O Planeta Vermelho é incrível. Desde os sonhos de Edgar Rice Borroughs vem se sonhando ir até lá. Nossos cientistas não param de mandar sondas para lá, nem mesmo com 7 minutos de terror em que não se sabia o que ia acontecer durante o pouso da Curiosity. O Planeta-Deus foi conquistado e agora estamos esperando nossa vez de ir até lá e pousar nossos pés.
Mas isso acontecerá no futuro. Como era Marte em seu passado? Bem, a NASA criou um vídeo para mostrar mais ou menos como era a superfície de Marte, o Planeta-Guerreiro.
Há bilhões de anos, Marte não era o lugar frio e desolado que é hoje. Estudos indicam que era um lugar lindo, fantástico, com água líquida, montanhas, terrenos e até atmosfera.
Talvez tivesse vida, ainda não sabemos. O que sabemos é que o Universo é um sacana e está pronto para mandar qualquer planeta pro saco a qualquer momento. Estima-se que a queda de asteroides acabou com isso, junto com o vento solar, o qual mandou a atmosfera embora. Como Mart5e tem uma gravidade menor que a da Terra (cerca de 50%), não havia força suficiente para manter os gases presos e nem um núcleo de ferro em movimento capaz de criar campos magnéticos como a nossa magnetosfera.
O conceito do artista é baseada na evidência de que Marte já foi muito diferente. No vídeo, a rapidez das nuvens em movimento sugere a passagem do tempo e a mudança a partir de um lugar aprazível, quente e úmido, para um clima frio e seco, como é mostrado no decorrer da animação. Os lagos secam, enquanto a atmosfera, gradualmente, se transforma de um magnífico céu azul semelhantes à Terra para os tons de rosa sujo, por causa da poeira das rochas, que se fragmentaram pelos efeitos da erosão.
É uma animação bonita mas desoladora, ainda mais por saber que nosso destino pode não só não ser muito diferente, como pode ser pior ainda.

Marte tem um núcleo de ferro, mas este não está em movimento e por isso não gera campo magnético. É isso?
CurtirCurtir
Espero que um dia a humanidade consiga tornar esse planeta hospitaleiro novamente.
CurtirCurtir