Um dos grandes pontos de discussão é como a Terra tem tanta água. Desde criancinha você sabe que 3/4 da superfície da Terra é recoberta por água, apesar de em termos volumétricos esse valor não é tanto assim, conforme já mostramos antes. Entretanto, fica a pergunta: Como essa água veio parar aqui? A teoria mais aceita é que a água veio durante o bombardeio de cometas, já que um cometa praticamente um pedaço de gelo cheio de sujeira. Entretanto, recentes pesquisas questionam se não foram meteoritos, ao invés de cometas, que trouxeram boa parte de nossa água.
O dr. Conel Alexander trabalha no Departamento de Magnetismo Terrestre, da Carnegie Institution de Washington. Ele e seus colaboradores compararam a abundância de isótopos de deutério, um isótopo do hidrogênio com um nêutron, quando o hidrogênio normal não possui nêutron nenhum em seu núcleo. Os pesquisadores encontraram diferenças significativas entre cometas e meteoritos, o que indica que ambos se formaram de forma e em local diferente do Sistema Solar. Em seu trabalho, a equipe questiona se a origem da água na Terra esteja relacionada com cometas.
A pesquisa de Alexander aponta para antigos meteoritos, também chamados de Condritos, que são meteoritos que praticamente não mudaram, mantendo sua constituição original desde que poeira e pequenas rochas se uniram por acreção, quando outros meteoritos sofreram ação de calor e pressão, forças físicas que alteram a constituição química e física dos compostos, transformando o meteorito em um novo tipo de corpo celeste, em termos de identidade química..
Os condritos são meteoritos rochosos que tiveram sua origem em fragmentos de asteroides da região cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. A água não é tão escassa assim no Sistema Solar. Só seu transporte é por vezes dificultado. O deutério atua como marcador radioativo, já que em termos de química, H2O e D2O é praticamente a mesma coisa e suas propriedades químicas são as mesmas. Verificando partes do Sistema Solar onde há maior ocorrência de deutério, maior será as chances de ele indicar a origem da nossa água, depois que os cientistas mediram a ocorrência de água deuterada, água composta por deutério ao invés de hidrogênio normal. Aliás, esse tipo de água é a tão famosa "água pesada" e não tem nada a ver com sua densidade ser maior coisa que não acontece. Aliás, já vi gente dizer que água pesada era uma água contaminada por sais de chumbo, e esse é um bom modo de matar um químico de infarto.
Após examinar 86 amostras de condritos e os comparar com outros corpos celestes, como cometas e as luas do planeta Saturno, os cientitas verificaram algumas coisas estranhas (ou nem tanto). De princípio, meteoritos possuem pouca água, mas quando em sua juventude Terra era alvo de uma série de meteoritos caindo, já que os outros planetas também estavam em formação, logo, suas forças gravitacionais pouco faziam para desviar os pedregulhos do Espaço. Ao examinar as concentrações de eutério, os pesquisadores viram que cometas eram ricos em água deuterada, enquanto que os condritos continham água com um percentual de deutério que mais se assemelha à água de nosso planeta.
Imagono que alguns de vocês devam estar se perguntando "ok, a água veio de um pedregulho espacial. Em que isso mudará a minha vida?": A resposta é que isso mudará tanto quanto consultar seu horóscopo ou ficar ligado nos próximos capítulos da novela ou mesmo saber qual celebridade está dando pega em quem. Não muda nada, mas em termos de conhecimento, revela muita coisa.
Tem gente que prefere saber quem é a panicat que vai posar nua. Eu prefiro saber mais sobre a origem de todas as coisas. Se você pensa assim também, a pesquisa foi publicada na Science. Caso contrario, vai ler Contigo, vai.

Excelente artigo.
CurtirCurtir
Muito interessante este artigo.
Se na juventude da nossa Terra as forças gravitacionais tivessem impedido de cair todo o tipo de rochedo, nós não teríamos a nossa preciosa água. Aliás, nem sequer estaríamos aqui a teclar uns com os outros. Por isso digo, viva quem quer saber e quem trabalha para trazer-nos esse conhecimento.
CurtirCurtir
Além de terem trazido boa parte da água que a Terra possui, os condritos, especialmente os carbonados, também podem ter contribuído com as bases químicas para a vida. Ou com a própria vida, que pode ter surgido nos mesmos, como alguns exobiologistas sugerem.
CurtirCurtir
@Borba, PS: Ei, que negócio é este de não se importar com as bund… isto é, com a beleza das panicats!?! Isso também é Rocket Science! :razz:
CurtirCurtir
Realmente interessante… NUNCA… nunca havia me preocupado com esse mistério!!! Mais uma coisa bacana que o André nos proporciona nesse dia frio e preguiçoso! Valeu !!!
CurtirCurtir
A informação é importante sim! um dia a água acaba e teremos que buscar no espaço, desviando um cometão ou um meteorito para nosso planeta………..
Epa! de repente esta idéia não é tão boa….
CurtirCurtir
Quem se interessa em saber como a vida surgiu na Terra,deveria se interessar em saber como a água veio parar aqui,visto que a primeira não poderia existir sem a segunda.Agora,quem quiser,pode acreditar também em um certo livro,onde a água apareceu em nosso planeta como um passe de mágica.
CurtirCurtir
@Ale, Errado! segundo o livro mágico, a água sempre esteve aqui, mesmo quando não havia nada.
CurtirCurtir