Rochas linguarudas desmentem Criacionismo

Cientistas criam robô com capacidade de camuflagem
Daqui a pouco teremos backup no DNA. Ratinho tá de olho

De todas as criaturas não-evoluídas da face da Terra, Criacionistas da Terra Jovem estão entre as mais baixas, perdendo até mesmo para as Archaeas. Eles simplesmente acham, bem, ninguém dá ideia a eles, nem mesmo outros criacionistas (não que estes últimos ganhem das Archaeas). As explicações mirabolantes para “provar” que o planeta tem 6000 anos fica entre o lamentável e o “tu tá de sacanagem, né?”.

Entre água jorrando do chão até a Lua se afastando, chega a dar pena ver a tristeza de pseudoargumentos, que podem ser refutados sem força com qualquer livro de Ciências de CA a 4ª (ou 1º ao 5º ano). Ainda assim, o pessoal não acredita nas evidências à frente, simplesmente por que não querem acreditar. Um geólogo decidiu escrever um livro com a meta de refutar aquelas sandices criaBURRIcionistas, só que acabou sendo muito mais.

O dr. David R. Montgomery é pesquisador-chefe do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia da Universidade de Washington. Como bom cientista que é, Montgomery – que nunca teve parente comandando o 8º Exército Britânico – já anda meio de saco cheio daquelas insanidades que falam que o Grand Canyon se formou por catastrofismo causado pelo dilúvio e outras besteiras. Sendo assim, ele resolveu pesquisar para escrever um livro desmentindo mitos da Idade do Bronze.

Monty (e eu posso chamá-lo assim. DOUTOR Montgomey para vocês, crias) se deparou com um sem-número de mitos de inundações, enchentes, tempestades e catástrofes naturais, o que não é nada de absurdo, já que chuvaradas acontecem sempre e quem mora no Rio de Janeiro sabe muito bem que de lindas, as águas de março só o são na música do Tom Jobim. Mitos se somam e, claro, o lastramento delas serve como forma de "provar" que um desses mitos é mais verdadeiro que o outro, onde Noé e sua família foram os únicos a serem salvos, onde até mesmo astecas tinham seu próprio mito, descrito no Codex Borgia. Seria o mesmo dilúvio, certo? Pois, é, mas o interessante é que no mito judaico, somente Noé e Cia. Ltda escaparam. Os astecas fizeram o quê? ganharam um submarino de Javé?

Tio Monty descreve os papéis de várias figuras importantes da Geologia, incluindo Georges Cuvier, James Hutton e Charles Lyell, analisando seus trabalhos e contrapondo-os com o que a Bíblia relata. Vocês sabem… aquele livro que quando calha de estar certo é uma mostra que Deus já tinha dado sabedoria, mas quando está errado é apenas uma alegoria, já que ele não é um livro de Ciências.

Montgomery reuniu toda essa documentação e pesquisa num livro chamado The Rocks Don’t Lie: A Geologist Investigates Noah’s Flood (As Rochas Não Mentem: Um Geólogo Investiga o Dilúvio de Noé), que está disponível na Amazon por apenas US$16,43. Quando chega no Brasil? Só Ahura Mazda sabe, mas já temos os 50 Tons de Gandalf (ou alguma outra coisa cinza). Então, entre num cursinho de inglês e desfrute do livro, já que é material cultural e tem isenção de impostos, além de ter até pra Kindle e até mesmo para iPad, no valor de US$12,99.

Boa leitura e, se puderem, deem de presente pro Adauto Lourenço.


Fonte: Ars Technica

Cientistas criam robô com capacidade de camuflagem
Daqui a pouco teremos backup no DNA. Ratinho tá de olho

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • GusC

    @Leandrus Felix, Naaaaaaaao cometa esse vacilo! Compre direto do Amazon (caso tenha cartao de credito internacional). Paguei menos de 50 pila (reais) no livro, incluindo frete.Com essa greve da PF, chegou em menos de uma semana!

  • @A,

    Estudar o que? Filosofia? Por acaso estudar filosofia vai mudar as leis?
    Não filho, mesmo que eu estude o que vc quer, não vamos conseguir mudar o que esta na nossa frente.
    A menos é claro que vc consiga provar o que diz… mas ficou engraçado vc defender essa baboseira toda igual um espirita tentando provar que espiritos existem hahaha

    No minimo entrou na “facurdadi di filosofia” esse ano e ja acha que o mundo eh uma mentira, que existem conspiracoes, e que devemos descobrir a 8ª dimensao pra transceder o corpo e bla bla bla…. PATÉTICO!

