Grandes Nomes da Ciência: Eva Saxl

O suor escorre pelas têmporas. O tempo se esgota, a fome faz o favor de atrapalhar a já debilitada pessoa cujas mãos trêmulas tentam fazer o impossível mediante recursos praticamente inexistentes. O tempo está se esgotando. O tempo da dona das mãos e de várias pessoas. Os 3 bilhões de anos de Evolução Biológica estão prestes a selecionar aquelas pessoas, e o o negro manto da Morte ameaça abraçar a todos. Um par de olhos claros olha para a Iniludível, e de posse de 2000 anos de Ciência diz “Hoje não!”

A vida era difícil nos países ocupados pelas tropas nazistas na década de 1940, e isso piorava se você era judeu, como o caso de uma moça nascida com o nome de Eva, em algum momento de 1921, em Praga, então Tchecoslováquia.

Eva era uma linguista, dominando vários idiomas, como alemão, inglês, francês, espanhol e chinês (sim, chinês!). Eva se casou com Victor Saxl, um engenheiro, em 1940, tendo se conhecido em um clube de esqui em Praga. Quando os nazistas invadiram a Techoecoslováquia, Viktor e Eva Saxl conseguiram escapar e se refugiar em Xangai, China, onde esperavam recomeçar suas vidas. Mas Havia um problema sério: Eva foi diagnosticada com diabetes tipo 1, uma doença que requer injeções diárias de insulina para controlar o nível de açúcar no sangue.

A insulina, uma substância produzida pelo pâncreas, foi descoberta em 1921 por Frederick Banting e Charles Best. Na época, era a única esperança de vida para milhões de pessoas com diabetes, que antes morriam em poucos anos. Eva tinha acesso à insulina importada nas farmácias de Xangai, mas isso mudou quando os japoneses atacaram Pearl Harbour em 1941 e intensificaram a ocupação da China. As farmácias foram fechadas e o fornecimento de insulina foi interrompido.

Sem insulina, Eva corria o risco de entrar em coma e morrer. Ela tentou reduzir sua dose ao mínimo e fazer uma dieta rigorosa, mas isso não era suficiente. Ela também não confiava na insulina do mercado negro, que podia estar adulterada ou contaminada. Foi então que ela e seu marido tiveram uma ideia ousada: fabricar sua própria insulina a partir de pâncreas de animais!

Eles conseguiram um livro de medicina que explicava o método usado por Banting e Best, e um químico chinês lhes emprestou um pequeno laboratório. Eles compraram glândulas pancreáticas de búfalos, e as processaram para extrair a insulina. O resultado era um líquido marrom, que eles testaram em coelhos por meses antes de Eva se injetar. Para sua surpresa, funcionou.

Eva não era a única que precisava de insulina no gueto judeu de Xangai, onde viviam cerca de 20 mil refugiados. Ela e Victor decidiram compartilhar sua descoberta com os outros diabéticos, e montaram uma clínica em um hospital próximo. Eles produziram insulina suficiente para atender cerca de 200 pessoas entre 1941 e 1945, salvando suas vidas. Apesar dos riscos de infecção ou overdose, não houve nenhuma morte relacionada à insulina caseira.

Após o fim da guerra, os Saxls se mudaram para Nova York, nos Estados Unidos, onde Eva se tornou uma ativista pelos direitos das pessoas com diabetes. Ela fez amizade com Elliot P. Joslin, fundador do Joslin Diabetes Center, um dos maiores centros de pesquisa e tratamento da doença no mundo. Ela também foi a primeira porta-voz da Associação Americana de Diabetes, e deu palestras para crianças e organizações sobre sua experiência. Seu marido trabalhou para as Nações Unidas até sua morte, em 1968.

Eva Saxl, a mulher que disse “Não” pra Morte, se mudou para o Chile, para viver com seu irmão, seu único parente vivo. Lá, ela continuou sua atividade como ativista pelos direitos das pessoas com diabetes e das crianças carentes . Ela morreu em 2002, em Santiago.

Eva Saxl deixou um legado de coragem, determinação e solidariedade, que inspira até hoje milhões de pessoas que convivem com o diabetes. É o poder da Ciência contra as vicissitudes da guerra. O poder do conhecimento humano. O poder de quem se recusa a se deixar levar pelas desgraças, se postando contra qualquer adversidade.

Um comentário em “Grandes Nomes da Ciência: Eva Saxl

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.