Os fãs de Ficção Científica sempre sonharam com robôs com processos cognitivos semelhantes aos humanos, como é o caso do Comandante Data, mas fica difícil de saber se estes robôs sonhariam com ovelhas eletrônicas. O complicado disso é entender o máximo possível como se processam as informações no cérebro, bem como a complexidade de processos químicos e físicos, oriundos de bilhões de anos de evolução biológica, sob os cruéis efeitos da Seleção Natural.
Ao que parece, as pesquisas estão promissoras e parecem estar chegando lá. Não sei se chegaremos ao um “cérebro positrônico”, mas com certeza já temos as chamadas redes neurais artificiais. O futuro já chegou faz tempo, pessoal. Que o diga dois cientistas que estão conseguindo bons resultados nesse campo.
Na Inglaterra, cientistas criaram um robô cujo software permite que se adapte e melhore suas atividades em questão de horas, o mesmo processo que a Seleção Natural providenciou em milhões de anos. Em Iowa, EUA, um cientista búlgaro estuda robótica desenvolvimental, uma mistura de robótica, inteligência artificial, psicologia do desenvolvimento, neurociência desenvolvimental e, pasmem, filosofia!
De acordo com o portal Terra, O robô, elaborado na Gordon University de Aberdeen, Escócia, aumenta automaticamente sua “inteligência” e complexidade à medida que o mesmo acontece com sua estrutura física. Atualmente, as máquinas não conseguem realizar essas mudanças sozinhas sem redesenhar totalmente seu software, algo que é caro e pouco operacional, por isso o trabalho da equipe de inteligência artificial do professor Christopher MacLeod pode ser de grande ajuda.
O programa de informática do robô desenhado na universidade escocesa atribui de forma automática novos grupos de “neurônios” destinados a adaptar seu funcionamento aos novos elementos que forem incorporados à sua estrutura original. Uma rede neural controla o robô através de um software formado por uma série de nódulos de processadores interligados que podem ser programados para realizar as ações desejadas.
Se o objetivo é manter o equilíbrio e o robô receber em seus sensores o sinal de que está caindo, a reação será movimentar suas extremidades para tentar se manter de pé. Se continuar de pé, a combinação de ações que foram necessárias para isso serão guardadas nos processadores, mas se não conseguir e cair, o robô fará novos ajustes e tentará algo diferente quando voltar a ocorrer o problema.
Um bebê passa pelo mesmo processo de aprendizado, mas não é da noite pro dia. Quanto mais “evoluído” (evolução NÃO SIGNIFICA melhoria), o aprendizado passa por muitas etapas a mais. Assim, um potro aprende a ficar em pé e a correr muito mais rápido que o ser humano.
Enquanto isso, o Inovação Tecnológica nos traz reportagem sobre o búlgaro Stoytchev e seus estudantes estão tentando descobrir como um robô pode aprender o que uma criança aprende nos seus primeiros dois anos de vida. Uma de suas cobaias é o seu próprio filho, que tem apenas 3 meses de idade.
O objetivo inicial é fazer o seu robô, um gigantesco dorso humanóide, um tanto assustador à primeira vista, aprender a distinguir entre objetos do dia-a-dia. Como uma criança aprende a enfiar potes pequenos dentro de potes grandes, o robozão terá que saber distinguir o que é um pote e que objeto pode servir para colocar coisas dentro.
Outra linha de pesquisa pretende ensiná-lo a descobrir quais objetos podem ser utilizados como ferramentas, coisas que até macacos sabem fazer. E, finalmente, eles esperam que o robô aprende primórdios de linguagem, similares à utilizada por uma criança de dois anos de idade.
Não demora muito, teremos um robô que tenha processos cerebrais bem semelhantes aos nossos. Será que eles desenvolverão consciência? Bem provável. O que nos salvará deles? As 3 Leis da Robótica? Ou será que não teremos o que temer? Talvez, Susan Calvin esteja certa e eles sejam criaturas mais limpas e honestas que os seres humanos. Porque, com certeza, eles foram feitos por projetistas inteligentes, e um projetista inteligente corrige bugs e imperfeições a medida que aparecem, ao invés de soltar sua criatura no mundo para que ela se vire, como Mary Shelley descreveu.
De resto é esperar pra ver qual cientista será o primeiro a berrar: IT’S ALIVE!!!!
Queria ver se os robôs iam rezar pra nós humanos, inventar um livrinho cheio de historias fantásticas, e esperar que após seu fim vão para um lugar bom onde todos os robôs crentes podem ir…
CurtirCurtir
@Wilhelm, mais fácil eles nos considerarem criaturas inferiores, nos escravizar pela bioenergia, ou simplesmente nos aniquilar. :twisted:
CurtirCurtir
@Wilhelm,
Esse comentário me lembrou um dos contos do “Eu, Robô”, onde um dos robôs começa a duvidar que algo tão maravilhoso como ele tenha sido criado por humanos tão limitados e passa a crer que foi criado por algum ser superior aos homens. Algo a se pensar…
CurtirCurtir
@Árabe Doido,
Você quer dizer assim como nós em relação a um conceito limitado como deus?
