Placa de 700 a.C. desvenda mito de Sodoma e Gomorra

Os malditos cientistas aprontaram mais uma! Dessa vez, conseguiram uma explicação pro mito da destruição de Sodoma e Gomora.

Caso vc não se lembre da história, Lot, o único homem justo lá, é visitado pelos anjos e estes disseram que Sodoma seria riscada do mapa, por que o boníssimo Javé acordara de ovo virado. Maiores detalhes no artigo Anjos: Para que servem? Mais especificamente, AQUI.<

Muito bem , a questão é que a BBC traz uma notícia interessante: Cientistas britânicos conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que se trata do testemunho feito por um astrônomo sumério sobre a passagem de um asteróide – que pode ter causado a destruição das cidades de Sodoma a e Gomorra.

Opa, interessante, não é mesmo? O pastor de cabra que não tava sem muito o que fazer no dia, viu o tal asteróide e compôs o seu mito. Ou, mais acertadamente, soube por outras fontes e a história ganhou proporções divinas. Nada de novo aí, como sempre.

Conhecido como “Planisfério”, o referido bloco foi descoberto por Henry Layard em meados do século 19 e permanecia como um mistério para os acadêmicos. Ele traz a reprodução de anotações feitas pelo astrônomo há milhares de anos.

Utilizando técnicas computadorizadas que simulam a trajetória de objetos celestes e reconstróem o céu observado há milhares de anos, os pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, descobriram que os eventos descritos pelo astrônomo são da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C., segundo o calendário juliano. Eu disse: JULIANO! Se você não sabe o que é, sugiro a leitura do artigo A Verdadeira História dos Calendários.

Segundo os pesquisadores, metade do bloco traz informações sobre a posição dos planetas e das nuvens e a outra metade é uma observação sobre a trajetória do asteróide de mais de um quilômetro de diâmetro. Uma pedrinha e tanto. ;-)

De acordo com Mark Hempsell, pelo tamanho e pela rota do objeto, é possível que este se tratasse de um asteróide que teria se chocado contra os Alpes austríacos, na região de Köfels, onde há indícios de um deslizamento de terra grande. O asteróide não deixou cratera que pudesse evidenciar uma explosão. Isso se explica, segundo os especialistas, porque o asteróide teria voado próximo ao chão, deixando um rastro de destruição por conta de ondas supersônicas, e se chocado contra a Terra em um impacto cataclísmico.

Segundo os pesquisadores, o rastro do asteróide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado uma área de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados. Hempsell afirma que a escala da devastação se assemelha à descrição da destruição de Sodoma e Gomorra, presente no Velho Testamento, e de outras catástrofes mencionadas em mitos antigos.

O pesquisador sugere ainda que a nuvem de fumaça causada pela explosão do asteróide teria atingido o Sinai, algumas regiões do Oriente Médio e o norte do Egito. Hempsell afirma que mais pessoas teriam morrido por conta da fumaça do que pelo impacto da explosão nos Alpes. Segundo a Bíblia, Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo suposto Javé como resposta a atos imorais praticados nas cidades. Lembram-se? Toda a população queria dar uns pegas nos anjos. hehehe Acredita-se que elas eram localizadas onde hoje fica o Mar Morto. Mais uma explicação científica. Nenhum deus foi necessário. Apenas um evento cosmológico comum. Asteróides caem a todo tempo na Terra. De vez em quando, cai um tão grandinho como esse.


Fonte: BBC Brasil

121 comentários em “Placa de 700 a.C. desvenda mito de Sodoma e Gomorra

  1. Fora o manual universal de historias contraditórias (Biblia) existe outra mensão sobre a dobradinha Sodoma e Gomorra ? são cidades que existiram ou são como a Atlantida?

    1. então….já dizia meu santo avozinho (e que Deus o tenha)…
      o ser humano não deve discutir 03 assuntos:
      1º – mulher
      2º – futebol
      3º – religião…
      cada um tem um gosto seja por mulher, futebol ou religião….
      acreditar que esta ou aquela é mais verdadeira é não acreditar que existe
      segredos entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia possa imaginar ….
      então: se Sodoma e Gomorra existiram ou não e se foram ou não destruídas
      por Javé ou um asteroidezinho da época… é perda de tempo…já se passaram tantos anos…para que viver do passado, qdo o presente é tão maravilhoso e o futuro…a quem pertence????

    2. então….já dizia meu santo avozinho (e que Deus o tenha)…
      o ser humano não deve discutir 03 assuntos:
      1º – mulher
      2º – futebol
      3º – religião…

      Ele conversava sobre o que? Como estava o clima?

      cada um tem um gosto seja por mulher, futebol ou religião….

      Só a primeira é realmente necess´ria.

      acreditar que esta ou aquela é mais verdadeira é não acreditar que existe
      segredos entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia possa imaginar ….

      Filosofias de boteco…

      então: se Sodoma e Gomorra existiram ou não e se foram ou não destruídas
      por Javé ou um asteroidezinho da época… é perda de tempo…

      Então porque vc está se preocupando em postar?

      já se passaram tantos anos…para que viver do passado, qdo o presente é tão maravilhoso e o futuro

      Olha, acho que vc anda escondida em alguma caverna. O presente é maravilhoso onde?

      …a quem pertence????

      A mim.

    3. Dagui:

      O senhor seu ‘avozinho’ (que Zeus o tenha) não devia entender de nenhum dos três assuntos.

      Quanto à vc, se não gosta de discutir religião, se acha que isso é perda de tempo….economize o nosso e, com todo o respeito: Dá o fora!

  2. E esses católicos/evangélicos/judeus acham que Sodoma e Gomorra foram destruidas só por os cidadãos dessas cidades eram entregues totalmente aos prazeres e desejos sexuais.

  3. Sempre desconfiei da bíblia e de seus seguidores “cegos”. Mas o que mais me surpreende é ver gente com certo nível cultural e educacional perdida em devaneios ditos por pastores e padres com promessas infundadas.

  4. Ao contrário do que alguns pensam, a Bíblia não é um livro histórico, mas sim religioso, de fé. Como dizia Galileu, citando um prelado da época, “a Bíblia ensina como ir ao Céu, não como vai o céu.”

    A Bíblia foi escrita por pessoas simples, na simplicidade do conhecimento então disponível; não se exija, pois, que ela contenha conhecimentos científicos que só agora estamos adquirindo.

  5. se Deus usa o asteróide para efetuar seus planos, quem somos pra contender?
    essa descoberta só nos faz saber que cada dia mais a arqueologia comprova a veracidade da Bíblia. para quem acha que Sodoma e Gomorra só existe na história bíblica, pesquise um pouco sobre as descobertas da Arqueologia: as cidades Bah edh-Dhra e Numeira; duas das cinco cidades que formavam uma linha norte-sul ao longo da bacia sul do mar Morto. as cinco cidades da planície mencionadas no Velho Testamento.

    1. se Deus usa o asteróide para efetuar seus planos, quem somos pra contender?

      E se o babaca que escreveu aquela besteira teve notícia de um desastre e alegou que era um deus qualquer?[

      essa descoberta só nos faz saber que cada dia mais a arqueologia comprova a veracidade da Bíblia.

      Como no caso do Êxodo que nunca existiu? Por favor, leia “A Bíblia não tinha razão, de Israel Finkelstein, diretor do departamento de Arqueologia da Universidade de Tel-Aviv. Depois, venha aqui com as refutações.

      para quem acha que Sodoma e Gomorra só existe na história bíblica, pesquise um pouco sobre as descobertas da Arqueologia: as cidades Bah edh-Dhra e Numeira;

      O Empire State existe. Isso significa que um macacão subiu nele?

      duas das cinco cidades que formavam uma linha norte-sul ao longo da bacia sul do mar Morto. as cinco cidades da planície mencionadas no Velho Testamento.

      Leia sobre Pi-Ramsés: Uma cidade egípcia que apareceu muito depois do que o relato do Êxodo fa crer. Isso prova que existe um deus? Só se for na cabecinha dos crédulos.

  6. Temos aqui um fato que mexeu com pessoas que não crêem em Deus, pois cada vez que se comprova a veracidade da Bíblia, mais vocês ficam aborrecidos.
    É muito triste vocês julgarem que somos “cegos” porque cremos em um Deus de amor e que só tem esse amor, quem O conhece. Além disso vejo não só pessoas sem amor mas, também, sem o mínimo respeito pelo ser humano em geral. Se julgam tão inteligentes, intelectuais e estudiosos, tão importantes, mas…que na verdade mal sabem de sí mesmo.
    Mesmo assim, Jesus os AMA …e eu também…

    1. A brutal arrogância estúpida dos crentes me diverte. Aonde que isso comprova veracidade bíblica, filhota? Encontraram um fato que explica um acontecimento sem intervenção nenhuma do seu deusinho.

      Agora, se vc quiser me mostrar a veracidade bíblica, me prove que existiram dragões e unicórnios, ora.

      E quem é você para falar de falta de amor, quando defende um livro em que o deus de papel ordena a matançã de mulheres grávidas e crianças recém-nascidas, hein?

      Seu Jesus não existe e nem me importo se você me ama. mesmo porque, vc fala isso da boca pra fora. Vai estudar para ver se fala menos besteiras.

  7. :cool: de fato é mais uma suposta resposta, afinal não estavamos lá para saber se não foi um otro asteroide gandinho que acabou com as cidades. :idea: é na verdade que alta o descobrimento dos acontecimentos divinos”afinal transformaram um homem em um DEUS”.

  8. esta história reflete a saga de uma pequena comunidade, que por uma conjugação interessante de fatores se expandiu a níveis jamais imaginados.

  9. Segundo esta np texto…

    Cientistas britânicos conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que se trata do testemunho feito por um ASTRONOMO sumério sobre a passagem de um asteróide – que pode ter causado a destruição das cidades de Sodoma a e Gomorra.
    _____________________________________________________________

    Ou seja, os caras que escreveram a bíblia não eram ignorantes como muitos “inteligentes” gostam de afirmar, a ciência evoluiu muito mas não e um erro chamar estas pessoas de ignorantes, já que as suas “fabulas” montadas para enganar perduram ate hoje? Guardadas proporções os cientistas não tendem também a criar novos dogmas?

  10. Engraçado. Em todos os textos da Biblia, os anjos são seres muito poderosos, que aparecem como uma coluna de fogo, ou que levantam suas espadas e fazem até um burro falar, ou trazem pestes sobre os povos, ou fazem Jacó ficar coxo só de encostar de leve na perna dele. Só na história de Sodoma e Gomorra é que os anjos são fraquinhos e os homens conseguem capturá-los e fazer o que quiser com eles. Esquisito, o texto mostrar que Loth é mais forte que eles. Aliás, o grande problema de Loth era cobiçar as proprias filhas e não querer que casassem com ninguém. Na Biblia, o capítulo anterior sobre a destruição de Sodoma de Gomora termina com um dialogo muito interessante entre Abraão e Deus, onde Abraão está barganhando “se houverem vinte inocentes lá, o Senhor destruiria as cidades? E Deus diz:- Não.
    A última pergunta que Abraão deveria ter feito, não está escrita lá, ou foi censurada, e que seria: – Mas o Senhor acredita mesmo que não existam pelo menos 20 crianças e bebês em cada uma destas duas cidades?
    E por fim: – Se só existe uma pessoa incomodada lá, meu primo, não é mais fácil tira-lo de lá e deixar as cidades sem ele, que é um encrenqueiro ciumento? Afinal, tem muito grego, muito egipcio, muito hitita que fazem o mesmo que eles fazem por lá, acaso vai destrui-los também?
    – Defendeu bem, Abraão, vou mandar dois anjos lá pra darem um susto no impertinente do seu primo, ele vai correr tanto sem olhar pra trás, que nunca mais vai saber onde é que as cidades ficavam!

