Uma questão de referência

A Física é uma Ciência Exata; claro, você sabe disso. Entretanto, nem sempre ela lida com a exatidão. O que é exato é a forma como ela aborda certas questões. No contexto da Física dos movimentos, tudo depende de referenciais, inerciais ou não. O movimento não é absoluto e nossas impressões são enganosas.

O vídeo a seguir é muito interessante. Inovador, até. Longe de ser aquelas palestras chatas, este brilha pela forma elucidativa de como abordar o tema sobre referenciais. É um filme feito em 1960 com os professores de Física Patterson Hume e Donald Ivey, da Universidade de Toronto. Hume é tido como o pioneiro do Canadá em programação de computadores e Ivey era o reitor da Universidade de Toronto na época que o filme foi feito.

O filme, por sinal, é uma jóia por explicar facilmente conceitos de Física por meio de uma série entrelaçada de palestras e demonstrações inteligentes, mostrando como os referenciais moldam a nossa perspectiva e criam a realidade.

Não é preciso salas com computadores, lousas eletrônicas ou o que quer que você chame de “tecnologia”. Basta uma mente criativa usando materiais que estão ao seu alcance.

2 comentários em “Uma questão de referência

  1. Eu assisti em VHS uma série ótima chamada The Mecanical Universe, bem nesse estilo.
    Como tudo hoje em dia é bem mais fácil, tem no YouTube.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s