As mil faces de Jesus: O mau-caratismo religioso

Você sabe como Jesus é, certo? Cabelos levemente cacheados, barbudo, alto e com cara de quem nasceu na Palestina, não é mesmo? Mas, aí somos obrigados a perguntar: Tem certeza? De onde você tirou esta idéia? Você sabe como era a aparência do X-Man Palestino ou sabe apenas a descrição que lhe disseram? Para ser sincero, eu acho que você deveria rever os seus conceitos.

Tomemos a única fonte confiável (eu disse “confiável” ?) da existência de Jesus: A Bíblia. Dê uma procurada lá pela descrição do Jóquei de Jegue. Pode ir, eu espero. Achou? Hummmm, procura de novo. E então? Não achou nada, certo? É exatamente isso que examinaremos, pois vamos analisar de onde veio a representação do David Copperfield Bíblico e como podemos descobrir fraudes documentais através disso. Siga-me, Watson, e veja como é elementar.

Para princípio de conversa, não há NENHUMA descrição física de Jesus no Novo Testamento. Ainda assim, apareceram milhares de ícones, pinturas, moedas, estátuas, desenhos, rabiscos e pichações de todo tipo ilustrando-o. Interessante, não é? Mais interessante ainda é saber que boa parte dessas representações muitas vezes não concordam entre si.

A referência iconográfica direta a Jesus começa no século IV, aproximadamente. Daí em diante, todas as demais são apenas cópias dos estilos anteriores. Estas cópias geraram mais cópias (com alguma “liberdade expressiva” por parte dos artistas) e assim sucessivamente.

Claro que ninguém é maluco (ou não deveria ser, pelo menos) de desenhar algo sem o menor vestígio ou indicação. Pois, é. E as Ovelhinhas do Senhor bradarão alto, insistindo que se há representações artísticas, é porque aconteceu uma dessas duas coisas (ou as duas simultaneamente):

1) Deus os inspirou divinamente
2) Os artistas tiveram em mãos documentos descritivos sobre o X-Man Palestino.

Isso é evidência de muita coisa, não é? Afinal, Deus em sua omnipotência, omnisciência e outros “omni” é capaz de fazer com que todos enxerguem a verdade como ela é. Isso somado aos documentos e relatos históricos pode-se construir uma imagem do sujeito que alegam ter ressuscitado mortos e bancado o serviço de buffet durante uma festança, certo?

ERRADO!

Vamos detonar de vez aquela babaquice falaciosa que os cristãos insistem em jogar aos quatro ventos. Eles estão sempre enchendo o saco com as citações de Flávio Josefo, Cornélio Tácito, Publius Lentullus, Pôncio Pilatos etc.

O mau-caratismo é imenso e só perde para a burrice de repetirem, que nem papagaio, o que uma determinada fonte (completamente falaciosa, ridícula e estúpida) traz, usando isso como se fosse a verdade definitiva.

Aqui estudaremos as mais comuns citações sobre G-zuis, inclusive os textos de:

  • Flávio Josefo
  • Cornélio Tácito
  • Públio Lêntulo
  • Pôncio Pilatos
  • Volume Archko entre outros.

Na página a seguir, veremos a principal fraude que alegam ser uma das mais irrefutáveis provas que Jesus existiu: Flávio Josefo.

146 comentários em “As mil faces de Jesus: O mau-caratismo religioso

    1. A primeira regra de ouro dos debates é:

      Ataque o ARGUMENTO, nao o ARGUMENTADOR.

      E uma vez que vc nos xinga, vc PERDE a razao e o debate.

      Logo, sua opiniao é prontamente desconsiderada e condenada à irrelevância.

        1. Você se sentiu ofendido quando eu xinguei vocês? Se sim desculpa. Porém age como criança, pois gosta de pagar na mesma moeda! Agora, me diz algo. Cético é alguém que não acredita em Deus ou religiões? Por quê se preocupa em estudar a bíblia? Por quê esse desespero para questionar a fé dos outros? Alguém que se diz evangélico te roubou? te causou algum problema?Estás ferido ou magoado? Se não acredita em nada, viva sua vida e desencana dessas coisas. Pare de agir como falso moralista! Vocês dizem, ataque o argumento, não o argumetador. Pronto, quebrou a própria regra de vocês. Isso já é um sinal de que esse site não é idôneo e sério. É mais um site de pessoas que não se contentam por ver as outras pessoas felizes por saberem que são cristãs! Tudo isso era esperado!!!!!

          Meu, na boa, qual o objetivo de vocês?

        2. Você se sentiu ofendido quando eu xinguei vocês?

          Só me incomodo quando sou xingado por gente. Não é o seu caso.

          Se sim desculpa.

          Pensarei no seu caso.

          Porém age como criança, pois gosta de pagar na mesma moeda!

          Seu deus disse para vc dar o outro lado. Não sigo deuses covardes. Aqui, bateu, levou!

          Agora, me diz algo. Cético é alguém que não acredita em Deus ou religiões?

          Céticos são aqueles que sói acreditam em determinada proposição que venha acompanhada de evidências. Até mesmo religiosos podem ser cpeticos. Vai estudar.

          Por quê se preocupa em estudar a bíblia?

          Tem gente que estuda mitos nórdicos ou as obras de Machado de Assis. Cada um estuda fantasias que melhor deseja, ué.

          Por quê esse desespero para questionar a fé dos outros?

          Por que este desespero de vir aqui e ficar latindo? Se sua fé está certa, deixe que pense o contrário em paz, ora. Mas, a ânsia de gritar: DEUS EXISTE, DEUS EXISTE!!!!! é mais forte, não é? Isso significa que vocês não têm fé. Berram mmais para convencer a si próprios.

          Alguém que se diz evangélico te roubou?

          Não porque eu não frequento igrejas. :-D

          te causou algum problema?

          Eu tive um professor de matemática que era crente. Ele passou muitos problemas para nós…

          Estás ferido ou magoado?

          Não. Estou com minha saúde psicológica perfeita. por isso não preciso de muletas sobrenaturais.

          Se não acredita em nada, viva sua vida e desencana dessas coisas.

          Um de nós dois foi no espaço do outro reclamar de sua posição no tocante às religiões. Não me lem,bro que tenha sido eu.

          Pare de agir como falso moralista!

          ISso é um ad hominem. :-D

          Vocês dizem, ataque o argumento, não o argumetador.

          Vc só está chorando, usando de apelo à misericórdia, apelo à multidão e me chamou de falso moralista. Olha que seu deus mandou vc amar os inimigos. Vai pro inferno, hein? hehehehe

          Pronto, quebrou a própria regra de vocês.

          Uia!

          Isso já é um sinal de que esse site não é idôneo e sério.

          Alt-F4 resolve o seu problema.

          É mais um site de pessoas que não se contentam por ver as outras pessoas felizes por saberem que são cristãs!

          São tão felizes que ficam tristinhas no menor sinal de contrariedade. Acho que vc precisa de um psicólogo. Ou de uma babá.

          Tudo isso era esperado!

          Aleluia!

          Meu, na boa, qual o objetivo de vocês?

          Estava afim de dar uns pegas na sua irmã. ela cobra caro?

        3. Cara mais uma vez te digo a gente ama e vive para um Deus de amor, não de ódio e rancor, respeita nossa opinião de crença e como vc disse cada um é livre para escolher o q quiser acreditar não precisa de impulso de ninguém, aliás quem disse da liberdade não é vc é a bíblia q vc tanto abomina, ela q diz q temos o livre arbítrio.

        4. Cara mais uma vez te digo a gente ama e vive para um Deus de amor, não de ódio e rancor

          O deus que manda matar cidades, saquear, pilhar, escravizar mulheres virgens, esmagar criancinhas em rochedos, fazer profetas comerem cocô e praticar genocídiso.

          E não tem essa de tempo da Graça. Seu Jesus disse que não veio revogar nenhuma lei.

          respeita nossa opinião de crença e como vc disse cada um é livre para escolher o q quiser acreditar não precisa de impulso de ninguém

          Você quer que eu respeite a SUA opinião, não escrevendo no MEU site o que eu quero escrever? Vai à merda, sujeito. Eu nunca fio na sua igrejinha falar o quanto vocês são ridículos (não que não sejam).

          aliás quem disse da liberdade não é vc é a bíblia q vc tanto abomina, ela q diz q temos o livre arbítrio.

          Timóteo 2
          Que a mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que fique em silêncio.

          Êxodo 21, 20
          Se alguém ferir a seu escravo ou a sua escrava com pau, e este morrer debaixo da sua mão, deve ser castigado; mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é sua propriedade.

          Isaías 13
          Todo o que for achado será trespassado; e todo o que for apanhado, cairá à espada. E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e suas mulheres violadas seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

          Números 31
          Agora,pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele. Mas todas as meninas, que não conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

        5. Haha quer o q ofender? Talvez seja a resposta pra pergunta do cara ali ne esse é o objetivo de vcs . Sério, ofender ? Kkk patéticos

        6. Pq você se incomoda, digo gasta o tempo tentando colocar na cabeça das pessoas uma opinião sua cara, André guarde para si sua opinião e crenças, ninguém quer saber disso, a atitude de vcs todos q postam coisas se chingando e se chamando de animal e cego no sentido pejorativo é extremamente desumana e literalmente irracional, cadê a “evolução” de vcs, bom eu sou “evoluído” ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas, sou cristão acredito sim no Senhor Jesus, em Deus, e acredito em algumas teorias científicas, afinal vários cristãos da idade média eram cientistas, por exemplo Newton, não perco meu precioso tempo q eu posso ajudar alguém ( pq é isso q importa, ajudar o meu próximo, não chinga-lo nem ofende-lo) do q me envolver em discussões q não vão levar ninguém a lugar nenhum, pelo contrário só vai provocar mais rivalidade e contendas.

        7. Pq você se incomoda, digo gasta o tempo tentando colocar na cabeça das pessoas uma opinião sua cara

          POr que vc se incomoda com meu site, vindo reclamar da minha opinião?

          André guarde para si sua opinião e crenças

          Jefferson, guarde para si sua opinião e crenças

          ninguém quer saber disso

          Ninguém quer saber a sua opinião, Jefferson.

          a atitude de vcs todos q postam coisas se chingando e se chamando de animal e cego no sentido pejorativo é extremamente desumana e literalmente irracional

          a sua atitude de vir aqui reclamar é extremamente desumana e literalmente irracional

          cadê a “evolução” de vcs, bom eu sou “evoluído” ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas

          cadê a “evolução” expiritual? Bem eu sou evoluído ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas, não invadindo sites religiosos para impor as minhas ideias e reclamar das opiniões dos donos do site.

          sou cristão acredito sim no Senhor Jesus, em Deus, e acredito em algumas teorias científicas

          Eu sou uma pessoa normal que se baseia em fatos e em todas as teorias científicas, não apenas as que me agradam.

          afinal vários cristãos da idade média eram cientistas, por exemplo Newton

          Newton era da Idade Moderna. E sim, vários cristãos eram cientistas. Eles não ficavam invadindo lugares enchendo o saco com suas opiniões, porq que eles eram cultos, porque ficavam estudanbdo. Siga este exemplo.

          não perco meu precioso tempo q eu posso ajudar alguém

          O seu comentário prova que perdeu, sim. Ajudar as outras pessoas na sua mente é fazer elas aceitarem a sua opinião. “Oh, salvei mais uma alma pro senhor Jesus, assim minha vidinha ridícula e sem sentido passa a valer alguma coisa para, quem sabe, eu ser feliz quando morrer, porque sou um in´putil incapaz de melhorar minha própria vida, pois perco a merda do meu tempo indo num site cético reclamar das postagens lá”.