  11. andré vc me pediu pra ler A BÍBLIA NÃO TINHA RAZÃO, eu vou te pedir pra dar uma olhadinha em: E A BÍBLIA TINHA RAZÃO… valeu!

    1. Eu li. Um lixo.

      Israel Finkelstein é um arqueeólogo. Werner Keller é um apologista.

      Qual dos dois tem mais credibilidade no meio acadêmico? Acho que qualquer toupeira anecéfala sabe a diferença. Se vc não sabe, vá estudar.

  12. vc já deu uma olhdinha nos novos achados da arqueologia no mar vermelho? pois é! acharam rodas de carruagens afundadas no meio do mar.

    1. Que novos achados? Como é que nenhum arqueólogo achou NADA? Não vai me mostrar o site ridículo do Ron Whyatt, né? Ele nem era arqueólogo (como coisa que isso fosse surpreendente), mas um ANESTESISTA!!

      Vai estudar, LEIGA.

  13. “Mais uma explicação científica. Nenhum deus foi necessário. Apenas um evento cosmológico comum. Asteróides caem a todo tempo na Terra. De vez em quando, cai um tão grandinho como esse.”

    Não se pode esquecer que é apenas uma interpretação daquilo que se viu escrito na rocha. Tudo aquilo relativamente à bola de fogo que terá atingido 400 graus não passa de uma interpretação, de uma possiblidade.

    Mas mesmo que esse tenha sido o motivo da destruição de Sodoma e Gomorra tenha sido um enorme meteorito isso não prova que a bíblia está errada. Isso só prova que realmente a destruição das duas cidades relatadas na bíblia aconteceu. Aliás, o proprio relato bíblico diz que caiu fogo do céu.

    O facto de o acontecimento da destruição das duas cidades estar gravada na arqueologia só prova que ela aconteceu mesmo.

    1. Ah, tá. Existe o Empire State Building. Isso é prova conclusiva que um macacão subiu nele? Que tosqueira. O lance é: Caiu um meteoro num lugar que PODE ter sido o lugar de Sodoma. Isso prova que REALMENTE elas existiram conforme diz o tosco livrinho mnágico? Tem que possuir muita fé, mesmo.

      A única coisa que prova é… Caiu um meteoro. Simples. Mais nada. Nenhum deus fez mnada. A menos que vc prove, é claro. ;-)

  14. “Que tanto King Kong como o ridículo relato bíblico não passam de lenda. Capisce?”

    Grande comparação. Mas vamos supor que esta comparação tem alguma inteligência por trás…

    O que torna o “ridículo relato bíblico” lenda? E porque a rídiculo crença em que peixes conseguiram viver fora de água e répteis ganharam asas e saíram voando não é lenda?

    1. Muito simples:

      1) Não há nenhuma evidência histórica, arqueológica ou documental dos eventos conforme descritos na Bíblia. Vc tem algum? Mostre.

      2) Qualquer livro de ensino fundamental mostra o processo evolutivo: Uma prova? Exames de DNA. Evidências de répteis voadores? Que tal os pterodáctilos? Vá num museu. As provas estão todas lá.

      Agora, por favor, mostre as estátuas de sal com origem orgânica. :-)

      E se quiser mostrar que Moisés não é lenda, também ficarei muito grato. Se não tiver as provas (de entidades de pesquisas e não sites religiosos), abstenha-se de postar mais besteiras.

  15. “Não há nenhuma evidência histórica, arqueológica ou documental dos eventos conforme descritos na Bíblia. Vc tem algum? Mostre.”

    Falar sobre História tens a Bíblia, que tem 64 livros que relatam o que aconteceu. Se acreditas ou não já é problema teu. Uma coisa curiosa é que os ateus não põem em causa a existência de, por exemplo, Herodes e Pilatos, pessoas citadas na Bíblia. Mas duvidam de tudo o resto, relacionado com o transcendente.

    Para além da Bíblia, historiadores de renome como Josefo e Tacitus falam de Jesus Cristo. Eles também falam dos gregos e o mundo aceita. Fala de Jesus Cristo crucificado, e o mundo não aceita.

    Outro exemplo é esse seu post que mostra como a destruição de Sodoma e Gomorra foi registada.

    Tenho também um livro, e tens por exemplo este site que mostra várias descobertas arqueológicas de lugares, placas, monumentos que estão descritos na Bíblia.

    Quem desconsidera os factos não são os crentes.

    “Uma prova? Exames de DNA”

    Curioso falar nisso. Os últimos desenvolvimentos no ADN mitocondrial dizem que todas as mulheres de hoje são antepassadas de uma que terá vivido há 6500 anos.

    Outro estudo recente sobre estatística populacional diz que o antepassado de todo o ser humano presente hoje na Terra terá vivido há 5000 anos.

    Mas já que gostas tanto do exame do ADN… para tu veres o ridículo que é acreditar que o ADN mostra a evolução das espécies: em 2006 cientistas japoneses concluíram num estudo que o cavalo e o morcego partilham grandes semelhanças genéticas , maiores do que o próprio cavalo e a vaca, por exemplo. Aí… parece que os cavalos e os morcegos têm o mesmo ancestral ahahah… na evolução tudo é possível.

    Mais uma vez, quem desconsidera os factos não são os crentes.

    ” Evidências de répteis voadores? Que tal os pterodáctilos? Vá num museu. As provas estão todas lá.”

    Não percebo… o que provam os pterodáctilos voadores?

    Pena não haver um museu com a exposição de todas as fraudes e erros evolucionistas, como este rsrs

    Por outro lado, existem centenas de ”fósseis vivos” . Pena que a evolução não afectou esses aí.

    Novamente, quem desconsidera os factos não são os crentes.

    ” Agora, por favor, mostre as estátuas de sal com origem orgânica.”

    Mostra-me, também, um lagarto a ganhar asas e sair voando.

    ” E se quiser mostrar que Moisés não é lenda, também ficarei muito grato. Se não tiver as provas (de entidades de pesquisas e não sites religiosos), abstenha-se de postar mais besteiras.”

    Já falei de Josefo e Tacitus, por exemplo. Se não os conhece a culpa não é minha.

    Tu disseste para eu não colocar coisas de sites religiosos e eu fiz isso. Tudo que linkei foram estudos publicados em revistas cientificas e que vieram referenciadas em jornais internacionais, e não em jornais de meia-tigela como o G1.

    O curioso é que, por aquilo que falas, parece-me que também só paras em sites evolucionistas.

    1. Seu comentário tinha sido bloqueado pelo sistema de anti-spam. Mas, é claro que eu responderei :-D

      Falar sobre História tens a Bíblia, que tem 64 livros que relatam o que aconteceu.

      Ela relatou um êxodo que nunca existiu. De escravos hebreus que nunca estiveram no Egito. Leia “A Bíblia não tinha razão” de Israel Finkelstein, diretor do dep. de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

      Herodes e Pilatos, pessoas citadas na Bíblia. Mas duvidam de tudo o resto, relacionado com o transcendente.

      Eu estive em Nova York Curiosamente, nunca vi o Homem-Aranha lá. Pq será? O fato de mencionar figuras históricas não tem relevância nenhuma. vc terá que provar a veracidade dos milagres de G-zuis.

      Para além da Bíblia, historiadores de renome como Josefo e Tacitus falam de Jesus Cristo.

      Devidamente refutado AQUI.

      E com fontes.

      Outro exemplo é esse seu post que mostra como a destruição de Sodoma e Gomorra foi registada.

      Mas, não foi de acordo com o que o livrinho mágico disse. hehehe

      Curioso falar nisso. Os últimos desenvolvimentos no ADN mitocondrial dizem que todas as mulheres de hoje são antepassadas de uma que terá vivido há 6500 anos.

      Sim. A Seleção Natural atuou nesse sentido. O que vc “esqueceu” de mencionar foram os demais hominídeos que existiram ANTES. :-D

      em 2006 cientistas japoneses concluíram num estudo que o cavalo e o morcego partilham grandes semelhanças genéticas

      O que mostra que a Seleção Natural é verdadeira. Se a Criação fosse verdade (e não é), eles teriam identidades genéticas diferentes, bestão. ahahahah

      Crente sempre dá um tiro no pé.

      Pena não haver um museu com a exposição de todas as fraudes e erros evolucionistas, como este rsrs

      Não é engraçado como a Ciência corrige a Ciência? Antes achava-se que a Terra era chata feito pizza. A Ciência descobriu que não, mas a Igreja ainda continuou afirmando isso. CIência se auto-corrige. Quem corrige a merda da religião? Ah, esqueci… São dogmas. TEM que acreditar.

      Por outro lado, existem centenas de ”fósseis vivos” .

      Um site criaBURRIcionista? Que pena. Não existem fósseis vivos. É um termo errônio, já que fósseis são registros de seres vivos que não existem mais. Mas, se vc tiver um link de uma UNIVERSIDADE e não de uma merda criaBURRIcionista, eu posso rever meus conceitos.

      Mostra-me, também, um lagarto a ganhar asas e sair voando.

      Inversão do ônus da prova? Vamos lá. O artigo versa sobre Sodoma. Vc fiocou de provar que aquilo foi verdade. :-D

      Já falei de Josefo e Tacitus, por exemplo. Se não os conhece a culpa não é minha.

      Tácito falou de Moisés? engraçado. As evidências arqueológicas mostram que nunca houve Moisés nenhum. Pq será? De repente, ele era tímido…

      Tu disseste para eu não colocar coisas de sites religiosos e eu fiz isso. Tudo que linkei foram estudos publicados em revistas cientificas e que vieram referenciadas em jornais internacionais

      New Creation é site científico só na sua igreja de merda. posta uma universidade, bebezinho.

      O curioso é que, por aquilo que falas, parece-me que também só paras em sites evolucionistas.

      Saáteie o quanto quiser, mude de assunto o quanto desejar. Não houve aquela mentiora de Sodoma e nenhum desvio de assunto seu provou o contrário. Aliás, só postou eviodências de como crentes são toscos e só sabem choramingar, colocando falsas provas que não provam, nada.

      Não houve sodoma, Moisés é mito e seu Jesus é tão lenda quanto a Mula Sem Cabeça.

      Com a diferença que as mulas com cabeça acham que isso tudo é verdade…

      1. Marcos:

        Sei que o André já refutou, mas:

        Uma coisa curiosa é que os ateus não põem em causa a existência de, por exemplo, Herodes e Pilatos, pessoas citadas na Bíblia. Mas duvidam de tudo o resto, relacionado com o transcendente.

        Imagine o seguinte:

        Eu pego um caderno qualquer e escrevo: A História de Marcos Sabino, o homem mais poderoso de São Paulo, morador do bairro do Tatuapé.

        Lá eu começo a relatar seu suposto reinado, conto minúcias, falo que você freqüentava a ‘Padaria Marengo’ (conhecida no Tatuapé) e que adorava a coxinha que lá é vendida.

        Menciono o administrador Regional, informo que vc passeava sempre pela Praça ‘Silvio Romero’, que morava na Rua Tuiuti; menciono que vc viveu na época em que o presidente da República era o Lula, o prefeito era o Kassab, a moeda corrente era o Real.

        Escrevo que vc tinha uma empresa gigantesca (mas que dita empresa não tinha registro) com um exército de funcionários….etc.