CurtirCurtir
@Wilhelm,
Na verdade, não foi essa minha intenção, não quis fazer um juízo de valor. Mas pode-se perceber claramente nequele conto uma alusão às religiões. Da mesma forma que na história da Ilha do Dr. Moreau.
CurtirCurtir
Oi meu jovem , vc é o cara.
Quando as pessoas buscam Deus na palavra e na oração pedindo uma benção para sua vida, a recebe na hora certa , tá xateado com Deus ! toda busca é uma caminhada , que te levará ao seu objetivo. Não culpe Deus pelos teus fracassos e quanto a gramatica minha, rsrs. vc tem razão , vou fazer um cursinho básico.
CurtirCurtir
@jailton, Cursinho básico para que???
Você mesmo disse que quem busca deus na palavra e oração pedindo uma benção, a recebe na hora certa.
Então…não é só orar?
Ou não é esta uma das finalidade das orações?
CurtirCurtir
@jailton,
Todas as religiões clamam receber milagres, não só a sua. Então prove um milagre ou eu vou considerar você um mentiroso.
Além disso ninguém pode estar chateado com algo que não existe
CurtirCurtir
“ao invés de soltar sua criatura no mundo para que ela se vire, como Mary Shelley descreveu.”
Poxa, jurava que no final iria ler “… tal como dizem que uns tais de Jeová e Elohin fizeram”
CurtirCurtir
O ser humano quer ser mais que um Deus ele quer ser o criador de Deus ,pois a nossa imaginação não tem fim de tanto abisurdo que falamos .
Quem não já viu essas imagens facinantes de filmes e videogames , imagens essas que são belissimas , rsrsr
Se enganam muito por que o céu é humilde , vcs reviveram as coisas q fizeram aqi na terra boas e más ações. Então vira uma voz e dirá volte a semente para um dia chegar a perfeição.rsrsr
A morte é um circulo vicioso da vida eterna. entedeu agora !
CurtirCurtir
@jailton,
Na verdade não consegui entender muito do que você falou, eu acho. Olha o criador de Deus nós ja somos e não deviamos ser orgulhosos disso, foi um dos piores erros que fizemos…
CurtirCurtir
@jailton,
Na verdade, pouco se pode entender do que você escreve, isso é alguma tradição crente? Falar por meio de frases curtas, sem ligação e sem coesão?
Tentar massacrar o ouvinte (leitor) com um mega flood?
Por favor, reformule seu pensamento (?) de modo inteligível e, talvez, alguém se dê ao trabalho de responder ao seu post.
Obrigado pela atenção e que Belial te proteja.
CurtirCurtir
belial ! rsrsrs
vc não sabe o q fala ( cara )
E q baal te proteja . . .
CurtirCurtir
@jailton,
Baal e seus muitos clones foram todos mortos pela equipe do Stargate Sg-1!
CurtirCurtir
O ser humano quer ser mais que um Deus ele quer ser o criador de Deus
O homem criou Deus à imagem de um papaizão protetor, e quer um dia se tornar assim, controlador de criancinhas.
,pois a nossa imaginação não tem fim de tanto abisurdo que falamos .
Sua missiva é um ótimo exemplo disso. Assim como suas crenças.
Quem não já viu essas imagens facinantes de filmes e videogames , imagens essas que são belissimas , rsrsr
Todo mundo que não vive numa caverna já viu. Se não esta com a cabeça enterrada no chão, você pode pegar argila ou um PhotoShop, e criar imagens belíssimas, ou garranchos vergonhosos.
Se enganam muito por que o céu é humilde ,
O céu é um fluído.
vcs reviveram as coisas q fizeram aqi na terra boas e más ações.
Isso se chama memória, satisfação ou culpa.
Então vira uma voz e dirá volte a semente para um dia chegar a perfeição.rsrsr
Quer apostar?
A morte é um circulo vicioso da vida eterna.
É, larvas e micróbios vão devorar a minha carniça. Quero que meus filhos assistam isso para darem mais valor à suas vidas, e não viverem na esperança utópica de retornarem para terminar o que não foram competentes para fazer.
entedeu agora !
Entendi que você tem uma péssima gramática e não sabe pontuar suas frases.
Se você não é uma criança, sugiro que faça um supletivo. O governo de seu estado deve prove-lo gratuitamente. Procure a escola mais próxima para se informar.
Abraços.
CurtirCurtir
@jailton, e moderadores me perdoem, por ser prolixa. mas não posso deixar de transmitir minha opinião:
“O ser humano quer ser mais que um Deus ele quer ser o criador de Deus ,pois a nossa imaginação não tem fim de tanto abisurdo que falamos .”
Sinceramente, Jailton, atribuir a capacidade criativa, e imaginativa, do ser humano, meramente à um desejo mesquinho, de querer ser maior que um “deus”, é diminuir, nossa capacidade, se não fosse essa capacidade criativa.