          Você é patético, filho. Procure ajuda.

          pq é isso q importa, ajudar o meu próximo, não chinga-lo nem ofende-lo

          Isso dito por alguém na frente do computador enchendo o saco nos sites das pessoas.

          do q me envolver em discussões q não vão levar ninguém a lugar nenhum, pelo contrário só vai provocar mais rivalidade e contendas.

          Tem que ser muito retardado para não perceber que foi exatamente isso que você fez.

    1. @Felipe,
      Realmente, as religiões judaico-cristãs (judaismo, cristianismo e islamismo) são o que de pior poderiam ter inventado em termos de religião. Note que , sendo as últimas criadas, beberam na fonte de mtas outras que existiam mto antes. O que nelas se tem, portanto, é uma colcha de retalhos, com absurdos e tolices de toda ordem. O deus louco e perverso de todas está sempre presente, distribuindo recompensas e falsas promessas a uns, e castigos terriveis para outros, a seu talante. Falemos um pouco sobre o cristianismo, que é uma praga que nos assola mais de perto. Obviamente, o cristianismo é utilizado à socapa para o controle social, a manipulação e dominação das pessoas de mentes fracas, o exercício arbitrário do poder e, é claro, o lucro fácil que o inventado Jesus Cristo proporciona a tantos espertinhos. Sou mais o Super-Homem ou o Homem-Aranha. Pelo menos esses não iludem ninguém, pois todos sabemos que são imaginários, inofensivos e nada prometem aos milhões de iludidos. Na verdade, as vítimas do cristianismo tb se julgam espertas, como no caso clássico das vítimas de golpes de estelionatários. Elas sempre querem levar vantagem em cima do golpista, que julgam ser um trouxa. Usando a mesma malandragem – ilusória, é claro – querem as pobres “ovelhas” comprar da sua religião, dos seus padres ou pastores, a sua entrada para o Céu, pagando o dízimo, como se esses seus gurus gozassem do privilégio de um contato direto e influente com a imaginária divindade cristã. A lavagem cerebral desses patos religiosos, na maioria das vezes, começa na infância. Depois que esse pessoal se torna adulto, é praticamente impossível vc desconvertê-los, trazendo-os de volta à realidade. Pior de tudo é que religião é como um vírus contagiante, transmite-se tb hereditariamente, passando de pais para filhos. Como se percebe, a praga se perpetua indefinidamente. Até quando??? De todas as religiões existentes, considero o budismo a mais sensato, pois, além de não ter nenhum deus que morreu na cruz para nos salvar, prega que somos todos 100 % responsáveis pelo nosso destino, mediante as escolhas que fazemos ao longo de mtas vidas que vivemos. O budismo não deixa, contudo de ter os seus mitos e lendas. Interessante é sabermos que o imperador Justiniano, no Concílio de Constantinopla, ano 553 da era comum, mandou que fosse retirada a reencarnação da bíblia (minúscula, sim), colocando a ressurreição em seu lugar. Este absurdo foi resultado da clonagem que ele fez da doutrina do mitraismo e dos conceitos dos antigos faraós egípcios. Aliás, a bíblia é praticamente uma cola do antigo Livro Egípcio dos Mortos. Qual é a minha religião? Resposta: nenhuma, embora eu não seja propriamente um ateu. E quem é Deus? Sou do entendimento que todos somos deuses. Tudo é Deus. Somos todos um, Deus e nós Somos um. Nesse aspecto, isso bate com o budismo e a Física quântica. Acho que é por aí que encontraremos alguma explicação mais adequada para a realidade verdadeiramente REAL, pois esta em que vivemos, é uma ilusão dos sentidos, um holograma, um mundo virtual, uma mera construção da nossa consciência eterna e imortal. Em suma, nenhum deus nos criou, sempre existimos e sempre existiremos. Mas alguém sempre vai querer saber quem criou isso ou aquilo, não podendo comprender que vivemos num universo de causa e efeito. Porém vários cientistas já detectaram os universos paralelos, bizarros, onde a causa se segue ao efeito; outros onde só existe um eterno presente, ou o tempo corre para trás…E uma infinidade de coisas que sequer imaginamos…Estudei a fundo essas coisas e sobre espiritualidade durante mtos anos para concuir isso. Não chutei nada, como costumam fazer certos cristãos maliciosos. Acho que faz sentido o que eu disse. Mas essa minha verdade não pode ser definitiva. Ela vai prevalecendo até que surja uma outra melhor. Afinal, somente os loucos não mudam de idéia, né? Eles têm idéias fixas…Rs…Um abraço panteista…Rss..

  1. Eu acho muito bom saber as criticas e opinioes alheias,não acredito que devamos aceitar tudo o que nos prega o Catecismo religioso.
    e gostaria de saber mais sobre Justo.
    Eu as vezes desconfio que josefo e Paulo eram as mesmas pessoas e que Paulo foi o Judas .
    Jesus poderia ter sido Tiago o Justo um lider rebelde contra roma!
    Sei-la as vezes eu gosto de viajar na maionesse.

    1. @WallaceBS,

      Desconfie do catecismo, budismo, da IURD,

      Eu sempre desconfiarei do catecismo, nao confiarei jamais na IURD. Mas o budismo merece meu respeito, porque nao é uma religiao organizada em torno de uma divindade e sim em torno de uma filosofia de vida. Ve-se que vc nao conhece o budismo como ele é.

      pois maldito é o homem que confia no homem

      Eu confio na minha familia, dou um voto de confianca aos meus amigos, e aprecio o valor das pessoas que trabalham para manter a socidade em que vivemos. Maldito seja vc que nao da valor às pessoas, ao trabalho delas, ao merito delas em suas conquistas e seu suor. Sao elas que trabalham para o seu bem-estar (energia em casa, comida na geladeira, fabricar o computador que vc usa, manutencao da internet, vacinas que mantem vc saudavel, etc).

      mas te recomendo que nunca jamais desconfie da Bíblia, do Evangelho e de Jesus Cristo.

      Recomendacao prontamente desconsiderada. A biblia é para ser desconfiada sempre. Ela se contradiz mais de 5000 vezes, nao possui exatidao historica, tem muitas de suas narrativas copiadas de outras religioes mais antigas (egipcios, sumerios, babilonicos, zoroastristas, gregos, assirios, etc), reune muitas fabulas e lendas, mitologia, nao é a palavra de um deus, nao possui veracidade, e ela mais desune do que une. Possui mais de 300.000 variacoes textuais, alem de 4500 versoes diferentes que nao concordam uma com as outras. Pior, desconfio e duvido do “evangelho de Jesus”, ja que nao foi provado ate hoje que ele existiu como personagem real na historia.

      Se fizermos isso será o fim, é o que satanás mais quer…

      Satanas nao existe. Vc vai ter que provar que esse ser imaginario existe.

      Eu desconfio dos céticos e ateus, e do mundo em geral, pois repudiam a Jesus, negam a Deus e a Bíblia, mas nada falam do diabo, de Buda, do espiritismo…

      Vc esta usando o Windows, que foi criado por um ateu chamado Bill Gates. E vc esta usando a energia eletrica para quase tudo em sua vida, que foi descoberta por um ateu. Tudo em sua vida é fabricado pelo mundo em geral. E a maioria da populacao no planeta nao acredita no mito religioso chamado Jesus, e nao querem nem saber de uma biblia, inventada por hebreus e romanos. Vc tambem nega Allah e o Alcorao, nega Vishnu e Brahman e os Upanishad-Vedas, nega muita coisa… sabia que 80% da populacao mundia nao acredita nesses mitos judeu-cristaos ? E ainda quer reclamar deles…

      Entao vc vai ter que respeita-los. Se vc nao pode respeitar as opinioes alheias, criticando-os, amaldicoando-os, e dizer que nao confia neles.. entao vc nao é uma boa pessoa, nao tem carater, nao tem moral e etica, nao sabe viver em tolerancia com o proximo, quer falar que a sua religiao e verdadeira e que todas as outras sao falsas…

      Sao pessoas como vc de quem o mundo mais desconfia, porque todo mundo sabe o que religiosos cristaos como vc fizeram: Inquisicao, Cruzadas, Guerras Religiosas, Escravidao, Conquista das Americas (com o exterminio de 80% dos indios), perseguicoes religiosas, conversoes forcadas de inumeros povos à força das armas, etc…

      Por que Jesus? Ele morreu por nós, aceitou todas as ofensas e agressões sem revidar, mas aos olhos do mundo era um farsante, falso profeta (até os judeus o rejeitaram), etc…

      Jesus nao existe, vc tera de provar que ele existiu como personagem real. E sabia que durante a Inquisicao, conduzida pelos amorosos cristaos, milhoes de pessoas foram torturadas com extrema crueldade, tiveram de engolir todas as ofensas que lhes eram dirigidas, foram agredidas sem poder revidar, e aos olhos dos misericordiosos cristaos, eam tratadas como farsantes, falsos profetas, etc… para seu conhecimento, as dores e o sofrimento dessas pessoas foram infinitamente piores.

      É incrível que alguém que não exista (como muitos dizem) seja tão perseguido, tão comentado, desmentido…

      É incrivel como dezenas de milhoes de pessoas (que os cristaos de hoje fingem nao saber, ignoram a historia, nao estudam, nao querem saber, nada de nada) tenham sido perseguidas, torturadas, massacradas, assassinadas, esfoladas, queimadas, decepadas, evisceradas, quebradas, enforcadas, mutiladas, etc… em nome de um mito imaginario que ninguem consegue provar que é real.

      É uma vergonha que vcs cristaos nunca estudem o proprio passado.

      Eles deviam fazer o mesmo com o chupa-cabra, o saci, o vampiro…

      Nos ja fazemos desde sempre. Ate parece que para vc, eles existem. Qualquer pessoa inteligente sabe que nao existem. Vc nao é capaz de aplicar um pouco de inteligencia para investigar os seus proprios mitos em que acredita, para ver se sao reais ou nao ?

      Apenas isso, confie de coração na Bíblia, que basta para tua vida e salvação!

      Eu prefiro jogar a biblia no lixo, e confiar em mim mesmo, em minha cultura, em minha familia, em meus amigos, dar valor ao ser humano, cuidar do mundo em que vivo, fazer a minha parte, ser moral e etico, viver bem em sociedade. Eu nao preciso de uma “salvacao” de algo que vcs mesmos criaram em suas teologias inuteis.

      Sua biblia nao serve para nada. Por mim, a unica utilidade dela é fornecer papel para empresas de reciclagem, para produzir cadernos escolares, obras-primas da Literatura Mundial, post-its, papel higienico, revistas de periodicos cientificos, etc

      1. gostei desta resposta a unica q vi em todos os posts que procura nao agredir as pessoas do ponto de vista religioso as vezes o que mais deixa as pessoas chateadas, sao as respostas do estilo(pagar sapo) parabens abbadon

    2. @Eliane, Você está coberta de razão querida. O Chico Xavier era Emmanuel, que era Públio Lêntulo. Agora eu vejo sentido em viajar na Hellmann’s :!:

  2. André, não tenho irmã, e se tivesse não estaria fazendo programa.

    “São tão felizes que ficam tristinhas no menor sinal de contrariedade. Acho que vc precisa de um psicólogo. Ou de uma babá.”

    Fiquei triste por você e não com você. Eu faço terapia, não tem problema nenhum, psicólogo é um cientista.

    “Um de nós dois foi no espaço do outro reclamar de sua posição no tocante às religiões. Não me lem,bro que tenha sido eu.”

    Fui ingênuo, mais eu não vim reclamar. Quis expor minha opinião e achei que poderíamos chegar num concesso, sem discussões, pra que,brigar!? Eu xinguei aquela hora, mas estava ironizando, pensei que iam entender.