        Enterro dito caderno e só no ano de 4008 dito caderno é desenterrado. Os arqueólogos da época dirão ‘oh, é um documento histórico’. E é, pois o papel teria 2000 anos de idade. MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE TUDO QUE EU ESCREVI NO PAPEL É VERDADE!

        Assim, se não existem outras fontes que comprovem o relato bíblico (ou, se ditas fontes foram confessadamente fraudadas), não existem provas que o que lá consta seja verdade.

        E, como bem ressaltou o André, no livro a “Bíblia não tinha razão” são enumeradas as provas que refutam o texto do Êxodo.

        ‘Tendeu, moço?

      2. Só um adendo:
        “Curioso falar nisso. Os últimos desenvolvimentos no ADN mitocondrial dizem que todas as mulheres de hoje são antepassadas de uma que terá vivido há 6500 anos.”

        Na verdade a idade estimada é por volta de 60.000 anos…portanto essa “refutação” foi, como o Andre gosta de citar, um tiro no pé criassionista!!!

  16. eu estava-me referindo a este teu comentário:

    “1) Não há nenhuma evidência histórica, arqueológica ou documental dos eventos conforme descritos na Bíblia. Vc tem algum? Mostre.

    2) Qualquer livro de ensino fundamental mostra o processo evolutivo: Uma prova? Exames de DNA. Evidências de répteis voadores? Que tal os pterodáctilos? Vá num museu. As provas estão todas lá.

    Agora, por favor, mostre as estátuas de sal com origem orgânica. :-)

    E se quiser mostrar que Moisés não é lenda, também ficarei muito grato. Se não tiver as provas (de entidades de pesquisas e não sites religiosos), abstenha-se de postar mais besteiras.”

    Já não tinha colocado uma resposta grande?

    1. Tinha. E em nada refutou a questão que tal descoberta não é prova que os fatos bíblicos são a pura acepção da verdade. Tente de novo.

      Quem sabe um dia você prova que os eventos bíblicos realmente aconteceram como descritos.

    1. Eu aceitei, cabeção. Tá logo aí acima. Você tem problemas de leitura?

      Agora, se vc está querendo dizer que eu não concordei… Bem, talvez seja porque o que vc escreveu não passa de lixo. Liga não. Isso acontece…

      1. Pronto, taí o seu comentário que tinha sido bloqueado pelo sistema anti-spam. Isso que eu chamo de inteligência artificial. O próprio anti-spam reconhece besteiras quando encontra. hahahahahaha

  17. Já que foi citado Galileu nos comentários, NÃO ESQUECER QUE A CIÊNCIA QUE CONHECEMOS HOJE NÃO SE DEVE Á IGREJA! A abertura de universidades era
    fundamentalmente para formar ‘cristãos instruídos’. A teologia não era dissociada das leis naturais e tudo que fosse contrário ás traduções bíblicas de que os fenomenos naturais eram a manifestação da criação divina, era motivo de sofrer represálias do clero. Galileu foi a prova disto, Deve-se a Teófilo a destruição, em Alexandria, dos templos de Mitríade e de Dionísio. Essa loucura destruidora culmina em 391 com a destruição do templo de Serapis e toda sua biblioteca.

    “Em 1613 Galileu publicou ‘cartas sobre manchas solares’ onde clocava
    pela primeira vez em palavras impressas a sua defesa do sistema copernicano
    de um universo heliocêntrico. Seu trabalho foi imediatamente alvo de ataques
    e seu autor denunciado, o que chegou rapidamentee à atenção da inquisição.
    A publicação em 1616 de sua teoria sobre as marés(…)leva-o a Roma, respondendo a um chamado para esclarecer suas posições. UM CONSELHO DE TEÓLOGOS EMITIU UM ÉDITO DECLARANDO QUE GALILEU PRATICAVA UMA CIÊNCIA RUIM AO ENSINAR OS SISTEMA DE COPÉRNICO COMO UM FATO.(…)” (Caixa alta minha)
    Os Gênios da Ciência, pág 58 editora Campus
    Mudando de assunto agora mas mantendo o tema…

    Pra mim todo ser humano pode encontrar ‘revelações’ de acordo com o que deseja ser visto por ele. Eu não acredito nesta história de revelação e deste encontro de espírito santo coisa nenhuma. O que eu acredito são no encontro de pessoas reais no qual se pode olhar nos olhos e que são carne e osso como todos nós e não miragens criadas e cultivadas pela igreja. Já que se enfatiza tanto este argumento do ‘encontro’ e da ´revelação, gostaria de comentar mais sobre isso.
    Há muitas vezes em nossos dias uma miríade de’encontros’. Não há como negar. Muitos têm visões, aparições, testemunhos ou sinais da existência de deus ou de seus mandantes aqui na terra e que fogem completamente à racionalidade. Estes testemunhos oculares que pra qualquer pessoa isenta destas crenças ou outras crenças mais estúpidas como santas de barro que choram, santas aparecendo em
    vidraças,pairando em nuvens, sendo vistas em objetos inanimados soam absurdas. Tudo isso é fruto de pensamento mágico ou fantasiosos, não passam de historinhas hilariantes, estapafúrdias e logo em seguida desmentida ou comprovada a fraude.

    Aqui mesmo na cidade onde moro em BH, houve um caso que poderia ser mais um indíco destes ‘sinais divinos’. A água escorria abundantemente no tronco de uma árvore velha, já quase sem folhas onde está plantada na beirada de um passeio erodido pelas raízes da árvore velha. Ninguém poderia saber de onde poderia provir o nascedouro daquela água cristalina que escorria sobre o caule robusto da árvore e descia de modo laminar até o chão. Chegavam algumas pessoas, geralmente
    aquelas humildes, sem instrução alguma e faziam aquele incontrolável gesto
    da tríade de quem se depara com o sagrado cristão. Muitas juravam que
    estavam diante de um sinal de algum outro santo disposto a realizar milagre.
    Nem faço idéia do que sentiram quando peritos da COPASA (sistema de abastecimento de água de Minas) estiveram no local para averiguar e constataram se tratar de um vazamento de um dos canais de distribuição de água subterrâneo que se rompeuque e que emergia de baixo pra cima sob alta pressão e infiltrava dentro das cavidades do albúrneo da árvore.

    Agora fico imaginando se descobrem que a madeira foi feita com a mesma espécie
    de madeira com que o infeliz cristo ficou grudado. Claro que existem espécies
    de plantas bem antigas que por serem antigas não deixaram de existir. Espécies de madeiras também. Pronto. Já estaria formada uma nova manifestação proveniente dos mitos. Uma árvore chorona que sente pelo espírito santo a morte daquele que nela sofreu o martírio em nome da salvação. Eu estaria presenciando ao vivo, mais uma nova “verdade de fé”. Nossa, que emoção! Se estas coisas existem
    em cidades em que as pessoas de modo geral têm acesso às informações, quem dirá nos interiores do Brasil a fora! O que provaria que os mitos gerados por fenômenos simples não se deram de modo alegórico que se fizeram verdades como o mito de sodoma e gomorra? Mas eu acho que o fato gerador é outro. O fato é que a igreja não teria tantos fiéis se não fossem seus ‘milagres’. Hoje a igreja diz que não reconhecem milagres se não passaram antes pelo crivo da ciência. Parece uma ótima idéia desde que não tirem o mérito milagreiro de outros santos os quais seus supostos milagres não puderam passar pelos critérios
    de investigação da ciência, caso contrário ficariam em descrédito os posteriores
    candidatos a santo. Isto demonstra uma certa intolerância para aqueles que não engolem esta história de beatificação. O que se diz “milagre” hoje, não será nada mais do que fenômenos que não se podem explicar hoje. Se se beatifica hoje, amanhã o milagreiro continuará tendo seus créditos garantidos por estes que hoje ajoelham-se e pedem em prantos para que suas vontades sejam atendidas muitas destas vontades nada mais são do que desejos pessoais e não virtudes. Enquanto isso a igreja sorri feliz de ter tantos rebanhos acéfalos.

  18. lendo alguns comentários acima é engraçado como homem sempre que ter explicação para tudo. Parecem ser dono da verdade, as vezes sem sabem o que estão dizendo, parecem ter duas bocas e um ouvido, ouça pondere depois fale (entrada-processamento-saída).
    Nem tinha nascido quando disseram que o homem foi a lua! fotos da bandeira americana, pisadas e a nave comprovavam sua ida, o engraçado tudo mentira, mas o pior todos acreditaram não é. Não acreditar em Deus é um opção, agora leia o novo testamenho a aprenda a viver.

  19. Olha; se creres o não é problema seu, mais uma coisa te digo com Base Biblica: “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.
    (1 Coríntios Cap 1. vs 27) saia desta e entregue o seu caminho a Jesus.

    1. .
      Nao é problema meu, se nao sou um creduloide. É vc quem esta se doendo sozinho.

      Recitar versiculos nao funciona com a gente. Nao possuirao nenhuma eficacia e nem poder de convencimento.

      E a julgar pelo teor desse versiculo, ve-se que esse deus nao possui nenhuma inteligencia, odeia o conhecimento e a razao, e nao entende nada dos seres humanos e nao os compreende. Nao é um ser nada sabio esse deus imaginario.

      Saia dessa, Joao… e entregue seu caminho para uma boa escola para ensina-lo a ser gente e de quebra, desenvolver um pouco de inteligencia.

    2. João Roberto
      Boa Noite!

      Tomemos o versículo que você indicou:

      “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.(1 Coríntios Cap 1. vs 27)

      Confundir:

      • Misturar, emaranhar várias coisas, não distinguir; tomar uma pessoa ou uma coisa por outra: confundir dois gêmeos; confundir o verdadeiro com o falso.
      • Fig. Perturbar; enlear: confundir um acusado.
      • — V.pr. Misturar-se, ser ou tornar-se indistinto: ao cair da noite os contornos da paisagem se confundem.

      Esse ato de Deus não poderia induzir o fiel à erro? Se ele fizer confusão entre as coisas (loucas/sábias, fracas/fortes), ele não ficará sujeito à erro?

      E o erro não seria também causador do pecado? Veja (Lev 4:2-3):

      Quando uma alma pecar por erro contra alguns dos mandamentos do Senhor acerca do que se não deve fazer, e obrar contra algum deles, Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá pelo seu pecado, que pecou, um novilho sem manchas, ao Senhor, para expiação do pecado”

      Vejamos um dicionário bíblico:

      O pecado é fracasso, é erro, é iniqüidade, é transgressão, é contravenção, é falta de lei, é injustiça. É um mal insolúvel¹

      Ora, se Deus assim o faz (como disse vc no versículo que citastes), ele nada mais do faz senão colaborar para que o homem erre/peque!

      _________________________________________
      ¹ Novo Dicionário da Bíblia, Ed.Vida Nova, p.1235

      Abraços!

  20. Tome um lápis e um pedaço de papel e escreva a palavra DEUS. Em seguida elimine o D e o S final. Veja o que fica. Certamente vc sabe. Resta o pronome EU que indica que vc é o mais próximo de vc mesmo. Portanto, Deus deu-nos um destino determinista, o livre arbítrio para transformar o meu destino, e assim pagarei em gozos e sofrimentos todos os meus atos, pois só ele sabe o que faz, e eu nada sei do que digo…rs. Deus, sendo nosso pai que é perfeito, fez-nos imperfeitos, do que se pode fazer a seguinte pergunta: Como pode o perfeito gerar o imperfeito?. Tal resposta só cabe na cabeça dos fanáticos e insensatos.Afinal a bíblia serve pra alguma coisa.As inquerições e súplicas não implicam no pagamento de impostos, tudo é gratuito, se gasta somente saliva. Ora, o pastor tem que gastar saliva pra abocanhar o pão de cada dia à custa do dízimo dos crentes. ´Faça um exame de consciencia e verifica quem leva mais vantagem, se vc ou o pastor.

