Nessa longa estrada da vida, estamos caminhando por algumas dezenas de milhares (e não milhões) de anos. Quando aparecemos, os dinossauros já não eram mais tão impressionantes. No máximo, algo que similar àquilo que põe ovo e faz cocó. Hoje, estamos em, mais ou menos, na soma de 7,28 bilhões de seres humanos. Como chegamos nesse número? Para onde vamos? Quem somos nós? Quem matou Odette Roitman?
No vídeo a seguir, acompanhamos um breve histórico do nosso crescimento demográfico.
Entre guerras e pragas, nosso crescimento se deu exatamente por culpa/causa da Ciência. Vacinas, remédios, sistemas de purificação de água, a revolução verde, engenharia de alimentos, tratamentos genéticos, implantes, próteses, saneamento básico entre tantas outras coisas garantiram que nós, se não a de maior número, a mais adaptável espécie que o planeta abriga.
Entretanto, não existe almoço grátis. Estamos destruindo o planeta. O mundo está superlotado, pois não podemos nos espalhar por todos os lugares. Nossa ciência e nossa tecnologia fez tantos milagres até hoje. Tenho certeza que podemos fazer muitos outros. É uma questão de vontade, de política. Pura e simples política, a mesma da qual fosse o mundo dependente, já não mais estaríamos aqui.
Dados sobre a demografia mundial, bem como a feitura deste vídeo, podem ser encontrados no Population Reference Bureau.