    A respondeu:

    Que tristeza contatar como está perdida a educaçao neste pais. Vc deveria aprender o que é filosofia e sua relaçao com a ciencia, para nao ficar passando vergonha aqui, post sem conteudo é uma coisa mediucre, o que esta cheio por ai, já ofensivos e preconceituosos e sem conteúdo é outra bem diferente, mostra apenas a sua falta de capacidade de sequer iniciar uma reflexão. A unica coisa que concordo contigo, “Patético!”

    Eu sou arqueólogo formado, mas um dia, se tiver sorte vou cursar filosofia para aprimorar meu intelecto.

    Administrador André respondeu:

    Ele precisa de facurdadi de felozofia para aprimorar inteléquito. Show.

    Filho, vai lá catar pedaço de flecha e deixa os adultos conversando aqui, vai. Nunca vi um arqueólogo que entendesse de química. Cansei de fazer alguns de vocês passar vergonha no Museu Nacional.

    Borba respondeu:

    @André,
    Infelizmente, existem alguns arqueólogos (e arqueólogas) que fazem os demais passarem vergonha por os terem como colegas de ofício, especialmente dentro do MN.

    Administrador André respondeu:

    O que tinha de idiota lá vc não faz ideia. E não só na Arqueologia. Eles fazem jus às pechas dirigidas ao termo “estagiário”.

    krebys respondeu:

    @A,

    Quem esta passando vergonha é vc arqueologozinho. Afinal vc ainda nao apresentou prova nenhuma de que as leis fisicas e quimicas mudam com o tempo.

    Afinal, eu concordo que quando a humanidade nao sabia de muita coisa, a filosofia ajudou a ciencia a combater as sandices e crenças… Mas a era ignorante da humanidade ja acabou, e agora filosofia eh apenas falar besteiras que todos sabem, ou seja, pra gente preguiçosa se achar o centro das atenções.

    E filho vc nao precisa aprimorar intelecto, vc precisar adquirir um! 😉

    BlackPardal respondeu:

    @A,
    http://www.youtube.com/watch?v=0HwiL5mrW68 coloque nos 19:53 caso não se recorde da natureza do seu trampo.

    homemcinza respondeu:

    @BlackPardal, Este seria um caso de pombo enxadrista? O cara (A, Macc or whatever) está em todas, aqui no ceticismoaberto. É mesmo muita “mediucridade” pra uma pessoa só.

    Administrador André respondeu:

    Aqui não é Ceticismo Aberto.

    homemcinza respondeu:

    @homemcinza, Mea culpa. Como faz falta uma vírgula: “aqui, e no ceticismo aberto”.

  • A

    André, desculpe só vi agora sua resposta.

    Bem, que bom que leu p pdf do gold, mas quando vc afirma:

     “Princípio do Uniformitarismo: processos geológicos que atuam hoje sobre a superfície da Terra, modificando-a, agiram semelhantemente no passado geológico (embora com diferenças importantes, que podem ser avaliadas). Princípio é de suma importância para decifrar a história geológica do planeta.” 

    Vc está confundindo o “uniformitarismo substantivo” com o “uniformitarismo metodologico”. O primeiro pode ser testado e realmente, segundo gold já foi falseado, o segundo nao pode ser testado, o Macc se refere ao segundo, o uniformitarismo metodologico.

    Leia o abstract, para esta questao, está tudo lá.

    De qualquer maneira a coisa nao favorece a geologia, pelo menos quanto a pretençao de ditar verdades cosmologicas.

    Agora que desfisemos essa confusao, sua pergunta é: porque isso é importante ? o Mcc já tinha respondido: importa pouco dentro da ciencia ( como gold bem observa), mas para a discussao com os criacionistas é muito importante pois se a ciencia nao pode provar as premissas de onde parte para tirar todas as suas outras conclusoes, ela nao pode afirmar ser um conhecimento diferente daqueles baseados na fé. 

    O artigo do Gold é uma referencia suficiente e muito completa sobre esta discussao, toda a geologia moderna é baseada na premissa filosofica do uniformitarismo (algo indiscutivel), segundo ele o uniformitarismo substantivo ja foi falseado e deve ser ababdonado, ja o uniformitarismo metodologico é a base de quase todas as ciencias naturais e nao pode ser testado. 
    Assim, ja que o uniformitarismo metodologico nao pode ser questionado, ele se torna parte integral da logica cientifica do naturalismo e da ciencia, nao importando muito para os cientistas ja que estes nao podem testa-lo e nao podem trabalhar sem ele… Gold assim o classifica como um “superfluous term” pertencente a historia da disciplina. Entretanto, ele, como eu disse, é so é superflo dentro da logica da ciencia pois nao pode ser testado, mas para o embate ciencia VS criacionistas ele é de suma importancia pois denuncia uma das miores fraquezas da ciencia moderna.

