Há muito tempo, num Marte muito, muito distante…

O Planeta Vermelho é incrível. Desde os sonhos de Edgar Rice Borroughs vem se sonhando ir até lá. Nossos cientistas não param de mandar sondas para lá, nem mesmo com 7 minutos de terror em que não se sabia o que ia acontecer durante o pouso da Curiosity. O Planeta-Deus foi conquistado e agora estamos esperando nossa vez de ir até lá e pousar nossos pés.

Mas isso acontecerá no futuro. Como era Marte em seu passado? Bem, a NASA criou um vídeo para mostrar mais ou menos como era a superfície de Marte, o Planeta-Guerreiro.

Há bilhões de anos, Marte não era o lugar frio e desolado que é hoje. Estudos indicam que era um lugar lindo, fantástico, com água líquida, montanhas, terrenos e até atmosfera.

Talvez tivesse vida, ainda não sabemos. O que sabemos é que o Universo é um sacana e está pronto para mandar qualquer planeta pro saco a qualquer momento. Estima-se que a queda de asteroides acabou com isso, junto com o vento solar, o qual mandou a atmosfera embora. Como Mart5e tem uma gravidade menor que a da Terra (cerca de 50%), não havia força suficiente para manter os gases presos e nem um núcleo de ferro em movimento capaz de criar campos magnéticos como a nossa magnetosfera.

O conceito do artista é baseada na evidência de que Marte já foi muito diferente. No vídeo, a rapidez das nuvens em movimento sugere a passagem do tempo e a mudança a partir de um lugar aprazível, quente e úmido, para um clima frio e seco, como é mostrado no decorrer da animação. Os lagos secam, enquanto a atmosfera, gradualmente, se transforma de um magnífico céu azul semelhantes à Terra para os tons de rosa sujo, por causa da poeira das rochas, que se fragmentaram pelos efeitos da erosão.

É uma animação bonita mas desoladora, ainda mais por saber que nosso destino pode não só não ser muito diferente, como pode ser pior ainda.

2 comentários em “Há muito tempo, num Marte muito, muito distante…

  1. Marte tem um núcleo de ferro, mas este não está em movimento e por isso não gera campo magnético. É isso?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s