    1. André, não tenho irmã, e se tivesse não estaria fazendo programa.

      Estaria servindo de graça?

      “São tão felizes que ficam tristinhas no menor sinal de contrariedade. Acho que vc precisa de um psicólogo. Ou de uma babá.”

      Fiquei triste por você e não com você.

      Lamento, sou hetero.

      Eu faço terapia, não tem problema nenhum, psicólogo é um cientista.

      Ué? Sentar no colo de Jesus não resolveu os seus problemas? :mrgreen:

      “Um de nós dois foi no espaço do outro reclamar de sua posição no tocante às religiões. Não me lem,bro que tenha sido eu.”

      Fui ingênuo, mais eu não vim reclamar.

      Não. Nem pra isso serviu. Só sabe ficar chorando, mesmo. Ô, coitado…

      Quis expor minha opinião e achei que poderíamos chegar num concesso, sem discussões, pra que,brigar!?

      Como somos malvados com a pobre Ovelhinha do Senhor.

      Eu xinguei aquela hora, mas estava ironizando, pensei que iam entender.

      Seu deus vagabundo disse para vc nos amar incondicionalmente e dar (ops) o outro lado.

  3. A questão, é que estão com raiva da gente, ah estão sim! Mas tudo bem, eu prontifico a me retirar do site
    Bom, últimos comentários. Posso encontrar muitos céticos, ateus e agnósticos que são pessoas legais. Não acreditam em nada espiritual mas não atacam as religiões, ou se atacam fazem com boas intenções! Dah! Eu sei que são inteligentes…vocês colocam esse site no ar e sabem muito bem que isso é acessado por religiosos.
    Vocês estão sempre preparados a contra-argumentar, mas sempre com o alvo de ofender, nunca esclarecer, mas confundir! Claro, principalmente no Brasil, que tem uma educação precária é fácil fazer isso. Há muitos religiosos ignorantes mas de bom coração e esse é o alvo de vocês…MAs a mim vocês não enganam!

    Então estou saindo, Se quiser tem meu e-mail pois não vou mais acessar o site. Se soubessem como gastam energia fazendo isso. Pra que? Pra nada!!

    E tem mais: Eu pago 1.000 pra não entrar numa briga, mais pago 1.000.000.0000.000.000.000.000… para não sair dela!!!!

    passar bem

    1. A questão, é que estão com raiva da gente, ah estão sim!

      Um de nós dois foi no espaço do outro pra ficar latindo? Quem foi mesmo?

      Mas tudo bem, eu prontifico a me retirar do site

      Que nada! Vc nos adora. Crente tem um gene de sadomasoquismo em seu DNA… ou será no RNA? (Querem apostar como ele não entendeu a piada?)

      Bom, últimos comentários. Posso encontrar muitos céticos, ateus e agnósticos que são pessoas legais.

      Ho Ho Ho… E eu poderei um dia encontrar o seu deus. Ele estará sentado ao lado do papai Noel.

      Não acreditam em nada espiritual mas não atacam as religiões, ou se atacam fazem com boas intenções!

      Estou me lixando pra eles e pra vc também. Mas, a arrogância crental não permite que vc faça o mesmo. :-D

      Dah! Eu sei que são inteligentes…

      Um dia você chega lá, filhota.

      Vocês colocam esse site no ar e sabem muito bem que isso é acessado por religiosos.

      Gênio!

      Vocês estão sempre preparados a contra-argumentar, mas sempre com o alvo de ofender, nunca esclarecer, mas confundir!

      Se a crentalhada estivesse com as provas de sua fé, eles nos reduziriam a pó.

      Claro, principalmente no Brasil, que tem uma educação precária é fácil fazer isso.

      Gênio! [2]

      Há muitos religiosos ignorantes mas de bom coração e esse é o alvo de vocês…

      :twisted:

      MAs a mim vocês não enganam!

      Raios! Fomos descobertos!!!!!! Temos que cuidar disso. Abbadon, chame os nossos irmãos Illuminati para dar uma surra nesse pessoal. Lealcy, chame a Cosa Nostra. Fátima, contate nossos contatos no STF para que joguemos esse cara em Alcatraz!

      Como eu me divirto aqui.

      Então estou saindo, Se quiser tem meu e-mail pois não vou mais acessar o site.

      Taí algo que eu duvido. Convide seus amigos para virem nos fazer uma visita.

      Se soubessem como gastam energia fazendo isso. Pra que? Pra nada!!

      Tomei muito nescau. Não se preocupe.

      E tem mais: Eu pago 1.000 pra não entrar numa briga, mais pago 1.000.000.0000.000.000.000.000… para não sair dela!!!!

      Já que vc tá indo embora, pode depositar a grana na minha conta na Suíça?

      passar bem

  4. Pensei que era um site dez, que decepção! porcaria, nunca mais,” não dê minhas pérolas aos porcos” ´,por isso, não vou alimentar porco com pérolas.tchau para sempre.

  5. Olá! Estou ouvindo louvores, acho lindo, e acabei caindo aqui resolvi escrever.
    Nunca fui mto ligada a religião, não sou nem batizada, nem faço questão de ser. Sempre achei tbm q a bíblia é mau interpretada, ou interpretada diferentemente de acordo com interesses de religiões diferentes. Sempre achei q existem mto mais mistérios a serem revelados. A imagem de Jesus é mero detalhe ao meu ver. Mas a pouco tempo atrás começei a sentir necessidade dessa parte religiosa, não sei pq. Começei então por livre e espontânea vontade procurar igrejas, mas o difícil era engolir tdo oq ouvia. Sou mto crítica e realista nesse assunto e tenho minha própria opinião. De tanto ir a igrejas começei a entender a famosa palavra e a criar uma certa emoção. Os louvores por exemplo começei a adorar ouvir, me deixava leve. Bem, pra resumir um pouco, eu, já gostando dessa história de adorar a Jesus, fui me deitar e qdo encosto a cabeça no travesseiro começo a chorar muito, sem motivo algum! Eu só pensava: Jesus eu te amo! Falei umas 10 mil vezes chorando em prantos e com u m amor uma paixão incrível!!! Fiquei até assustada! Jamais vou me esquecer. Eu só pude pensar q deveria ser esse tal do espírito santo q tdo mundo falava e eu nem fazia idéia do que era. Pode ver q tem gente q diz: o espírito santo me tocou. E eu sempre me perguntava: que raio de espírito santo é esse? E só pode ter sido isso pq foi uma coisa loka, uma emoção louca. Depois disso nada mais me faltava e eu não tinha carência de mais nada na vida. Aquele amor me seguia diariamente o dia tdo. Andando na rua, dirigindo o carro, lavando a louça, o dia inteiro. Eu estava em pleno amor. Pra mim minha vida estava perfeita eu não precisava de mais nada. Quis vir pra São Paulo e vim sem mesmo ter condições. Tdo deu certo sem nunca imaginar q daria. Mas depois q cheguei aqui de volta à minha terra me dispercei por conta de outras coisas a fazer e agora estou em busca novamente dessa intimidade com Jesus. Mas não é fácil. Mas estou à caminho. Percebi q não posso frequentar igrejas, a própria igreja me dispersa pq não engulo tdo oq ouço, podem estar até certos no que falam mas a maneira com que falam é horrível.
    Então eu penso q deve haver alguma coisa sobrenatural mesmo, alguma coisa além do céu e da terra. Vc não acha ou nunca achou? Só pelo fato de termos esse sentimento de amor…de onde vem? Nossa alma…nossos sentimentos…senão seríamos apenas robos. Sei lá. Eu quero é sentir aquilo de novo. Pq é a melhor coisa do mundo!
    Adoro polêmica para poder discutir e talvez até aprender ou concordar. Mas espero q vc tbm me entenda e reflita sobre meu comentário. Aliás nem sei mais se estou dentro do contexto…rs…nem lembro mais se havia alguma pergunta…só sei q embalei nisso q escrevi e pronto…rs.
    Abração!

    1. @Juliana, a emoção que vc sentiu pode, sim, ser genuina, mas não veio de nenhum Jesus inventado. Suponho que ela veio do contato que vc fez com o seu denominado EU SUPERIOR, EU INTERIOR ou EU DIVINO, que é DEUS em vc. Esse seu deus interior, pelo que sei, é eterno e imortal, ele é o seu eu verdadeiro, a sua consciência, única com existência real. Trocando em miudos, vc fez uma espécie de MEDITAÇÃO, coisa que os budistas mais experientes fazem mto bem. A grande artista americana, Shirley McLaine, cansou de contactar o seu EU SUPERIOR. Leia os livros dela. Leia tb, da grande médium ESTHER HICKS, os livros psicografados: A LEI DA ATRAÇÃO UNIVERSAL, PEÇA E OBTEREIS E O UNIVERSO CONSPIRA EM SEU FAVOR. Outro livro que acho excelente chama-se ANTES DE TUDO, SOMOS ESPÍRITOS. Atenção, não é obra kardecista, mas sim espiritualista, o que é bem diferente de espírita. Aliás, junto como budismo, o espiritismo é a religião que tb me parece mais próxima da verdade. Tirando o cristianismo que o pobre Kardec foi obrigado a incluir em sua doutrina, pois, se não o fizesse, o povão jamais a aceitaria. Isso nos idos de 1857. Até hoje é grande o preconceito contra o espiritismo, o que acho um grande atraso na nossa evolução. Por fim, não sou espírita, sou um panteista, doutrina filosófica, e não religião. Um abraço.

  6. Só mais uma coisa q esqueci de comentar…seu senso de humor é maravilhoso…rararar…lendo me racho de rir…rssssssssssss.

    1. @Juliana, Desculpe me intrometer, mas aquilo que você sentiu na igreja foi catarse. Catarse segundo Aristóteles é a purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. Sente-se isso num show de rock tb. – Ou, para alguns, vendo a novela.
      Sabe… Você estava perdida e foi num lugar cheio de gente perdida, e fez parte de uma massa… Isso te diminuiu em releção a esse processo e você se sentiu parte de algum acontecimento. Aqui também se fala de religião, tem gente de todo tipo e está sempre acontecendo coisas, mas não cobra dízimo… Fique por aqui.

  7. observe apenas os acontecimentos atuais e compare-os com as profecias de cristo.
    e que deus tenha misericordia de vc.

    vc como todos os demais foram cegados espirutualmente pelo principe desse mundo.

    neste caso vc tambem seria capaz de negar a existência do diabo, e acreditar que um pessoa criada por deus em sua essencia é capaz de cometer as atrocidades que temos presenciados nesses dias.

    1. Dor, guerra, fome, doença, miséria etc sempre existiram na humanidade. 90% por causa da religião.

      Pegue seu deus e… bem, vc sabe onde deve enfiar.

      1. Discordo, em termos. Quando o Senhor criou o 1° casal, eles não padeciam nada disso, mas depois que eles pecaram, venderam a humanidade ao diabo, que é o causador de todo mal, lógico, não sem a cooperação dos homens que o servem, mesmo sem o ver e conhecer…
        E religião não é coisa de Deus, e sim dos homens, que criam meios para se chegarem a Deus que não a Palavra d’Ele ou à entidades, imagens. Por isso eu repudio essas doutrinas loucas, e só me espelho no Evangelho de Deus e o recomendo a todos!

        1. @WallaceBS,

          Discordo, em termos.

          Eu discordo totalmente de vc.