    Quanto a questao da geologia e da relaçao com seu artigo e as implicaçoes sobre a pretencao de afirmar verdades geologicas, fica provado que estas nao existem numa esfera historica. Nossas certezas e evidencias objetivas, verdades, sao sobre o presente muito…muito…recente apenas, todo o resto é crença que nao pode ser testada.

    Quanto a questao das leis fisicas, lembre-se de que diante dessa situaçao, nao adianta pedirmos provas para algo que nao pode ser testado, só pq algo é assim hoje nao quer dizer que nao foi diferente no passado, ou que foi. O uniformitarismo substantivo que pensaram ser correto se provou falso. A situaçao do presente nao prova o que foi ou o que vai ser. Por mais que nao fostemos disso, é verdade, é indiscutivel.

    Entao respondendo a sua pergunta: como cientista eu sou obrigado a aceitar o uniformitarismo metodologico, se nao aceita-lo nao consigo trabalhar. Mas ai e que esta a questao, eu aceito por crença, nao por prova, e nisso eu concordo com o Macc, o conhecimento produzido nao é superior a outros. 

    De qualquer forma, a ciencia natural hoje nao mais trabalha com verdades, mas com probabilisades, e acho a crença na terra jovem ( 6000 anos) bem menos provavel, para mim absurda, do  que as explicaçoes geologicas…

    Agora os catastrofistas nao religiosos tem teorias/hipotese bem interessantes…

    Administrador André respondeu:

    Vc está confundindo o “uniformitarismo substantivo” com o “uniformitarismo metodologico”. O primeiro pode ser testado e realmente, segundo gold já foi falseado, o segundo nao pode ser testado, o Macc se refere ao segundo, o uniformitarismo metodologico.

    Eu não estou confundindo nada, pois não estou discutindo isso. Estava discutindo o que o animalzinho falou em cima. Vc não leu os comentários, né?

    O artigo do Gold é uma referencia suficiente e muito completa sobre esta discussao, toda a geologia moderna é baseada na premissa filosofica do uniformitarismo (algo indiscutivel),

    Filosofia é coisa pra gente que não trabalha diretamente com a coisa. Filosofia não é Ciência. Fim. E isso não tem nada a ver com a discussão com o Mcc. Vc tem problemas de leitura?

    Quanto a questao da geologia e da relaçao com seu artigo e as implicaçoes sobre a pretencao de afirmar verdades geologicas, fica provado que estas nao existem numa esfera historica. Nossas certezas e evidencias objetivas, verdades, sao sobre o presente muito…muito…recente apenas, todo o resto é crença que nao pode ser testada.

    Então não posso saber se dinossauros poderiam cruzar co mamíferos, pois não posso fazer o teste. Eu não posso testar variáveis caóticas, logo não se sabe nada e devemos simplesmente acreeditar “foi o Sagrado Unicórnio Mágico que fez tudo isso!”. (Lá vamos nós pro sarcasmo de novo…)

    Quanto a questao das leis fisicas, lembre-se de que diante dessa situaçao, nao adianta pedirmos provas para algo que nao pode ser testado

    Eu não posso testar as leis físicas em Alfa Centauri, logo sua energia não é proveniente de fusão nuclear e sim Oompa Loompas trabalhando com algodão doce. Eu não posso testar as reações químicas na galáxia M31, logo ácido clorídrico mais hidróxido de sódio é igual a sorvete de pistache. Eu não posso testar todas as variáveis do surgimento da vida na Terra, logo, um deus chegou aqui, urinou num punhado de barro e Adão e Eva pularam de lá. Sério, vcs são risíveis.

    Entao respondendo a sua pergunta: como cientista

    Mais uma piada. HOJE É DIA!

    Mas ai e que esta a questao, eu aceito por crença, nao por prova, e nisso eu concordo com o Macc, o conhecimento produzido nao é superior a outros.

    Meu filho, vc não presta pra cientista nem do Discovery Institute.