Sem ela, não haveria evolução, pois tudo que o homem criou, ele criou primeiro em sua mente, atravéz de idéias, e depois colocou em prática, atravéz de experiências, teorias, moldes, ferramentas, etc. Sem nossa imaginação absurda, trabalhando, não só no campo das artes, mas em tudo que nos rodeia, ainda estaríamos vivendo dentro de cavernas, com medo do fogo, dos raios, da noite.
“Quem não já viu essas imagens facinantes de filmes e videogames , imagens essas que são belissimas , rsrsr”
Esas imagens fascinates, fazem parte do campo artístico humano, arte, serve, para expressar opiniões, e trabalhar emoções, mas se você considera que seja uma afronta á dignidade de Deus, que construamos imagens (ops santos? ícones? simbulos sagrados?), por inveja divina, então queime, tudo que é belo, e enfeita a vida, e se enfie num buraco, para fugir da capacidade do homem, em criar imagens.
Cabe aqui também, uma observação, se deus, – caso ele realmente exista -, criou a humanidade com tal capacidade de criação, por que ela deveria ser censurada, por exercer, o poder, que deus, lhe deu, de livre e espontânea vontade? Foi ortogado, pela divendade, portanto, está mais que correto, ser usado.
“Se enganam muito por que o céu é humilde , vcs reviveram as coisas q fizeram aqi na terra boas e más ações. Então vira uma voz e dirá volte a semente para um dia chegar a perfeição.rsrsr”
O Céus, é um espaço, infinito, repleto de fluidos, alguns mais densos, como no caso das atmosferas planetárias, outros mais rarefeitos, como as partículas espalhadas pelo espaço. O céu, não é uma “entidade”, para ter uma personalidade humilde, ou arrogante. E sobre o “céu”, mítico, há controvérsias, amigo, e MUITAS.
“A morte é um circulo vicioso da vida eterna. entedeu agora !”
A morte faz parte da vida, sendo ela a única certeza deste mundo. Sabemos que um dia iremos morrer, e que pessoas que amamos irão morrer.
Infelizmente essa verdade, não é bem trabalhada entre as pessoas. Existe um medo terrivel da morte, ninguém aceita, como coisa comum, e inevitável. Maqueiam este medo, em esperança de vida eterna ou reencarnação, ressurreissão, até aí, tudo bem, pelo menos essas esperanças, controlam uma neura, o ruim, é, quando:
1º vive-se somente em função desta vida eterna, não existe foco, em crescimento, nesta vida, abdicam-se de coisas saudáveis, por considerá-las pecaminosas (sexo, certas comidas, bebidas, certos tipos de musica, etc). Temos aí então, não pessoas consoladas (iludidas?), pela perspectiva de que não se acabarão, com a morte, e sim, pessoas anuladas, frustradas, por que não vivem, apenas existem, com medo de macularem sua alma com algum pecado, e com isso terem negado o passaporte, para o paraíso das delícas eternas.
2º Esa visão de que esse mundo não é o verdadeiro mundo, e um mundo melhor nos espera depois da morte, paroxalmente cria nas pessoas a falsa idéia de que dane-se o que acontece aqui, faz com que as pessao não desenvolvam responsabilidade, com se não fossem obrigadas a fazer algo para melhorar este mundo.
Se ao mesmo tempo não fazem nada para não errar, também nem tentam consertar os erros, melhorar de vida, ficam em completa estagnação existencial, pois os bens materiais ficam todos na terra, e é deus, que salvará este mundo, depois do apocalipce, então, não adianta nossos esforços, para melhora-lo, pois somente no tempo que deus achar melhor, tudo se resolverá.
Entende o que eu quero dizer?
Crenças á parte (admito, sou kardecista, acredito em vidas múltiplas) tenho consciência de que não há evolução, sem atos, e sem atos de grande desenvolvimento moral, por isso eu tento fazer o melhor, por mim, e pelos que me rodeiam, não só visando um crescimento espiritual, mas também por que sei, que um dia eu vou, e pode ser que eu quebre minha cara, indo prum lugar diferente, do que acredito, ou nem vá pra lugar algum, acabe de vez, é por isso, que independente de minha crença, eu também tento fazer coisas, boas, para que eu possa desfrutar desta vida, de forma completa, saudável, sem neuras, sem preocupações e sem peso na consciência, pois sei que um dia eu acabarei, então, não quero acabar, olhando para trás e vendo que desperdicei, todas as minhas oportunidade sde ser feliz, por culpa de dogmas!
A vida é o aqui, e o agora, o resto, é somente especulação!
CurtirCurtir
Oi, boa tarde .
Falei besteira itencionamente, desculpe ! , nossas opiniões se encotram perfeitamente. bj
CurtirCurtir
@jailton, espero que os erros abomináveis de gramática, sejam intencionais, também!!!!
CurtirCurtir