    1. O “livre-arbitrio” que supostamente foi “concedido” por um deus, compoe-se de apenas duas escolhas, de forma coercitiva.

      Destino determinista ? Cheira-me a calvinismo…

      Nada perfeito pode gerar algo imperfeito. Algo que gera imperfeicao, nao pode ser perfeito.

      Aprenda silogismo e raciocinio logico.

  21. quitynha Disse:

    quinta-feira, 29 de maio de 2008 às 06:11

    Eita, essa foi forte :shock: . Pegue a palavra JESUS e tire o J e o S final e fica ESU, que não quer dizer nada. Quanta tolice! :cool:

    Realmente os mitos foram criados em uma tentativa de explicar o desconhecido, em épocas de trevas do conhecimento humano. Não são mais necessários, obrigado!

  22. V c não é obrigado acreditar na Bíblia, só não entendo porque se importa tanto com ela? Vc se considera uma sumidade em inteligência? Sabes se estarás nesse mundo amanha? Não se engane; Javé, esse que vc se refere com ironia, não precisa de vc prá nada. Se vc crêr nele, ele é Deus; caso contrário, ele continua sendo Deus. Agora vc… deve ser é um “rico” coitado e miserável. Lembre-se: de Deus não se zomba, o que o “homem semear, isso também ceifará.” Sendo assim, caso vc não arrependa a tempo…. bôa colheita e que tua alma queime no inferno, e sem morrer. Bôa viagem!

  23. Acho que ninguem aqui da a minima, para bíblia e sim pela cegueira que ela causa em pessoas como você alex.
    A bíblia só um instrumento criado pelos homens daquela época, para iludir pessoas de caráter fraco, expecificamente é um instrumento de extorsão.

    Alex intenda uma coisa, g-zuis e o joquei de jumenta, nunca vão te dar nada muito menos a sua igrejinha. :twisted: :twisted: :twisted: :lol:

  24. Fala serio… encontrei um bando de cegos!!!
    posso até compreender não acreditarem em Sodoma e Gomora, mas dizer que Moisés não existe, já é de mais. Como explicar a existência do nação Israelita?? pode duvidar dos protestantes, mas o que dizer dos judeus! anos de nações baseados em história, totalmente comprovada e vivida por aquele povo isso e como dizer que Cabral não chegou na América…
    Desculpe é mas fácil acreditar realmente que o Universo nasceu de uma explosão e tudo foi evoluindo até você ser tornar um homem ou um animal…rsrsrsrs
    o engraçado é que tanto cientistas como criacionista buscam apenas questionar o que é mencionado na bíblia, se ela não condiz como a verdade por que perder seu tempo tentando provar a mentira falada ali?(o que realmente não vão nunca provar)
    e para provar que realmente a teoria da evolução está correta, por que não existem macacos saindo da selva eles estão evoluindo?

    1. Como explicar a existência do nação Israelita?

      Simples. Grupos de nômades se juntaram num canto lá do Crescente fértil. Alguns ficaram na terra de Judá e outros nas terras de Israel.

      pode duvidar dos protestantes, mas o que dizer dos judeus! anos de nações baseados em história, totalmente comprovada e vivida por aquele povo isso e como dizer que Cabral não chegou na América

      Mas, Cabral não foi o PRIMEIRO a chegar aqui, minha cara desinformada. Aliás, temos inúmeros documentos, cartas e até descendentes de Cabral ainda vivos. Me mostra alguma prova que Moisés existiu.

      Desculpe é mas fácil acreditar realmente que o Universo nasceu de uma explosão e tudo foi evoluindo até você ser tornar um homem ou um animal

      Duas amostras de estupidez de uma pobre coitada que nunca frequentou colégio.

      1) Big Bang não foi uma explosão.
      2) Seres humanos SÃO animais.

      Se bem que alguns são mais animais que outros…

      o engraçado é que tanto cientistas como criacionista buscam apenas questionar o que é mencionado na bíblia, se ela não condiz como a verdade por que perder seu tempo tentando provar a mentira falada ali?

      Mostre as evidências que demonstram ser mentira.

      e para provar que realmente a teoria da evolução está correta, por que não existem macacos saindo da selva eles estão evoluindo?

      Sempre! Todo ser vivo evolui. Claro que Evolução não significa melhoria. Pessoas como vc são um bom exemplo disso.

      Vai provar agora que Moisés existiu e a Bíblia está correta?

    2. Fala serio… encontrei um bando de cegos!!!

      É mesmo ? Na sua igreja ?

      posso até compreender não acreditarem em Sodoma e Gomora

      Simples, porque não há evidencias de que essas cidades existiram um dia na vida real. São imaginarias como a cidade de Mordor ou Minas Tirith, em “O Senhor dos Aneis”.

      mas dizer que Moisés não existe, já é de mais.

      Claro, porque Moises nunca existiu na vida real. Não há evidencias históricas e arqueológicas que indiquem isso, e olhe la que o Egito inteiro foi escavado do norte ao sul, e não foi encontrado nem um misero hieróglifo que servisse de prova. Ate a mitografia dele cheira a fraude, pois foi baseada em Sargao…. que viveu muito tempo antes.

      Como explicar a existência do nação Israelita??

      Pela mesma razão que os outros paises e nacoes existem pelo mundo. Não há nada de extraordinário nisso.

      pode duvidar dos protestantes, mas o que dizer dos judeus!

      Como se os judeus fossem especiais… são apenas uma religião dentre milhares que existem no mundo.

      anos de nações baseados em história, totalmente comprovada e vivida por aquele povo isso e como dizer que Cabral não chegou na América…

      Na verdade, há muitas e muitas coisas NÃO COMPROVADAS na historia dos judeus, como Jerico, Éden, Moises, Arca da Aliança, jumentas falantes, travessia do Mar Vermelho, o Sol que parou, etc…. etc… quer que eu faca uma lista completa para vc ???

      Desculpe é mas fácil acreditar realmente que o Universo nasceu de uma explosão e tudo foi evoluindo até você ser tornar um homem ou um animal…rsrsrsrs

      Eu não preciso acreditar, o Universo se prova por si mesmo que veio de um Ponto de Singularidade Quântica, e o satélite COBES em 1988 comprovou isso, e as observações astronômicas também comprovam isso.

      E sim, nos evoluímos a partir de ancestrais comuns, ate nos tornarmos seres humanos, e nos somos ANIMAIS.

      E vc ? Prefere acreditar que tudo veio de um passe de mágica, e ALAKAZAM… PUF ! Apareceu tudo ? E depois que o homem veio de um barro mágico misturado com cuspe divino ? Han ?

      o engraçado é que tanto cientistas como criacionista buscam apenas questionar o que é mencionado na bíblia, se ela não condiz como a verdade por que perder seu tempo tentando provar a mentira falada ali?(o que realmente não vão nunca provar)

      Porque criacionistas insistem em mentir, em tentar impor o Criacionismo em cima das pessoas, denegrir a ciência ao Maximo, atacar os fatos, e adapta-los à sua Bíblia, negar as evidencias em contrario, fingir que não viram nada, e alienar pessoas como vc.

      e para provar que realmente a teoria da evolução está correta, por que não existem macacos saindo da selva eles estão evoluindo?

      Já foi comprovada que a Teoria da Evolução esta correta, já experimentou se informar, ler periódicos científicos, ir aos museus de Historia Natural ? Parece que não, ne ?

      E se há macacos na selva, é porque estão adaptados em seu nicho ecológico e aos seus ecossistemas… ou vc ver ver eles evoluindo ? Então ta, pega uma cadeira, garanta ser imortal, e va vendo a evolucao agir em milhões de anos, que vc vera o surgimento de novas espécies.

  25. :!: :!: :!: Bem independente do fato; É direito de cada um acreditar no que quiser :smile: Graças a essa bendita realidade uns acreditan na biblia outros em buda; enfim segem acreditando conforme seu conhecimento, mas hà também aqueles que acreditam que o homem evoluio do macaco, de algo parecido com um rato, bem estes precisam de muita fé pra acreditar nisso, como eu não tenho muita, prefiro acreditar que fui criado por Deus,quanto ao fato o fogo deceu do céu, e os anjos e que fiseram isso, se foi um asteroide ou um balde de gasolina a biblia não diz, mas diz que vai acontecer de novo, a Bilia garante e so ler :wink: .

    1. as hà também aqueles que acreditam que o homem evoluio do macaco, de algo parecido com um rato,

      A despeito do seu péssimo português, marca registrada das Ovelhinhas do Senhor, me diga: Em qual livro vc leu que o homem evoluiu do macaco? Queira postar o artigo científico ou livro de biologia onde está essa afirmação, com direito a dados bibliográficos e número da página, sim?

      Ah, e sua Bíblia disse que existiam dragões e unicórnios e que morcegos são aves. Que tal?

    2. Bem independente do fato; É direito de cada um acreditar no que quiser
      Sim eu posso acreditar no que eu quiser, mas eu prefiro ser realisata.

      Graças a essa bendita realidade uns acreditan na biblia outros em buda; enfim segem acreditando conforme seu conhecimento,
      Um crente que sabe que as pessoas acreditam em balelas conforme o seu conhecimento, legal!

      mas hà também aqueles que acreditam que o homem evoluio do macaco, de algo parecido com um rato,
      Matou aula em.

      bem estes precisam de muita fé pra acreditar nisso, como eu não tenho muita, prefiro acreditar que fui criado por Deus,
      Não meu filho, fé precisa é pra acreditar em seres imaginários. A ciência se prova por si só.

      quanto ao fato o fogo deceu do céu, e os anjos e que fiseram isso, se foi um asteroide ou um balde de gasolina a biblia não diz, mas diz que vai acontecer de novo, a Bilia garante e so ler .
      Garante onde? Eu não vi nenhuma prova quando li, mas sua bíblia deve ser diferente da minha, afinal existem tantas versões diferentes dela não é?

    3. Hermes a bíblia garante que falar com espíritos é pecado mortal, mas o próprio Jesus desobedeceu essa regra, ao falar com Moisés e Elias, durante a transfiguração.

      então me esclareça por favor, algumas dúvidas que tenho:

      1º COMO, Jesus, sendo filho de deus e o mais puro dos puros, poderia cometer um pecado, considerado falta grave, e ofender ao “pói”?

      2º Se espíritos são também considerados ilusão, ou manifestação do demônio, então QUEM apareceu pra Jesus? Se for considerada a hipótese de ilusão, então Jesus e os discípulos que também viram os dois estavam doidões? Se for considerada a hipótese de demônios, então Jesus e os dicípulos foram facilmente enganados?

      3º Se deus condena que se fale com mortos, POR QUE cargas d ´água, ele permitiu que DOIS mortos, falassem com Jesus?

      Grata, pela atenção!

      (Tá, gente, EU SEI, que não há prova material alguma da existência desse pessoal todo) :razz:

      1. Essa passagem da aparição de Moisés e Elias é uma enorme contradição (pra variar) com Eclesiastes 9. Vejamos:

        Eclesiastes 9
        5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
        6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

          1. Porque crente nao tem nenhuma resposta qdo lhe sao feitas peguntas serias.

        1. nhé, eu pelo menos ainda tento conversar, mesmo sabend que vou ganhar muitos scores!!!

          custa os outrs fazerem o mesmo? nhé again!!!