    De qualquer forma, a ciencia natural hoje nao mais trabalha com verdades, mas com probabilisades

    Pule numa piscina com água e vejamos a probabilidade de vc sair molhado. Depois, pule pelado do alto de 50 andares e vejamos a probabilidade de vc sair voando. Coloque sua mão no fogo, sem proteção nenhuma, e veremos o que a probabilidade nos diz. Todos os químicos do mundo riem da sua “preciosa” filosofia probabilística.

    Estou aqui com meu assitente tentando cruzar um pinheiro com uma maçã para obter um abacaxi (adoro este episódio!).

    A respondeu:

    Vc é retardado né, se for me desculpe, eu nao sabia, deve ser de familia e pela gravidade deve ser congenito, coitado dos teus filhos. Kakakaka, fico imaginabdo vc escrevendo este blog e depois comendo cocô… Kakakaka
    Se nao for retardade, jà que vc negou tudo sem referencias, esperniou, xingou que nem uma putinha e nao respondeu nadaque preste, fico satisfeito com a sua demonstraçao de profunda ignorancia.
    Vc realmente nao percebeu que Macc é meu pseudonimo seu otário.
    O divertido aqui nao é postar nada neste seu blog ridiculo (nao estou nem ai para suas crias acefalas), a diversao é te manipular para vc aprovar os conentarios e depois passar vergonha tendo xiliques idiotizados em cadeia nacional.
    Acha mesmo que eu esperava mais de um professorzinho de ensino medio…queria ser cientista né? Oh.. Dó. Kakakakaka
    Mas agora já me diverti bastante com vc e tenho mais o que fazer. Me deleta ai vai, grande bosta… Kakakaka

    Administrador André respondeu:

    Vc é retardado né, se for me desculpe, eu nao sabia, deve ser de familia e pela gravidade deve ser congenito, coitado dos teus filhos.

    Pula, filhota. Pula mesmo. Cansou de procurar caquinho de flecha?

    Kakakaka, fico imaginabdo vc escrevendo este blog e depois comendo cocô… Kakakaka

    Res ipsa loquitor.

    Se nao for retardade, jà que vc negou tudo sem referencias, esperniou, xingou que nem uma putinha e nao respondeu nadaque preste, fico satisfeito com a sua demonstraçao de profunda ignorancia.

    Claaaaaaaaaaaro. Afinal, no Sol não dá pra fazer testes de química e física, logo ele é feito de leite condensado.

    Vc realmente nao percebeu que Macc é meu pseudonimo seu otário.

    Mas isso TODO MUNDO VIU, mané. Gente burra de defender algo tão idiota não é comum.

    O divertido aqui nao é postar nada neste seu blog ridiculo (nao estou nem ai para suas crias acefalas)

    Nem pra língua portuguesa.

    a diversao é te manipular para vc aprovar os conentarios e depois passar vergonha tendo xiliques idiotizados em cadeia nacional.

    Ele se vangloria por ser idita. Caso pra psiquiatra.

    Acha mesmo que eu esperava mais de um professorzinho de ensino medio…queria ser cientista né? Oh.. Dó. Kakakakaka

    sem argumento, parte-se pra ad hominem. Normal.

    Mas agora já me diverti bastante com vc e tenho mais o que fazer. Me deleta ai vai, grande bosta… Kakakaka

    Vou não. 😀

    Já sabemos que virá um Voz dos Alienados daqui por diante. Sinta-se À VONTAAAAAAAAAAADE para escrever bastante merda, sim? (se bem que foi só o que vc fez até agora).

    JCFerranti respondeu:

    @A, Deixa ver se eu entendi. Você criou uma identifdade falsa, para falar merda (e muita!), depois apareceu para defender a opinião da sua identidade falsa (falando mais merda!) e quando viu que o assunto tava chegando ao fim (ou percebeu que o André ia te bloquar e perceber o IP igual) se revelou só para ofender? Cara, você é o primeiro troll de internet que assume o fato e mais, ainda se orgulha por ser tão idiota!
    Clap! Clap! Clap! Meus parabéns (com ironia, casovocê não perceba) Você deu um novo significado a existencia humana! Jehová, por favor! Outro dilúvio, que essa humanidade já era!

  • JCFerranti

    Só fiquei com uma duvida aqui. Esse “uniformitarismo” existe mesmo ou é piada?

    JCFerranti respondeu:

    Digo, existe essa filosofia, ela tem mesmo esse sentido aqui apresentado, de que as leis quimicas e fisicas podem mudar com o tempo? Algum cientista de verdade afirma isso?

    Administrador André respondeu:

    Existir, existe, mas não tem nada a ver com o que o retardado falou.

    JCFerranti respondeu:

    @André, Valeu!