          Quando o Senhor criou o 1° casal, eles não padeciam nada disso, mas depois que eles pecaram, venderam a humanidade ao diabo, que é o causador de todo mal, lógico, não sem a cooperação dos homens que o servem, mesmo sem o ver e conhecer…

          1 – Prove que existe esse “senhor”
          2 – Prove que um casal foi criado
          3 – Prove que existe um diabo

          E vc tera de provar, sem usar a biblia, sem recorrer à teologia, sem exigir fé ou crença, sem usar e abusar de falácias. Nos damos preferencia a provas historicas e arqueologicas, de forma empirica. Na ausencia de provas, o que vc escreveu é reles mitologia da Idade do Bronze, inventada por nomades do deserto.

          E religião não é coisa de Deus, e sim dos homens, que criam meios para se chegarem a Deus que não a Palavra d’Ele ou à entidades, imagens.

          Esse deus nao existe na vida real. É um ser inventado pelos seres humanos, juntamente com a religiao.

          Por isso eu repudio essas doutrinas loucas, e só me espelho no Evangelho de Deus e o recomendo a todos!

          Vc recomenda esse evangelho abaixo ?

          Ezequiel 09:06- Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los.

          Êxodo 32:27- Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

          Números 31:17,18 – Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

          Deuteronômio 20:16,17- Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio da espada;

          Deuteronômio 2:33,34 – E o SENHOR NOSSO DEUS no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo. Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;

          Deuteronômio 32:25- Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso.

          Deuterômio 32:39- Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; EU FAÇO MORRER E EU FAÇO VIVER; EU FIRO E SARO; e não há quem possa livrar da minha mão.

          Josué 11:20- Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenadoa Moisés.

          2Samuel 12:14,15- Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te NASCEU CERTAMENTE MORRERÁ. Então Natã foi para sua casa. Depois o SENHOR FERIU A CRIANÇA que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente.

          2Samuel 24:15- Então enviou O SENHOR A PESTE sobre Israel, desde a manhã até o tempo determinado; e morreram do povo, desde Dã até Berseba, SETENTA MIL homens.

          Levíticos 26:27 a 29- Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo, também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas.

          2Reis 2:24- E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

          2Reis 19:35- Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios e cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres.

          Isaías 34:06- A espada do SENHOR está cheia de sangue, está engordurada da gordura do sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o SENHOR tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.

          Oséias 13:16- Samária levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

          Nao obrigado… esse evangelho é uma porcaria.

        2. @Abbadon,
          Pretendem ser tão bem informados, e nem ao menos sabem o que seja um evangelho. Tipo assim: é professor de matemática, mas não sabe somar 2 mais 2.
          É uma enxurrada de disparates tão grande, e um tópico inicial tão mal escrito, que não dá nem gosto de debater.

        3. Ei! Vc não disse que ia embora? E quem vai ensinar sobre teologia cristã? Perguntando melhor: quem ensinará A MIM sobre isso? Você? Filho, vc não deve saber nem pra si, mas eu concedo um voto de dúvida.

          Comece a postar as incongruências. Quer começar pela ordem do texto, citando documentos que corroborem com os escritos de Flávio Josefo?

          Ou posta ou resguarde-se de blábláblá. A pena para isso é severa. Trolls not allowed!

    2. @nildo, observe apenas os acontecimentos atuais e compare-os com as profecias de cristo.
      e que deus tenha misericordia de vc. .

      Se eu falar que funalo vai morrer, e esse fuláno morrer, eu vou ser um profeta? Não, pois apenas me aproveitei de certas coisas. Existe a possibilidade não?.

      vc como todos os demais foram cegados espirutualmente pelo principe desse mundo.
      Esqueça, eu não vivo em um país de Monarquia absoluta. Em que país você está vivendo agora?

      neste caso vc tambem seria capaz de negar a existência do diabo, e acreditar que um pessoa criada por deus em sua essencia é capaz de cometer as atrocidades que temos presenciados nesses dias.

      Errado. Pessoas não foram criadas por Deuses. E o diabo foi criado pelo seu deus, logo, seu Deus é mal.

    3. @nildo, Mais um crente tosco…

      observe apenas os acontecimentos atuais e compare-os com as profecias de cristo.

      Ele só acertou profecias genéricas como “no final dos tempos haverá guerra, fome…” mas isso sempre existiu. Na verdade, podemos notar nos textos evangélicos que o final dos tempos era em no máximo alguns anos…

      E Jesus errou a maior das previsões, a base do cristianismo capenga, quando disse que muitos ali não veriam a morte até que ele viesse. Que me diz disso? FAIL!

      Vai pregar seu Jesus em uma mesquita lotada, se você confia tanto no seu deusinho…

      1. Se vc estivesse de coração aberto para Jesus, essas profecias já seriam mais do que suficientes para vc crer n’Ele…mas como prefere viver conforme a carne, nem mesmo se Ele explicasse minuciosamente os últimos dias, vc creria.

        “Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” (Mateus 13 : 15)

        Mais uma profecia enganada de Jesus? Haja tanta coincidência !!! Certamente, os homens de Deus, como Paulo, pregavam sobre o fim como já próximo, pois Jesus nos mandou estarmos vigilantes na fé, pois não sabemos que dia Ele virá . Fica com este versículo da segunda carta de Pedro:
        “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhoe é como mil anos, e mil anos, como um dia; o Senhor não tarda a Sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
        Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e as obras que nele há, se queimarão.”
        Então, entreguem tuas vidas ao Senhor Jesus e serão salvos eternamente!

        1. Nenhuma dessas profecias são originais. Nada que não venha acontecendo desde que o mundo é muindo. Tente uma profecia assim: No dia 20 de julho de 1969, o Homem chegará à Lua.
          .
          Mas, não. E pq? Pq a Bíbnlia fala de coisas óbvias: guerra, destruição, intransigência e perseguição. Coisa que sempre ocorreu e sempre ocorrerá. E um dos motivos disso ainda ocorrer é justamente por causa das religiões.
          .
          Citar versiculozinho vagabundo da Bíblia não prova nada.

    4. @nildo,
      Uma mulher estava morrendo e evocou (invocou) a Deus: Ficou boa! Deus existe! Uma outra mulher sadia e crente morreu repentinamente: Deus não existe!

  8. neste mundo é salve-se quem puder …deuses são só para os fracos , e com alguns neurónios a menos, se não fosse a ciência ainda vivia-mos na era medieval e a sermos explorados por uma religião qualquer :mrgreen:

    1. @shub,

      Amigo me diz uma coisa, por que você entrou aqui para postar isso?
      Você não disse nada, não passou nenhuma mensagem para ninguem que nao acredita no seu deus, não deu argumentos em favor da existência dele.
      Lembre ainda que deus já sabe tudo e planejou tudo então você pedir ou falar algo por ele realmente não vai mudar qualquer que seja a ídeia de Javé sobre assunto nenhum.
      E por utilmo se Javé existe e se incomodou com algo tenho certeza que os donos do site (e eu também) estariamos mais do que felizes que ele viesse até nós reclamar.

    2. @shub,

      Por falar nisso, agora ha pouco o teto da sede mundial da Renascer acabou de cair em cima de um monte de crente.

      Vc gostaria de dizer algo a respeito do assunto…….?

      :-D

      1. @Abbadon,

        50 feridos e 4 mortos de um total de 60 possíveis!!

        Se fosse no velho e bom Street Fighter, faltaria apenas 1 COMBO para o PERFECT.

  9. aiaia uiuiui parabens ….. como tem gente inteligente vamos la pessoa vamos por argumentos que aniquilem a opnião mas são tão fracos…..

    o dono do site ta perdendo o credito a cada dia ta virando zona bagunça total e mal carater …..
    xingamentos ebaixaria
    vamos la somos inteligentes vamos argumentar

  10. vocs sao da turma do oba oba tanto faz se estao entrando pelo cano ou se ocano esta entrando em vocs. o diabo existe, assim como o antes e odepois, o positivo e o negativo, o bem e o mau, e por aí vai infinitamente.

    1. @wilmar,

      Olha quem costuma falar de coisas ou seres entrando em si são os crentes. Por favor elabore em cima do seu argumento para a existência do diabo, porque da forma que ele está não esta cumprindo com o ônus da prova.

    2. @wilmar,
      “vocs sao da turma do oba oba tanto faz se estao entrando pelo cano ou se ocano esta entrando em vocs”
      Ad hominen. Agravante: irrelevância. Característica predominante: ofensas desconexas. Devidamente desconsiderado.

      “o diabo existe,(…)”
      Assim afirma vossa insignificância. P r o v e.

      “(…)assim como o antes e odepois, o positivo e o negativo, o bem e o mau, e por aí vai infinitamente.”
      Blá-blá-blá. Não se pode nem chamar isso de analogia, pois carece totalmente de algum significado.

      Shiva tenha piedade de sua alma.

  11. A últimaz vez q vi o “capeta”, ele tava tentando converter Hermanoteu…

    Infelizmente, caiu um raio, e ele saiu correndo gritando….

    Ai, minha roupa no varal….!!! :lol:

  12. simplesmente o site :evil: mais sarcastico,cetico,imoral,e escroto sem falar de cultural, :idea: mas o que da o diferencial e a tolerancia do so site em acolher tanta asneira e ainda assim responder de forma construtiva aos xaropes religiosos. :mrgreen: otima fonte de informaçao pra quem precisar sair da dita idade das trevas que por incrivel e inevitavelmente parece muitos ainda vivem.

  13. engraçado……conversei outro dia com uns amigos…que diziam…o mundo vai acabar…..com explosões atomicas….um asteroide vai se chocar com a terra….vai ser o armagedon…..vai ser uma catastrofe….caramba….e dai…que eu tenho q ve com isso….puxa se hj em dia as putas viram cantoras evangelicas….as bibas…tomam conta do congresso nacional…..os padres são gays e pedófilos….virou uma tremenda esculhanbação,….hj em dia ningue,m mais acredita em ninguem….nem em religiao …nem em ciencia…e nem em porra nenhuma….o importante é o dinheiro….sem ele voce se o diabo na frente….todo mundo pensa no dinheiro…sem ele tem que enfiar o rabinho no meio das pernas e ficar calado…..isso e como a historia de que temos que evoluir…..é uma babaquice…é a mesma coisa que dizer….seja feliz e fique rico…com pensamento positivo…rssss….qualquer um pode montar sua religiao….sua igrejinha….e enganar os pobres coitados….a sociedade olha apenas para os grandes …os pequenos que se fodam…..e isso vai continuar parao resto…da vida…..nao se iludam…..nada vai mudar…..estamos no meio da crise….ou seja no meio da bosta….quanto mais mexer mais fede…..estamos pagando pelo que os empiastros maledetos fizeram….salve-se quem puder…..estamos na nova babilonia…..todo mundo confuso….cada um tentando salvar sua pele….e limpar seu proprio rabo…o problema…e???sera que vai ter papel higienico para tanto rabo…..

  14. Tive uma revelação divina agora. A verdade absoluta sobre a volta de G-zuis!

    Aceitem! Chad Kroeger (vocal do Nickelback) é G-zuis! Ele voltou!

