Os verdes anos de produção de leite no Saara

Saara significa "deserto", "vazio". Mas isso só tem razão de ser atualmente, O mundo há cerca de 10 mil anos era um lugar diferente. O Saara estava bem longe de ser o areal que é hoje em dia. Era um lugar úmido e povoado por uma vasta floresta. Há 7 mil anos, não só havia árvores, como havia humanos e havia fazenda de gado leiteiro.

A drª. Jullie Dune trabalha na Faculdade de Química da Universidade de Bristol, Inglaterra. Sua pesquisa é direcionada ao estudo do modo de vida da época Neolítica da Europa, Oriente Próximo e África. No caso da África, a dependência de bovinos, ovinos e caprinos surgiu como atividade antes mesmo da primeira evidência de plantas domesticadas, isto é, atividade de criação de gado antecede a agricultura. Artes rupestres representam este tipo de criação.

Cacos de cerâmica encontrados na região de Takarkori, uma região pré-histórica do Saara Líbio, indicam não só que antigamente extraía-se leite, mas sim que era feito produção de laticínios, como queijo e manteiga. A pesquisa foi publicada no periódico Nature.

Restos de laticínios ricos em gordura que estavam em algumas cerâmicas puderam dar uma luz sobre o que esse gado comia, que basicamente eram plantas lenhosas e gramíneas e alguns grãos secos.

Sabendo de alguns desses detalhes, ficamos sabendo como era a sociedade naquele tempo e como eles interagiam entre si e dominavam  ambiente. É quase certo que parte dessa produção se destinava ao comércio.

Com alguns cacos de cerâmica e restos de comida com milhares de anos de idade, conseguimos entender como as pessoas viviam e construíam aldeias e como diferentes grupos de humanos construíram suas economias de formas diferentes.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s