  26. há aqueles q nunca verão.. tentemos uma vez, duas… mas n nos fatiguemos com esse intuito.

    Sou cientista evolucionista, trabalho com primatas em 2 universidades federais do país. A cada dia vejo coisas q me aproximam de algumas considerações da teoria da evolução.

    Sei, porém, que muitas das afirmações de Darwin estavam totalmente erradas (realmente a ciência vai se corrigindo no decorrer do tempo), mas infelizmente a maioria dos leigos n sabem disso e insistem em citar Darwin com explicações desatualizadas.

    O fato é q a evolução é real, mas… e antes disso? como começou? Nada! nenhum cientista até hoje descobriu ou mostrou provas concretas.. o big bang é tanto duvidoso quanto a criação. Gastou-se nos últimos anos 36 bilhões de dólares com a construção do acelerador de partículas no CERN (França e Suíça) a fim de se descobrir a partícula fundamental (bóson de Higgs) q deu origem ao átomo do big bang… Esse dinheiro acabaria com a fome do mundo!!! E sabe o q mais… a experiência começou este ano… a previsão é ate 2010… porém.. eu garanto… n vai dar certo… vai ser perdido (é claro q muitas coisas foram inventadas nesse meio termo e são mt úteis. Ex. tecnologia HD)

    Enfim, existem sites científicos q falam pró e contra as afirmações bíblicas (Ei! científicos) quem tá certo? sei não.. eu n estava lá no mar morto na hora da pesquisa.
    A verdade é q Sodoma e Gomorra existiram mesmo (fato!) e foram destruídas mesmo (fato!) como? aí é bem difícil dizer, a única coisa q eu sei é q todos os q tentam descobrir em um ponto concordam… caiu fogo do céu.
    “…no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo do céu e enxofre, e destruiu a todos”. Lucas 17.29
    também é o q diz a bíblia

    O arqueólogo Dr Yehuda Peleg (um cara puramente cientista, outrora cético) trabalha com os sistemas hidráulicos do mediterrâneo e no mar morto encontrou objetos do q seria uma antiga civilização. Comenta q esses objetos eram de uma obscenidade jamais vista mesmo nos dias atuais e encontrou vestígios de uma quantidade incomensurável de enxofre nos mesmos.
    As estátuas..? ora… devem ter derretido, afinal eram de sal.. ops! o mar morto (mar salgado) tem uma concentração ainda inexplicável de sal (alguns tentam explicar, mas como diz o André.. vai estudar).

    Bem… várias evidências comprovam afirmações bíblicas, enquanto muitas outras negam, cada um por sua preferêncua escolhe a q lhe é mais plausível… só sei de uma coisa: quando eu morrer.. eu vou saber, por enquanto o q faço é respeitar as opiniões de todos e não ser baixo como esse André q se acha melhor do q os outros por ter lido uma coisa ou outra, mas q em suas palavras demonstra ser o menos capaz nesse site, já q pra mim o q vale n é o conhecimento empírico em si, mas como aplicá-lo moralmente no seu dia-a-dia.
    não percamos tempo, n joguemos pérolas a porcos.

    1. Sou cientista evolucionista, trabalho com primatas em 2 universidades federais do país. A cada dia vejo coisas q me aproximam de algumas considerações da teoria da evolução.

      Eu tb trabalho com primatas num colégio. Alguns até comentam aqui.

      Sei, porém, que muitas das afirmações de Darwin estavam totalmente erradas (realmente a ciência vai se corrigindo no decorrer do tempo), mas infelizmente a maioria dos leigos n sabem disso e insistem em citar Darwin com explicações desatualizadas.

      E daí?

      O fato é q a evolução é real, mas… e antes disso?

      Péééééééé. Primeiro erro. Evolução só existe porque existe ser vivo. Antes disso a Evolução não se importa. Duas pesquisas totalmente diferentes, senhor pesquisador.

      como começou? Nada!

      Antes não se sabia o que causava as doenças. Pestes ordenadas por deuses? Encostos malígnos? Forças obscuras? Acaso? Duendes verdes e fadinhas rosas?

      nenhum cientista até hoje descobriu ou mostrou provas concretas.. o big bang é tanto duvidoso quanto a criação.

      Com a diferença que o Big Bang foi um evento. A Criação é baseada na ação de uma entidade (ê ê). Logo, primeiro trate de provar que tal entidade existe. Popper mandou lembranças.

      Gastou-se nos últimos anos 36 bilhões de dólares com a construção do acelerador de partículas no CERN (França e Suíça) a fim de se descobrir a partícula fundamental (bóson de Higgs) q deu origem ao átomo do big bang… Esse dinheiro acabaria com a fome do mundo!

      Tb acho. Vamos vender todo o patrimônio do Vaticano, confiscar os bens de bispos, pastores, patriarcas ortodoxos, mesquitas, sinagogas etc. Vamos aplicar todo esse dinheiro contra a fome. Garanto que dá mais de 36 bilhões de dólares. Aliás, que tal convencer os EUA a não gastar os TRILHÕES de dólares com armamento? Não seja hipócrita.

      E sabe o q mais… a experiência começou este ano… a previsão é ate 2010… porém.. eu garanto… n vai dar certo…

      Para um “pesquisador” vc é meio ignoirante nisso. Pesquisas científicas demoram décadas. Aliás, tb falaram que Pasteur tava errado sobre os animaizinhos minúsculos…

      vai ser perdido (é claro q muitas coisas foram inventadas nesse meio termo e são mt úteis. Ex. tecnologia HD)

      Então não foi inútil, ora. Emoticon duhh pra vc

      Enfim, existem sites científicos q falam pró e contra as afirmações bíblicas (Ei! científicos) quem tá certo? sei não.. eu n estava lá no mar morto na hora da pesquisa.

      Algum indexado? Me mostre um que diga que o Dilúvio existiu.

      A verdade é q Sodoma e Gomorra existiram mesmo (fato!) e foram destruídas mesmo (fato!)

      Mas, não por vontade divina. BANG!

      como? aí é bem difícil dizer, a única coisa q eu sei é q todos os q tentam descobrir em um ponto concordam… caiu fogo do céu.

      Mostre o site CIENTÍFICO que afirma que caiu FOGO do céu. Essa eu vou adorar. :-D

      “…no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo do céu e enxofre, e destruiu a todos”. Lucas 17.29

      E…?

      também é o q diz a bíblia

      Ela tb falou que cobras falam e que coelhos ruminam.

      O arqueólogo Dr Yehuda Peleg (um cara puramente cientista, outrora cético) trabalha com os sistemas hidráulicos do mediterrâneo e no mar morto encontrou objetos do q seria uma antiga civilização. Comenta q esses objetos eram de uma obscenidade jamais vista mesmo nos dias atuais e encontrou vestígios de uma quantidade incomensurável de enxofre nos mesmos.

      OBSCENIDADE? hahahahahahahahahahahahahahhaah

      As estátuas..? ora… devem ter derretido, afinal eram de sal.. ops! o mar morto (mar salgado) tem uma concentração ainda inexplicável de sal (alguns tentam explicar, mas como diz o André.. vai estudar).

      Claaaaaaaaaaaaaro que o fato que eu ver um mar salgadão nunca faria ninguém ter idéias sobre o porque daquilo e criar alguma historinha mirabolante. Afinal, qdo acontece trovoadas, é pq São Pedro está arrastando os móveis.

      Trovoadas existem, logo São Pedro tb. Primor de lógica, hein?

      Bem… várias evidências comprovam afirmações bíblicas, enquanto muitas outras negam, cada um por sua preferêncua escolhe a q lhe é mais plausível… só sei de uma coisa: quando eu morrer.. eu vou saber, por enquanto o q faço é respeitar as opiniões de todos e não ser baixo como esse André q se acha melhor do q os outros por ter lido uma coisa ou outra, mas q em suas palavras demonstra ser o menos capaz nesse site, já q pra mim o q vale n é o conhecimento empírico em si, mas como aplicá-lo moralmente no seu dia-a-dia.

      Vc é tão IDIOTA (ops, xinguei!) que só pq se sentiu esmagado pelo meu conhecimento, apela pra me xingar dizendo que eu não plico nenhum preceito de moral.

      Desculpe se minha inteligência e cultura lhe ofendem, senhor pesquisador de primatas. A vida é isso. A gente sempre se defronta com alguém mais culto, inteligente, sagaz e com melhor capacidade de argumentação. Um dia eu encontrarei alguém assim. pq não foi o seu caso. :-D
      não percamos tempo, n joguemos pérolas a porcos.

      1. “Gastou-se nos últimos anos 36 bilhões de dólares com a construção do acelerador de partículas no CERN (França e Suíça) a fim de se descobrir a partícula fundamental (bóson de Higgs) q deu origem ao átomo do big bang… Esse dinheiro acabaria com a fome do mundo!”

        por que será que só a ciência tem que ceder seu patrimônio, para matar a fome da humanidade, se quem carrega o estandarte da caridade, é a religião?

        que tal um pouco da cultura gastronômica do estado do vaticano:

        Ovos beneditinos (um capricho de Bento XI), lagosta com trufa branca (habitual desde as coroações do Renascimento), musse de faisão ao molho chaudfroid (prato preferido de Pio VI), maçapão de água de rosas (uma iguaria criada na Idade Média).

        Pra um estado, voltado à religião (caridade, oi, tudo bom, com você?), que tal se eles deixarem de comer lagosta, – (eu reles mortal, numca comi lagosta e nem faisão, que inveja do papado e suas regalias) – pra dividir o dinheiro desse prato, com os pobres?

        Báh!!!, mandar a ciência se despojar de seus bens, é pedir que voltemos a idade da pedra, pois o que tem movido a evolução da humanidade, não são os dogmas antiquados e supersticiosos das religiões, e sim, o estudo e desenvolvimento científico.

        E se você não gosta da ciência, pare de desfrutar de seus beneficios, e se enfie numa caverna, comendo carne de caça, e se aquecendo com peles curtidas, e com fogo, de fogueira, aceso com pauzinhos!

  27. sobre a questão dos animais míticos citados na bíblia (unicórnio..), é necessario entender a cultura. À época não só os hebreus acreditavam nisso, mas o povo do mundo inteiro… a bíblia fala verdades temporais e atemporais.. as q são temporais, podem n ser verdades hj, mas para muitos na época eram. Por exemplo.. morcego ser chamado de ave não é uma idiossincracia bíblica apenas, mas um erro científico da época em q foi escrito. Os religiosos só não corrigem pq se embasam no texto q diz q não se deve tirar nem pôr sequer um til das escrituras. Mas todos sabem q tá errado, assim como coelho não é ruminante. Mas naquela época se moisés dissesse q morcego é da Classe Mammalia, pertencente aos Chiroptera, ninguém entederia né?

    1. Olhem o primor de lógica do pesquisador de primatas.

      sobre a questão dos animais míticos citados na bíblia (unicórnio..), é necessario entender a cultura. À época não só os hebreus acreditavam nisso, mas o povo do mundo inteiro…

      OS hebreus tb escreveram sobre a existência de um deus. Alguns povos tb acreditavam nisso. Sabemos que unicórnios não existem. Logo, pq daríamos crédito sobre a existência de um deusinho de TPM?

      Por exemplo.. morcego ser chamado de ave não é uma idiossincracia bíblica apenas, mas um erro científico da época em q foi escrito.