    Areruya! (como dizem os índios convertidos à força)

  15. Agora falando sério. Achei um site que tinha pesquisado 4 anos atrás, que fala da arte dos primeiros séculos do cristianismo. Uma parte é extremamente interessante pro artigo aí de cima:

    A representação de Cristo sofre, alternativamente, duas influências, a grega e a síria.
    A grega representa-o adolescente e imberbe, sob formas apolíneas, belo e vigoroso rapaz. Na Síria, depois universalizada, vemo-lo viril e de barbas, homem feito, amorenado. É o tipo que ficará alourado nas regiões nórdicas européias, para satisfazer os ideais estéticos de beleza humana das populações claras.
    A figura de Cristo foi, aliás, objeto de muitas discussões nos séculos iniciais do Cristianismo. Para o teólogo Tertuliano, respeitado pela austeridade, Cristo deveria ser feio, talvez horrível, para que não caíssemos na tentação da beleza terrena. Para São João Crisóstomo, deveria ser de bela presença, a fim de atrair as almas, tanto pela beleza como pela sabedoria. Predominou esta opinião, Cristo é bonito.
    Representam-no, mais de uma vez, na figura do Bom Pastor, que leva aos ombros a ovelha desgarrada do rebanho de fiéis, reconduzindo-a ao seio da Igreja. Esta representação é uma adaptação do Moscóforo grego, estátua bastante conhecida, que conduz do mesmo modo um bezerro ou ovelha ao sacrifício ritual no altar do templo, A representação de Cristo sofre através dos tempos alterações constantes (…)

    http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/artes/artecrista.htm

  16. Para sanear as duvidas.
    Josefo nunca escreveu nada sobre Jesus Cristo, ou melhor Cristo. Em seu texto ele menciona Crestus, este era para o Judaismo seu messias, mas a igreja no oportunismos através de seus falsifiares rassuraram os textos de Josefo, onde estava Crestus colocaram Cristo. E ai tentaram falsificar o texto, a propria Igreja reconhece a falsidade dos documentos, pois o historiares já fizeram as periicias, e tudo ficou comprovado a falsificação. Nas escritas de Joseja, ele menciona um cidadão de João de Gamela, vindo da familia de Davi, em cima deste personagem que a Igreja Montaram o Fabula de Jesus Cristo.

  17. André, preciso de um favor.
    Discutindo com um companheiro sobre a existência ou não do “G-ZUIS” histórico, ele apresentou uma suposta citação a Jesus num texto chamado Didaquê, que supostamente seria do I século..
    Sabe algo a respeito desse texto?
    Desde já agradeço, e Parabéns a todos pelo conteúdo dos artigos

    1. @PILOTO,
      Didaquê (ou Didaché) foi um documento escrito com as primeiras regras eclesiásticas da Igreja Primitiva. Antecessora do Atos dos Apóstolos. Os especialistas discutem se realmente era do séc. I, posto que não sobrou nenhum manuscrito original. O que não quer dizer nada, já que nem mesmo os Evangelhos originais sobreviveram. O pesquisador John Mill, no século XVIII contabilizou mais de 30 mil divergências entre as cópias dos evangelhos em sua época. Outros pesquisadores encontraram números absurdos tb, mostrando que o que temos hoje é uma mixórdia que ninguém poide afirmar com segurança “Sim, este é o escrito original”.
      .
      Muitos livros não foram tomados como parte da Bíblia, outros entraram e saíram do cânon várias vezes (como no caso do Apocalipse de João). Só para se ter uma idéia, Marcos e Mateus são os únicos evangelhos de (supostamente) pessoas que viram Jesus. Paulo e Lucas nunca o viram mais gordo. E não há dúvidas que os evangelhos não são na realidade autoria daqueles a quem se atribui (por exemplo, o Ev. segundo Marcos apareceu só no anbo 70 EC, 40 anos DEPOIS da morte de Jesus. Não pode ter sido o MESMO Marcos apóstolo).
      .
      Esse documento traz uma citação de Jesus? Grandes coisas! Por que as obras das dezenas de historiadores da época não trazem? Um bando de religiosos anônimos deixaram algo (???) escrito, mas não historiadores sérios, com base bem fundamentada. Seu amigo apresentou uma citação lá no Didaquê? Bom pra ele, mas muito pouco para pesquisadores.
      .
      Você poderá ler o Didaquê AQUI. Espero ter podido ajudar. Qq coisa, escreva de novo. Abraços.

  18. Faz-se necessário que os ateus do mundo se unam em prol de uma causa absoluta: a destruição de todas as religiões e, subsequente libertação da Humanidade da escuridão, intolerância, misticismo, curandeirismo, etc.
    Antes de mais nada, deve haver na Constituição brasileira um parágrafo claro que permita que as pessoas possam professar o ateísmo livremente, inclusive fazendo propaganda do mesmo!
    Uma nova Idade das Trevas se avizinha! Tomem cuidado com os “crentes”!

    1. Nada mais irritante que neo-ateu querendo impor suas opiniões. Depois, qdo falam que querem fazer uma nova religião, reclamam. Meu pobre inculto, a Constituição já lhe permite acreditar ou desacreditar em qq besteira que vc queira. Vai estudar, sim?

      1. @André, o seu xará acima tem uma boa dose de razão.
        Se por um lado você ataca e condena as religiões, por outro precisa adotar uma posição mais séria com relação às leis que garantem o avanço delas!
        Não importa se a Constituição diga isso ou aquilo, pois NENHUMA lei é impassível de revisão.
        Se a lei faculta a crença e culto do cidadão, isso não quer dizer que ela seja justa, certa ou correta.
        Mesmo porque, quando se deixa a religião “livre”, estamos deixando igualmente soltos todos os ditames, dizeres e abominações que as religiões pregam.
        Também é de levantar suspeita o porquê de se permitir o culto religioso quando este oferece tanto perigo e carrega tantos malefícios à Humanidade.
        Acima de qualquer Lei, está a Razão.
        A mesma que lhe fez criar este site primoroso e a mesma que lhe está faltando neste momento.
        Sucesso.

        1. o seu xará acima tem uma boa dose de razão.
          .
          Se vc acha…
          .
          Se por um lado você ataca e condena as religiões, por outro precisa adotar uma posição mais séria com relação às leis que garantem o avanço delas!
          .
          De princípio de conversa, eu nunca fui contra as pessoas terem uma religião. Em segundo lugar, a Constituição dá direitos às pessoas acreditarem (ou não) no que quiserem. Terceiro, eu não condeno as religiões <i.per se, e sim o que elas fazem. Eu jamais condenaria o Dr. Martin Luther king só por ele ser criostão. Pelo visto, não é o caso de vocês.
          .
          Não importa se a Constituição diga isso ou aquilo, pois NENHUMA lei é impassível de revisão.
          Se a lei faculta a crença e culto do cidadão, isso não quer dizer que ela seja justa, certa ou correta.

          .
          Essa foi a coisa mais ESTÚPIDA que eu já ouvi. Se lei nenhuma está passível de revisão, então homicídio poderá ser removido do Código Penal. Vamos sair matando as pessoas? O que vc quer? ORDENAR que as pessoas não tenham religi~]ao? Vamos cercear seus direitos básicos? UAU! Que tal acabarmos com partidos políticos? Melhor! Por que não acabar co eleições? Voltemos à ditadura!
          .
          È cada idiotice que eu tenho que ler…

          .
          Mesmo porque, quando se deixa a religião “livre”, estamos deixando igualmente soltos todos os ditames, dizeres e abominações que as religiões pregam.
          .
          Me cite algumas do xintoísmo, por exemplo.
          .
          Também é de levantar suspeita o porquê de se permitir o culto religioso quando este oferece tanto perigo e carrega tantos malefícios à Humanidade.
          .
          1984?
          .
          Acima de qualquer Lei, está a Razão.
          .
          Razão é algo subjetivo. O que é pra vc, como cercear a liberdade das pessoas, pode não ser o que eu considero como racional.
          .
          A mesma que lhe fez criar este site primoroso e a mesma que lhe está faltando neste momento.
          .
          Sua opinião ao meu respeito e nada é a mesma coisa.
          .
          Sucesso.
          .
          Dispenso hipocrisia, obrigado.
          .
          Leia e interprete: http://www.english-zone.com/holidays/mlk-dreamp.html

  19. É muito engraçado quando você é contra a Bíblia, que prega e causa tantos horrores, mas deixa que a “lei” permita o avanço e o exercício religioso!
    A Lei não é um documento definitivo, menino.
    Ela pode, e deve, ser revista.
    Pois numa democracia podemos fazer TUDO, sabia? Inclusive impor valores absurdos mas, com o tempo, podemos ver a Razão.
    Já o direito religioso fomenta a morte, a escravidão e o enriquecimento de impérios.
    Deixar essa coisa solta por aí acarreta males tremendos e muito me impressiona que você, que tanto prega contra as religiões, acabe endossando as pessoas a se submeterem a elas!
    Eu até concordo com as pessoas escolherem o que acreditar mas quando essa crença carrega o germe da destruição e submissão da Humanidade…
    Quero crer que essa crença deveria ser abolida para o bem de todos.
    Especialmente o das mulheres, que são tratadas feito lixo.
    Desce do muro, Dedé!
    Desce do muro, senão um evangélico vai aí te tirar!
    Abração, mano!

    1. Como todo ateuzinho mequetrefe, sua visão das religiões se baseia na Bíblia. Não, meu filho, numa democracia NÃO PODEMOS fazer tudo. Isso é ANARQUIA.
      .
      Adorei sua escapada fingindo que não viu minha pergunta sobre o xintoísmo. Prefiro dar atenção a toscos como o Sabino.
      .
      Se vc não sabe a diferença entre anarquia e democracia, seu lugar é sitezinho vagabundo de ateu de fim-de-semana que só leu Deus é um Delírio. Lamento, seu lugar não é aqui. Vote pra sua comunidade anarquista. Eu ainda prezo as leis e as defenderei, assim como o direito das pessoas de agirem segundo suas consciências. Martin Luther King falava de pessoas como vc. Frequencias de comunicações fechadas.

  20. Mais outro de sua grande série de enganos seu, Dedé: eu não sou ateísta.
    Sou Espiritualista e Cético.
    Eu me baseio na Bíblia, sim, porque, já que você não sabe, ela deu origem ao catolicismo, às seitas pentecostais e, claro, na sua forma mais “básica” (percebeu as aspas?), o Alcorão e o Torá.
    Ou seja, a Bíblia carrega a raiz de todo malefício, de toda desgraça e de toda merda que o ser humano já ousou vomitar no mundo.
    Não que não existam outros males. Sim, existem. Mas a Bíblia tem desde a escravidão das mulheres ao assassinato em nome de Deus, Alah ou Jeová.
    Você sabe disso.
    O que me intriga é que, mesmo sabendo dessas abominações, você ainda tem a coragem e o disparate de legislar, dessa sua maneira tola e infantil, sobre o direito alheio de ser religioso!
    E prá jogar a pá-de-cal nessa sua…
    Ahn…
    “Argumentação: Anarquia é uma FILOSOFIA POLÍTICA!
    Significa ausência de coerção, e não ausência de ordem como você, tão ingenuamente coloca.
    Na verdade, além de profundamente desinformado sobre Anarquia, você faz o papel de bobo ao confundir anarquia com BAGUNÇA.
    Eu sou tão seu amigo que te dou um link prá você ler e aprender sobre o assunto, antes de dizer (mais) merda: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo
    Me desculpe, Dedé, mas te falta senso.
    Abraços!

    1. Mais um estudioso de wikimérdia.
      .
      EI! Vc é espíritualista? Mas vc quer que a as pessoas não tenham religião. Vc será o primeiro a ir pra cadeia por violar a lei. Realmente, prefiro as sandices do Sabino. Ah, bem, vc vai falar que não tem religião e blábláblá.
      .
      Mais um expulso pra coleção: Trolls não são bem-vindos. Vai pela sombra.

    2. @robertosaito,
      Anarquia é uma FILOSOFIA POLÍTICA!
      Não. Não é.
      Você quer ensinar, mas precisa estudar.
      ANARQUIA, no sentido em que foi utilizado o verbete, significa “falta de organização e/ou de liderança em qualquer tipo de atividade, local ou instituição; confusão, bagunça”. (Houaiss)
      Se você tentou se referir a “teoria social e movimento político, com presença atuante na história ocidental durante o XIX e na primeira metade do XX”, então a palavra, que você falhou em utilizar, é ANARQUISMO.
      Para ser bonzinho, ainda poderia dizer que ANARQUIA é “sistema político baseado na negação do princípio da autoridade”, mas ainda ficaria evidente, que você desconhece outras conotações para a palavra.

