Dos átomos ao pó

Nós não somos nada. estamos aqui simplesmente por causa de compostos químicos reunidos. Não há diferença entre eu, você e uma barata. Nossas químicas são basicamente a mesma; e toda ela veio de elementos produzidos mediante as temperaturas e pressões colossais atuando no interior de estrelas que há muito explodiram. Das cinzas às cinzas, do pó ao pó, do pó ao Homem, do Homem ao pó.

O vídeo abaixo é uma animação que ilustra o fim estupendo de uma estrela massiva, explodindo de forma magnífica, quando a relação entre as forças do interior do seu núcleo não podem ser contidos pela força gravitacional. A estrela explode e lança pelo espaço tudo que foi produzido na sua imensa fornalha nuclear.

O mais poético deste vídeo é a sonda Voyager 1, que está em audaciosamente indo encontrar novas vidas, novas civilizações ou mesmo uma simples estrela explodindo, lançando substâncias, elementos e radiação nociva com uma quantidade de energia fantástica.

Das cinzas às cinzas, do pó ao pó, do pó ao Homem. E tudo isso começando com um punhado de átomos de hidrogênio.

4 comentários em “Dos átomos ao pó

  1. Muito interessante o vídeo.

    “O mais poético deste vídeo é a sonda Voyager 1, que está em audaciosamente indo encontrar novas vidas…”

    Não está faltando uma palavra depois do ‘em’?

    Curtir

  2. estou vendo aqui em casa o documentário (estupendo) do saudoso Carl Sagan COSMOS, remasterizado e com 8 gigas, maravilhoso, gostaria de compartilhar e colocar o link aqui (seria pirataria??) pois como foi lançado na década de 80 (se não me engano) já deveria ser de domínio público ( e obrigatório passar em toda as escolas) me digam se é permitido :roll: :?: .

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.