
A artrite gotosa crônica é um distúrbio metabólico prevalente, tendo despertado muito interesse no papel da dieta e do estilo de vida no seu manejo. Um estudo examinou a água alcalina como um complemento não farmacológico da medicina tradicional, levantando a hipótese de seus efeitos positivos nos níveis de ácido úrico e nos sintomas de gota.
E o melhor de tudo: é um festival de idiotices.
Tudo começa no maravilhoso (pelos motivos errados) artigo trazido pela Bia, a Garota Desfiada: Assessment of the efficacy of alkaline water in conjunction with conventional medication for the treatment of chronic gouty arthritis: A randomized controlled study (Avaliação da eficácia da água alcalina em conjunto com medicamentos convencionais para o tratamento da artrite gotosa crônica: um estudo controlado randomizado), publicado na Medicine (Baltimore), escrito por uns pesquisadores chineses, e se são chineses você já imagina o que vem por aí.
Já de início, vamos para aquela baboseira de água alcalina. Qualquer um que sabe química ri dessa besteira e isso por causa de uma palavra composta: Solução-tampão.
Soluções-tampão são soluções que variam ridiculamente pouco – a ponto de não variar – o seu pH. Precisa dar MUITO errado pro pH do sangue (em torno de 7,4 a 7,8) aumentar ou diminuir expressivamente. Nem que você beba solução concentrada de soda cáustica vai adiantar.
Aliás, eu nem preciso mencionar o tampão do sangue. Substâncias alcalinas reagem com ácidos produzindo sal e água. Seu estômago tem pH cerca de 2, já que tem ácido clorídrico. Sua soluçãozinha alcalina não aguenta dois segundos no estômago antes de ser neutralizada. Então, vem a cereja do bolo de bosta: a imagem ilustrativa.
Nada que o seu amigo midjourney não possa dar uma ajudinha, com a maravilha nas legendas desses infográfico.
Como puderam ver no artigo, ele foi desconsiderado e tiveram que fazer retratação, e pessoal ainda preocupado com o uso da IA. As pessoas que vão fazer uso dela não irão se dar ao trabalho de alimentá-la com vários dados, já que são preguiçosas. Vai continuar saindo este monte de lixo feito de qualquer jeito.


Um comentário em “Pesquisa basicamente tosca fala da alcalinidade da água”