      .
      Sou Espiritualista e Cético.
      WTF? Só pode ser brincadeira.
      .
      Que suas linhas sejam guiadas pelo Aurélio.

      1. @Joseph K,

        PQP.. eu não li isso…

        Como alguem consegue ser Espiritualista e Cético?? hahahahahahaha

        É a mesma coisa que alguem entrar, em pleno clássico, na torcida do Corinthians com a camisa do Palmeiras.

        1. Ué. Eu posso ser protestante e ser cético quanto ao dogma da Santíssima Trindade. Ou posso ser judeu e ser cético quanto à existência de um certo mendigo palestino que comia às custas dos outros.
          .
          Tem aqueles que são céticos quanto ao ceticismo dos outros. ;)

        2. @André,

          Acho que captei melhor o ceticismo. Entendi o que vc falou.

          Fui pesquisar , via Google é claro, um documento de Jean Paul Dumont (Scepticism: Encyclopædia Universalis, Paris, s.d.,vol:14, pp. 719-723). O tema é muito mais complexo do que eu imaginava.

          Agora eu tenho certeza que sou um cético-fim-de-semana. hahahaha. Mas não tem como ser muito diferente disso, pois eu tenho pouco tempo para me dedicar a este tipo de estudo.

          Estou aprendendo muito acompanhando os temas aqui e lendo os posts da galera.Me desculpem as brincadeiras, acho que um pouco de humor ajuda a suavizar os temas.

          Voltando a origem do post, eu errei na colocação do Ceticismo X Espiritualidade, sou humilde em reconhecer :wink: .Contudo, em nada mudou a minha opinião, pois continuo acreditando firmemente que uma pessoa contemporânea não deveria falar sobre espiritualidade sem apresentar as evidências que de fato isso existe.

          Hj eu não consigo vender um projeto, por menor que seja, sem conseguir provar um resultado factível ao cliente. Fazer uma pessoa viver em função da espiritualidade deveria ter um peso de provas muito maiores, pois o impacto na vida é gigante.

  21. André

    Estou com uma dúvida em relação a aquele canastrão do Lane Craig. Ele sempre vem com aquele papinho de que possui “provas históricas” para o evento da ressurreição, mas no entanto ele sempre apela para desonestidade intelectual, ao expor a bíblia como prova da ressureição junto de uma pedante verborreia , nunca ( eu pelo menos nunca vi) apresentando uma única fonte de relato histórico independente.

    Já que vc é um especialista no assunto e está sempre antenado nisso, gostaria de saber quais seriam essas “provas históricas” que ele vive se referindo: se é esse papo de Josefo e cia, bem como se existe outras formas de relatos conhecidas, ou então, o mais óbvio, que tudo isso que ele fala é pura conversa fiada. :wink:

    Além disso, o que vc achou do debate dele com o Crossan ?

    1. Normalmente, eles se baseiam no relato de Lucas. Só que Lucas é um historiador bem porco, cheio de anacronismos (lembrando que Lucas nunca conheceu Jesus, nem “entrevistou” os discípulos. Suas narrativas só possuem fontes terciárias, na base do alguém falou que conversou com não sei quem que falou com os discípulos).

      Não há validade histórica no relato da ressurreição por um simples fator: não há testemunhos paralelos. De repente, era algo tão comum que ninguém deu a menor bola.

      Sobre o debate dele com Crossan, eu nem sabia que tinha ocorrido um. Eu vi o debate dele com Bart Ehrman: http://www.youtube.com/view_play_list?p=F2758DCC10EB65E3

      A transcrição pode ser lida aqui: http://www.bringyou.to/apologetics/p96.htm

      A base de argumentação de Craig:

      Sepultamento de Jesus: Ele alega ser fato historicamente comprovado. por quem, eu não sei. E se sepultaram um defunto: e daí?

      A descoberta de um túmulo vazio. Bem, supondo que a historia bíblica seja verdade, isso prova que encontraram… um túmulo vazio.

      Ele alega que houve aparições pós-mortem. Quem viu? Quem registrou? Ninguém a não ser os apóstolos. E os relatos divergem entre si. Ademais, os evangelhos JAMAIS foram escritos pelos discípulos. Em suma, não houve testemunhas oculares, como Craig disse.

      A cereja do bolo: Os discípulos acreditaram que ele ressuscitou (pelo menos, segundo o relato bíblico). Isto é: acredite e,m algo e será verdadeiro. Logo, cada um que acreditar em qualquer besteira estará sendo prova definitiva que tal besteira é verdade. O conto do Dragão da Garagem ilustra bem isso.

      Moral da história: BLÁBLÁBLÁ de sempre.

  22. Hum.

    Enfim…a mesma verborreia de sempre. Ele sempre vem bradando esse papo de “evidências históricas”, e nunca apresenta uma só fonte de relato independente. A retórica dele sempre consiste nessa patética lógica de usar a bíblia para provar a própria bíblia.

    Eu ja havia lido algo a respeito desse debate dele com o Ehrman. Fiquei curioso foi em relação ao debate dele com o Crossan, no qual ouvi rumores de que o Craig havia levado a melhor. Mas no entanto, só achei no google referências a um debate entre eles que ocorreu em 95, que teve um desfecho semelhante ao do Ehrman.

    Mas um debate que achei ótimo, foi o debate do Craig com o Tabash. Não sei se vc ja viu esse, mas o Craig passou um tremendo fiasco ao tentar defender o “jesus ressuscitado” na frente do Tabash. Dá uma conferida :

    http://www.youtube.com/watch?v=S9oygSxgDS0&feat

    1. O discurso do Craig não muda. Ele leva porrada de todo mundo e insiste. É um dos filhotes do Josh MacDowell (se vc não sabe quem é, nem perca o seu tempo, pois as falácias dele são repetidas por qq crente ainda hoje).

      Os debates do Craig que eu encontrei foram estes: http://commonsenseatheism.com/?p=392 (realmente, ele debateu com o Crossan, mas parece que o Crossan foi pego com as calças na mão por uma manobra esperta: perguntar sobre Deus a um padre. ;) )

      Por acaso vc sabe se tem transcrição desse debate com Tabash?

  23. Sim…eu sei quem é o Josh MacDowell. :mrgreen:
    Eu li um artigo sobre ele http://kopherhistoriador.blogspot.com/2009_08_01_archive.html , e tive ideia do quão desonesto e falacioso o cara é. Naquele livrinho ” Evidências que Exigem um Veredito”, ele comete falácias bem básicas, como a de achar que a bíblia que temos hoje é a verdadeira ou de usar a lógica circular de provar a bíblia com a própria bíblia, além de citar vários autores fora de contexto e citar fontes históricas defasadas.

    O Craig é tão patético quanto ele. Os seus argumentos são totalmente circulares. Mas no entanto, ele é mto bom de retórica, e com isso ele geramente consegue uma posição razoável nos debates; sem ter absolutamente nada nas mãos.

    Sobre essa do Crossan, eu fiquei realmente surpreso. Como um macaco velho como ele pode cair nessa ? :shock:

    E sobre esse debate do Craig com o Tabash, eu não conheço nenhuma transcrição. Mas vale a pena ver o debate, especialmente pelo momento em que o Tabash encurala o Craig, que é mais ou menos assim :

    CRAIG: Sabemos que Jesus é Deus porque ele ressuscitou dos mortos!

    TABASH: E como é que “nós” sabemos disso?

    CRAIG: Porque a Bíblia o confirma. É o que a narrativa dos evangelhos nos confirma.

    TABASH: Bem, a Bíblia também diz que o Deus dos hebreus mandou chacinar mulheres e crianças. Além disso, seus textos também aprovam o estupro (de não hebreus) e a escravidão. Logo… ?

    CRAIG: Bem, hããã, a Bíblia é aberta à livre interpretação. Às vezes, o que ela diz não é para ser tomado ao pé da letra.

    TABASH: Então, você NÃO sabe se Jesus de fato ressuscitou dos mortos. Você apenas seleciona o que quer, conforme quer, a partir das escrituras bíblicas.

    CRAIG: Bem..err..

    Vale a pena conferir o debate todo. :grin:

  24. Ô, André! Eu to com uma dúvida! Afinal, de qual círculo da Terra, Isaias teria escrito na bíblia? Crentes vivem arrotando que os escritores bíblicos ja sabiam que a Terra é redonda desde aqueles tempos! Pois eu gostaria que algum deles me explicasse isto!
    Obrigado

      1. @Abbadon, Você não deve ter entendido o meu questionamento. Não existe nenhum círculo na Terra. Portanto, essa afirmação bíblica não tem sentido nenhum. Queria saber se os cristãos pensam ser esse círculo, alguma coordenada geográfica? Pensar isso também ja é um absurdo! Por isso é que espero uma explicação de algum deles! Fiz esse mesmo questionamento em um site evangélico e não obtive resposta.
        Grato

  25. Conquanto não faça parte de nenhuma comunidade religiosa, conheço algumas, e o que posso dizer é que se trata de pessoas idôneas, simples, que recebem a todos sem distinções.
    O mesmo já não acontece no fórum de debates deste site: aqui, os mui doutos céticos e ateus, quando lhes faltam argumentos, partem para a agressão verbal, e tome grosseria em cima de grosseria.
    Certo é que o comportamento destes ou daqueles não se deve ao fato de ser ateu ou não, e assim como também nas comunidades evangélicas e, de um modo geral, religiosas, há aqueles cuja conduta deixa a desejar, a atitude dos “disciplinadores” deste site é mais uma questão de berço do que de posição religiosa.
    O site possui um conteúdo, pelo menos em parte, de grande relevância, e merecia ser administrado por pessoas com maior seriedade, em suma, por profissionais e não por amadores. O que distingue o profissional do amador é justamente a atitude: existem várias personalidades importantes da mídia, sejam cientistas ou intelectuais de outras áreas, que também são céticos e/ou ateus, mas não os vejo atacando a religião de ninguém nem os religiosos. Um exemplo é o físico Marcelo Gleiser, que em entrevista revelou não ter uma religião; outros exemplos são o escritor Carlos Heitor Cony e o poeta Ferreira Gullar, intelectuais de ponta, que são de parecer similar mas, os três quando questionados (em entrevistas que assisti) sobre a questão religiosa, mostram-se ponderados ao declarar sua opinião sobre o assunto e especialmente não atacam aqueles cuja posição difira da deles.
    Aqui, os mui doutos céticos/ateus, não satisfeitos em agredir gratuitamente a crença alheia, armam-se de paus e pedras contra quem ousa questionar, quer suas opiniões, quer parte do conteúdo do site. Pretendem atacar a Bíblia, mas não sabem distinguir a Torá dos evangelhos, tampouco os evangelistas dos profetas. Pretendem-se céticos, mas crêem cegamente em tolices pseudo-científicas como “gene egoísta” e “teoria dos memes”.
    Em um dos meus comentários, a fim de não replicar o questionamento feito por um dos céticos do site (eu então comentava um texto do biólogo R. Dawkins e não tinha intenção de entrar numa discussão interminável com quem quer que fosse), eu disse que tais debates levam a réplicas e tréplicas sem fim. O dito cético saiu-se com esta pérola, para demonstrar que eu estava errado: “A Terra é um círculo. Não, a Terra é uma esfera”, pensando com isso demonstrar que as discussões podem ser concluídas por um “argumento irreplicável”. Talvez… mas não nesse nível. Tal platitude, claro, não merecia nem resposta, tanto que à época não respondi. Respondo agora apenas para demonstrar a competência de tal debatedor: a Terra não é uma esfera. Uma esfera é um sólido geométrico, e a Terra não é um sólido geométrico. Uma esfera não é achatada nos pólos, mas a Terra é achatada nos pólos. Uma esfera define-se, de maneira simples (ou seja, sem minudências matemáticas que só aos matemáticos interessam), como uma superfície fechada que possui a propriedade de que seus pontos são todos eqüidistantes de um ponto chamado centro; porém não se pode dizer que todos os pontos da superfície terrestre eqüidistam do centro, seja pelas irregularidades orográficas, seja pelo achatamento dos pólos, seja pelas imensas deformações na superfície dos oceanos devido a forças gravitacionais. Assim, a esfera é apenas um símile, uma figura utilizada para dar uma idéia aproximada da forma da Terra, quando então se fala em “esfera terrestre”, ou “globo terrestre” etc.
    É com essa miséria mental que os “mui doutos” “cientistas” do site pretendem atacar as religiões e glorificar a Ciência. Prestam precário serviço a esta última, ou prestariam, porque é certo que bem pouca atenção despertam com suas diatribes canhestras e obscurantistas, que só conseguem salientar sua lamentável incapacidade de discussão — mesmo porque há pessoas de real competência fazendo divulgação científica de fato (como o próprio supracitado Marcelo Gleiser, dentre muitos outros, como Brian Greene, Michio Kaku, Ronaldo Rogério Mourão, Mário Novello, etc. etc).

