Feliz Aniversário, Isaac!

isaac_newton.jpgHoje é dia 4 de janeiro, como coisa que vocês ainda não saibam. O que muitos não sabem é que hoje é aniversário de alguém querido e muito especial. Alguém que – como muitos que vieram antes dele, e outros que vieram depois – modificou o rumo da Ciência, lançando novos conhecimentos, novas reflexões e criou novos paradigmas para nossa humilde compreensão do universo.

Parabéns, Sir Isaac Newton, pelos seus 367 aninhos de vida,mas com um corpinho de 300.

Muitos blogs científicos já devem ter lotado a Internet com parabéns, mini-biografias, fofocas sobre sua suposta virgindade etc. Alguns simplesmente estão deixando passar em branco. Não importa, o importante é sabermos onde está a maior importância do legado que tio Isaaac nos deixou. Eu posso chamá-lo de tio, enquanto que o restante terá que tomar muito chá das 5 (e ler suas obras em latim) para ter essa honra e coleguismo. Para vocês: SENHOR Isaac Newton.

Muitos já devem ter corrido para as wikipédias da vida para ler que TIO Isaac era astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Ele mudou todo o conceito que se tinha nos ramos de astronomia, óptica, matemática e até mesmo na religião. Pois é. Tio Isaac era um estudioso de religiões e, através de leitura acurada e um exame criterioso, Newton viu que uma das maiores besteiras do catolicismo, a Santíssima triondade, estava totalmente equivocada, sem nenhum embasamento nas escrituras. Newton também foi alquimista, já que (ainda) a Química ainda não tinha chegado ao nível de sofisticação científica e a alquimia ainda mesclava informações das substâncias com propriedades metafísicas. Newton tentou de todas as maneiras comprovar os escritos dos metidos a Paulo Coelho da época, sem sucesso, por motivos óbvios. Além disso, ele chegou até a prever um possível fim do mundo para 2060. Ele terá razão? É aguardar pra ver.

Foi na matemática que Newton mostrou o ás que era, criando novos métodos, técnicas e as bases do Cálculo Diferencial e Integral, o que deu a maior “porradaria” com um certo camarada chamado Leibnitz que, independente de Newton, chegou às mesmas conclusões, mas de maneiras diferentes.

Convenhamos, Newton tinha um gênio pavoroso, um tanto distraído no tocante a relações pessoais, arrogante e com baixíssima tolerância a idiotas. Isso me lembra alguém… cahan… A famosa sentença dele “Se enxerguei mais longe, foi porque eu estava sobre os ombros de gigantes”, é tida como um perfeito exemplo de modéstia, mas não é bem assim. Na verdade, essa frase era uma resposta ao astrônomo Robert Hooke, com quem Newton trocava diversas farpas – assim como com o astrônomo holandês Christaan Huygens. A frase de Newton é bem interpretada ao sabermos que Hooke era baixinho e, segundo Newton, também era intelectualmente inferior a ele. O bate-boca (na verdade, bate-carta, que era assim que cavalheiros lavavam a roupa suja) começou porque Newton inadvertidamente achou que a Royal Society era uma filial de Cambridge, onde ele ditava as regras. Não era. Robert Hooke atacou virulentamente o ensaio sobre a teoria das cores de Newton (Hooke estava errado, mas ninguém é perfeito). Enquanto isso, Huygens ficou tiririca da via em saber que Newton propunha que a luz possuía natureza corpuscular (a luz era formada por partículas), enquanto o holandês dizia que a luz possuía natureza ondulatória (a luz era formada por ondas). O bizarro nisso tudo é que tanto Newton quanto Huygens estavam certos. Fazer o quê?

É engraçado pensarmos que cientistas possuem um debate calmo e cavalheiresco. Acreditem, não é bem assim., Já vi dois pesquisadores quase partirem pras vias de fato por causa de uma contradição entre eles. Cientistas são seres humanos, apesar do que possam pensar.

A despeito das idiossincrasias de tio Isaac, todo o seu trabalho ficou para a posteridade, como sendo alguns dos mais importantes e influentes trabalhos já realizados na Ciência. Seu nome é conhecido no mundo todo e seu intelecto, invejável.

Aproveitemos este dia para refletirmos no que significa a Ciência e, mais importante, o que significa ser cientista. Para tanto, peguem seu Earl Grey com limão, ergam-no e façam a um brinde a Sir Isaac Newton, o primeiro cientista a ser reconhecido pela rainha e ter ganho um título de nobreza.

Feliz Aniversário, Tio Isaac Newton!

5 comentários em “Feliz Aniversário, Isaac!

  1. Sem dúvida nenhuma um grande gênio(pra mim só superado por Gauss)quem é da área da física sabe a importância dele,mas como pessoa não era nem um pouco interessante… :cool:

  2. André, existe algum livro confiável sobre a vida e obras do Sir?

    (ah… o meu “Notify me of follow-up comments via e-mail” não funciona faz anos, não dá p/ saber se andam falando mal de mim por aí :wink: )

    1. Só o do seu biógrafo oficial. Tb recomendo A Dança do Universo, que fala desde os mitos da Criação até a moderna cosmologia.

      Sobre o Notify, eu ainda não sei pq não funciona. Sugiro assinar o RSS dos comentários.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s