Ilusões obscuras com um óculos escuro

Eu já falei que adoro ilusões de óptica. Elas mostram como nosso cérebro foi montado por algum mecânico de subúrbio, quando não estava com nenhum fusca-68 para consertar. Nossa visão estereoscópica foi um grande diferencial em nosso processo evolutivo. De saltar de árvore em árvore até poder fugir melhor de um predador. O problema é que cada olho capta uma imagem e o cérebro é quem monta tudo e traduz para si mesmo o que está vendo e é aí que a bagaça desanda, pois na verdade o cérebro inventa a informação, indo para o que lhe é mais familiar, como é o caso da ilusão do filme a seguir:

O vídeo acima é o que se chama "viral", um video engraçadinho que todo mundo acha maneiro e compartilha, mas seu foco é chamar a atenção para um produto. No caso, é um viral da Ray-Ban, um óculos tão maneiro que até MacArthur (sim, este aí da foto) usou quando estava disposto a mandar comunistas pra vala, na Guerra da Coreia.

Cada passo do filme foi filmado em separado e apenas uma parte de cada vez é uma folha impressa, mas que mediante os efeitos de perspectiva fazem com que pareçam ter volume. Só no final mostra que tudo ali, fora o óculos, é impresso, dando a entender que tudo antes era.

Não era.

Este misto de perspectiva e jogos de luz e sombra sempre mexeram com nossos sentidos. O vídeo é fantástico e mostra o quanto nosso cérebro é limitado quando se trata de percepções e, por causa disso, devemos prestar bem atenção nas coisas.

Nada pode ser o que aparenta.


Fonte: Twiter do Cardoso

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s