    1. Ainda estou esperando as PROVAS que o gene egoísta e a teoria dos memes são falsos. V tem uma hora para postar ou sua participação aqui será encerrada para sempre.

      Contando.

    2. @Gil Cleber,
      e tome grosseria em cima de grosseria.
      Enquanto vierem com frases merdas, como as suas, não se pode esperar qualquer respeito: cretinices são recebidas a sapatadas. Não gostou? Chore, ou argumente como gente.

      merecia ser administrado por pessoas com maior seriedade, em suma, por profissionais e não por amadores.
      Pois é, não é fácil agüentar amadores, que nem sabem o que é “gene egoísta” virem falar um monte de asneiras.

      O que distingue o profissional do amador é justamente a atitude:
      Aqui eu concordo, vossa platitudice é um profissional em falar merda.

      mas não os vejo atacando a religião de ninguém nem os religiosos
      Grande merda.
      Há altos galardões que atacam a religião, também. Grande merda.
      Há religiosos que defendem a ciência. Grande merda.
      Há religiosos que atacam a ciência. Grande merda.
      Grande merda: Gil Cleber puro, que precisa da muleta de “intelectuais” de ponta, cientista por osmose.

      Aqui, os mui doutos céticos/ateus, não satisfeitos em agredir gratuitamente a crença alheia, armam-se de paus e pedras contra quem ousa questionar
      Filhote, vê se mete na sua cabecinha ôca que esse não é um espaço para você pichar com qualquer “platitude” que quiser, imbecilidades, como as suas, não merecem respeito, não importa o quanto você choramingue.

      tolices pseudo-científicas como “gene egoísta” e “teoria dos memes”.
      Viu? Esse é o tipo de asneira que te credencia a tomar sapatadas à vontade.
      Cadê as provas dessa alegação, trollzinho?
      Só porque Gil Cleber falou, temos que aceitar como verdade? É por essas, e outras, que podemos dizer que Gil Cleber é uma farsa patética. Não gostou? PROVE suas alegações, e me cale.

      O dito cético saiu-se com esta pérola, para demonstrar que eu estava errado: “A Terra é um círculo. Não, a Terra é uma esfera”, pensando com isso demonstrar que as discussões podem ser concluídas por um “argumento irreplicável”.
      Gil Cleber puro, está se saindo um novo Sabino direto do forno.
      Temos um vencedor que se diz um “profissional”, e nem é capaz de entender uma alegoria para ilustrar que:

      “Tréplicas ad infinitum? Não: as evidências decidem o debate.”
      Falatório vazio e falacioso, como o seu, sem qualquer embasamento em evidências, só servem para encher a lata de lixo.
      Mais um exemplo do estilo Gil Cleber de argumentar.

      Respondo agora apenas para demonstrar a competência de tal debatedor: a Terra não é uma esfera. Uma esfera é um sólido geométrico, e a Terra não é um sólido geométrico. Uma esfera não é achatada nos pólos, mas a Terra é achatada nos pólos. Uma esfera define-se, de maneira simples (ou seja, sem minudências matemáticas que só aos matemáticos interessam)
      Tsc, tsc, tolinho. Demorou tanto tempo para dar uma resposta medíocre, como essa?
      Ficar se atendo às imperfeições da Terra, quando comparada a uma esfera, para fugir do real significado da resposta que te dei? Até quando, você teria a parvice de fingir (?) que não entendeu a ilustração, tal como dada nas linhas acima?

      Assim, a esfera é apenas um símile, uma figura utilizada para dar uma idéia aproximada da forma da Terra, quando então se fala em “esfera terrestre”, ou “globo terrestre” etc.
      Assim, temos um tosco, que nem sabe o que é “modelo” -santo analfabetismo científico- e ainda quer se propor a “refutar” algo. Poverito.

      É com essa miséria mental que os “mui doutos” “cientistas” do site pretendem atacar as religiões e glorificar a Ciência.
      Se é com seres bisonhos, como o que você se mostra, que a crença passou a depender, é apenas uma questão de tempo, até a “fé” ir para o buraco de onde veio.

      conseguem salientar sua lamentável incapacidade de discussão
      Hum… do mesmo tipo de cretinos que falam que o gene egoísta é pseudo-ciência, e não apresenta uma prova disso?
      Seria hipocrisia, não fosse patético.

      mesmo porque há pessoas de real competência fazendo divulgação científica de fato
      Vossa platitudice é mesmo chegado em uma masturbação mental, não é mesmo?
      Totalmente incapaz de construir um argumento, tendo que recorrer a citar nomes a esmo.
      Tsc, tsc, quanta insegurança.

      Vai pela sombra, trollfanhoto.
      Vai pela sombra e estude.
      Que Buda e acolha.

  26. Há uma outra referência a Jesus, by Flávio Josefo:
    Antiguidades Judaicas, livro 20, capítulo 9
    .

    E agora Cesar, tendo ouvido sobre a morte de Festus, enviou Albinus à Judeia, como procurador. Mas o rei privou José do sumo sacerdócio, e outorgou a sucessão desta dignidade ao filho de Ananus [ou Ananias], que também se chamava Ananus. Agora as notícias dizem que este Ananus mais velho provou ser um homem afortunado; porque ele tinha cinco filhos que tinham todos atuado como sumo sacerdote de Deus, e que tinha ele mesmo tido esta dignidade por muito tempo antes, o que nunca tinha acontecido com nenhum outro dos nossos sumos sacerdotes. Mas este Ananus mais jovem, que, como já dissemos, assumiu o sumo sacerdócio, era um homem temperamental e muito insolente; ele era também da seita dos Saduceus, que são muito rígidos ao julgar ofensores, mais do que todos os outros judeus, como já tinhamos dito anteriormente; quando, portanto, Ananus supôs que tinha agora uma boa oportunidade: Festus estava morto, e Albinus estava viajando; assim ele reuniu o sinédrio dos juízes, e trouxe diante dele o irmão de Jesus, o que era chamado Cristo, cujo nome era Tiago e alguns outros; e quando ele formalizou uma acusação contra eles como infratores da lei; ele os entregou para serem apedrejados; mas para aqueles que pareciam ser os mais equânimes entre os cidadãos, e igualmente mais precisos quanto as leis, eles não gostaram do que foi feito; eles também enviaram ao rei (Herodes Agripa II); pedindo que ele ordenasse a Ananus que não agisse assim novamente, porque isto que ele tinha feito não se justificava; alguns deles foram também ao encontro de Albinus, que estava na estrada retornando de Alexandria, e informaram a ele que era ilegal para Ananus reunir o sinédrio sem o seu consentimento. Albinus concordou com eles e escreveu iradamente a Ananus, e o ameaçou dizendo que ele seria punido pelo que havia feito; por causa disso, o rei Agripa tirou o sumo sacerdócio dele, quando ele o tinha exercido por apenas três meses, e fez Jesus, filho de Damneus, sumo sacerdote.

    1. Nunca houve procuradores na Judeia naquela época, filho, Haviam PREFEITOS. Vai estudar que aqui temos mais uma fraude. E nunca houve um prefeito chamado Albinus.

      1. @André, Mas de acordo com Louis H. Feldman, (“Josephus” Anchor Bible Dictionary, Vol. 3, pp. 990-1.), a maioria dos acadêmicos concorda que essa passagem não é uma interpolação.

        Depois eu quero analisar essa citação melhor, para ver se procede. :twisted:

        1. @André
          Pelo menos J.P. Meier pensa assim!
          Sobre a passagem famosa de Josefo (desmascarada neste artigo), praticamente todos os especialistas concordam que se trata de uma fraude. Mas, a maioria deles acha que é uma fraude parcial.
          Sobre essa segunda passagem, J.P. Meier a considera autêntica.

          Neste link, ele explica seus argumentos sobre as duas passagens:
          http://artfuljesus.0catch.com/meier2.html
          John P. Meier, Catholic Biblical Quarterly, January 1990, Vol. 52, Iss. 1

    2. @Rodrigo Amaral 666,

      Isaac Mayer Wise acredita que a passagem “o que era chamado Cristo” foi uma adição posterior feita por um tradutor cristão. John Remsburg diz que essa foi uma adição feita no século III. George Albert Wells reitera o ponto de vista de Remsburg e diz que essa passagem foi incorporada ao texto principal com o tempo retirada uma nota de rodapé feita por um copista cristão.

  27. Olá André, estou com uma dúvida.

    Minha dúvida seria sobre qual o posicionamento do Crossan a respeito dos supostos escritos de Josefo sobre Jesus : Se ele considera estas passagens como legítimas ou interpolações;

    Gostaria tbm,se possível, que vc me indicasse algum link com um texto do Crossan sobre isso( pode ser em inglês) bem como uma lista de estudiosos que consideram essas passagens como interpolações.

    Abraços

      1. @André,

        Vlw.

        Eu consegui esse livro em português e começarei a ler em breve. E li esse link e pesquisei em forums sobre essa posição do Crossan sobre Josefo e parece que ele considera esse testemunho como uma interpolação na medida que Josefo era um judeu fariseu(que nunca se converteu) e sabia que Jesus não atingiu nenhuma expectativa das profecias messiânicas, não é isso ?

        E ah… Eu terminei de ler a série “Um Judeu Marginal”, do J.P. Meier. Realmente é uma série muito boa.

        1. parece que ele considera esse testemunho como uma interpolação na medida que Josefo era um judeu fariseu(que nunca se converteu) e sabia que Jesus não atingiu nenhuma expectativa das profecias messiânicas, não é isso ?

          Exato. No artigo O Messias Desmascarado, eu argumento exatamente isso. Jay Cee não cumpriu nenhuma das chamadas profecias messiânicas, ainda mais por uma questão teológica: A Tanach é terminantemente contra videntes e predições. Profetas são aqueles que anunciam um evento vindouro para um futuro muito próximo, praticamente na iminência de acontecer.