      Mais uma falha bíblica, isso sim!

      Mas todos sabem q tá errado, assim como coelho não é ruminante. Mas naquela época se moisés dissesse q morcego é da Classe Mammalia, pertencente aos Chiroptera, ninguém entederia né?

      Claro que se disséssemos naquela época que deuses não existem, eles tb não entenderiam, né?

      obrigado, vc acabou de argumentar em favor da não-existência do deusinho Javé. Shalom Shabbat pra vc. :-D

    2. “sobre a questão dos animais míticos citados na bíblia (unicórnio..), é necessario entender a cultura. À época não só os hebreus acreditavam nisso, mas o povo do mundo inteiro… a bíblia fala verdades temporais e atemporais.. as q são temporais, podem n ser verdades hj, mas para muitos na época eram.”

      Pera lá, desde QUANDO unicórnio, foi verdade?

      Que eu saiba, unicórnio, e dragão, sempre foram mitologicos, e alegóricos, (mesmo que na época, se acreditasse nele, hoje esse mito já foi derrubado) então por que a insistência na interpretação literal de algo fantasioso, usado apenas, como figura de expressão, atribuindo uma realidade (mesmo que temporal) a eles?

  28. Eu n vim aqui pra provar a bíblia, se vc quiser discutir isso comigo, não logrará êxito, pois eu sei.. concordo com vc.. q n tem como provar, pow! (Hebreus 11)

    ah.. e desculpa.. trabalho com primatas n-humanos (bem-colocado)

    eu sinceramente gostaria de conhece-lo pessoalmente, hahaha.. vc deve ser muito chato.. eu nunca quis dizer ser mais inteligente q vc, pelo contrário,quis dizer q isso n me interessa, já q vc é uma pessoa boçal e insuportável. Prefiro ser eu.

    Meu conhecimento se limita a minha área.. mas n me sinto inferior por isso.

    infelizmente n posso negar q não postei os sites e nem o posso fazer, pois tenho outras coisas a fazer e não tenho tudo isso anotado, mas eu já li sim, na verdade já participei de discussoes em congressos científicos sobre o assunto.. não sou religioso, vc n precisava ter dito metade do q disse.

    enfim, n sou um seguidor alienado de um Deus construído por instituições religiosas, por isso tb busco respostas, faço mestrado na área e nem quero discutir sobre evolução.. não vou ser igual a vc e dizer coisas como tentando humilhar, pq sei q quem tenta humilhar sempre.. sempre mesmo… acaba sendo humilhado, e n porque é bíblico, mas pq é assim mesmo.

    desculpa cara, se eu sou ruim d+ para conversar c vc… vou procurar me inteirar mais do assunto, afinal gosto muito disso, de crescer…

    mas vc.. q se acha tanto.. cuidado para q não caia.. eita! isso tb é bíblico.. hahaha.. eh sem querer.

    mas.. apesar de n ser religioso, vc ja percebeu, claro! q acredito em Deus. Falei c Ele hj. Pena q vc ainda n teve essa oportunidade.

    ps: nada do q eu disse é a favor ou contra a existência de um deus.. eu n tava falando nisso, sua falta de compreensão tb indica sua capacidade cognitiva. Até pq eu n acredito q se possa provar essa existência, como tb n se possa provar o contrário. Enfim o ateísmo não é nada, apenas uma negação a uma afirmação sem prova… ou seja… duhhh

    explicando: minha religião sou eu mesmo e Ele.. e tem sido mt bom pra mim.

    Que Deus o abençoe!

    1. Eu n vim aqui pra provar a bíblia, se vc quiser discutir isso comigo, não logrará êxito, pois eu sei.. concordo com vc.. q n tem como provar, pow!

      É bom saber que vc é mais um que acha que a Bíblia é um monte de besteiras sem provas.

      ah.. e desculpa.. trabalho com primatas n-humanos (bem-colocado)

      Muitos deles comentam aqui.

      eu sinceramente gostaria de conhece-lo pessoalmente, hahaha.. vc deve ser muito chato.. eu nunca quis dizer ser mais inteligente q vc, pelo contrário,quis dizer q isso n me interessa, já q vc é uma pessoa boçal e insuportável. Prefiro ser eu.

      E eu prefiro mulheres. Não estou interessado em genéricos de qq forma.

      Meu conhecimento se limita a minha área.. mas n me sinto inferior por isso.

      Sua humildade me comove.

      infelizmente n posso negar q não postei os sites e nem o posso fazer, pois tenho outras coisas a fazer e não tenho tudo isso anotado, mas eu já li sim, na verdade já participei de discussoes em congressos científicos sobre o assunto.. não sou religioso, vc n precisava ter dito metade do q disse.

      Não, não precisava. Falei porque eu quis. Conforme-se com isso.

      enfim, n sou um seguidor alienado de um Deus construído por instituições religiosas, por isso tb busco respostas, faço mestrado na área e nem quero discutir sobre evolução.. não vou ser igual a vc e dizer coisas como tentando humilhar, pq sei q quem tenta humilhar sempre.. sempre mesmo… acaba sendo humilhado, e n porque é bíblico, mas pq é assim mesmo.

      Um dia, alguém talvez (TALVEZ) consiga.

      desculpa cara, se eu sou ruim d+ para conversar c vc… vou procurar me inteirar mais do assunto, afinal gosto muito disso, de crescer…

      Eu te abençôo em nome do Ceticismo, da Ciência e da Tecnologia, na graça do Ceticismo.net, amém.

      mas vc.. q se acha tanto.. cuidado para q não caia.. eita! isso tb é bíblico.. hahaha.. eh sem querer.

      Como bom cético que sou, ando com os pés bem firmes e não com a cabeça nas nuvens, senhor pesquisador de primatas.

      mas.. apesar de n ser religioso, vc ja percebeu, claro! q acredito em Deus. Falei c Ele hj. Pena q vc ainda n teve essa oportunidade.

      Eu deixei meus amigos imaginários quando tinha 2 anos.

      ps: nada do q eu disse é a favor ou contra a existência de um deus.. eu n tava falando nisso, sua falta de compreensão tb indica sua capacidade cognitiva.

      Oh…

      Até pq eu n acredito q se possa provar essa existência, como tb n se possa provar o contrário. Enfim o ateísmo não é nada, apenas uma negação a uma afirmação sem prova… ou seja… duhhh

      Uau! Demorou muito pra pensar nisso?

      explicando: minha religião sou eu mesmo e Ele.. e tem sido mt bom pra mim.

      Em clínicas psiquiátricas ouve-se muito isso.

      Que Deus o abençoe!

      O Saci te cubra.

      1. Esse pesquisador de primatas tá andando muito com macacos…A capacidade de raciocinio já está comprometida…

  29. Nunca havia entrado nesse fórum, encontrei-o pesquisando
    o tema “vestígios e ruínas de Sodoma e Gomorra”.
    Achei interessante, entrei e dei boas risadas dos céticos
    e da sua (já conhecida por mim) incredulidade fanática.
    Incredulidade tão patética ou mais que o fanatismo que criticam
    e atacam nos religiosos e teistas.
    Me surpreendi também com o número de ofensas
    e palavrões dirigidas à divindade dos teístas.
    Achei que o nível dos céticos/ateus/agnósticos fosse mais
    elevado (não me refiro à todos, evidentemente).

    Em tempo: Na mesma pesquisa onde descobri esse fórum,
    acabei encontrando também um bom material provando
    a existencia e a veracidade do texto bíblico referente
    a Sodoma e Gomorra.
    :lol:

    1. Na mesma pesquisa onde descobri esse fórum,
      acabei encontrando também um bom material provando
      a existencia e a veracidade do texto bíblico referente
      a Sodoma e Gomorra.

      .
      Da mesma forma que o Empire State Building prova a existência do King Kong.

    2. @Ana…,

      Este texto prova que Ló ofereceu as filhas para salvar o “rabicó” dos anjos? :mrgreen: (Que pai exemplar hein Ana? diz ai….)

      Tudo bem, nem vou ser tão exigente. Prova pelo menos que Ló existiu? Ou que a mulher de Ló virou uma estátua de sal?

    3. @Ana…,
      Na mesma pesquisa onde descobri esse fórum,
      acabei encontrando também um bom material provando
      a existencia e a veracidade do texto bíblico referente
      a Sodoma e Gomorra.

      Essa capacidade, de ler e não entender, é bem característica, de pobres pessoas que acreditam em combras falantes e unicórnios, mesmo as que tentam posar de educadinhas.
      Boa diversão, com seus mitos, e que Buda te abençôe e lhe mostre a Verdade.

  30. “Essa capacidade, de ler e não entender, é bem característica, de pobres pessoas que acreditam em combras falantes e unicórnios, mesmo as que tentam posar de educadinhas.
    Boa diversão, com seus mitos, e que Buda te abençôe e lhe mostre a Verdade.”

    1) Quem acredita em unicórnios? Você?
    Eu não acredito. Mas se acreditasse não seria muito diferente de você
    que acredita no “ACASO”. O “deus” dos ateus e céticos é o “acaso”,
    ou o “big bang” que nem ao menos conseguem estabelecer uma data
    oficial ou definitiva para o mesmo.
    Claro, os mentirosos nunca sabem as datas nem as “verdades”
    das suas afirmações.
    Antes acreditar que há um ser inteligente por trás de tudo,
    que possuir a estultícia (vai no dicionário) e a ingenuidade de achar
    (ou fingir achar) que o universo com a sua perfeição e funcionamento
    é mera obra do acaso.
    Como se o acaso tivesse produzido alguma coisa
    em qualquer momento da história.
    Espera que o teu café da manhã seja preparado pelo acaso ceticista,
    ao invés de ser preparado pela tua mãe, esposa ou filha…

    2) Dispenso as “bençãos” de Buda.
    Se você tivesse qualquer conhecimento de exegese, homilética, hermenêutica, ou um mínimo de conhecimento teológico,
    ou até mesmo o básico do monoteísmo saberia que na visão de um teísta
    só Deus pode abençoar, e não Buda ou outrem.

    3) Eu conheço a verdade, tanto a verdade teísta quanto a pseudo verdade
    dos ateus e céticos.
    Aliás, a verdade teísta é quase imutável, diferente das “verdades” dos ceticistas, sempre navegando num mar de inconstância.
    O que era verdade oficial para um cético/ateu ontém, hoje não é mais.
    O que é afirmado hoje, amanhã será desmentido por um outro de vocês.

    4) Desconheço o significado da palavra “combra”.

    :lol:

    1. 1) Quem acredita em unicórnios? Você?
      Eu não acredito. Mas se acreditasse não seria muito diferente de você

      Se vc não acredita, vc é herege, pois Isaías fala que existem. Isaías é um autor Bíblico divinamente inspírado. Ou vc acha que não há inspiração na Bíblia e ela comete erros? Ou, então, vc simplesmente não crê na Bíblia, demonstrando que vc é apóstata. :D

      que acredita no “ACASO”. O “deus” dos ateus e céticos é o “acaso”,

      Por acaso, seu deus apareceu doi nada e criou tudo. Ok. Não existem acasos na ciência, mas eu não espero que vc entenda isso.

      ou o “big bang” que nem ao menos conseguem estabelecer uma data
      oficial ou definitiva para o mesmo.

      Afirmação carente de sentido e totalmente irrelevante ao tema.

      Claro, os mentirosos nunca sabem as datas nem as “verdades”
      das suas afirmações.

