A Física é uma Ciência Exata; claro, você sabe disso. Entretanto, nem sempre ela lida com a exatidão. O que é exato é a forma como ela aborda certas questões. No contexto da Física dos movimentos, tudo depende de referenciais, inerciais ou não. O movimento não é absoluto e nossas impressões são enganosas.
O vídeo a seguir é muito interessante. Inovador, até. Longe de ser aquelas palestras chatas, este brilha pela forma elucidativa de como abordar o tema sobre referenciais. É um filme feito em 1960 com os professores de Física Patterson Hume e Donald Ivey, da Universidade de Toronto. Hume é tido como o pioneiro do Canadá em programação de computadores e Ivey era o reitor da Universidade de Toronto na época que o filme foi feito.
O filme, por sinal, é uma jóia por explicar facilmente conceitos de Física por meio de uma série entrelaçada de palestras e demonstrações inteligentes, mostrando como os referenciais moldam a nossa perspectiva e criam a realidade.
Não é preciso salas com computadores, lousas eletrônicas ou o que quer que você chame de “tecnologia”. Basta uma mente criativa usando materiais que estão ao seu alcance.
Eu assisti em VHS uma série ótima chamada The Mecanical Universe, bem nesse estilo.
Como tudo hoje em dia é bem mais fácil, tem no YouTube.
CurtirCurtir