver problemas e usar de linguagem, vemos que nosso potencial vem de muito longa data.

Só espero que estes bonobos não acabem com a maravilhosa ideia de se Exterminar mutuamente, quais os seres humanos.

5 comentários em “Bonobos usam grande variedade de ferramentas. E melhor que você

  1. Não lembro com certeza se é em “O mundo assombrado pelos demônios”, mas Carl Sagan menciona a Kanzi, num capítulo chamado “As abstrações das feras”. Um dos textos mais emocionantes que eu já tive a oportunidade de ler. É bom saber que os estudos continuam.

      1. Bom saber! Obrigado!

        Se eu bem me lembro, também nesse livro tem a descrição de como seria para um alienígena descobrir a civilização da Terra. Outro texto incrível!

  2. Nos sites evangélicos vai ser noticiado ” Cientista ateu satanista tenta provar que macaco está evoluindo para homem agora”.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s