O cientista britânico Isaac Newton, descobridor da lei da gravidade, previu que o fim do mundo chegará em 2060, segundo uma exposição inaugurada hoje na Universidade Hebraica de Jerusalém.
A exposição revela novos documentos sobre o trabalho e as investigações do cientista, que viveu entre 1642 e 1727, das quais se deduz que, além da física e a alquimia, estudou profecias apocalípticas escritas na Antigüidade.
“Newton se esforçou para decifrar o que ele considerava que eram conhecimentos secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas antigas e de outros arquivos históricos”, diz a filósofa Yamima Ben Menahem, curadora da exposição, em comunicado.
Entre os manuscritos do cientista há um no qual tenta calcular o fim do mundo segundo o livro do profeta Daniel no Antigo Testamento e chega à conclusão de que ele acontecerá no ano 2060.
Em outros, analisa textos hebreus consagrados na liturgia judia assim como fragmentos do filósofo e médico Maimonides.
Os documentos da exposição “Os segredos de Newton” pertencem à Biblioteca Nacional de Israel, situada no campus de ciências da Universidade Hebraica.
À Biblioteca chegaram em 1969, doados pelo filantropo judeu Abraham Shalom Yehezquel Yehuda, que os tinha comprado em 1936 em um leilão em Londres.
Segundo o comunicado, esta é a primeira vez que os documentos do consagrado cientista britânico são expostos e mostrada uma de suas facetas menos conhecidas, a de tentar extrair material científico de textos antigos como a Bíblia e o Talmude.
“Newton se aproximou destes estudos com a mesma meticulosidade demonstrada em seu trabalho como cientista e se aproximou da ciência com o fervor religioso que o levou a ser considerado um tipo de profeta”, diz a nota de imprensa.
“Os tesouros desta mostra nos convidam a propor novamente dicotomias tradicionais como antigüidade e modernidade, ciência e religião, racionalidade e irracionalidade”.
Fonte: UOL, EFE
Isso prova que nem mesmo os gênios da ciência estão livres de serem influenciados negativamente pelas idéias apocalípticas dos chamados livros “sagrados”… se bem que com esse aquecimento global…
CurtirCurtir
Fantástico como até mesmo os cientistas deste periodo, influêciados pela sua cultura religiosa tiveram tanto interesse com a falsa crença no “Apocalipse”.
CurtirCurtir
Não existe precisão no que ele diz. Mundo acabar de que forma? Assim como acabou os dinossauros?
Acredito que não. Ele tinha como uma de suas principais distrações estudar teologia. Talvez por ele ter tomado um surto religioso ao afirmar ‘fim do mundo’, simplesmente por fazer estudo probabilístico de uma queda de algum meteoro chocando-se na terra é possível.
Uma catástrofe do tipo maremoto devido a um efeito gravitacional imprevisto da terra, um surto de aumento de temperatura bem acima dos níveis tolerados pelos seres vivos de hoje ..várias coisas do tipo.
Temos de lembrar que a terra já passou por catástrofes bem maiores o que não significou a extinção da terra ou seus habitantes.
Muito do que hoje é realizado era impensável em outros tempos. A acumulação do conhecimento desde a revolução científica, aumentou de forma exponencial e continua em crescimento nunca antes imaginado. Muito do que pode ser evitado, é feito. Muito do que poderá ser feito ainda não tenho dúvida que será feito a evitar qualquer tipo de catástrofe de ordem natural e nem cogito o fato que por guerras ou genocídios haverá esta extinção da terra. A história nos mostra que o que a guerra já foi capaz e o extermínio entre raças distintas visando a ‘purificação’.
Vejo que o cientista brilhante que foi newton também é suscetível de falhas assim como torna todo ser humano quando estas falhas tem em seu fundamento as paixões. Newton era um teólogo apaixonado.
CurtirCurtir
É difícil acreditar que Newton disse isso e não teceu detalhes. Ele era por demais meticuloso para falar tamanha insanidade. Newton cometeu erro no estudo da natureza da luz e da refração, mas mesmo assim não perdeu a característica de cientista. Se ele disse realmente que a gravidade vai acabar em 2060, sua teoria foi jogada por terra ou por um vazio mental. Desde quando a gravidade pode acabar sem acabar a matéria? Pois ele mesmo disse e demonstrou que matéria atrai matéria na rzão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado da distância. Isso só seria possível se a matéria acabasse ou os planetas se afastassem para uma distancia que anulasse a gravidade. É Newton, ou estão inventando intriga com seu nome ou Você pisou na bola e escorregou nesse campo burro da fé.
CurtirCurtir
cometeu erro? você não sabe como se dá o conhecimento cientifico.
CurtirCurtir
Penso que o grande cientista foi vitima de um esgotamento mental, devido ao grande esforço dispendido na elaboração do equacionamento da lei da gravidade.
CurtirCurtir
penso que o grande cientista na epoca estava com problemas no seu laboratorio,ou entao ele cometeu um pequeno erro ,porque seria impossivel ele saber quando er que o mundo acabarra
CurtirCurtir
Seja de fato está declaração proveniente de Newton, jamais essa declaração – ou melhor: premonição – poderá ser catalogada como científica.
Newton, como um bom religioso de sua época, isso todo biógrafo bem o sabe, caso tenha deixado vazar mesmo esta informação, tal declaração não se pode levar a sério. Se falou em nome da ciência pior ainda. Mas como um bom representante da física moderna e fundador por assim dizer das ciências da natureza, provavelemente este anúncio não desmerece seus trabalhos que por sinal em parte já foram ultrapassados pela física moderna e heisenbergniana.
CurtirCurtir
Algumas barbaridades que eu já ouvi os crentes dizendo:
“De mil passará, a dois mil não chegará.”
“É… Queda das torres gêmeas, tsunami… não tem jeito não, o mundo vai acabar mesmo.”
“Aparelho celular, viagem pra Marte, bomba atômica… é o fim do mundo mesmo, a própria bíblia já previu essas coisas todas.”
Desde o ano mil os cristãos dizem que o mundo vai acabar “daqui a pouco”. E o pior é que se o mundo realmente acabar um dia, eles vão dizer: “ha, ha! eu não disse?”
Pô, assim fica fácil, é que nem poder jogar na mega-sena podendo apostar em todos os números.
Eu já vi essas profecias que estão em Daniel, e elas são absurdas, não têm qualquer lógica, sem contar que elas nem se cumpriram.
CurtirCurtir
não entendo de gravidade e muito menos as lei da mesma, pois própria ecritura sagrada diz que men cristo ousou a citar o dia e nem a hora do fim de todas as coisas somente divertiu vigiai
não digo os crentes pois satanas cre nesse evento e estremesse pois pedro nos da advertencia so ler 2pedro3:1ao10 se tu cres
CurtirCurtir
Olha, interpretando o que vc escreveu (eita português do inferno) vc disse que nem o Jóquei de Jegue previu isso. deve ser pq ele não existiu.
Ademais, as cartas de Pedro são falsas. ;-)
Em suma: Um monte de nada a ver foi o que vc falou.
CurtirCurtir