Museu Nacional fecha por tempo indeterminado por falta de faxineiro

No mundo das pessoas normais, quando você precisa de um funcionário, você contrata. Se você é uma empresa e não quer assinar carteira, você contrata uma empresa que terceirize o serviço. Se você é uma instituição de pesquisa e educacional, você faz de tudo para que suas atividades não cessem. Se você é o Brasil, caga e anda e fecha as portas.

O Museu Nacional, principal museu do país, fechou as portas por falta de funcionário. Porque, né, ter porteiro e faxineiro acarreta muitos problemas burocráticos.

Como eu já falei várias vezes, eu fiz estágio no Museu Nacional. Uma tristeza. Ou tinha reagentes e não tinha vidraria, ou tinha a vidraria e não tinha reagentes. Cheguei na fase de precisar de reagente e da vidraria e não tinha nenhum dos dois. Isso foi antes da Lei dos Estagiários, o que significava que eu não ganhava dinheiro da passagem, não ganhava 10 merréis pro lanche, não ganhava nada de nada. O orientador do estágio não ia trabalhar. Cheguei ao ponto que eu estava na sala estudando pras provas (já que não tinha nada pra eu fazer, já que ninguém ia lá trabalhar, só os estagiários) e a dona que recolhia o lixo meteu a cabeça pela porta e disse "ué? esta sala é usada? Nunca vi ninguém aqui"

O dia que o Museu enchia era o dia 29, já que dia 30 a folha de ponto subia pro RH. Teve uma vez que o museu ficou um mês inteiro de greve; tudo fechado, portão com cadeado, mas milagrosamente, no dia 29 a folha de ponto estava muito bem preenchida. Ninguém foi descontado, porque foram trabalhar.

Eu adoro aquele museu. Sendo estagiário, eu trafegava livremente por todos os departamentos e salas fechadas. Outros estagiários me mostraram todo o acervo de pesquisa e os que simplesmente estão jogados numa sala escura que poderiam estar expostos. Posso garantir a vocês que o maior acervo de rochas e minerais da América Latina com certeza está no Museu Nacional, mas o que está exposto é uma ridícula fração. O Museu Nacional é simples

Mas a tia da faxina parece que picou a mula. De acordo com a CBN, o Museu Nacional teve que fechar por falta de porteiro e faxineiro. Legal, né?

É uma vergonha que uma instituição como o Museu Nacional parar só porque não tem um porteiro ou um simples faxineiro. A burocracia estatal é tão estúpida que mesmo que você queira doar dinheiro pro Museu, não pode. Tem que doar apenas para a UFRJ, sem NENHUMA garantia que a grana irá pro Museu. Ninguém está preocupado com educação, ensino, pesquisa e Ciência. Estão preocupados com as políticas internas. Eu sempre recomendo pros meus amigos levarem seus filhos ao Museu Nacional, mas como? Justamente na época das férias eles fecham. Coincidência? Acreditarei que sim.

Mas não se preocupem. Sempre teremos McDonalds para divertir e educar nossos filhos.

Um comentário em “Museu Nacional fecha por tempo indeterminado por falta de faxineiro

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s