      Me dê a data PRECISA que Eva E Adão apareceram no mundo, sim? Me dê a data PRECISA quando Javé falou com Abraão. Me dê a data PRECISA de quando Moisés nasceu. Me dê a data PRECISA de quando Jesus nasceu e morreu, sim? No aguardo;

      Antes acreditar que há um ser inteligente por trás de tudo,
      que possuir a estultícia (vai no dicionário) e a ingenuidade de achar
      (ou fingir achar) que o universo com a sua perfeição e funcionamento
      é mera obra do acaso.

      O que tem de perfeito numa supernova explodindo violentamente, podendo dizimar um Sistema Solar inteiro, riscando todos os planetas da existência? É bonito ver de longe, não é? Onde está a beleza dos tumores, doenças horríveis, mortes causadas por terremotos, maremotos e vulcões? Ah, sim, vem a desculpa do pecado dos homens e blábláblá. No INCA tem muitas pessoas que são cristãs praticantes, algumas muito melhores que vocêm, mas o “bom” e “justo” criador do Universo resolveu presenteá-los com uma morte sofrida. Ah, mas eles vão pro céu, blábláblá.

      Como se o acaso tivesse produzido alguma coisa em qualquer momento da história.

      Isso significa que seu criador não foi feito por acaso? Então deus teve um criador? UAU!

      Espera que o teu café da manhã seja preparado pelo acaso ceticista,
      ao invés de ser preparado pela tua mãe, esposa ou filha…

      Na verdade quem fez o café foi o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Conhecimento em latim é scientia. Preciso explicar ou vc é capaz de entender aonde quero chegar?

      2) Dispenso as “bençãos” de Buda.

      Apóstata! Vc vai ficar presa em círculos cármicos pelo resto de sua consciência. Lembre-se: Não existe acaso e vc está aqui por algum motivo, logo sua existência deve-se a um fato misterioso e, portanto, vc deve aceitar sua condição e reverenciar Buda, emboira eu ache Vishnu mais real. Tantos deuses espalhados por aí…

      Se você tivesse qualquer conhecimento de exegese, homilética, hermenêutica, ou um mínimo de conhecimento teológico,
      ou até mesmo o básico do monoteísmo saberia que na visão de um teísta
      só Deus pode abençoar, e não Buda ou outrem.

      Verdade! Por isso devemos rezar pra Ormuz Masda, o único e verdadeiro deus. :mrgreen:

      3) Eu conheço a verdade, tanto a verdade teísta quanto a pseudo verdade
      dos ateus e céticos.

      E resolveu seguir uma mentira porque lhe é confortável. Simples.

      Aliás, a verdade teísta é quase imutável, diferente das “verdades” dos ceticistas, sempre navegando num mar de inconstância.

      Verdade de novo: A verdade dos teístas: A Bíblia é verdadeira. Logo, unicórnios existem. Ei! Vc disse que não acredita em unicórnios! HEREGE! APÓSTATA! ATÉIA! (como é fácil fazer crente cair em contradição).

      O que era verdade oficial para um cético/ateu ontém, hoje não é mais.

      Como o fato de acharmos que morcegos não eram aves? Ah, bem, a Bíblia ainda diz que é. Realmente, ela não muda nem se atualiza.

      O que é afirmado hoje, amanhã será desmentido por um outro de vocês.

      Isso que é fantástico! Antes achávamos que a tuberculose era incuráel, enquanto que religiosos achavam que o mundo era chato feito pizza (e não, círculo NÃO É esfera). Bem, hoje temos a cura para a tuberculose, como 80% dos casos de câncer são curáveis se diagnosticados a tempo. Já sobre a “redondeza” da Terra de Jó…

      Resumindo: A história de Sodoma e Gomorra continua sendo um mito, da mesma forma que o Empire State não prova que o King Kong existiu, mas eu imagino que isso não foi obra do acaso, né? Nenhum deus permitiria que existissem monstros marinhos, por exemplo e… ops! A Bíblia fala que existem. hehehehe

      Vishnu te cubra de bênçãos.

    2. @Ana…,
      1) Quem acredita em unicórnios? Você?
      Eu não acredito.

      Aff, perdi a chance de responder várias coisas, mas não tem problema, eu não teria feito melhor, em mostrar que você é herege.

      …(nem ao menos conseguem estabelecer uma data
      oficial ou definitiva para o mesmo.

      Estabelecer datas, até que é legal, mas pior mesmo, são os religiosos, que nem conseguem provar que essas pessoas existiram (jesus, por exemplo, não existiu; não gostou? Prove que sim).

      Claro, os mentirosos nunca sabem as datas nem as “verdades”
      das suas afirmações.

      Nisso eu concordo, afinal os religiosos nunca provaram conhecer as datas e, muito menos, que o que eles acreditam, realmente aconteceu. Não gostou? Prove que houve um êxodo, como narrado na bíblia, para começar: datas, locais e personagens.

      Antes acreditar que há um ser inteligente por trás de tudo,
      Minha cara, isso é preguiça ou covardia intelectual: fechar os olhos para as evidências, por puro preconceito.
      Acreditar, por querer acrditar, é insensatez e imaturidade intelectual.

      2) Dispenso as “bençãos” de Buda.
      Não tem importância, ele te abençôa, mesmo sendo você atéia; pois espera o momento, para te iluminar, com a Verdade.

      só Deus pode abençoar
      Você pode escolher o Kami, que achar melhor, para direcionar suas preces, com certeza Buda entenderá.

      3) Eu conheço a verdade, tanto a verdade teísta quanto a pseudo verdade dos ateus e céticos.
      E ela é, basicamente, algo como “céticos são bobos e feios” e “nós supersticiosos e místicos somos supimpas”, grande filosofia.

      Aliás, a verdade teísta é quase imutável,
      Certo, a mesma verdade teísta que justificou as cruzadas; que tocou o terror, na Inquisição, uma verdade teísta que era usada para justificar perseguição, tortura e morte; a mesma verdade teísta que causou o anti-semitismo, com as perseguições, mortes e crimes diversos, contra os judeus?
      Ou estamos falando da verdade teísta que diz que camisinha não previne contra a AIDS ou a verdade teísta que cria e descria mitologias (como o limbo, por exemplo), apenas para satisfazer a vontade de alguns?
      Ou seria a verdade teísta que diz que a Terra era plana, ou que dragões e unicórnios existem?
      A mesma verdade que dizia que seu lugar no céu teria que ser comprado, por meio das indulgências? Ah, nessa eu concordo com você, afinal, as indulgências estão de volta, para a alegria dos cofres das igrejas!

      diferente das “verdades” dos ceticistas, sempre navegando num mar de inconstância.
      O que era verdade oficial para um cético/ateu ontém, hoje não é mais.
      O que é afirmado hoje, amanhã será desmentido por um outro de vocês.

      A ciência reconhece os erros, aprende e abre as portas para novos conhecimentos, a religião finge que não errou, silencia sobre os crimes que cometeu, e só aprendeu como enganar os trouxas.

      4) Desconheço o significado da palavra “combra”.
      Pois lhe explico, com prazer. Trata-se de uma coisa chamada “erro de digitação”, sabe o que é isso? Claro que sim, afinal você é contra o uso da probre vírgula.
      Mas, voltando ao assunto, para completar a piada: você acredita em COBRAS falantes, não é uma tosqueira?

      Que Buda te guie, pelos círculos cármicos. :mrgreen:

    3. @Ana…,
      1) Quem acredita em unicórnios? Você?
      Eu não acredito. Mas se acreditasse não seria muito diferente de você

      Em Isaías 34:7 no original em hebraico está escrito “re´em”. Traduzido como “monokeros” em grego

  31. “Icarus Este texto prova que Ló ofereceu as filhas para salvar o “rabicó” dos anjos? (Que pai exemplar hein Ana? diz ai….)”

    Icarus, realmente Ló não era um pai exemplar, kkkkkk.
    E depois ele fez pior ao relacionar-se intimamente com suas filhas.
    Mas ele não foi o único culpado, afinal estava bêbado.
    Creio que a culpa foi mais das digamos “promíscuas” filhas que
    o seduziram.
    Eu, comentando trecho bíblico com céticos, hilário, kkkk.

    1. @Ana…,

      Ana, realmente o seu comentário é hilário :wink: .

      Eu perguntei se o texto que vc achou na net PROVA que as estórias de Ló realmente aconteceram. É um grande erro achar que pelo simples fato das cidades um dia terem existido isso constitui prova que as estórias bíblicas são um fato.

      No mais, este negócio de Ló não ter culpa do incesto é um grande absurdo (mais um para a coleção de absurdos bíblicos). Tenta fazer um homem bêbado, a ponto de não reconhecer as próprias filhas , ter ereção suficiente para 2 relações sexuais e ainda chegar ao orgasmo nas 2 vezes. Se vc conseguir filmar algo parecido eu te dou um carro de presente hahaha.

        1. @André,

          Cara, não tinha pensado nisso. hahahahaha

          Mas fala sério, tem tanta sacanagem na estória de Ló, que nem dá para usar em filme pornô. Imagina as filhas trepando com o próprio pai? pqp….

          Este tipo de sacanagem só podem ser usadas dentro das igrejas mesmo para as lições de “moral” … hahahahaha

    2. @Ana…,
      Creio que a culpa foi mais das digamos “promíscuas” filhas que
      o seduziram.

      Que desculpinha furada, viu como na sua bíblia, quando ocorre uma trapalhada dessas, tratam de colocar a culpa nas mulheres? Muito conveniente, não? Mas pelo menos, você reconhece que esse bom homem (a ponto de receber a visita dos anjos do deus) era um sujeito sem moral.

      realmente Ló não era um pai exemplar (…) E depois ele fez pior ao relacionar-se intimamente com suas filhas
      Um pai sem vergonha e cachaceiro, com duas filhas incestuosas, essa é a família que deu origiem à linhagem de Abraão? Pudera, que a bíblia esteja tão cheia de sem vergonhice.

    3. @Ana…,
      Ana,
      Um tanto quanto off toppic, mas você poderia, por gentileza, se utilizar do link “Reponder”, presente em todos os comentários, como todas as pessoas normais, ao invés de enviar novos comentários, o que perturba a organização da página?
      Isso torna o acompanhamento dos argumentos mais claro, além de mostrar respeito às boas maneiras digitais.
      Obrigado.

  32. Cada um crê no que quer.Alguém pode ver um copo com água pela metade e dizer que ele está quase cheio,outro pode dizer que está quase vazio.
    Nós cristãos é que somos burros e ignorantes enquanto primatas criticam as coisas sem nenhum conhecimento verdadeiro de todos os lados,mas baseados apenas em suas convicções.Primeiro que é hilário ver céticos discutindo a Bíblia ,pq querem discutir mas não tem base teológica nem sabe das formas de expressão usadas por ela,como sentido literal,figura de linguagem,antropopatismo e outras,então vale estudar um pouco de hermenêutica bíblica pra dar uma de entendido primeiro ;-) .Se peocupam tanto em criticar que nem sabem ao certo no que se baseia a nossa fé,visto que do jeito que é falado,Deus ia pegar um pó de pirlimpimpim e jogar e nesse momento ia cair fogo do céu,kkk.
    Deus criou do nada tudo o que existe,e depois de criadas foi estabelecido um ciclo pra cada uma delas e é tudo pré-estabelecido,porém Ele é soberano e muda o seu curso qdo quizer.E claro,que as coisas que existem são usadas por Ele pra cumprir seus intentos,então não é toque de mágica.
    O que impressiona mais ainda é que um livro escrito “combinadamente por homens que não tinham o que fazer “e queriam manipular as pessoas, aliás livro escrito por mais de 40 pessoas diferentes,em lugares diferentes e épocas diferentes,seja passado adiante no mundo moderníssimo que vivemos e que a cada dia que passa surjam mais evidências do que já existem de que suas histórias não são mitos,como os manuscritos do mar morto,os restos de um barco enorme nas montanhas de Ararat,o papiro de Ipuwer e tantos outros achados,inclusive esse,que descreve exatamente como aconteceu.Sem falar nas profecias bíblicas cumpridas:o fim do IMPÉRIO Romano,do Império Babilônico,do Império Egípcio e domínio Persa,resgate dos Hebreus pelos Persas e tantas outras.
    Deus disse que vai destruir a Terra com fogo,ou seja, um novo asteróide está por vir,mas claro que não estarão aqui pra ver pq o dia e a hora ninguem sabe só Ele.Mas antes disso vai ter a tribulação,e muitas coisas descritas em apocalipse,em forma de sinais da natureza que já são vistas, e depois virá o fim,então cada um creia no que achar que deve.
    Quem tem ouvido para ouvir ouça o que diz o Alpha e Ômega,o Princípio e o Fim!