  28. todas as “pendengas” e mimimis tanto de um lado quanto de outro aí de cima e que virão abaixo,nada importam, e não mudam o fato : jesus cristo de nazaré não existe , nunca existiu e não vai existir :shock: (ou melhor, eu posso batizar meu filho de J.C.de N. mas ele não vai fazer milagre nenhum nem andara sobre as aguas nem nada de nada dessas coisas,se acontecer algo assim quero ta vivi por q vo ficar rico junto com ele ,vide james randi :razz: )não existe messsias e pronto é simples ..se existe q meu computador queime essa noite por essa heresia e sera para mim e para muitos como que um sinal profético(fico imaginando a quantidade de crente q vai _sim eu sei que vai_ficar orando pra que meu P.C estrague até amanha…bem, tanto para ateus quanto para cristãos , de manha o sol vira , gzuis… bem é triste mas ele não vira,,denovo!
    aceitem isso!!!ou provem q ele vira uhahahahaha :twisted:

  29. 3. abster-se-á de vinho e de bebida inebriante: não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de uma outra bebida inebriante; não beberá suco de uva, não comerá nem uvas frescas, nem uvas secas.

    4. Durante todo o tempo de seu nazireato não comerá produto algum da vinha, desde as sementes até as cascas de uva.

    Só isso já prova que o Jóquei de Jumento e seus amigos não eram do “movimento”

    1. Vc faz jus ao seu nick. Em nenhum momento, G-zuis bebe vinho. E em nenhum momento é dito que seus discípulos eram nazireus.

      Por falta do que fazer, vc não só está comentando em um monte de artigos velhos, como está postando besteira.

  30. infeslimente, doutrinas varias hoje em dia, não estão pensando em salvar alma
    nenhuma, estão querendo é mais uma fonte que lhe trazem dinheiro, é para isto eles são capazes de usar todo tipo de golpe baixo, enfiando na cabeça dos adeptos, principalmente o medo ( que sem deus, podem lhes acontecer coisas dasagradaveis como passar fome, ser assaltado, que caiam em vicios como beber,drogas e vendem a ideia que com deus mal nenhum lhe acontecerá) eles usam muito a violencia na tv, e muitas fofocas para trazer as pessoas presas a doutrina do mal, inventam teatrinhos e varios testemunho mentiroso, que deixam que não tem entendimento maravilhados, tentam e domina as pessoas lhe falando deus lhe vai trazer prosperidade e saúde (coisas que o egoísta mais gosta) isola a pessoa e está fica a não ter aonde se agarrar, então começa a atacar as outras pessoas, para que está não fuja, e vem pressão de todos lados, que muitos ate falam em suicidio, tal quanto a pessoa fica enfraquecida, mas poem bravatas em seus pequenos celebros que são fortes, controla até sua vida particular, e dão toda especie de palpite, como se fosse uma marionete lhe impondo o que eles determinar, ate mesmo para comprar uma maquina de lavar roupas, estes falam compra um tanquinho, que o tanquinho economisa agua fato que não condis com a verdade, que só para enchaguar as roupas o tanquinho gasta mais , a caixa de descarga eles falam, regula esta para que desça pouca agua no vaso ( resultado, a descarga fica incompreta e tem que dar outras descarga) e assim são mais outras mil formas que eles usam para eles explorar. (como eles mesmo dizem a mesquinhes da pessoa) e estas ficam maravilhadas que ao menos poupa de raciocinar quanto é dois mais dois, tenho muito para falar mas não quero ser entediante, mas entre outros é os metodos que estes cananhas usam para fazer a lavagem celebral nas pessoas. (virgilias,jejuns e muita pressão).
    muitos até pode pensar este é um derrotado (digo tenho muitos bens materiais mais nem por isto me trazem orgulho)
    ou é um revoltado (tenho muita pena e ver o que a doutrina de homens estão fazendo com seus adeptos).

    1. @vall,

      Imagino que você tenha, de fato, muita coisa para falar (escrever).
      E se for algo interessante nós queremos ouvir (ler).
      Então aqui vão uns conselhos (que, como diz o ditado, se fosse coisa boa ninguém dava… :cool: ):

      – Procure usar a ortografia corretamente. Isso facilita a compreensão da frase.
      – Procure usar a gramática.
      – Procure ordenar seus pensamentos em parágrafos.

      Não pense que estou sendo boçal. Não é isso. ;-)
      De fato, só quero poder ler e entender o que você escreve.
      E do jeito que está…está difícil.

    2. @vall, Veio o seguinte na minha mente. Dalton Trumbo escreveu o Johnny vai à guerra sem vírgula pois afirmava que o pensamento não tinha pontuação, por que q ele colocou parágrafos?

  31. Se toda essa história sobre o G-Zuis for verdadeira então eu serei do Diabo (criando uma nova religião para adorar esse Deus), pois o mesmo só quer nos ajudar a ganhar a vida enquanto que o salvador só quer nos mandar para o inferno.
    Lamentável crer nessa idiotice cristã, pior que durante minha infância e depois de um hiato em minha fase adulta, caí no conto do vigário.
    Felizmente me salvei há tempo.

  32. sera porq em todo site ateu que visito sempre debocham do cristianismo mas nunca do islamismo? sera porq sempre fazem figuras toscas de jesus mas nunca tem a coragem de fazer insultos a maomé? sera q e como sempre dizem ateus sao ateus mas nao sao loucos? e se tiver algum ai com coragem suficiente de a cara pra bater e faça estes insultos ao isla, pra ver o que uma religiao violenta msm

    1. sera porq em todo site ateu que visito sempre debocham do cristianismo mas nunca do islamismo?

      Porque você é burra, preguiçosa e analfabeta, ou teria visto que eu já falei MUITO dos camelinhos de Alá: https://ceticismo.net/?s=islamismo

      sera porq sempre fazem figuras toscas de jesus mas nunca tem a coragem de fazer insultos a maomé?

      https://ceticismo.net/2012/09/13/camelinhos-de-allah-surtam-por-causa-de-filme-vagabundo/

      Crentinha burrinha. :mrgreen:

      sera q e como sempre dizem ateus sao ateus mas nao sao loucos? e se tiver algum ai com coragem suficiente de a cara pra bater e faça estes insultos ao isla, pra ver o que uma religiao violenta msm

      A Inquisição e as Cruzadas os ensinaram a odiar.

      1. @André, Sem falar na campanha de ódio contra os judeus.
        Quantos documentos foram forjados com a intenção de culpar os judeus de deicídio? Quanto ódio não foi incitado por estes autores cristãos?

        1. “Os cristãos devem queimar as sinagogas e os judeus. Devem tirar os livros e os Talmudes deles, pois esses contém só mentiras e blasfêmias. Devem ameaçar de morte os rabinos que ensinem. Devem proibir os judeus de viajar. Devem obrigar os judeus a trabalhar em serviço manual e não adquirirem profissão”.
          “Os judeus são arrogantes, teimosos e de coração de ferro como demônios”.
          { Martin Luther, “On the Jews and Their Lies” (1543), Traduzido por Martin H. Bertram, editado por Franklin Sherman, vol.47, pp. 121-306, em Luther’s Works, de Jaroslav Pelikan e Hehnut T. Lehmann ( Filadelfia,. Fortress Press e St. Louis, Concórdia Publishng House, 1962-1974).

        2. @André, Este é um ótimo exemplo de fruto do ódio semeado no início da cristandade.
          Só pra ficar claro, não estou questionando a autenticidade de obras como esta citada por você, André.
          Os documentos aos quais me refiro são os evangelhos apócrifos forjados em nome de Pedro, Pilates e Nicodemus. Todos estes com fortes mensagens anti-judaicas.

          “Ao acusar os Judeus de rejeitarem seu próprio messias, os Cristãos puderam simultaneamente declarar a inocência de Jesus e seus seguidores para as autoridades oficiais do governo e aos observadores pagãos interessados. Reivindicando serem os únicos representativos da anciã religião judaica, os Cristãos não apenas tentaram substituir os Judeus, mas também forneceram um senso de antiguidade às suas próprias reivindicações religiosas. […] Ao retratar os Judeus como se fossem os inimigos imorais de Deus, os Cristãos puderam se passar como seres de moral superior, e que não representavam perigo à ordem social.
          Dentro desse turbilhão de ataques e contra-ataques, alguns autores Cristãos introduziram as armas da falsificação literária. O objetivo último da igreja era estabelecer ela mesma como verdadeira e, é claro, mostrar que todas as outras religiões eram, como consequência, falsas.”
          Bart D. Ehrman – “Forged – Writing in the Name of God – Why the Bible’s Authors Are Not Who We Think They Are (2011), tradução livre, posição 2871

    2. @cleia, O Islã é uma religião tão tosca quanto a sua, a única diferença é que há muitos poucos representantes proferindo esta crendice específica por aqui, por isso vemos menos notícias no cenário regional. Mesmo assim não quer dizer que elas não existam, como citado pelo André.

      Em Mat.10-34 Jesus disse que não veio trazer a paz, mas sim a espada, e dentro citações atribuídas a ele nada poderia ser mais historicamente verdadeiro do que esta frase.
      Se você acha que a sua religião é feita de paz e amor você deveria estudá-la melhor. E quando eu digo estudar melhor eu estou falando da disciplina científica chamada História, e não da sua bíblia, que é tão confiável historicamente quanto Peter Pan.

  33. Pois é…
    O antissemitismo é reforçado conforme a ordem cronológica dos Quatro Evangelistas. João foi o último, e é o mais carregado de mensagens contra os Judeus.

  34. so existe um versiculo na biblia que e verdade,conhecerei a verdade e verdade vos libertara,a verdade e que e tudo mentira!!!!!

  35. curioso,fiquei pensando aqui,se faço todasas vontades de satanas aqui na terra,quando eu morrer ele nao pode me castigar eternamente no fogo do inferno nao,ora ele tem e que me tratar bem po,aja visto que fiz tudo que ele quis em vida,uai!!!!!!

  36. Curiosamente, o Espiritismo, em especial os admiradores do Chico Xavier, atribuem grande valor a carta do Publio Lentulo já que este personagem aparece no romance psicografado “Ha 2000 Anos”. Ja li alguns artigos inclusive, com extensa documentação provando que o tal sujeito teria existido. Acredito ser tudo muito tênue e também a afirmação de que depois ele iria ter ido viver em Pompéia, fruto da imaginação (com um toque de esquizofrenia) do médium, reunindo a tal carta e a cidade que deve ter aparecido bastante nas noticias da época do romance psicografado que foi 1939.

  37. Como esse post é antigo ele perdeu uma descoberta fascinante sobre a aparência de Jesus, nosso Salvador. Eis aqui a evidência que iluminará vossos caminhos e libertará vossas visões: https://31.media.tumblr.com/e1d67faa80f006ebe44ec0f01e34b6f7/tumblr_inline_n5wplkhpnt1rp2l9y.png

    Eu precisava muito postar isso, desculpa reviver posts antigos… mas… era SUPER pertinente kkkkkkk (não sei se dá pra colocar a imagem direto no comentário, mas só o link gera um suspense).

  38. O mesmo que disse para odiar os pais e executar quem não concordasse com ele. Aliás, ele chamou de hipócritas quem se reunia em igrejas e fazia vãs repetições de orações.

        1. Voce está parecendo politico em epoca de eleição. Acho que voce quer tomar o lugar que ele conseguiu

        2. Se eu um dia for profeta de alguma seita maluca, que seja do pastafarianismo.

          Eu realmente preferiria que o mundo fosse um lugar melhor.

          Ademais, você realmente não considera errado esmagar crianças contra rochedos? Nem mandar as pessoas odiarem os seus familiares, nem mandar matar quem discorde de você?

          Você leu à Bíblia, mesmo? Sabe usar o Google, Yahoo, Bing ou coisa similar? Está mesmo interessado em manter um debate nivelado?

  39. Vamos fazer um teste quanto ao que você considera errado:

    Salmo 137:9 – Feliz daquele que pegar os teus filhos e esmagá-los contra as rochas.

    Talvez assassinar crianças não seja assim tão errado para você.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s