Do micro ao macro: uma viagem com escala de tamanhos

Nada é mais difícil de racionalizar do que tamanhos. Quando eu falo que meu irmão tem 1,90 m de altura, vocês conseguem ter uma ideia de quão grande ele é. Se eu disser que minha irmã “pesa” (sim, eu sei) 100 kg, vocês têm uma noção que ela é maior que meu irmão, assim como maior ainda será o número de ossos quebrados que eu terei quando ela ler este parágrafo. Entretanto, se eu falar da distância entre Rio de Janeiro e Quito (capital do Equador) e perguntar se esta distância é maior que entre Lisboa e Kiev (capital da Ucrânia) , teremos problemas, pois são distâncias que não conseguimos abstrair, nos reservando a comparar medições com números exatos.

Agora, e se jogarmos números que expressam tamanhos e distâncias, não só pequenas — como um mosquito ou um átomo de hidrogênio — mas coisas gigantescas, como o tamanho de estrelas massivas, a nebulosa Olho de Gato e até mesmo o Universo? Como fazer, então?

Cary e Michael Huang possuem um site que traz muitas animações em Flash voltadas para a Ciência. Em minha opinião, o mais bonito é o que mostra a comparação entre tamanhos, onde você pode deslizar o cursor com o mouse (ou usar o scroll, vulgarmente conhecido como “rodinha”) para ampliar ou reduzir a escala, mostrando como perdemos a noção da ordem de grandeza de coisas muito grandes e/ou muito pequenas.

(Sou apenas uma imagem, e não a animação em si.)

Clicando na imagem acima, vocês irão até a página dos irmãos Huang. Clicando em cada figura da animação, vocês verão detalhes sobre o objeto clicado e se você quiser uma versão mais “pobrinha”, mas em português, visitem esta página deles, com a versão antiga.Eu não coloquei a animação “embedelizada” aqui por vários motivos.

1) Não tinha pedido permissão a eles.

2) Normalmente eu coloco imagens e vídeos com 450 pixels de largura, mas acho que algo tão legal assim merece um tamanho bem maior.

Divirtam-se.


PS. A distância do Rio de Janeiro até Quito é maior que a distância de Lisboa até Kiev.

12 comentários em “Do micro ao macro: uma viagem com escala de tamanhos

  1. :shock: O universo é mesmo incrível (e grande), e todos nós sabemos que ele tem um criador o Todo-Poderoso Eru Ilúvatar. ;-) Eu sei que a pergunta é meio idiota mas, como os planetas se formam? (como diabos eu me esqueci disso?).

  2. E ainda há tanto idiota que acha que só há vida aqui nesse planetinha perdido na imensidão do espaço!!! E não me venham encher o saco´perguntando… cadê, então??? Quando comento sobre vida, é qualquer tipo de vida e não necessariamente um homem barbudo sentado em sua cadeira de ouro!!!

  3. Um video que sempre gosto de mostrar para os meus colegas é um comparativo entre o Sol e XY Canis Majoris. Eu sei. É meio nerd mostrar esse video para os outros, mas eu gosto. (É só procurar o Star Size Comparison HD no youtube)

  4. Bom dia pessoal, eu já tinha visto essa animação, não lembro ao certo onde. Muito interessante a escala de tamanho das coisas, assim vemos o quanto somos insignificantes para o universo ao nosso redor.

  5. Dúvida. Na última cena, no sentido de crescimento, a legenda diz que o universo observável tem 93 bilhões de anos luz ??? Como isso é possível se, segundo as estimativas, ele tem apenas 15 bilhões de anos. Fiquei confuso agora, com essa transformação de quilômetros para anos luz.

  6. Acho muito interessante esses comparativos. Eu com os meus 1,89 m posso parecer um gigante do lado de um rato, mas sou minúsculo do lado de uma baleia-azul. Assim como dando uma volta o nosso planeta parece gigantesco, mas ele não é nada do lado de Júpiter.

  7. percebendo as escalas microscópicas,entendo que cada um de nós é um verdadeiro universo…cheio de dinâmicas e de uma ordem inimaginável!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s