    1. @AninhaS,

      Tanta coisa e nem sei por onde começar… Arca de Noé, profecias… Qual escolho?… Já sei!

      Deus disse que vai destruir a Terra com fogo,ou seja, um novo asteróide está por vir,mas claro que não estarão aqui pra ver pq o dia e a hora ninguem sabe só Ele.

      Vou pegar o meu capacete.

    2. @AninhaS,
      Cada um crê no que quer.
      OK. Creia no que quiser, e fique na sua.

      Alguém pode ver um copo com água pela metade e dizer que ele está quase cheio,outro pode dizer que está quase vazio.
      A mente de um fanático religioso está “meio cheia” ou “meio vazia” de asneiras?

      Nós cristãos é que somos burros e ignorantes enquanto primatas criticam as coisas sem nenhum conhecimento verdadeiro de todos os lados,
      Cristãos não são primatas? São o que, então? ornitorrincos?

      mas baseados apenas em suas convicções.
      Até onde se sabe, “convicções” são requisito para a mente religiosa, tal como naquela historieta de acreditar sem ver.

      Primeiro que é hilário ver céticos discutindo a Bíblia ,
      Hilário é o monte de crentes que querem falar do livro mágico sem a conhecerem.

      pq querem discutir mas não tem base teológica nem sabe das formas de expressão usadas por ela,como sentido literal,
      Sentido literal, tal como na passagem que o deus tarado e sanguinário manda massacrar um monte de gente, roubar suas terras e posses, exterminar todos os homens e meninos e, a cereja do bolo, roubar para eles as meninas ainda virgens (as outras era para passar a régua mesmo)?

      figura de linguagem,
      Qual a figura de linguagem que explica a ordem de matar homossexuais?

      antropopatismo e outras,
      Quem desenhou o deusinho mimado como um velho barbudo foram os próprios crentes.

      então vale estudar um pouco de hermenêutica bíblica pra dar uma de entendido primeiro .
      Vai lá, justifica esses exemplos batidos que te passei.
      Qual a hermenêutica que explica porque TODAS as profecias da volta de G-zuys terem falhado miseravelmente?

      Se peocupam tanto em criticar que nem sabem ao certo no que se baseia a nossa fé,
      Sua crença se baseia, largamente, em medo de uma polícia sobrenatural, além de um massacrante medo da realidade, por incapaz de aceitar a morte como evento natural que é.

      visto que do jeito que é falado,Deus ia pegar um pó de pirlimpimpim e jogar e nesse momento ia cair fogo do céu,kkk.
      Ué? Não é no próprio panfleto mágico que falam isso?
      É engraçado ler isso, pois está cheio de crentes que afirmam coisas nesse sentido, tal como as ostras que falaram sobre o Katrina ou o terremoto no Japão.

      Deus criou do nada tudo o que existe,e depois de criadas foi estabelecido um ciclo pra cada uma delas e é tudo pré-estabelecido,
      Isso na sua cabeça. PROVE que SEU -e não outro qualquer- deus particular criou alguma coisa.
      Se não pode, sua crença pode ser alinhada com tantas outras crenças das alas psiquiátricas.

      porém Ele é soberano e muda o seu curso qdo quizer.
      Então, se é assim, o livre arbítrio não existe, e o que os religiosos pregam sobre o pecado é um Ardil 22.

      E claro,que as coisas que existem são usadas por Ele pra cumprir seus intentos,
      Provas? Alguma? Nenhuma? Esquizofrenia?

      então não é toque de mágica.
      Concordo, não é mágica. É misticismo.

      O que impressiona mais ainda é que um livro escrito (…) seja passado adiante no mundo moderníssimo que vivemos
      Nasce um trouxa a cada minuto. Pronto, tá explicado, não precisa de impressionar.

      e que a cada dia que passa surjam mais evidências do que já existem de que suas histórias não são mitos,
      UAU! Cadê a prova que seu homem palestino existiu, como narrado na lenda?

      como os manuscritos do mar morto,
      1-o que esses textos falam de G-zuys?
      2-encontrar um texto velho prova que a lenda é verdadeira? Então Shiva existe.

      os restos de um barco enorme nas montanhas de Ararat
      Ah, aquela fraude que o Randall Price desmascarou?
      Tsc, tsc, por isso os sites crentes propagam essas lorotas: sempre há quem as repita.

      ,o papiro de Ipuwer
      Aí já é desespero. Ter que apelar para um poema, escolhendo trechos literalmente e seletivamente, ignorando todas as outras partes que diferem da lenda judaica. Tsc, tsc.

      e tantos outros achados,inclusive esse,que descreve exatamente como aconteceu.
      Sim, tal como esse que mostra que não houve nenhuma necessidade de interferência divina: o meteoro cairia ali, havendo pessoas boas ou não.

      Sem falar nas profecias bíblicas cumpridas:o fim do IMPÉRIO Romano,do Império Babilônico,do Império Egípcio e domínio Persa,resgate dos Hebreus pelos Persas e tantas outras.
      Uau, então diz aí: porque TODAS as profecias da volta do zumbi palestino micaram?

      Deus disse que vai destruir a Terra com fogo,ou seja, um novo asteróide está por vir,
      Eita, maldita eisegese.

      mas claro que não estarão aqui pra ver pq o dia e a hora ninguem sabe só Ele.
      Se você não sabe dia e hora, como pode dizer que ninguém daqui verá? Pode ser segunda de manhã (evita o problema de trabalhar de ressaca).

      Mas antes disso vai ter a tribulação,e muitas coisas descritas em apocalipse,em forma de sinais da natureza que já são vistas,
      HAHAHAHAHAHA!
      Arrependa-se, infiel, aceite Buda e mude seu carma.

      e depois virá o fim,então cada um creia no que achar que deve.
      Por aqui acreditamos que pessoas como você deveriam parar de encher o saco, e ir se ajoelhar na frente do padre rezando um Salve Rainha.

      Quem tem ouvido para ouvir ouça o que diz o Alpha e Ômega,o Princípio e o Fim!
      Que o amor de Buda penetre seu íntimo.

  33. O que aconteceu que você deletou minha resposta a esse ignorante aí de cima?Quando aparece um monte de cabeção falando merdas vc publica né,agora qdo alguém fala alguma coisa que põe em xeque o monte de baboseiras que vocês falam e dizem acreditar vc simplesmente deleta?Isso quer dizer que eu estou com a razão e você não tinha argumentos então deletou.Quer fazer todos acreditarem que os crentes são mais burros que amebas.Vejo que a única ameba que tem aqui é você que não deu nem direito de outras pessoas me darem uma resposta inteligente,se é que ela existe.

    1. @AninhaS,
      Putz, como é hilário ver crentosco criticando a “crença” alheia, dá até para -quase- perdoar o monte de asneira fanática que a mesma escreve.
      Vá pela sombra, pequeno ornitorrinco, e que o enorme amor de Buda te penetre por tás da alma.

  34. Lendo os comentarios, eu decidi, que vou viver minha vida e nem se preocupar com isso, o que ser, será, simples assim! :grin:

  35. talvez o meteoro estava passando longe da terra , mas Deus , o ser onipotente , aquele que pode tudo , pode muito bem ter desviado a rota do meteoro para destruir as cidades

  36. Religião! Não deve ser discutida, e sim contada, como uma historia de aprendizado entre partes, e a absorvição do conhecimento de ambos. Vc me fala sobre oque vc vê, eu digo como eu vejo.

    Aprendizado, sim “Olha só como um monte de gente tosca acredita em besteiras da idade do bronze! Não repitam isso!”.

    É um ensinamento.

  37. Você vai negar, mas a nossa fé te irrita.

    Você vai negar, ma nosso racionalismo te irrita.

    Eu já tentei racionalizar a Bíblia e quando não consegui

    Todo mundo aqui tentou levar a Bíblia a sério, mas ninguém conseguiu.

    também achei que deveria me transformar em um cara tipo você, pra combater os “delírios” causados pela Bíblia.

    também achei que deveria me transformar em um cara tipo você, pra agir feito um idiota seguidor cego da Bíblia.

    A verdade é que Deus Não me deixou…

    A verdade é que o bom senso não me deixou.

    Eu entendi que conhecer a Deus é pela fé.

    Eu entendi que seguir esse Deus é uma questão de debilidade mental.

    Não adianta você endoidar tentando desmentir, mesmo que logicamente o nosso manual de vida; cremos em Deus.

    Não adianta você endoidar tentando desmentir, mesmo que logicamente o nosso manual de vida aponta que crer em Deus é apenas uma questão social imposta por pessoas próximas a você.

    É realmente difícil amar alguém como você

    É realmente difícil levar alguém como você a sério.

    mas isso é outro mistério que só se entende pela fé.

    mas isso é outro mistério que só se entende perante estudos de esquizofrenia.

    Agora vou esperar tua resposta inteligente e sarcástica.

    Agora vou esperar seus devaneios, chiliques e retardo mental.

    1. Rsrs. Você é muito engraçado, sério. Tipo… fica repetindo o que agente escreve, depois muda umas palavras e age como se fosse uma resposta perfeita. Não dá pra debater com você, eu reconheço; ver minhas respostas repetidas com algumas palavras trocadas é demais pra mim… Não é pelo “retardo mental” ou a “esquizofrenia” (rsrs foi engraçado mesmo, sério), é só pelo cansaço. Seu… ateu, inteligente! (Segura essa, Loser)

      1. Rsrs. Você é muito engraçado, sério. Tipo… fica repetindo o que agente escreve

        É “a gente”, Thuan. Aprende a escrever, seu analfabetinho.

        depois muda umas palavras e age como se fosse uma resposta perfeita

        Mas eu não mudo o que vocês dizem. Está aí, psis literis. Não que eu espere que um analfabeto como você saiba o que é isso.

        Não dá pra debater com você, eu reconheço

        Muitos conseguem, inclusive religiosos! Mas são religiosos alfabetizados, o que não é seu caso.

        ver minhas respostas repetidas com algumas palavras trocadas é demais pra mim.

        Para você, estão trocadas., Mas só porque você é analfabeto.

        Não é pelo “retardo mental” ou a “esquizofrenia”

        Nah. É só por causa do seu analfabetismo, mesmo

        (rsrs foi engraçado mesmo, sério), é só pelo cansaço. Seu… ateu, inteligente! (Segura essa, Loser)

        Você acha que me chamar de ateu inteligente é me xingar? Como é retardadinho!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s